Considerações Curriculares e Práticas de Desenvolvimento Profissional Docente na Formação Inicial de Professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.27-1.14372

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional docente, formação inicial de professores, formação prática, professores

Resumo

Objetivo. Este artigo apresenta os resultados de um estudo, cujo objetivo foi analisar a abordagem de desenvolvimento profissional docente em sua articulação com a formação prática, a partir da apropriação de professores formadores e graduados, em quatro carreiras de uma universidade estadual chilena, localizada na região de Valparaíso Metodologia. A partir de uma metodologia hermenêutica, com base no paradigma interpretativo da pesquisa qualitativa, foi realizando um trabalho de campo que envolveu a análise de conteúdo de 37 documentos –ministeriais e institucionais– e a realização de 16 entrevistas semiestruturadas com chefes de carreira, professores formadores na prática e graduados de carreiras. Resultado. A partir da abordagem metodológica da teoria fundamentada, as informações obtidas foram analisadas, percebendo, como resultado, que o espaço de treinamento inicial estudado apresenta, em sua documentação institucional, diretrizes que abordam os regulamentos estabelecidos sobre o desenvolvimento profissional docente, que não se materializam no espaço prático das carreiras, uma vez que, a partir da análise unificada do discurso dos sujeitos entrevistados, pode-se sustentar que existe uma desarticulação curricular que replica um modelo de formação tradicional a partir do qual o conhecimento é fragmentado através da instrumentalização da formação pedagógica.

Biografia do Autor

Javiera Camus-Camus, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso

Profesora de Historia y Ciencias Sociales, Magister en Educación, mención Evaluación Educativa de la Pontificia Universidad Católica de Valparaíso. Profesional de la Unidad de Evaluación del Desempeño Académico Universidad de Playa Ancha.

Javier Vergara-Núñez, Universidad de Playa Ancha de Ciencias de la Educación

Pedagogo, Magister en Educación, mención Currículo (PUCV, Chile); Doctor en Ciencias de la Educación (UCL, Lovaina, Bélgica); Académico de la Universidad de Playa Ancha y P. Universidad Católica de Valparaíso. Docente e investigador en el área de Currículum educacional y Formación de profesores. Responsable de procesos de innovación curricular en Instituciones de Educación Superior.

Referências

Angulo Rasco, J. F. (2017). La interpretación como diálogo y la doble hermenéutica. En S. Redon Pantoja y J. F.

Angulo Rasco (Coords.), Investigación cualitativa en educación (pp. 268-279). Miño y Davila.

Ávalos, B. (2007). El desarrollo profesional continuo de los docentes: Lo que nos dice la experiencia internacional y latinoamericana. Revista Pensamiento Educativo, 41(2), 77-99. http://ojs.uc.cl/index.php/pel/article/view/25677

Barrera Robles, M. e Hinojosa Torres, C. (2017). Incidencia del proceso de la práctica profesional en las dimensiones de la formación docente de estudiantes de pedagogía en educación física. Pensamiento Educativo. Revista de Investigación Educacional Latinoamericana, 54(2), 1-15. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8150726

Bautista, A. y Ortega-Ruiz, R. (2015). Desarrollo profesional docente: Perspectivas y enfoques internacionales. Psycholegy, Society, & Education, 7(3), 343-355. https://doi.org/10.25115/psye.v7i3.514

Charmaz, K. (2013). La teoría fundamentada en el siglo XXI. Aplicaciones para promover estudios sobre la justicia social. En N. K. Denzin y Y. S. Lincoln (Coords.), Manual de investigación cualitativa. (Vol. 2: Las estrategias de investigación cualitativa, pp. 270 - 325). Gedisa.

Cisternas León, T. (2017). Desafíos y principios para investigar con teoría fundamentada. En S. Redon y F. Angulo (Coords.), Angulo. La investigación cualitativa en educación (pp. 267-278). Miño y Davila.

Day, C. (2005). Formar docentes. Cómo, cuándo y en qué condiciones aprende el profesorado. Narcea.

Day, C. (2014). Pasión por enseñar. La identidad personal y profesional del docente y sus valores. Narcea.

Day, C. y Gu, Q. (2012). Profesores: Vidas nuevas, verdades antiguas. Una influencia decisiva en la vida de los alumnos. Narcea.

Flick, U. (2015). El diseño de investigación cualitativa. Morata.

Giroux, H. (2012). La educación y la crisis del valor de lo público. Desafiando la agresión a los docentes, los estudiantes y la educación pública. Criatura Editora.

González, L. E. (2015). Arriba profes de Chile. De la precarización neoliberal a la reorganización docente. América en Movimiento.

Gorichon, S., Ruffinelli, A., Pardo, A. y Cisternas, T. (2015). Relaciones entre formación inicial e iniciación profesional de los docentes. Principios y desafíos para la formación práctica. Cuaderno de Educación, (66), 1-20. https://repositorio.uahurtado.cl/bitstream/handle/11242/9464/txt1197.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Hargreaves, A. y Fullan, M. (2014). Capital profesional. Morata.

Hirmas, C. y Cortés, I. (2015). Investigación sobre formación práctica en Chile: Tensiones y desafíos. OEI.

Loughran, J. y Russell, T. (2016). Comenzando a entender la enseñanza como una disciplina. En T. Russel, R. Fuentealba y C. Hirmas (Comps.), Formadores de formadores, descubriendo la propia voz a través del self-estudy (pp. 65-76). OEI. https://www.researchgate.net/publication/304750117_FORMADORES_DE_FORMADORES_Descubriendo_la_propia_voz_a_traves_del_Self_-_Study

Marcelo, C. y Vaillant, D. (2013). Desarrollo profesional docente. Narcea.

Marcelo, C. y Vaillant, D. (2018). Hacia una formación disruptiva de docentes 10 claves para el cambio. Narcea.

Ruiz Olabuénaga, J. I. (2012). Metodología de la investigación cualitativa (5.a ed.). Deusto.

Salazar-Gómez, E. y Tobón, S. (2018). Análisis documental del proceso de formación docente acorde con la sociedad del conocimiento. Revista Espacios, 39(53), 1-9. http://www.revistaespacios.com/cited2017/cited2017-17.pdf

Soneira, A. J. (2014). La “teoría fundamentada en los datos” (Grounded Theory) de Glaser y Strauss. En I. Vasilachis de Gialdino (Coord.), Estrategias de investigación cualitativa (pp. 153-173). Gedisa.

Strauss, A. y Corbin, J. (2002). Bases de la investigación cualitativa. Técnicas y procedimientos para desarrollar la teoría fundamentada. Editorial Universitaria de Antioquia.

Tardif, M. (2010). Los saberes del docente y su desarrollo profesional. Narcea.

Trinidad Requena, A., Carrero Planes, V. y Soriano Miras, R. M. (2006). Teoría fundamentada “Grouded Theory”. La construcción de la teoría a través del análisis interpretacional. CIS.

Vaillant, D. y Cardozo Gaibisso, L. (2017). Desarrollo profesional docente: Entre la proliferación conceptual y la escasa incidencia en la práctica de aula. Cuaderno de Pedagogía Universitaria, 13(26), 5-14. http://dx.doi.org/10.29197/cpu.v13i26.259

Vaillant, D. y Marcelo, C. (2015). El ABC y D de la formación docente. Narcea.

Valles, M. S. (1999). Técnicas cualitativas de investigación social. Reflexión metodológica y práctica profesional. Síntesis.

Zeichner, K. M. (2010). La formación del profesorado y la lucha por la justicia social. Narcea.

Publicado

2023-01-01

Como Citar

Considerações Curriculares e Práticas de Desenvolvimento Profissional Docente na Formação Inicial de Professores (J. Camus-Camus & J. Vergara-Núñez , Trads.). (2023). Revista Electrónica Educare, 27(1), 1-20. https://doi.org/10.15359/ree.27-1.14372

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Considerações Curriculares e Práticas de Desenvolvimento Profissional Docente na Formação Inicial de Professores (J. Camus-Camus & J. Vergara-Núñez , Trads.). (2023). Revista Electrónica Educare, 27(1), 1-20. https://doi.org/10.15359/ree.27-1.14372

Comentarios (ver términos de uso)