Radiografias adultocentrismo no espaço educativo: tensões face ao protagonismo das crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.26-3.26

Palavras-chave:

Protagonismo, adultocentrismo, gênero, escola, participação, infância, cidadania

Resumo

Objetivo. A pesquisa procura radiografar como as interações entre o adultocentrismo e o exercício do protagonismo da infância se expressam em contextos educacionais. Método. O desenho metodológico pressupõe elementos derivados da Pesquisa-Ação Participante por meio de estratégias dialógicas de produção de informação, como técnicas espaciais gráficas, teatro social, grupos de discussão e, no caso da idade adulta, entrevistas. Participaram deste estudo 21 pessoas, 4 professores e 15 estudantes entre 10 e 12 anos, pertencentes a um centro educacional no Chile. As dimensões de análise foram: adultocentrismo, protagonismo da infância, relações entre vida adulta e infância e diversidade de gênero. A análise dos dados baseou-se no processo de codificação aberta, axial e seletiva, permitindo o surgimento de no-vas categorias. Resultados. Os principais resultados do estudo dão conta de uma categoria principal, a interação entre adultocentrismo e protagonismo, que se expressa em 5 subcatego-rias, Relações de poder, organização e tomada de decisões, diversidades, tratamento e afetos, tecnologias em disputa e perspectiva e estereótipos de gênero. Conclusões e recomendações. A pesquisa promove práticas de sala de aula mais abertas e democráticas no campo edu-cacional, o que permite ao corpo docente gerar um trabalho colaborativo co-construído e situ-ado, a fim de favorecer a autonomia de meninas e meninos. Em suas implicações práticas, esta pesquisa permite considerar as opiniões das crianças na elaboração dos planos que as escolas do Chile devem implementar, como a convivência escolar e a educação para a cidadania.

Biografia do Autor

Siu Lay-Lisboa, Universidad Católica del Norte

Psicóloga, Máster en intervención social, Máster en investigación para la Educación y Doctora en investigación e innovación en Educación. Académica de la Escuela de Psicología (UCN-Chile). Sub-directora del Observatorio de Investigación Interdisciplinar de Educación para la Ciudadanía, OIIEC-UCN.

Fernanda Armijo-Rodríguez, Universidad Católica del Norte

Licenciada en Psicología.

Camila Calderón-Olivares, Universidad Católica del Norte

Licenciada en Psicología.

José Flores-Acuña, Universidad Católica del Norte

Licenciado en Psicología.

Javier Mercado-Guerra, Universidad Católica del Norte

Licenciado en Historia de la Universidad de Chile, Profesor de Historia, Geografía y Ciencias Sociales por la Universidad de Antofagasta, Magíster en Estudios Latinoamericanos por la Universidad de Chile, Máster y Doctor en Antropología Social por la Universidad de Barcelona. Académico de la Escuela de Educación de la Universidad Católica del Norte y director del Proyecto UCN1895 Educación, Ciudadanía e Interculturalidad.

Referências

Abramowski, A. (2010). Maneras de querer. Los afectos docentes en las relaciones pedagógicas. Paidós.

Astorga-Aguilar, C. y Schmidt-Fonseca, I. (2019). Peligros de las redes sociales: Cómo educar a nuestros hijos e hijas en ciberseguridad. Revista Electrónica Educare, 23(3), 1-24. https://doi.org/10.15359/ree.23-3.17

Azúa, X., Lillo, D. y Saavedra, P. (2019). El desafío de una educación no sexista en la formación inicial: Prácticas docentes de educadoras de párvulo en escuelas públicas chilenas. Calidad en la Educación, (50), 49-82: https://dx.doi.org/10.31619/caledu.n50.721

Ball, S. J. (Comp.). (1993). Foucault y la educación. Disciplinas y saber. Morata.

Baraúna Teixeira, T. y Motos Teruel, T. (2009). De Freire a Boal. Pedagogía del oprimido. Teatro del Oprimido. Ñaque Editora.

Barriga-Redel, G., Briceño Saavedra, M. y Lay-Lisboa, S. (2021). Poderes que educan: Arquitextura, estéticas y discursos de la relación pedagógica universitaria. Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto, 2(3), 31-50.

Batallán, G. y Campanini, S. (2008). La participación política de niñ@s y jóvenes-adolescentes: Contribución al debate de la democratización de la escuela. Cuadernos de Antropología Social, (28), 85-106. http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/CAS/article/view/4315/3831

Cabrera Núñez, S. y Cabello Delfino, M. (2011). Propuesta innovadora para la promoción de la educación en y para la diversidad como factor protector en la Unidad Educativa Colegio Josefa Gómez de Delfino: Educación: Una para todos y todos para una. Revista de Investigación, 35(72), 65-86. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3814566

Canales Cerón, M. (Editor). (2006). Metodologías de investigación social. Introducción a los oficios. LOM.

Castro Pérez, M. y Morales Ramírez, M. E. (2015). Los ambientes de aula que promueven el aprendizaje, desde la perspectiva de los niños y niñas escolares. Revista Electrónica Educare, 19(3), 1-32. https://dx.doi.org/10.15359/ree.19-3.11

Corbin J. y Strauss, A. (2015). Basics of qualitative research. Techniques and procedures for developing grounded theory (4.a ed.). Sage.

Cussiánovich, A. (2007). Aprender la condición humana. Ensayo sobre pedagogía de la ternura. Ifejant.

Duarte Quapper, C, (2012). Sociedades adultocéntricas: Sobre sus orígenes y reproducción. Última Década, 20(36), 99-125. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-22362012000100005

Figueroa Grenett, C. (2016). ¿Ciudadanía de la niñez? Hallazgos de investigación sobre el movimiento por una cultura de derechos de la niñez y adolescencia en Chile. Última Década, 24(45), 118-139. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-22362016000200007

Foucault, M. (1984). Vigilar y castigar. Nacimiento de la prisión. Siglo XXI.

Fondo de las Naciones Unidas para la Infancia. (2013). Superando el adultocentrismo. https://docplayer.es/6810003-Superando-el-adultocentrismo.html

Freire, P. (2017). Pedagogía de la autonomía. Saberes necesarios para la práctica educativa. Siglo XXI Editores.

Gaitán Muñoz, L. (2006). El bienestar social de la infancia y los derechos de los niños. Política y Sociedad, 43(1), 63-80. https://revistas.ucm.es/index.php/POSO/article/view/POSO0606130063A/22657

Gaitán, L. (2014). De “menores” a PROTAGONISTAS. Los derechos de los niños en el trabajo social. Impulso a la Acción Social y Consejo General del Trabajo Social.

Gallo, S. (2012). Estúpida retórica: Algunas consideraciones sobre riesgo, libertad y educación. En Grupo de Estudios J. D. Gómez Rojas (Eds.), Educación anarquista. Aprendizajes para una sociedad libre (Vol. 1, pp. 49-66). Editorial Eleuterio. https://www.academia.edu/39659230/Educaci%C3%B3n_Anarquista_Aprendizajes_para_una_sociedad_libre_

García Fernández, F. (2009). Nativos interactivos. Los adolescentes y sus pantallas: Reflexiones educativas. Foro Generaciones Interactivas. Foro Generaciones Interactivos https://issuu.com/generacionesinteractivas/docs/1.nativos_interactivos

García Villanueva, J., Becerril Iturriaga, A. y Hernández Ramírez, C. (2019). Alumnas tranquilas: Una categoría social para analizar la participación de las estudiantes en la escuela desde un enfoque de género. Revista de Estudios y Experiencias en Educación, 18(38), 41-54. http://dx.doi.org/10.21703/rexe.20191838garcia3

Gibbs, G. (2012). El análisis de datos cualitativos en investigación cualitativa. Morata. https://www.academia.edu/33412125/El_an%C3%A1lisis_de_datos_cualitativos_en_Investigaci%C3%B3n_Cualitativa_Spanish_Edition

Gimeno Sacristán, J. (2003): El alumno como invención. Morata.

Giroux, H. A. (2004). La inocencia robada: Juventud, multinacionales y política cultural. Morata.

Gutiez Cuevas, P. (2000). La diversidad-sociocultural en el currículum de los centros educativos. Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, 4(1),1-13. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=56751266004

Hart, R. A. (1993). La participación de los niños: De la participación simbólica a la participación auténtica. UNICEF.

Ibáñez, J. (2003). Más allá de la sociología. El grupo de discusión. Teoría y práctica. Siglo XXI.

Lay-Lisboa, S. y Montañés, M. (2017). ¿Escuela adultocéntrica, contraadultocéntrica, exoadultocéntrica, academicista? La infancia nos habla de relaciones transformadoras en el espacio educativo. International Journal of Sociology of Education, 6(3), 323-349. http://dx.doi.org/10.17583/rise.2017.2500

Lay-Lisboa, S. y Montañés Serrano, M. (2018). De la participación adultocéntrica a la disidente: La otra participación infantil. Psicoperspectivas. Individuo y Sociedad,17(2), 1-12. https://doi.org/10.5027/psicoperspectivas-Vol17-Issue2-fulltext-1176

Lay-Lisboa, S., Araya-Bolvarán, E., Marabolí-Garay, C., Olivero-Tapia, G. y Santander-Andrade, C. (2018). Protagonismo infantil en la escuela. Las relaciones pedagógicas en la construcción de ciudadanía. Sociedad e Infancias, 2, 147-170. https://revistas.ucm.es/index.php/SOCI/issue/view/3353

Liebel, M. (2019). Infancias dignas, o cómo descolonizarse. Ifejant.

Liebel, M. y Martínez Muñoz, M. (Coords.). (2009). Infancia y derechos humanos. Hacia una ciudadanía participante y protagónica. Ifejant.

Martin, F., Hunt, B., Wang, C., y Brooks, E. (2020). Middle school student perception of technology use and digital citizenship practices. Computers in the Schools, 37(3), 1-20. https://doi.org/10.1080/07380569.2020.1795500

Martínez Martín, I. (2016). Construcción de una pedagogía feminista para una ciudadanía transformadora y contra-hegemónica. Foro de Educación, 14(20), 129-151. https://www.forodeeducacion.com/ojs/index.php/fde/article/view/415/329

Mercer, R., Szulik, D., Ramírez, M. C. y Molina, H. (2008). Del derecho a la identidad al derecho a las identidades. Un acercamiento conceptual al género y el desarrollo temprano en la infancia. Revista Chile de Pediatría, 89(1), 37-45. http://dx.doi.org/10.4067/S0370-41062008000700007

Miranda-Novoa M. (2012). Diferencia entre la perspectiva de género y la ideología de género. Díkaion, 21(2), 337-356. https://doi.org/10.5294/dika.2012.21.2.1

Montañés Serrano, M. (2009). Metodología y técnica participativa. Teoría y práctica de una estrategia de investigación participativa. Editorial UOC.

Osorio Correa, E. (31 de julio-2 de agosto, 2003). La participación infantil desde la recreación. En III Simposio Nacional de Vivencias y Gestión en Recreación. Coldeportes/Funlibre.

Pavez Soto, I. (2012). Sociología de la infancia: Las niñas y los niños como actores sociales. Revista de Sociología, (27), 81-102. https://revistadesociologia.uchile.cl/index.php/RDS/article/view/27479

Sandoval Casilimas, C. A. (2002). Investigación cualitativa. Arfo https://www.researchgate.net/publication/260391308_Investigacion_Cualitativa

Segato, R. (2018). Contra-pedagogías de la crueldad. Prometeo.

Trilla, J. y Novella, A. (2001). Educación y participación social de la infancia. Revista Iberoamericana de Educación, (26), 137-164. https://rieoei.org/historico/documentos/rie26f.htm

Trilla Bernet, J. y Novella Cámara, A. M. (2011). Participación, democracia y formación para la ciudadanía. Los consejos de infancia. Revista de Educación, 356, 23-43. https://www.researchgate.net/publication/277262782_Participacion_democracia_y_formacion_para_la_ciudadania_Los_consejos_de_infancia

Van Manen, M. (2018). El tacto en la enseñanza. El significado de la sensibilidad pedagógica. Paidós.

Voltarelli, M. A. (2018). Los temas del protagonismo y la participación infantil en las producciones sudamericanas. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 16(2), 741-756. https://doi.org/10.11600/1692715x.16207

Yáñez-Yáñez, S. y Lay-Lisboa, S. (2019). Niñez y feminismo: Tensiones entorno a la socialización de género. Tierra Nueva, 16, (16) 65-85.

Publicado

2022-08-22

Como Citar

Radiografias adultocentrismo no espaço educativo: tensões face ao protagonismo das crianças (S. Lay-Lisboa, F. Armijo-Rodríguez, C. Calderón-Olivares, J. Flores-Acuña, & J. Mercado-Guerra , Trads.). (2022). Revista Electrónica Educare, 26(3), 1-27. https://doi.org/10.15359/ree.26-3.26

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Radiografias adultocentrismo no espaço educativo: tensões face ao protagonismo das crianças (S. Lay-Lisboa, F. Armijo-Rodríguez, C. Calderón-Olivares, J. Flores-Acuña, & J. Mercado-Guerra , Trads.). (2022). Revista Electrónica Educare, 26(3), 1-27. https://doi.org/10.15359/ree.26-3.26

Comentarios (ver términos de uso)