Estratégia pedagógica interdisciplinar para o ensino do ciclo inicial do ensino básico do Colombia
DOI:
https://doi.org/10.15359/ree.26-2.29Palavras-chave:
Currículo interdisciplinar, educação integrada, integração curricular, método de ensino, Instituição Educacional Municipal San Juan Bautista, ColômbiaResumo
Introdução. A interdisciplinaridade escolar permite ao aluno adquirir competências para atuar na vida real, o que torna importante a sua utilização na sala de aula. Objetivo. Implementar e avaliar o impacto que a Estratégia Pedagógica Interdisciplinar (EPI): Unidades de Trabalho Integradas, tem no desempenho acadêmico dos alunos do primeiro ano em Matemática Padronizada, Ciências Sociais e Ciências Naturais. Metodologia. A abordagem metodológica foi mista, com um método quantitativo quase-experimental com grupo controle e somente pós-teste no caso dos alunos e uma abordagem qualitativa para os diretores do curso. O EPI foi construído contemplando duas vertentes dadas em dois horários: pela manhã onde os conteúdos são ministrados de forma integrada nas unidades de trabalho e após o intervalo nas disciplinas acadêmicas: Matemática, Cadeira de Espanhol e Lassalista, escola cristã. No estudo participaram 219 alunos da Instituição Educacional Municipal de San Juan Bautista de la Salle e seis professores. Resultados. Dentre os resultados obtidos, destaca-se que existem diferenças significativas entre os rendimentos da testemunha e grupos experimentais. Conclusão. Os resultados permitem concluir que os alunos submetidos à ECE melhoraram o seu desempenho escolar na prova padronizada utilizada como instrumento de avaliação nas áreas acima mencionadas, bem como na indicada pelos professores diretores do curso, o que evidencia que os EPI são úteis no processo de ensino-aprendizagem.
Referências
Bogdan Toma, R. y Greca Dufranc, I. M. (2016). Modelo interdisciplinar de educación STEM para la etapa de educación primaria. En P. Membiela Iglesia, N. Casado Navas, M. I. Cebreiros Iglesias y M. Vidal (Dir.), La enseñanza de las ciencias en el actual contexto educativo (pp. 391-396). Educación Editora. http://hdl.handle.net/10259/4681
Borrero de Castillo, Y. y Barros Agüero, J. E. (2017). Incremento del dominio conceptual escolar con base en la interdisciplinariedad. Educación Física y Ciencia, 19(1), 1-15. https://doi.org/10.24215/23142561e024
Capdevilla Cunchillos, E. (2014). Proyecto interdisciplinar para alumnos de 6º de primaria [Tesis de licenciatura]. Universidad de Valladolid. https://cutt.ly/kyIlqzp
Castañer Balcells, M. y Trigo Aza, E. (2002). Globalidad e interdisciplina curricular en la Enseñanza Primaria: Propuestas teórico-prácticas (2.a ed.). INDE.
Castiblanco Porras, P. J. y Lozano Medina, R. (2016). El modelo STEM como práctica innovadora en el proceso de aprendizaje de las matemáticas en las escuelas unitarias de la IED instituto Técnico Agrícola de Pacho Cundinamarca [Tesis de maestría, Universidad Tecnológica de Bolívar]. https://hdl.handle.net/20.500.12585/2677
Century, J., Ferris, K. A. y Zuo, H. (2020). Finding time for computer science in the elementary school day: A quasi-experimental study of a transdisciplinary problem-based learning approach. International Journal of STEM Education, 7(1), 1-16. https://doi.org/10.1186/s40594-020-00218-3
Deneme, S. y Ada, S. (2012). On applying the interdisciplinary approach in primary schools. Procedia Social and Behavioral Sciences, 46, 885-889. https://stemeducationjournal.springeropen.com/articles/10.1186/s40594-020-00218-3
Floréz Herrera, H., Mancera Páez, Y. I., Ponce Díaz, J. A. y Roncancio López, M. (2015). Astronomía lúdica: Una oportunidad en la escuela primaria para acercarnos a las ciencias [Tesis de maestría, Fundación Universitaria Los Libertadores].
Illescas Rubio, J., Hernández García, F. y Rubio Campillo, M. (2019). Aprendizaje basado en proyectos: Leonardo Da Vinci vive en nuestro colegio. DIM: Didáctica, Innovación y Multimedia, (37). https://www.raco.cat/index.php/DIM/article/view/357107
Instituto Colombiano para la Evaluación de la Educación (ICFES). (2009). Lineamientos generales. Saber 2009 grados 5º y 9º. Autor. https://fdocuments.ec/document/subdireccion-academica-lineamientos-generales-pruebas-saber-2009-grados.html?page=6
Instituto Colombiano para la Evaluación de la Educación. (2020). Guía de orientación Saber 11.º 2021-1. Autor.
Lenoir, Y. y Hasni, A. (2016). Interdisciplinarity in primary and secondary school: Issues and perspectives. Creative Education, 7(16), 2433-2458. http://dx.doi.org/10.4236/ce.2016.716233
Lugo López, N. D. (2020). Uso de la interdisciplinariedad para la enseñanza de las matemáticas y ciencias en básica primaria [Tesis doctoral, Universidad Americana de Europa].
Martínez Grela, L. (2013). Una propuesta didáctica interdisciplinar: Educación física y conocimiento del medio en educación primaria [Trabajo de grado, Universidad da Coruña]. http://hdl.handle.net/2183/11845
Ministerio de Educación Nacional. (2006). Estándares básicos de competencias en lenguaje, matemáticas, ciencias y ciudadanas. Guía sobre lo que los estudiantes deben saber y saber hacer con lo que aprenden. Autor. http://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-340021_recurso_1.pdf
Ministerio de Educación Nacional. (2016a). Derechos básicos de aprendizaje. Ciencias Naturales (2.a ed.). Autor. https://wccopre.s3.amazonaws.com/Derechos_Basicos_de_Aprendizaje_Ciencias.pdf
Ministerio de Educación Nacional. (2016b). Derechos básicos de aprendizaje. Ciencias Sociales (2.a ed.). Autor. http://cedidguillermocanoisaza.edu.co/Archivos_Pdf/DBA/DBA_C.Sociales.pdf
Ministerio de Educación Nacional. (2016c). Derechos básicos de aprendizaje: Matemáticas (2.a ed.). Autor. https://wccopre.s3.amazonaws.com/Derechos_Basicos_de_Aprendizaje_Matematicas_1.pdf
Moreno Martínez, L., y Calvo Pascual, M. A. (2017). La historia de la química en el currículo de ESO y de bachillerato (LOE). Una revisión interdisciplinar para la investigación didáctica. Enseñanza de las Ciencias, 35(2), 147-160. http://dx.doi.org/10.5565/rev/ensciencias.2006
Nagle, B. (2013). Preparing high school students for the interdisciplinary nature of modern biology. CBE-Life Sciences Education, 12(2), 144-147. https://doi.org/10.1187/cbe.13-03-0047
Naranjo Ramírez, F. A. (2014). ¿Cómo enseñar ciencias, integrando áreas básicas de grado segundo en un contexto rural? [Tesis de maestría, Universidad Nacional de Colombia]. https://repositorio.unal.edu.co/handle/unal/75278
National Research Council, National Academy of Engineering y Committee on Integrated STEM Education. (2014). STEM integration in K-12 education. Status, prospects, and an agenda for research. National Academies Press. https://doi.org/10.17226/18612
Navarro Ciudad, M. B. (2017). Oportunidades de aprendizaje en temáticas ambientales brindadas por el currículum nacional de ciencias de Chile. Enseñanza de las ciencias, 35(3), 107-127. https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/v35-n3-navarro
Nuhoğlu, H. y İmamoğlu, Y. (2018). An interdisciplinary nature education program for gifted primary school students and its effect on their environmental literacy. Elementary Education Online, 17(4), 1928-1943. https://doi.org/10.17051/ilkonline.2019.506905
Pagano Bigio, J. S. y Pérez Guardo, C. A. (2015). Interdisciplinariedad entre educación física y las ciencias naturales para mejorar los aprendizajes en niños de tercer grado de educación básica. Búsqueda, 2(14), 77-83. https://revistas.cecar.edu.co/index.php/Busqueda/issue/view/7
Rueda Garzón, L. P. y Garzón Molina, M. L. (2016). Propuesta educativa para la integración de las ciencias naturales a través de un problema socio-científico [Tesis de licenciatura, Universidad de Valle]. http://hdl.handle.net/10893/9481
Sáez Bondía, M. J. y Clavero Pagés, N. (2016). Hipatia de Alejandría: La Dama de las Ciencias. Una propuesta interdisciplinar en primaria a través del uso de textos. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 13(3), 628-642. http://hdl.handle.net/10498/18502
Semillero de investigación Forjadores de Sueños. (2019). Enseñanza interdisciplinar en el primer ciclo de la básica primaria. Revista Universidad de La Salle, (81), 157-176. https://doi.org/10.19052/ruls.vol1.iss81.10
Torres, J. (2000). Globalización e interdisciplinariedad: El curriculum integrado. Morata.
Vallejo Ovalle, M. P. (2015). Dificultades y posibilidades en la integración de las áreas Ciencias Sociales y Ciencias Naturales en la Implementación del PRAE, un estudio de caso, Colegio Francisco de Paula Santander, localidad Bosa [Tesis de maestría, Universidad Distrital Francisco José de Caldas]. http://hdl.handle.net/11349/2317
Vázquez Manassero, M. A., y Vázquez Alonso, Á. (2017). Ciencia y arte se encuentran: El caso del telescopio de Galileo. Enseñanza de las ciencias, 35(3), 195-215. https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.2224
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Caso o artigo seja aceito para publicação, os autores permitem a cessão GRATUITA, EXCLUSIVA E INDEFINITA de seus direitos patrimoniais à Universidade Nacional (UNA, Costa Rica). Para obter mais detalhes, consultar a Carta de originalidade e cessão de direitos.
- Direitos de reutilização: a UNA concede aos AUTORS(AS) o direito de reutilizar para qualquer propósito, incluindo o auto arquivo, e a publicação na Internet ou em qualquer website da versão final aprovada e publicada (post print) do artigo, desde que seja feita para fins não lucrativos, não gere trabalho derivado sem autorização prévia e respeite as fontes de autoria.
- A oferta e possível publicação do artigo na Revista Electrónica Educare reger-se-á pelas suas políticas editoriais, pela regulamentação institucional da Universidade Nacional e pela legislação da República da Costa Rica. Além disso, quaisquer divergências futuras de opinião ou disputa serão resolvidas de acordo com os mecanismos de Resolução Alternativa de conflitos e a Jurisdição da Costa Rica.
- Em todos os casos, entende-se que as opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a posição e a opinião da Educare, CIDE ou da Universidade Nacional, Costa Rica. Entende-se também que, no exercício da liberdade acadêmica, os autores realizaram um rigoroso processo científico-acadêmico de pesquisa, reflexão e argumentação e que se enquadra na área temática de interesse da Revista.
- Os artigos publicados pela Revista Eletrônica Educare utilizam a Licença Creative Commons: