Práticas educativas para a educação em direitos humanos na formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.26-2.23

Palavras-chave:

Direitos humanos, prática pedagógica, formação de professores, ensino

Resumo

Objetivos. Este artigo apresenta os resultados da pesquisa Educação em valores e direitos humanos nos planos de estudos para a formação de professores da Universidade da Costa Rica, cujo objetivo geral foi analisar a incorporação da educação em direitos humanos nos planos de estudos para a formação de professores da Universidade da Costa Rica. Metodologia. Quanto à metodologia, a pesquisa desenvolveu-se a partir de uma abordagem qualitativa. Os participantes foram coordenadores e alunos das disciplinas de Educação, e as informações foram coletadas por meio de grupos focais. Resultados. Como resultados, cinco práticas educacionais são propostas para a promoção da educação em direitos humanos na formação de professores: (1) metodologia e didática em sala de aula para a formação de professores, (2) inclusão de passeios e práticas profissionais na formação de professores, (3) relação professor-aluno na formação de professores para a educação em direitos humanos; (4) sensibilização de professores e alunos sobre a relevância da educação em direitos humanos e (5) revisão contínua dos currículos de formação de professores. Conclusões. Dentre as conclusões, destaca-se a atuação dos professores universitários na formação de professores.

Biografia do Autor

Stephanie Washburn-Madrigal, Universidad de Costa Rica

Máster en Orientación escolar, Universidad Loyola Chicago en los Estados Unidos. Sus áreas de investigación son el aprendizaje social y emocional en niños pequeños; equidad y cohesión social en la educación superior; los derechos humanos.

Ana Lupita Chaves-Salas, Universidad de Costa Rica

Doctora en Educación, Universidad de Costa Rica. Tiene una amplia experiencia en investigación sobre temas relacionados con la educación preescolar, la evaluación educativa, la profesión docente (formación inicial, desarrollo profesional, maestros sobresalientes).

Referências

Agudelo Colorado, E. D. (2015). ¿Quién responde por la formación de los docentes como sujetos de derechos en las facultades de educación? Folios, (41), 103-116. https://doi.org/10.17227/01234870.41folios103.116

Alto Comisionado Naciones Unidas Derechos Humanos y Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. (2012). Programa Mundial para la educación en derechos humanos. Segunda etapa. Plan de acción. Autor. https://www.ohchr.org/Documents/Publications/WPHRE_Phase_2_sp.pdf

Alto Comisionado Naciones Unidas Derechos Humanos y Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. (2017). Programa mundial para la educación en derechos humanos. Tercera etapa. Plan de acción. Autor. https://www.ohchr.org/Documents/Publications/ThirdPhaseWPHREducation_SP.pdf

Burke Johnson, R. y Christensen, L. (2014). Educational Research: Quantitative, qualitative, and mixed approaches (5.a ed.). SAGE.

Di Bernardi, G. F., Fariña, M. B., Klainer, R. E., Salvioli, F. O., y Zibercchi, C. (2007). Derechos humanos y ciudadanía. Santillana.

Hernández Sampieri, R., Fernández Collador, C. y Baptista Lucio, P. (2010). Metodología de la investigación (5.a ed.). McGraw-Hill. https://www.academia.edu/20792455/Metodolog%C3%ADa_de_la_Investigaci%C3%B3n_5ta_edici%C3%B3n_Roberto_Hern%C3%A1ndez_Sampieri

Instituto Interamericano de Derechos Humanos. (1994). Educación en derechos humanos. Texto autoformativo. IIDH. Autor. https://www.iidh.ed.cr/IIDH/media/1928/educacion-en-ddhh-texto-autoformativo-1994.pdf

Organización de las Naciones Unidas. (1993). Declaración y programa de acción de Viena. 20 años trabajando por tus derechos. Conferencia Mundial de Derechos Humanos. ACNUDH y Departamento de Información Pública de las Naciones Unidas. https://www.ohchr.org/Documents/Events/OHCHR20/VDPA_booklet_Spanish.pdf

Pereira García. M. T. (2006) Orientación educativa. EUNED.

Rodino Pierri, A. M. (2015). Educación en derechos humanos para una ciudadanía de democracia. EUNED.

Sandoval Casilimas, C. A. (2002). Programa de Especialización en Teoría, Métodos y Técnicas de Investigación Social. Investigación cualitativa. ICFES.

Sanjurjo, L. (2009). Educar en derechos humanos: Un reto para la formación y profesionalización docente. En J. A. Caride (Coord.), Los derechos humanos en la educación y la cultura. Del discurso político a las prácticas educativas (pp. 105-133). OREALC/ UNESCO.

Unión Interparlamentaria y Alto Comisionado Naciones Unidas Derechos Humanos. (2016). Derechos humanos. Manual para parlamentarios Nº 26. Autor. https://www.ohchr.org/Documents/Publications/HandbookParliamentarians_SP.pdf

United Nations Educational Scientific and Cultural Organization. (2014). Temas críticos para formular nuevas políticas docentes en América Latina y el Caribe: El debate actual. Centro de Estudios de Políticas Educativas. Universidad Católica. http://www.unesco.org/new/es/media-services/single-view-tv-release/news/critical_issues_for_formulating_new_teacher_policies_in_lati/

United Nations Educational Scientific and Cultural Organization. (s.f.). UNESCO & educación para los derechos humanos. Autor. http://docplayer.es/18556352-La-educacion-sobre-los-derechos-humanos-objetivo-previsto-en-la.html

Publicado

2022-04-19

Como Citar

Práticas educativas para a educação em direitos humanos na formação de professores (S. Washburn-Madrigal & A. L. Chaves-Salas , Trads.). (2022). Revista Electrónica Educare, 26(2), 1-19. https://doi.org/10.15359/ree.26-2.23

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Práticas educativas para a educação em direitos humanos na formação de professores (S. Washburn-Madrigal & A. L. Chaves-Salas , Trads.). (2022). Revista Electrónica Educare, 26(2), 1-19. https://doi.org/10.15359/ree.26-2.23

Comentarios (ver términos de uso)