Aprendizagem Cooperativa: Reflexões para Implementação em Salas de Aula Inclusivas
DOI:
https://doi.org/10.15359/ree.27-1.14543Palavras-chave:
aprendizagem cooperativa,, educação inclusiva,, didáctica,, formação inicial de profesoresResumo
Objetivo. Este ensaio tem como objetivo refletir sobre o conceito de aprendizagem cooperativa (AC) como resposta à educação inclusiva nas escolas. Discussão. Nessa perspectiva, este estudo reconhece a inclusão como um processo educativo que garante o direito humano de crianças e jovens a serem educados, independentemente de suas diferenças socioculturais, identitárias, religiosas, étnicas e educacionais individuais. Da mesma forma, centra-se no conceito de educação inclusiva a partir de seu caráter dilema – ou seja, adequado à diversidade do corpo discente – e localizado em estruturas comuns e inclusivas no sistema, na escola e na sala de aula. Nessa linha, embora seja evidente a necessidade de formar docentes praticantes neste momento, vale a pena questionar sobre os programas de formação de professores que devem orientar sua instrução para as habilidades, conhecimentos e atitudes, tanto disciplinares quanto pedagógicas de seus alunos, e junto com ela, para a educação inclusiva. Conclusão. O ensaio conclui que as instituições formadoras podem encontrar no CA uma oportunidade didática que introduza práticas de ensino, portanto, ferramentas para enfrentar os desafios apresentados pelas salas de aula inclusivas.
Referências
Ainscow, M., Booth, T y Dyson, A. (2006). Improving schools, developing inclusion. Routledge. https://doi.org/10.4324/9780203967157
Azorín Abellán, C. M. (2018a). El método de aprendizaje cooperativo y su aplicación en las aulas. Perfiles Educativos, 40(161), 181-194. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-26982018000300181
Azorín Abellán, C. M. (2018 b). Percepciones docentes sobre la atención a la diversidad: propuestas desde la práctica para la mejora de la inclusión educativa. Ensayos: Revista de la Facultad de Educación de Albacete, 33(1), 173-186. https://revista.uclm.es/index.php/ensayos/article/view/1502/pdf
Booth, T., Ainscow, M., Black-Hawkins, K., Vaughan, M. y Shaw, L. (2000). Índice de inclusión Desarrollando el aprendizaje y la participación en las escuelas CSIE. https://bibliotecadigital.mineduc.cl/handle/20.500.12365/17276
Cortés Rojas, I. (2018). Guía para la no discriminación en el contexto escolar. Superintendencia de Educación; MINEDUC; OEI. https://bibliotecadigital.mineduc.cl/handle/20.500.12365/433
Da Dalt, E. (2016). El aprendizaje cooperativo como instrumento de inclusión. En VIII Congreso Internacional de Investigación y Práctica Profesional en Psicología XXIII Jornadas de Investigación XII Encuentro de Investigadores en Psicología del MERCOSUR “Subjetividad contemporánea: Elección, inclusión, segregación” Psicología Educacional y Orientación Vocacional (Tomo 1, pp. 72-75). Universidad de Buenos Aires. http://jimemorias.psi.uba.ar/index.aspx?anio=2016
Domínguez Alonso, J., López Castedo, A., Pino Juste, M. R. y Vázquez Varela, E. (2015). Integración o inclusión: El dilema educativo en la atención a la diversidad Revista Portuguesa de Educação, 28(2), 31-50. https://doi.org/10.21814/rpe.7749
Duk, C. y Murillo, F. J. (2016). Editorial: La inclusión como dilema. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, 10(1), 11-14. https://doi.org/10.4067/S0718-73782016000100001
Echeita, G., Simón, C., Verdugo, M. Á., Sandoval, M., López, M., Calvo, I. y González-Gil, F. (2009). Paradojas y dilemas en el proceso de inclusión educativa en España. Revista de educación, (349), 153-178. https://repositorio.uam.es/handle/10486/668197
Fundación MAPFRE. (2016). El trabajo cooperativo como metodología para la escuela inclusiva. https://educrea.cl/wp-content/uploads/2016/11/DOC1-El-Trabajo-Cooperativo.pdf
García Pajares, R. (2019). En busca de la inclusión educativa. Una propuesta de aula a partir del Aprendizaje Cooperativo y las TRIC. Revista Ensayos Pedagógicos, 14(2), 151-172. https://doi.org/10.15359/rep.14-2.8
Giné Giné, C. (2009). Aportaciones al concepto de inclusión: La posición de los organismos internacionales. En C. Giné, D. Duran, J. Font y E. Miquel (Coords.), La educación inclusiva. De la exclusión a la plena participación de todo el alumnado (13-24). Horsori Editorial.
Haggis, S. M. (1992). Declaración mundial sobre educación para todos. Satisfacción de las Necesidades básicas de aprendizaje. En S. Haggis (Autora), Educación para todos: Finalidad y contexto. Monografía 1. Conferencia Mundial para educción para todos (pp. 97-106). UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000184556
Iturra González, P. (2019) Dilemas de la inclusión educativa en el Chile actual. Revista Educación Las Américas, 8, 80-92. https://doi.org/10.35811/rea.v8i0.7
Johnson, D W., Johnson, R T y Holubec, E. J. (1999). El aprendizaje cooperativo en el aula. Paidós.
Lata Doporto, S. y Castro Rodríguez, M. (2016). El aprendizaje cooperativo, un camino hacia la inclusión educativa. Revista Complutense de Educación, 27(3), 1085-1101. https://doi.org/10.5209/rev_RCED.2016.v27.n3.47441
Latorre Cosculluela, C., Liesa Orús, M. y Vázquez Toledo, S. (2018). Escuelas inclusivas: Aprendizaje coopertivo y TAC con alumnado con TDAH. Magis. Revista Intrenacional de Investigación en Educación, 10(21), 137-152. https://doi.org/10.11144
León, B., Felipe, E., Iglesias, D. y Latas, C. (2011). El aprendizaje cooperativo en la formación inicial del profesorado de Educación Secundaria. Revista de Educación, (354), 715-729. https://sede.educacion.gob.es/publiventa/descarga.action?f_codigo_agc=19698
León del Barco, B. y Latas Pérez, C. (2007). La formación en técnicas de aprendizaje cooperativo del profesor universitario en el contexto de la convergencia europea. Revista de Psicodidáctica, 12(2), 269-278. http://hdl.handle.net/10396/19590
Materechera, E. K. (2020). Inclusive education: Why it poses a dilemma to some teachers. International Inclusive education: why it poses a dilemma to some teachers, 24(7), 771-786. https://doi.org/10.1080/13603116.2018.1492640
Merino, S. y Merino, S. (2009). El trabajo en las aulas heterogéneas. Una experiencia institucional de formación continua del profesorado de inicial y primaria en la problemática de la diversidad sociocultural e institución escolar. Didáctica Geográfica, (10), 121-138. https://didacticageografica.age-geografia.es//index.php/didacticageografica/article/view/30
Ministerio de Educación de Chile [MINEDUC]. (2015a). Diversificación de la enseñanza. Decreto N° 83/2015. Aprueba criterios y orientaciones de adecuación curricular para estudiantes con necesidades educativas especiales de Educación Parvularia y Educación Básica. https://especial.mineduc.cl/wp-content/uploads/sites/31/2016/08/Decreto-83-2015.pdf
Ministerio de Educación de Chile [MINEDUC]. (2015b). Ley 20845. De inclusión escolar que regula la admisión de los y las estudiantes, elimina el financiamiento compartido y prohíbe el lucro en establecimientos educacionales que reciben aportes del Estado. Diario Oficial de la República de Chile. https://vlex.cl/vid/ley-num-20845-publicada-573151542
Ministerio de Educación de Chile [MINEDUC]. (2017a) Convivencia escolar. Orientaciones para la conformación y funcionamiento de los equipos de convivencia escolar en la escuela/liceo. https://bibliotecadigital.mineduc.cl/bitstream/handle/20.500.12365/555/MONO-472.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Ministerio De Educación de Chile [MINEDUC]. (2017b). Orientaciones sobre estrategias diversificadas de enseñanza para Educación Básica, en el marco del Decreto 83/2015. https://especial.Ministerio de Educación de Chile.cl/wp-content/uploads/sites/31/2017/05/OrientacionesD83-Web-2017.pdf
Molbaek, M. (2018). Inclusive teaching strategies – dimensions and agendas. International Journal of Inclusive Education, 22(10), 1048-1061. https://doi.org/10.1080/13603116.2017.1414578
Moriña Díez, A. (2011). Aprendizaje cooperativo para una educación inclusiva: Desarrollo del programa PAC en un aula de Educación Primaria. Estudios sobre Educación, 21, 199-216. https://idus.us.es/bitstream/handle/11441/97039/Aprendizaje%20cooperativo%20para%20una%20educaci%c3%b3n.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Muñoz Martínez, Y., Monge-López, C. y Torrego Seijo, J. C. (2020). Teacher education in cooperative learning and its influence on inclusive education. Improving Schools, 23(3), 277-290. https://doi.org/10.1177/1365480220929440
Norwich, B. (2008). Dilemmas of difference, inclusion and disability: international perspectives on placement. European Journal of Special Needs Education, 23(4), 287-304. https://doi.org/10.1080/08856250802387166
Organización de las Naciones Unidas para la Educción, la Ciencia y la Cultura (UNESCO) (2020). Informe de seguimiento de la educación en el mundo. América Latina y el Caribe. Inclusión y educación: Todos y todas sin excepción. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000374615
Perlado Lamo de Espinosa, I., Muñoz Martínez, Y. y Torrego Seijo, J. C. (2019). Implicaciones de la formación del profesorado en aprendizaje cooperativo para la educación inclusiva. Profesorado. Revista de Currículum y Formación del Profesorado, 23(4), 128-151. https://doi.org/10.30827/profesorado.v23i4.9468
Perlado Lamo de Espinosa, I., Muñoz Martínez, Y. and Torrego Seijo, J. C. (2021). Students with special educational needs and cooperative learning in the ordinary classroom: some learnings from teaching practice. Journal of Research in Special Educational Needs, 21(3), 211-221. https://doi.org/10.1111/1471-3802.12511
Pujolàs Maset, P. (2011). Aprendizaje cooperativo y educación inclusiva: Una forma práctica para que puedan aprender juntos alumnos diferentes Caribe OR. En R. Blanco (Ed.), Educación especial e inclusión educativa. Estrategias para el desarrollo de escuelas y aulas inclusivas (pp. 15-93). OREAL/UUNESCO. https://issuu.com/rosariomontero8/docs/pdf2
Pujolàs Maset, P (2012). Aulas inclusivas y aprendizaje cooperativo. Educatio Siglo XXI, 30(1), 89-112. http://dspace.uvic.cat/xmlui/bitstream/handle/10854/1998/artconlli_a2012_pujolas_pere_aulas_inclusivas.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Pujolàs Maset, P., Lago, J. R. y Naranjo, M. (2013). Aprendizaje cooperativo y apoyo a la mejora de las prácticas inclusivas. Revista de Investigación en Educación, 11(3), 207-218. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4736014
Ruffinelli, A. (2013). La calidad de la formación inicial docente en Chile: La perspectiva de los profesores principiantes. Calidad en la Educación, (39), 118-154. https://doi.org/10.31619/caledu.n39.80
Santos Rego, M. Á., Lorenzo Moledo, M. del M. y Priegue, Caamaño, D. (2013). (Red) conectando a los profesores para el desarrollo de la interculturalidad. Educación XXI, 16(1), 63-84. https://www.redalyc.org/pdf/706/70625886004.pdf
Slavin, R. E. (2011). Instruction based on cooperative learning. En R. E. Mayer y P. A. Alexander (Eds.), Handbook of research on learning and instruction (pp. 344-360). Taylor & Francis.
Völlinger, V. A. y Supanc, M. (2020). Student teachers’ attitudes towards cooperative learning in inclusive education. European Journal of Psychology of Education, 35(3), 727-749. https://doi.org/10.1007/s10212-019-00435-7
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Caso o artigo seja aceito para publicação, os autores permitem a cessão GRATUITA, EXCLUSIVA E INDEFINITA de seus direitos patrimoniais à Universidade Nacional (UNA, Costa Rica). Para obter mais detalhes, consultar a Carta de originalidade e cessão de direitos.
- Direitos de reutilização: a UNA concede aos AUTORS(AS) o direito de reutilizar para qualquer propósito, incluindo o auto arquivo, e a publicação na Internet ou em qualquer website da versão final aprovada e publicada (post print) do artigo, desde que seja feita para fins não lucrativos, não gere trabalho derivado sem autorização prévia e respeite as fontes de autoria.
- A oferta e possível publicação do artigo na Revista Electrónica Educare reger-se-á pelas suas políticas editoriais, pela regulamentação institucional da Universidade Nacional e pela legislação da República da Costa Rica. Além disso, quaisquer divergências futuras de opinião ou disputa serão resolvidas de acordo com os mecanismos de Resolução Alternativa de conflitos e a Jurisdição da Costa Rica.
- Em todos os casos, entende-se que as opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a posição e a opinião da Educare, CIDE ou da Universidade Nacional, Costa Rica. Entende-se também que, no exercício da liberdade acadêmica, os autores realizaram um rigoroso processo científico-acadêmico de pesquisa, reflexão e argumentação e que se enquadra na área temática de interesse da Revista.
- Os artigos publicados pela Revista Eletrônica Educare utilizam a Licença Creative Commons: