Consciência ambiental e mudança climática: Um estudo com professores de escolas primárias em treinamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.26-3.24

Palavras-chave:

Análise de conteúdo, mudança climática, consciência ambiental, intervenção educativa, formação de professores

Resumo

Introdução. A educação desempenha um papel como motor de mudança e transformação social, bem como no desenvolvimento de uma cidadania crítica e comprometida. Nesse contexto, a luta contra problemas globais, como as mudanças climáticas, exige ferramentas transversais, sistêmicas e afetivo-cognitivas. Objetivo. O presente estudo aborda esta questão num contexto de formação inicial de professores do ensino básico que tem como eixo central o desenvolvimento a consciência ambiental. Metodologia. Através de uma abordagem qualitativa, e a partir de um projeto próprio de análise de conteúdo suportado por software, um experimento de ensino orientado para este fim foi implementado e analisado. Conclusão. Os dados descrevem mudanças na consciência ambiental dos participantes que permitem identificar oportunidades de contribuir para a geração de um comportamento ambientalmente responsável no futuro trabalho docente dos professores do Ensino Primário em formação inicial.

Biografia do Autor

Sandra Laso-Salvador, Universidad de Valladolid

Doctora por la Universidad de Valladolid y Profesora de la Universidad de Valladolid (UVa) en el Departamento de Didáctica de las Ciencias Experimentales, Sociales y de la Matemática. Su investigación se enmarca en el campo de la Educación Científica y Ambiental, principalmente de futuros formadores.

José María Marbán-Prieto, Universidad de Valladolid

Doctor en Matemáticas y Profesor Titular de Universidad (PTUN) de la Universidad de Valladolid (UVa) en el Departamento de Didáctica de las Ciencias Experimentales, Sociales y de la Matemática. Sus principales líneas de investigación se enmarcan en el campo de la Educación Matemática, aunque ha colaborado en diferentes iniciativas relacionados con colectivos especialmente vulnerables en temas de discapacidad, de inmigración y de género. 

Mercedes Ruiz-Pastrana, Universidad de Valladolid

Licenciada y Doctora en Ciencias Químicas por la Universidad de Valladolid, es Profesora de Didáctica de las Ciencias Experimentales en la Facultad de Educación y Trabajo Social de la Universidad de Valladolid. Ha participado en diversos proyectos de investigación competitivos y ha publicado trabajos de investigación en revistas de prestigio internacionales y nacionales.

Referências

Álvarez-García, O., Sureda-Negre, J. y Comas-Forgas, R. (2015). Environmental education in pre-service teacher training: A literature review of existing evidence. Journal of Teacher Education for Sustainability, 17(1), 72-85. https://sciendo.com/article/10.1515/jtes-2015-0006

Álvarez-García, O., Sureda-Negre, J. y Comas-Forgas, R. (2018). Diseño y validación de un cuestionario para la alfabetización ambiental del profesorado de Primaria en formación inicial. Profesorado. Revista de Currículum y Formación del Profesorado, 22(2), 309-328. https://doi.org/10.30827/profesorado.v22i2.7725

Atherton, A. y Elsmore, P. (2007). Structuring qualitative enquiry in management and organization research: A dialogue on the merits of using software for qualitative data analysis. Qualitative Research in Organizations and Management, 2(1), 62-77. http://dx.doi.org/10.1108/17465640710749117

Barraza, L., y Castaño, C. (2012). ¿Puede la enseñanza de la ciencia ayudar a construir una sociedad sostenible? Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, 16(2), 45-58. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=56724395004

Bourdieu, P. (2002). Capital cultural, escuela y espacio social. Siglo XXI.

Cervio, A. L. (2015). El análisis de datos cualitativos asistido por programas informáticos. Notas desde experiencias de enseñanza en posgrados en ciencias sociales. Revista Latinoamericana de Metodología de la Investigación Social, 5(10), 63-79. http://relmis.com.ar/ojs/index.php/relmis/article/view/161/128

Cook, J., Oreskes, N., Doran, P. T., Anderegg, W. R. L., Verheggen, B., Maibach, E. W., Carlton, J. S., Lewandowsky, S., Skuce, A. G., Green, S. A., Nuccitelli, D., Jacobs, P., Richardson, M., Winkler, B., Painting, R. y Rice, K. (2016).Consensus on consensus: A synthesis of consensus estimates on human-caused global warming. Environmental Research Letters, 11(4), 1-8. https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1748-9326/11/4/048002/pdf

Cruz, J. P. y Tantengco, N. S. (2017). Students’ environmental awareness and practices: Basis for development of advocacy program. Jurnal Indonesia Untuk Kajian Pendidikan, 2(1), 43-64. https://ejournal.upi.edu/index.php/mimbardik/article/view/6022/4068

Dawson, V. y Carson, K. (2017). Using climate change scenarios to assess high school students’ argumentation skills. Research in Science & Technological Education, 35(1), 1-16. https://doi.org/10.1080/02635143.2016.1174932

Escalante Gómez, E. (2009). Perspectivas en el análisis cualitativo. Theoria, 18(2), 55-67. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=29917006005

Friese, S. (2019). Qualitative data analysis with ATLAS.ti. Sage.

Gomera Martínez, A., Villamandos de la Torre, F. y Vaquero Abellán, M. (2012). Medición y categorización de la conciencia ambiental del alumnado universitario: Contribución de la universidad a su fortalecimiento. Profesorado. Revista de currículum y formación del profesorado, 16(2), 213-238. https://recyt.fecyt.es/index.php/profesorado/article/view/43725/25606

Intergovernmental Panel on Climate Change (2021). Summary for policymakers. En Climate Change 2021: The Physical Science Basis. Contribution of Working Group I to the Sixth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change (pp. 1-32). Cambridge University Press. https://www.ipcc.ch/report/ar6/wg1/downloads/report/IPCC_AR6_WGI_SPM.pdf

Laso Salvador, S., Marbán Prieto, J. M. y Ruiz Pastrana, M. (2019). Diseño y validación de una escala para la medición de conciencia ambiental en los futuros maestros de Primaria. Profesorado. Revista de Currículum y Formación del Profesorado, 23(3), 297-316. https://doi.org/10.30827/profesorado.v23i3.11181

Laso Salvador, S., Ruiz Pastrana, M. y Marbán Prieto, J. M. (2018). Design of hypothetical trayectories of learning for the improvement of the environmental awareness. Journal of Science Education, 19(1), 17-31.

Lopera Pérez, M. y Villagrá Sobrino, S. (2020). Alfabetización climática en la formación inicial y continua de docentes. Uni-Pluriversidad, 20(1), 80-99. https://doi.org/10.17533/udea.unipluri.20.1.05

Madhawa Nair, S. M., Rashid Mohamed, A. R. y Marimuthu, N. (2013). Malaysian teacher trainees’ practices on science and the relevance of science education for sustainability. International Journal of Sustainability in Higher Education, 14(1), 71-89. https://doi.org/10.1108/14676371311288967

Mochizuki, Y. y Bryan, A. (2015). Climate change education in the context of education for sustainable development: Rationale and principles. Journal of Education for Sustainable Development, 9(1), 4-26. https://doi.org/10.1177/0973408215569109

Nuevalos Ruiz, C. (1997). Desarrollo moral y valores ambientales [Tesis doctoral]. Universidad de Valencia. https://roderic.uv.es/bitstream/handle/10550/15379/nuevalos.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Prados Pérez, E. R. (2022). Acometer el desafío de enfrentar el cambio climático: La búsqueda de la sostenibilidad medioambiental y social. Revista Direitos Culturais, 17(41), 267-282.

San Martín Cantero, D. (2014). Teoría fundamentada y Atlas. ti: Recursos metodológicos para la investigación educativa. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 16(1), 104-122. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1607-40412014000100008

Sharma, A. (2012). Global climate change: What has science education got to do with it? Science & Education, 21(1), 33-53. https://doi.org/10.1007/s11191-011-9372-1

Stevenson, R. B., Nicholls, J. y Whitehouse, H. (2017). What is climate change education? Curriculum Perspectives, 37(1), 67-71. https://doi.org/10.1007/s41297-017-0015-9

Strauss, A. y Corbin, J. (1998). Grounded theory methodology: An overview. En N. K. Denzin y Y. Lincoln (Eds.), Handbook of qualitative research (pp. 273-285). Sage.

Tavares, A. O., Areia, N. P., Mellett, S., James, J., Intrigliolo, D. S., Couldrick, L. B. y Berthoumieu, J.-F. (2020). The European media portrayal of climate change: Implications for the social mobilization towards climate action. Sustainability, 12(20), 1-13. https://doi.org/10.3390/su12208300

Tuncer Teksoz, G., Boone, J. W., Tuzun, O. Y. y Oztekin, C. (2014). An evaluation of the environmental literacy of preservice teachers in Turkey through Rasch analysis. Environmental Education Research, 20(2), 202-227. https://doi.org/10.1080/13504622.2013.768604

United Nations Development Programme y University of Oxfor. (2021). Peoples’ climate vote. Results. United Nations Development Programme and University of Oxford. https://www.undp.org/library/peoples-climate-vote

United Nations Framework Convention on Climate Change. (1992). United Nations framework convention on climate change. https://unfccc.int/resource/docs/convkp/conveng.pdf

United Nations Framework Convention on Climate Change. (2015). Paris Agreement. https://unfccc.int/sites/default/files/english_paris_agreement.pdf

Varela-Losada, M., Arias-Correa, A. y Vega-Marcote, P. (2018). Training teachers committed to climate change mitigation. En U. M. Azeiteiro, W. Leal Filho y L. Aires (Eds.), Climate literacy and innovations in climate change education (pp. 307-321). Springer.

Publicado

2022-08-22

Como Citar

Consciência ambiental e mudança climática: Um estudo com professores de escolas primárias em treinamento (S. Laso-Salvador, J. M. Marbán-Prieto, & M. Ruiz-Pastrana , Trads.). (2022). Revista Electrónica Educare, 26(3), 1-23. https://doi.org/10.15359/ree.26-3.24

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Consciência ambiental e mudança climática: Um estudo com professores de escolas primárias em treinamento (S. Laso-Salvador, J. M. Marbán-Prieto, & M. Ruiz-Pastrana , Trads.). (2022). Revista Electrónica Educare, 26(3), 1-23. https://doi.org/10.15359/ree.26-3.24

Comentarios (ver términos de uso)