Educação patrimonial em imóveis pré-coloniais: Existem diferenças na aprendizagem de acordo com os modelos de apresentação dos sítios arqueológicos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.26-2.9

Palavras-chave:

Aprendizagem, ensino de ciências sociais, educação patrimonial, patrimônio cultural, Peru

Resumo

Introdução. Masriera i Esquerra (2007, 2008) afirma que nos sítios arqueológicos reconstruídos evidenciam a existência de uma real aprendizagem no grupo de estudantes, porém nos modelos consolidados existe uma desaprendizagem. Objetivo. Especificar se há diferenças de aprendizagem de acordo com os modelos de apresentação de sítios arqueológicos entre estudantes do curso de Arqueologia peruana. Metodologia. A pesquisa é do tipo quantitativa e descritiva. O desenho escolhido é transversal não experimental. A amostra é do tipo não probabilística, composta por 54 estudantes do 2º ciclo do curso de Arqueologia Peruana. A entrevista e a observação foram aplicadas através de 2 questionários (IEQA- 1a e IEQA-4d) e 2 listas de verificação (IEQA-2b e IEQA-3c). O teste de normalidade de Kolmogorov-Smirnov e o teste não paramétrico U de Mann-Whitney também foram usados. Resultados. O aprendizado conceitual dos estudantes no sitio consolidado é médio (Me = 11) e no reconstruído é alto (Me = 13), mas uma assimilação média significativa foi evidenciada neste modelo. O aprendizado processual no local reconstruído é alto (Me = 7); enquanto no consolidado é baixo (Me = 4). Por fim, a aprendizagem atitudinal no site consolidado é alta (Me = 41); enquanto no reconstruído é muito alto (Me = 44). Conclusões. Os resultados mostram que existem diferenças significativas na aprendizagem procedimental e atitudinal dos estudantes que participaram do imóvel pré-colonial consolidado e reconstruído. No entanto, essa realidade não se manifesta na assimilação de conteúdos conceituais.

Biografia do Autor

Iván Ernesto Quijano-Araníbar, Universidad Nacional Mayor de San Marcos

Máster en Educación con mención en Docencia Universitaria por la Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM). Licenciado en Educación por la Universidad Nacional Federico Villarreal (UNFV) y Licenciado en Arqueología por la UNMSM. Sus líneas de investigación tratan sobre educación patrimonial, didáctica del patrimonio en yacimientos arqueológicos y museos pedagógicos.

Referências

Ballart, J. (1997). El patrimonio histórico y arqueológico: Valor y uso. Ariel.

Bardavio Novi, A. y Mañé Orozco, S. (2017). La arqueología en la enseñanza obligatoria. El ejemplo del campo de aprendizaje de la Noguera. Revista Otarq, 2, 331-345. https://doi.org/10.23914/otarq.v0i2.127

Cázares Aponte, L. y Cuevas de la Garza, J. F. (2007). Planeación y evaluación basadas en competencias. Fundamentos y prácticas para el desarrollo de competencias docentes, desde preescolar hasta el posgrado. Trillas.

Coll, C., Pozo, J. I., Sarabia, B. y Valls, E. (1994). Los contenidos en la Reforma. Enseñanza y aprendizaje de conceptos, procedimientos y actitudes. Santillana. https://www.academia.edu/42170163/Cesar_Coll_Juan_Ignacio_Pozo_Bernabe_Sarabia_Enric_Valls_Los_contenidos_de_la_reforma_Ense%C3%B1anza_y_aprendizaje_de_conceptos_procedimientos_y_actitudes

Coma Quintana, L. (2011). Actividades educativas y didáctica del patrimonio en las ciudades españolas. Análisis, estado de la cuestión y valoración para una propuesta de modelización [Tesis de doctorado, Universidad de Barcelona]. http://www.tesisenred.net/handle/10803/52205

Contreras Ampuero, G. M. y Venturo Huares, R. V. (2017). Proyecto educativo Caminantes del Qhapaq Ñan. En Y. Pérez Ramos y G. de la Torre Villalpando (Coords.), Estudios sobre conservación, restauración y museología (Vol. 4, pp. 15-25). Instituto Nacional de Antropología e Historia. https://revistas.inah.gob.mx/index.php/estudiosconservacion/issue/view/issue810/issue810

Cuenca López, J. M. (2014). El papel del patrimonio en los centros educativos: Hacia la socialización patrimonial. Tejuelo, (19), 76-96. http://rabida.uhu.es/dspace/bitstream/handle/10272/7927/El_papel_del_patrimonio.pdf?sequence=2

Cuenca López, J. M., Estepa Giménez, J. y Martín Cáceres, M. J. (2011). El patrimonio cultural en la educación reglada. Patrimonio Cultural de España, (5), 45-57. http://rabida.uhu.es/dspace/bitstream/handle/10272/9437/El_patrimonio_cultural.pdf?sequence=2

Estepa Giménez, J., Domínguez Domínguez, C. y Cuenca López, J. M. (1998). La enseñanza de valores a través del patrimonio. En A. M. Filella Pujol (Coord.), Los valores y la didáctica de las ciencias sociales. Actas del 9 Simposium de Didáctica de las Ciencias Sociales (pp. 327-336). Universitat de Lleida. https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=466

Flores Antezana, G. (2015). Valoración del patrimonio arqueológico de Vilca para construir identidad cultural en estudiantes de Educación Secundaria de Chuya [Tesis de maestría, Universidad San Ignacio de Loyola]. http://repositorio.usil.edu.pe/bitstream/USIL/2044/2/2015_Flores_Valoración.pdf

Fontal Merillas, O. (2013). Estirando hasta dar la vuelta al concepto de patrimonio. En O. Fontal Merillas (Coord.), La educación patrimonial. Del patrimonio a las personas (pp. 9-22). Trea.

García Macías, N. I. (2009). Arqueología y educación. Una propuesta didáctica para la enseñanza de la arqueología en la educación secundaria. Instituto Nacional de Antropología e Historia. https://www.mediateca.inah.gob.mx/repositorio/islandora/object/libro%3A396

George, D. y Mallery, P. (2003). SPSS for Windows Step by Step: A simple guide and reference (11.0 update). Answers to selected exercises (4.a ed.). Allyn & Bacon.

González Madueño, C. (2012). El rol educativo de la arqueología y la didáctica del patrimonio arqueológico. Experiencias y propuestas. Arqueología y Sociedad, (25), 415-435. https://doi.org/10.15381/arqueolsoc.2012n25.e12382

Hulley, S. B., Cummings, S. R., Browner, W. S., Grady, D. G. y Newman, T. B. (2014). Diseño de investigaciones clínicas (Trad. M. J. del Sol y A. Díez, 4.a ed.). Wolters Kluwer Health.

López-Menchero Bendicho, V. M. (2012). Manual para la puesta en valor del patrimonio arqueológico al aire libre. Ediciones Trea.

Martínez Gil, T. (2014). El patrimoni religiòs medieval: Anàlisi, problemàtica i disseny d’estratègies didàctiques als immobles de les diòcesis catalanes [Tesis de doctorado, Universidad de Barcelona]. http://hdl.handle.net/2445/63425

Masriera i Esquerra, C. (2007). Anàlisi dels espais de presentació arqueològics de l’ edat dels metalls [Tesis de doctorado, Universidad de Barcelona]. http://diposit.ub.edu/dspace/handle/2445/41453

Masriera i Esquerra, C. (2008). Presentación del patrimonio arqueológico: Ruinas «versus» reconstrucciones. ¿Qué entiende más el público? Íber. Didáctica de las Ciencias Sociales, Geografía e Historia, (57), 39-51.

Ministerio de Cultura. (04 de octubre de 2014). Aprueban reglamento de intervenciones arqueológicas. Decreto Supremo N° 003-2014-MC. El Peruano Diario Oficial, pp. 09-35. https://www.cultura.gob.pe/sites/default/files/archivosadjuntos/2017/07/ds003-2014-mc-ria.pdf

Pérez-Juez Gil, A. (2006). Gestión del patrimonio arqueológico. El yacimiento como recurso turístico. Ariel.

Pérez Rocha, M. I. (2012). Fortalecimiento de las competencias investigativas en el contexto de la educación superior en Colombia. Revista de Investigaciones UNAD, 11(1), 9-34. https://doi.org/10.22490/25391887.770

Quijano-Araníbar, I. E. (2018). El uso de la arqueología experimental como recurso didáctico en el proceso de aprendizaje: Una experiencia educativa en estudiantes de administración turística de Lima, Perú. Revista Electrónica Educare, 22(3). https://doi.org/10.15359/ree.22-3.14

Quijano Araníbar, I. E. (2019). Arqueología experimental y competencias pedagógicas investigativas. Una propuesta desde la educación patrimonial en el Perú. Editorial Académica Española. https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=732585

Quijano Araníbar, I. E. (2020). Educación patrimonial y competencias pedagógicas investigativas en estudiantes de educación superior tecnológica de Lima, Perú. Cuadernos de Investigación Educativa, 11(1), 61-83. https://doi.org/10.18861/cied.2020.11.1.2943

Quijano Araníbar, I. E. y Santos Jimenez Carmen, O. (2020). Aprendizaje de los estudiantes de educación superior a través del itinerario en sitios arqueológicos de Lima, Perú. Educa UMCH. Revista sobre Educación y Sociedad, 15(1) 5-22 https://doi.org/10.35756/educaumch.202016.158

Santacana i Mestre, J. (2018). La arqueología y el reto de educar. En A. Egea Vivancos, L. Arias Ferrer y J. Santacana I Mestre (Eds.), Y la arqueología llegó al aula. La cultura material y el método arqueológico para la enseñanza de la historia y el patrimonio (pp. 9-21). Trea.

Santacana i Mestre, J. y Hernández Cardona, F. X. (1999). Enseñanza de la arqueología y la prehistoria. Problemas y métodos. Milenio.

Santacana i Mestre, J. y Masriera Esquerra, C. (2012). La arqueología reconstructiva y el factor didáctico. Trea.

Valderrama Zavala, Á. (2014). Sistema de talleres de arqueología en la educación básica regular. Arqueología y Sociedad, (28), 237-258. https://doi.org/10.15381/arqueolsoc.2014n28.e12250

Publicado

2022-04-07

Como Citar

Educação patrimonial em imóveis pré-coloniais: Existem diferenças na aprendizagem de acordo com os modelos de apresentação dos sítios arqueológicos? (I. E. Quijano-Araníbar , Trad.). (2022). Revista Electrónica Educare, 26(2), 1-24. https://doi.org/10.15359/ree.26-2.9

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Educação patrimonial em imóveis pré-coloniais: Existem diferenças na aprendizagem de acordo com os modelos de apresentação dos sítios arqueológicos? (I. E. Quijano-Araníbar , Trad.). (2022). Revista Electrónica Educare, 26(2), 1-24. https://doi.org/10.15359/ree.26-2.9

Comentarios (ver términos de uso)