Satisfação e stress no corpo docente pelas atividades à distância pela contingência do COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.15359/ree.27-1.14499Palavras-chave:
COVID-19, stress, docentes, teletrabalho, saúde mentalResumo
Objetivo. O presente estudo busca identificar o estresse, a satisfação e a vontade de continuar usando as ferramentas tecnológicas, assim como os principais problemas físicos e emocionais na realização de atividades na educação a distância apresentadas por uma amostra de professores dos ensinos fundamental, médio e superior que ensinou ensino a distância no México. Metodologia. Foi baseado em um desenho não experimental, transversal e comparativo. Um questionário realizado no Google Forms foi aplicado a 122 professores. Resultados. Os principais resultados mostram que 25% da amostra apresenta baixa satisfação; 30% mostra stress ao realizar suas atividades à distância; e 40% não mostra vontade de continuar usando ferramentas tecnológicas para suas aulas, sendo as escolas de nível básico as mais afetadas. As principais condições físicas referidas foram dores musculares, dores de cabeça e problemas de sono e condições emocionais: aquelas relacionadas à ansiedade, tristeza, medo e incerteza. Conclusões. Sugere-se desenvolver programas para identificar e apoiar os afetos emocionais do corpo docente devido ao seu trabalho remoto.
Referências
Abrajan Castro, M. G., Contreras Padilla, J. M. y Montoya Ramírez, S. (2009). Grado de satisfacción laboral y condiciones de trabajo: Una exploración cualitativa. Enseñanza e Investigación en Psicología, 14(1), 105-118. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=29214108
Alania Contreras, R. D., Llancari Morales, R., de La Cruz, M. R. y Dayan Ortega Révolo, D. I. (2020). Adaptación del cuestionario de estrés académico SISCO SV al contexto de la crisis por COVID-19. Socialium, 4(2), 111-130. https://doi.org/10.26490/uncp.sl.2020.4.2.669
Animal Político. (2020, 19 de agosto). 60 mil muertes por COVID, el escenario catastrófico en México [Video]. YouTube. https://www.animalpolitico.com/video/60-mil-muertes-por-covid-el-escenario-catastrofico-en-mexico/
Arias, E., Escamilla, J., López, A. y Peña, L. (2020). ¿Cómo perciben los docentes la preparación digital de la educación superior en América Latina? BID. https://observatorio.tec.mx/edu-news/encuesta-preparacion-digital-docentes-universitarios-america-latina
Cantón Mayo, I. y Tellez Martínez, S. (2017). La satisfacción en el desempeño profesional de los docentes de educación infantil y educación primaria. Un estudio de caso. Profesorado. Revista de Currículum y Formación del Profesorado, 21(4), 279-292. https://doi.org/10.30827/profesorado.v21i4.10056
Casali, A. y Torres, D. (2021). Impacto del COVID-19 en docentes universitarios argentinos: Cambio de prácticas, dificultades y aumento del estrés. TE&ET. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, (28), 423-431.
Chehaibar, L. M. (2020). Flexibilidad curricular. Tensiones en tiempo de pandemia. En H. Casanova Cardiel (Coord.), Educación y pandemia. Una visión académica (pp. 83-91). IISUE. https://www.iisue.unam.mx/investigacion/textos/educacion_pandemia.pdf
Díaz-Barriga, Á. (2020). La escuela ausente, la necesidad de replantear su significado. En H. Casanova Cardial (Coord.), Educación y pandemia. Una visión académica (pp. 19-29). IISUE. https://www.iisue.unam.mx/investigacion/textos/educacion_pandemia.pdf
Ducoing Watty, P. (2020). Una expresión de la desigualdad en educación básica durante la emergencia sanitaria: El caso de una alumna. En H. Casanova Cardiel (Coord.), Educación y pandemia. Una visión académica (pp. 55-64). IISUE. https://www.iisue.unam.mx/investigacion/textos/educacion_pandemia.pdf
Durán, R. (2020, 18 de junio). SEP: Concluye ciclo escolar 2020-2021 este 19 de junio. Debate. https://www.debate.com.mx/estados/SEP-Concluye-ciclo-escolar-2019-2020-este-19-de-junio-20200618-0115.html
Federación de Enseñanza USO (feUSO). (2020). Crisis COVID-19. Encuesta de FEUSO sobre la incidencia del teletrabajo en los docentes. http://www.feuso.es/images/FEUSO-Encuesta-Teletrabajo.pdf
González, N. (2008). Prevalencia del estrés en la satisfacción laboral de los docentes universitarios. REDHECS: Revista electrónica de Humanidades, Educación y Comunicación Social, 3(4), 68-89. https://biblat.unam.mx/hevila/Revistaelectronicadehumanidadeseducacionycomunicacionsocial/2008/no4/7.pdf
As.com (2020, 1 de mayo). ¿Cuándo se podría regresar a las clases en México? As. https://mexico.as.com/mexico/2020/05/01/tikitakas/1588351736_950764.html
Ibáñez, F. (2020, 20 de noviembre). Educación en línea, virtual, a distancia y remota de rmergencia, ¿cuáles son sus características y diferencias? https://observatorio.tec.mx/edu-news/diferencias-educacion-online-virtual-a-distancia-remota
Lampert Grassi, M. P. y Poblete, M. (2018). Efectos positivos y negativos del teletrabajo sobre la salud. BCN. https://obtienearchivo.bcn.cl/obtienearchivo?id=repositorio/10221/26041/1/BCN_Efectos_del_teletrabajo_sobre_la_salud_FINAL.pdf
Lloyd, M. (2020). Desigualdades educativas y la brecha digital en tiempos de COVID-19. En H. Casanova Cardiel (Coord.), Educación y pandemia. Una visión académica (pp. 115-121). IISUE. https://www.iisue.unam.mx/investigacion/textos/educacion_pandemia.pdf
Madero Gómez, S., Luengo Martínez, C. E. y Alvarado de Marsano, L. (2021). Efectos del estrés y el bienestar laboral con el trabajo a distancia en el entorno del COVID-19: México, Perú y Chile. Religación. Revista de Ciencias Sociales y Humanidades, 6(27), 84-94. https://doi.org/10.46652/rgn.v6i27.765
Mancera Corcuera, C., Serna Hernández, S. y Barrios Belmonte, M. (2020, 29 de abril). Pandemia: Maestros, tecnología y desigualdad. Nexos. https://educacion.nexos.com.mx/?p=2286
Mejía Serrano, J. C. Silva Giraldo, C. A. y Rueda Mahecha, Y. M. (2020). Ruta de atención psicosocial para docentes con síndrome de burnout a causa de la cuarentena generada por el COVID-19. Revista de Investigación en Gestión Industrial, Ambiental, Seguridad y Salud en el Trabajo -GISST, 2(2), 133-142. https://revistaseidec.com/index.php/GISST/article/view/18/16
El Universal. (2020a, 29 de mayo). Presenta gobierno de AMLO semáforo de nueva normalidad [Video] Youtube. https://www.eluniversal.com.mx/nacion/politica/asi-es-el-semaforo-de-la-nueva-normalidad
El Universal. (2020b, 18 de junio). Presenta UNAM lineamientos para el regreso a clases presenciales. El Universal [Video] Youtube. https://www.eluniversal.com.mx/nacion/sociedad/unam-presenta-lineamientos-para-el-regreso-clases-presenciales
Organización Mundial de la Salud (OMS). (2020, 29 de junio). Cronología de la respuesta de la OMS a la COVID-19. Última actualización: 30 de julio de 2020. https://www.who.int/es/news-room/detail/29-06-2020-covidtimeline
Ramos-Huenteo, V., García-Vásquez, H., Olea-González, C., Lobos-Peña, K. y Sáez-Delgado, F. (2020). Percepción docente respecto al trabajo pedagógico durante la COVID-19. CienciAmérica, 9(2), 334-353. https://dialnet.unirioja.es/ejemplar/566362
Redacción. (2020a, 16 de marzo). La SEP publica decreto para suspender clases hasta el 17 de abril por el coronavirus. El Economista. https://www.eleconomista.com.mx/politica/La-SEP-publica-decreto-para-suspender-clases-hasta-el-17-de-abril-por-el-coronavirus-20200316-0029.html
Redacción. (2020b, 4 de junio). El coronavirus dispara el estrés entre el profesorado: Un 93 % sufre desgaste emocional. Éxito Educativo. Información Educativa y Gestión. https://exitoeducativo.net/el-coronavirus-dispara-el-estres-entre-el-profesorado-un-93-sufre-desgaste-emocional/
Redacción Animal Político. (2020a, 3 de agosto). Alumnos regresan este lunes a clases, pero no a las aulas; ciclo escolar será a distancia. Animal Político. https://www.animalpolitico.com/2020/08/regresan-a-clases-proximo-ciclo-escolar-en-linea-sep-semaforo-verde/
Redacción Animal Político. (2020b, 12 de marzo). La UNAM cancela actividades masivas y el TEC suspenderá clases ante COVID-19. Animal Político. https://www.animalpolitico.com/2020/03/COVID-19-unam-clases-tec-monterrey/
Ruiz Cuéllar, G. (2020). Covid-19. Pensar la educación en un escenario inédito. Revista Mexicana de Iinvestigación Educativa, 25(85), 229-237. https://www.scielo.org.mx/pdf/rmie/v25n85/1405-6666-rmie-25-85-229.pdf
Tapasco, O. A. y Giraldo, J. A. (2017). Estudio comparativo sobre percepción y uso de las TIC entre profesores de universidades públicas y privadas. Formación universitaria, 10(2), 3-12. https://doi.org/10.4067/S0718-50062017000200002
Tizón, J. L. (2020). Salud emocional en tiempos de la pandemia. Reflexiones desde una pandemia. Herder. https://doi.org/10.2307/j.ctv1bpw65s
Trucco, M. (2002). Estrés y trastornos mentales: Aspectos neurobiológicos y psicosociales. Revista chilena Neuro-psiquiatría, 40(2), 8-19. https://doi.org/10.4067/S0717-92272002000600002
United Nations (UN). (2020). Policy Brief: Education during COVID-19 and beyond. https://www.un.org/sites/un2.un.org/files/sg_policy_brief_COVID-19_and_education_august_2020.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Caso o artigo seja aceito para publicação, os autores permitem a cessão GRATUITA, EXCLUSIVA E INDEFINITA de seus direitos patrimoniais à Universidade Nacional (UNA, Costa Rica). Para obter mais detalhes, consultar a Carta de originalidade e cessão de direitos.
- Direitos de reutilização: a UNA concede aos AUTORS(AS) o direito de reutilizar para qualquer propósito, incluindo o auto arquivo, e a publicação na Internet ou em qualquer website da versão final aprovada e publicada (post print) do artigo, desde que seja feita para fins não lucrativos, não gere trabalho derivado sem autorização prévia e respeite as fontes de autoria.
- A oferta e possível publicação do artigo na Revista Electrónica Educare reger-se-á pelas suas políticas editoriais, pela regulamentação institucional da Universidade Nacional e pela legislação da República da Costa Rica. Além disso, quaisquer divergências futuras de opinião ou disputa serão resolvidas de acordo com os mecanismos de Resolução Alternativa de conflitos e a Jurisdição da Costa Rica.
- Em todos os casos, entende-se que as opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a posição e a opinião da Educare, CIDE ou da Universidade Nacional, Costa Rica. Entende-se também que, no exercício da liberdade acadêmica, os autores realizaram um rigoroso processo científico-acadêmico de pesquisa, reflexão e argumentação e que se enquadra na área temática de interesse da Revista.
- Os artigos publicados pela Revista Eletrônica Educare utilizam a Licença Creative Commons: