Competencias científicas em crianças da primeira infância
DOI:
https://doi.org/10.15359/ree.27-1.14402Palavras-chave:
Ambientes de aprendizagem, competencias, habilidades científicas, emoções, pensamento criativo, pensamento críticoResumo
Introdução. O artigo apresenta uma revisão de pesquisas e autores que abordaram os conceitos de competência, pensamento criativo e ambientes de aprendizagem a partir de diferentes perspectivas como eixos na formação de competências de pesquisa. Esses conceitos descrevem os fatores que incidem na dinâmica educacional da população infantil. Objetivo. Identificar a relação existente entre habilidades, emoções e ambientes de aprendizagem como eixos para o desenvolvimento do pensamento criativo e crítico em meninos e meninas. Análise. Para o estudo, utilizou-se um paradigma qualitativo na perspectiva hermenêutica, privilegiando o estudo documental como estratégia de pesquisa. Resultados. É fundamental iniciar na primeira infância o fortalecimento das habilidades científicas em articulação com a educação das emoções; essa díade é essencial para o desenvolvimento de habilidades e competências não só cognitivas e acadêmicas, mas também sociais. Os ambientes de aprendizagem devem, por um lado, promover o contato direto com os objetos de conhecimento e, por outro, gerar vínculos; ambos os elementos potencializam o ser, o saber e o fazer materializados no desenvolvimento das habilidades científicas. Conclusões. Os dispositivos básicos são acionados enquanto são geradas possibilidades educativas, nas quais meninos e meninas podem sentir, tocar, ver e cheirar, da mesma forma, isso leva ao desenvolvimento do pensamento criativo-científico e crítico.
Referências
Acuña Beltrán, L. F. (2016). Ambientes de aprendizaje: espacios, interacciones y mediaciones para construir saberes. Magazín Aula Urbana, (102), 20-21. https://revistas.idep.edu.co/index.php/mau/article/view/956
Alvarado Rivera, A. (2019). La creación de ambientes de aprendizaje para favorecer el lenguaje oral en un grupo de 3°A de preescolar [tesis de licenciatura]. Benemérita y Centenaria Escuela Normal del Estado de San Luis Potosí. https://repositorio.beceneslp.edu.mx/jspui/bitstream/20.500.12584/213/1/IP%20LPR%20372.6%20Al472c%202019.pdf
Arias Gallegos, W. L. y Oblitas Huerta, A. (2014). Aprendizaje por descubrimiento vs. aprendizaje significativo: Un experimento en el curso de Historia de la Psicología. Boletín Academia Paulista de Psicología, 34(87), 455-471. https://www.redalyc.org/pdf/946/94632922010.pdf
Asamblea Nacional Constituyente (1991, 07 de julio). Constitución Política de Colombia, artículo 67. Gaceta Constitucional, N.° 114, pp. 1-36. https://babel.banrepcultural.org/digital/collection/p17054coll26/id/3743
Benarroch, A. y Núñez, G. (2015). Aprendizaje de competencias científicas versus aprendizaje de contenidos específicos. Una propuesta de evaluación. Enseñanza de las Ciencias, 33(2), 9-27. https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.1578
Bisquerra Alzina, R. (2003). Educación emocional y competencias básicas para la vida. Revista de Investigación Educativa, 21(1), 7-43. https://revistas.um.es/rie/article/view/99071
Cappi, G., Chritello, M. y Marino, M. C. (2009). Educación emocional. Programa de actividades para nivel inicial y primario. Universitat de Barcelona. Dipòsit Digital. http://hdl.handle.net/2445/107401
Castro Pérez, M. y Morales Ramírez, M. E. (2015). Los ambientes de aula que promueven el aprendizaje, desde la perspectiva de los niños y niñas escolares. Revista Electrónica Educare, 19(3), 1-32. https://doi.org/10.15359/ree.19-3.11
Castro Sánchez, A. y Ramírez Gómez, R. (2013). Enseñanza de las ciencias naturales para el desarrollo de competencias científicas. Amazonia Investiga, 2(3), 30-53. https://amazoniainvestiga.info/index.php/amazonia/article/view/646/607
De Bono, E. (2004). El pensamiento creativo. El poder del pensamiento lateral para la creación de nuevas ideas. Paidós. https://www.utntyh.com/wp-content/uploads/2013/04/El-Pensamiento-Creativo_De-Bono.pdf
García Retana, J. Á., (2012). La educación emocional, su importancia en el proceso de aprendizaje. Revista Educación, 36(1), 1-24. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=44023984007
García-Chato, G. I. (2014). Ambiente de aprendizaje: Su significado en Educación Preescolar. Revista de Educación y Desarrollo, (29), 63-72. http://www.cucs.udg.mx/revistas/edu_desarrollo/anteriores/29/029_Garcia.pdf
Hernández, C. A. (2005, 11 de octubre). ¿Qué son las competencias científicas? Foro Educativo Nacional. http://artemisa.unicauca.edu.co/~gerardorengifo/Documentos/ExperimentacionI/2018_Exp_IP_lectura%20CompetenciasEval30por.pdf
Kaufmann, V. (2001). Aportes para el debate curricular. Trayecto de formación centrado en la enseñanza en el nivel inicial. G.C.B.A. https://docplayer.es/14795568-G-c-b-a-las-ciencias-naturales-en-el-nivel-inicial-aportes-para-el-debate-curricular-formacion-docente-2001.html
Mozas Fenoll, E. (2017, 6 de febrero). ORG1: El ambiente y la organización de los espacios en Educación Infantil [video]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=wl3TB4Xv2-s
Ministerio de Educación Nacional (MEN). (2005). Programas para el desarrollo de competencias [diapositiva de PowerPoint]. Mineducacion. https://www.mineducacion.gov.co/1759/articles-217596_archivo_pdf_desarrollocompetencias.pdf
Ministerio de Educación Nacional (MEN) (2009). Desarrollo infantil y competencias en la primera infancia (documento No. 10). Taller Creativo de Aleida Sánchez. https://www.mineducacion.gov.co/primerainfancia/1739/articles-178053_archivo_PDF_libro_desarrolloinfantil.pdf
Moreira, M. A. (1997). Aprendizaje significativo: Un concepto subyacente. En M.A Moreira, M. L. Rodríguez Palmero y M. C Caballero Sahelices (coords.), Encuentro Internacional sobre el Aprendizaje Significativo: Actas. (pp. 17-44). Universidad de Burgos, Servicio de Publicaciones.
Ortiz García, M., Vicedo Tomey, A., González Jaramillo, S. y Recino Pineda, U. (2015). Las múltiples definiciones del término “competencia” y la aplicabilidad de su enfoque en ciencias médicas. EduMeCentro, 7(3), 20-31. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2077-28742015000300002&lng=es&tlng=es
Otálora Sevilla, Y. (2010). Diseño de espacios educativos significativos para el desarrollo de competencias en la infancia. CS, (5), 71-96. https://doi.org/10.18046/recs.i5.452
Pacheco Urbina, V. M. (2003). La inteligencia y el pensamiento creativo: Aportes históricos en la educación. Revista Educación, 27(1), 17-26. https://doi.org/10.15517/revedu.v27i1.3803
Plutchik, R. (2001). The nature of emotions. American Scientist, 89(4), 344-50. https://www.academia.edu/43620307/The_Nature_of_Emotions_Plutchik_2001
Ramírez-Lucas, A., Ferrando, M. y Sáinz Gómez, M. (2015). ¿Influyen los estilos parentales y la inteligencia emocional de los padres en el desarrollo emocional de sus hijos escolarizados en 2º ciclo de educación infantil? Acción Psicológica, 12(1), 65-78. https://doi.org/10.5944/ap.12.1.14314
Sandoval Quiñones, B. E. (2017). Los ambientes de aprendizaje en el jardín de niños. Revista Iberoamericana de Producción Académica y Gestión Educativa, 4(8), 1-9. http://www.pag.org.mx/index.php/PAG/article/view/691/915
Soto Guevara, M. C. (2007). El pensamiento científico en niños y niñas de 2 a 3 años a través de la exploración del medio. UNAB. https://repository.unab.edu.co/bitstream/handle/20.500.12749/13708/2019_Articulo_MAria_Catalina_Soto_Guevara.pdf?sequence=2
Tamayo Alzate, O. E. (2012). La argumentación como constituyente del pensamiento crítico en niños. Hallazgos, 9(17), 211-233. https://doi.org/10.15332/s1794-3841.2012.0017.10
Thoumi, S. (2003). Técnicas de la motivación infantil (tomo 2). Ediciones Gamma.
Tobón, S. (2006). Aspectos básicos de la formación basada en competencias. Proyecto Mesesup. https://www.uv.mx/rmipe/files/2019/07/Aspectos-basicos-de-la-formacion-basada-en-competencias.pdf
Toro, J., Saldarriaga, J., Serna, C. y Tamayo, M. (2003). Una escuela con-sentido. Propuesta metodológica para enseñanzas y aprendizajes con sentido, ambientes escolares preventivos y cualificación de los gobiernos escolares. Editorial Corporación Región.
Torres Mesías, Á., Mora Guerrero, E., Garzón Velásquez, F. y Ceballos Botina, N. E. (2013). Desarrollo de competencias científicas a través de la aplicación de estrategias didácticas alternativas. Un enfoque a través de la enseñanza de las Ciencias Naturales. Tendencias, 14(1), 187-215. http://www.scielo.org.co/pdf/tend/v14n1/0124-8693-tend-14-01-00187.pdf
Wacquant, L. (2006). Pensamiento crítico y disolución de la doxa. Entrevista con Loïc Wacquant. Antípoda, (2), 43-50. http://www.scielo.org.co/pdf/antpo/n2/n2a03.pdf
Waisburd, G. (2009). Pensamiento creativo e innovación. Revista Digital Universitaria, 10(12), 1-9. https://www.revista.unam.mx/vol.10/num12/art87/art87.pdf
Zabalza, M. A. (2003). Competencias docentes del profesorado universitario. Calidad y desarrollo profesional. Narcea.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Caso o artigo seja aceito para publicação, os autores permitem a cessão GRATUITA, EXCLUSIVA E INDEFINITA de seus direitos patrimoniais à Universidade Nacional (UNA, Costa Rica). Para obter mais detalhes, consultar a Carta de originalidade e cessão de direitos.
- Direitos de reutilização: a UNA concede aos AUTORS(AS) o direito de reutilizar para qualquer propósito, incluindo o auto arquivo, e a publicação na Internet ou em qualquer website da versão final aprovada e publicada (post print) do artigo, desde que seja feita para fins não lucrativos, não gere trabalho derivado sem autorização prévia e respeite as fontes de autoria.
- A oferta e possível publicação do artigo na Revista Electrónica Educare reger-se-á pelas suas políticas editoriais, pela regulamentação institucional da Universidade Nacional e pela legislação da República da Costa Rica. Além disso, quaisquer divergências futuras de opinião ou disputa serão resolvidas de acordo com os mecanismos de Resolução Alternativa de conflitos e a Jurisdição da Costa Rica.
- Em todos os casos, entende-se que as opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a posição e a opinião da Educare, CIDE ou da Universidade Nacional, Costa Rica. Entende-se também que, no exercício da liberdade acadêmica, os autores realizaram um rigoroso processo científico-acadêmico de pesquisa, reflexão e argumentação e que se enquadra na área temática de interesse da Revista.
- Os artigos publicados pela Revista Eletrônica Educare utilizam a Licença Creative Commons: