Avaliação de um programa de desenvolvimento pessoal para alunos do ensino médio chileno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.26-3.19

Palavras-chave:

Desenvolvimento pessoal, programa de intervenção, ensino secundário

Resumo

Objetivo. Uma adaptação do programa de desenvolvimento pessoal criado em Espanha é proposta e avaliada para utilização no contexto educacional chileno. A ideia é fornecer uma proposta concreta que reforce um dos eixos temáticos propostos no Chile como parte do desenvolvimento pessoal dos adolescentes e avaliá-lo a fim de determinar a sua eficácia. Metodologia. A concepção da investigação utilizada corresponde a uma linha quase-experimental com pré- e pós-teste e grupo de controlo, calculando os testes t para determinar a existência de diferenças estatísticas entre os resultados da avaliação inicial e final do autoconceito, da inteligência emocional, da ansiedade e da autoeficácia. Estas construções foram medidas com o Questionário de Autodescrição II, versão curta (SDQII-S), a Meta-Escala de Traço 24 (TMMS-24), a Escala de Estado e Ansiedade de Traço (STAI-S) e o Questionário Geral de Autoeficácia. A amostra incluiu um total de 182 estudantes do ensino secundário da comuna de Chillán, 88 homens e 94 mulheres (48% e 52% respectivamente), com idades entre os 14 e 17 anos (M=15; SD; 1,01), que foram selecionados por conveniência, de acordo com o critério de acessibilidade. Resultados. Os resultados indicam que o programa mostra melhorias estatisticamente significativas de pequena e moderada magnitude no grupo experimental. Conclusão. Por conseguinte, pode ser relatado que o programa foi avaliado positivamente com base num inquérito de satisfação, o que significa que se considera que esta proposta foi capaz de responder às necessidades de formação do 

Biografia do Autor

Nelly Lagos-San Martín, Universidad del Bío-Bío

Académica del Departamento de Ciencias de la Educación, Universidad del Bío-Bío, Chile, Profesora de Educación Básica, Magíster en Educación y Doctora en investigación educativa con Premio Extraordinario de doctorado. Ámbito de especialización en ansiedad escolar y su vinculación con otras variables psicoeducativas.

Víctor Hermosilla-Cabrera, Universidad del Bío-Bío

Ayudante de cátedra de Orientación educacional de la Universidad del Bío-Bío, actualmente Profesor de Matemática por la Universidad de Bío-Bío y profesor de integración por la Universidad de la República, actualmente trabaja en el Liceo Bicentenario de Excelencia Polivalente San Nicolás en el área de integración escolar.

José Manuel García-Fernández, Universidad de Alicante

Doctor en Psicología y profesor titular de Universidad de Alicante, con seis quinquenios. Su producción científica consta de 180 artículos científicos. Es co-uator de 9 libros y de numerosos capítulos de libro, muchos de ellos en editoriales de ámbito nacional e internacional (Editorial Pirámide, Grupo Anaya, CEPE, Grupo Editorial Universitario, Aljibe, Nova).

Maritza Palma-Luengo, Universidad del Bío-Bío

Académica del departamento de Ciencias de la Educación, Profesora de Biología por la Universidad de Concepción, Magister y Doctora en Ciencias Biológicas por la Universidad de Concepción. Su área de investigación y docencia son Enseñanza de las Ciencias, y Habilidades Cognitivas y Socioemocionales en el Aprendizaje.

Carlos Ossa-Cornejo, Universidad del Bío-Bío

Académico del departamento de Ciencias de la Educación, Psicólogo por la Universidad de Santiago de Chile, Magíster en Educación por la Universidad de Humanismo Cristiano y Doctor en Psicología por la Universidad de Concepción. Su área de investigación y docencia son Factores cognitivos y emocionales en el aprendizaje y la Calidad de vida laboral en educación.

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Publicado

2022-08-22

Como Citar

Avaliação de um programa de desenvolvimento pessoal para alunos do ensino médio chileno (N. Lagos-San Martín, V. Hermosilla-Cabrera, J. M. García-Fernández, M. Palma-Luengo, & C. Ossa-Cornejo , Trads.). (2022). Revista Electrónica Educare, 26(3), 1-17. https://doi.org/10.15359/ree.26-3.19

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Avaliação de um programa de desenvolvimento pessoal para alunos do ensino médio chileno (N. Lagos-San Martín, V. Hermosilla-Cabrera, J. M. García-Fernández, M. Palma-Luengo, & C. Ossa-Cornejo , Trads.). (2022). Revista Electrónica Educare, 26(3), 1-17. https://doi.org/10.15359/ree.26-3.19

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