Usos e abusos das redes sociais por estudantes espanhóis do ensino secundário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.26-3.20

Palavras-chave:

Redes sociais, adolescência, identidade, relação entre pares, direito à privacidade

Resumo

Objetivo. Este artigo concentra sua atenção nas percepções que os adolescentes manifestam sobre o uso das redes sociais. Especificamente, seu objetivo principal é determinar quais aspectos relacionados às redes sociais preocupam os adolescentes da Corunha (Espanha). Metodologia. O estudo foi realizado sob uma metodologia quantitativa com desenho não experimental do tipo ex post facto, utilizando um questionário a que responderam 1144 adolescentes do 4º ESO (o Ensino Secundário Obrigatório). Resultados. Os resultados mostram que o vício e o engano são as questões que mais preocupam. Além disso, foram encontradas diferenças significativas entre os participantes: as mulheres estão mais atentas aos riscos e os homens, com baixo perfil de desempenho acadêmico, são mais ousados e se sentem mais condicionados em seu humor dependendo das redes sociais que utilizam. Conclusão. Os jovens conhecem os perigos das redes sociais, relutam em expor publicamente suas famílias e expressam diferentes percepções sobre sua própria imagem e a de seus amigos.

Biografia do Autor

Isabel Dans-Álvarez-de-Sotomayor, Universidade de Santiago de Compostela

Profesora Ayudante Doctor en el área de Didáctica y Organización Escolar en la Facultad de Ciencias de la Educación de la Universidad de Santiago de Compostela. Pertenece al grupo de investigación educativa Mestura. Sus líneas de investigación se focalizan en la formación del profesorado, innovación educativa, didáctica, educación digital y adolescencia.

Pablo César Muñoz-Carril, Universidade de Santiago de Compostela

Profesor Contratado Doctor en el área de Didáctica y Organización Escolar en la Facultad de Formación del Profesorado de la Universidad de Santiago de Compostela. Es coordinador del Grupo de Investigación Educativa MESTURA. Ha publicado más de un centenar de trabajos y artículos de investigación. Sus líneas de investigación se centran en la formación del profesorado, e-learning, educación digital, ecologías del aprendizaje y trabajo colaborativo en línea.

Mercedes González-Sanmamed, Universidade da Coruña

Doctora en Ciencias da Educación y Catedrática en la Universidad de A Coruña. Directora del grupo de investigación EIRA de la UDC. Es autora de más de doscientas publicaciones y ha participado en numerosas conferencias y ponencias en congresos y reuniones científicas. Sus líneas de investigación giran en torno a la formación del profesorado, la innovación y mejora de la enseñanza, y la educación digital.

Referências

Anderson, M. y Jiang, J. (31 de mayo de 2018). Teens, social media and technology 2018. Pew Research Center. https://www.pewresearch.org/internet/2018/05/31/teens-social-media-technology-2018/

Ballesteros Guerra, J. C. y Picazo Sánchez, L. (2019). Las TIC y su influencia en la socialización de adolescentes. Centro Reina Sofía sobre Adolescencia y Juventud. FAD. https://doi.org/10.5281/zenodo.3626905

Bauman, Z. (2000). Liquid modernity. Polity Press.

Bucknell Bossen, C. y Kottasz, R. (2020), Uses and gratifications sought by pre-adolescent and adolescent TikTok consumers. Young Consumers, 21(4), 463-478. https://doi.org/10.1108/YC-07-2020-1186

Chandra, A. (2016). Social networking sites and digital identity: The utility of provider adolescent communication. The Brown University Child and Adolescent Behavior Letter, 32(3), 1-7. https://doi.org/10.1002/cbl.30107

Cortes Generales, Jefatura del Estado. 6 de diciembre de 2018). Ley Orgánica 3/2018, de 5 de diciembre, de protección de datos personales y garantía de los derechos digitales. Boletín Oficial del Estado, núm. 294, pp. 119788-119857. https://www.boe.es/eli/es/lo/2018/12/05/3/dof/spa/pdf

Elogia. (5 de junio de 2018). Estudio anual redes sociales 2018. Iab.sspain. https://iabspain.es/estudio/estudio-anual-de-redes-sociales-2018/

European Commission (2020). Digital education action plan 2021-2027. Resetting education and training for the digital age. Publications Office of the European Union. https://eur-lex.europa.eu/legal-content/EN/TXT/PDF/?uri=CELEX:52020SC0209&from=EN

Fondevila-Gascón, J.-F., Gutiérrez-Aragón, Ó., Copeiro, M., Villalba-Palacín, V. y Polo-López, M. (2020). Influencia de las historias de Instagram en la atención y emoción según el género. Comunicar, 28(63), 41-50. https://doi.org/10.3916/C63-2020-04

García-Umaña, A. y Tirado-Morueta, R. (2018). Digital media behavior of school students: Abusive use of the internet. Journal of New Approaches in Educational Research, 7(2), 140-147. https://doi.org/10.7821/naer.2018.7.284

Garmendia, M., Jiménez, E., Karrera, I., Larrañaga, N., Casado, M. Á., Martínez, G. y Garitaonandia, C. (2019). Actividades, mediación, oportunidades y riesgos online de los menores en la era de la convergencia mediática. INCIBE. https://addi.ehu.es/handle/10810/49632

Gremmen, M. C., Berger, C., Ryan, A. M., Steglich, C. E. G., Veenstra, R. y Dijkstra, J. K. (2019). Adolescents’ friendships, academic achievement, and risk behaviors: Same-behavior and cross-behavior selection and influence processes. Child Development, 90(2), e192-e211. https://doi.org/10.1111/cdev.13045

González-Cortés, E., Córdoba-Cabús, A. y Gómez, M. (2020). Una semana sin smartphone: Usos, abuso y dependencia del teléfono móvil en jóvenes. Bordón. Revista de Pedagogía, 72(3), 105-121. http://doi.org/10.13042/Bordon.2020.79296

González-Ramírez, T. y López-Gracia, Á. (2018). La identidad digital de los adolescentes: Usos y riesgos de las tecnologías de la información y la comunicación. Relatec, 17(2), 73-85. http://dx.medra.org/10.17398/1695-288X.17.2.73

González-Sanmamed, M., Muñoz-Carril, P.-C. y Santos-Caamaño, F.-J. (2019). Key components of learning ecologies: A Delphi assessment. British Journal of Educational Technology, 50(4), 1639-1655. https://doi.org/10.1111/bjet.12805

González-Sanmamed, M., Sangrà, A., Souto-Seijo, A. y Estévez Blanco, I. (2020). Learning ecologies in the digital era: Challenges for higher education. Publicaciones, 50(1), 83-102. https://doi.org/10.30827/publicaciones.v50i1.15671

Hofstra, B., Corten, R. y Van Tubergen, F. (2016). Understanding the privacy behavior of adolescents on Facebook: The role of peers, popularity and trust. Computers in Human Behavior, 60, 611-621. https://doi.org/10.1016/j.chb.2016.02.091

Kappes, A., Harvey, A., Lohrenz, T., Montague, P. R. y Sharot, T. (2020). Confirmation bias in the utilization of others’ opinion strength. Nature Neuroscience, 23(1), 130-137. https://doi.org/10.1038/s41593-019-0549-2

Livingstone, S., Mascheroni, G. y Staksrud, E. (2018). European research on children’s internet use: Assessing the past and anticipating the future. NewMedia & Society, 20(3), 1103-1122. https://doi.org/10.1177/1461444816685930

Massip, M. (2018). Desconecta. La dieta digital para superar la adicción al móvil y hacer un uso adecuado de las nuevas tecnologías. Libros Cúpula.

McDougall, J., Brites, M.-J., Couto, M.-J. y Lucas, C. (2019). Digital literacy, fake news and education. Culture and Education, 31(2), 203-212. https://doi.org/10.1080/11356405.2019.1603632

Müller, K. W., Dreier, M., Beutel, M. E., Duven, E., Giralt, S. y Wölfling, K. (2016). A hidden type of Internet addiction? Intense and addictive use of social networking sites in adolescence. Computers in Human Behaviour, 55, 172-177. https://doi.org/10.1016/j.chb.2015.09.007

Oberst, U., Wegmann, E., Stodt, B., Brand, M. y Chamarro, A. (2017). Negative consequences from heavy social networking in adolescents: The mediating role of fear of missing out. Journal of adolescence, 55(1), 51-60. https://doi.org/10.1016/j.adolescence.2016.12.008

Orosco Fabián, J. R. y Pomasunco Huaytalla, R. (2020). Adolescentes frente a los riesgos en el uso de las TIC. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 22, 1-13. https://doi.org/10.24320/redie.2020.22.e17.2298

Pérez de Albéniz Garrote, M. G. y Medina Gómez, M. B. (2016). Relación entre las conductas de abuso de sustancias tóxicas y de smartphones en la adolescencia con la variable de personalidad búsqueda de sensaciones. Revista INFAD de Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 1(1), 185-194. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2016.n1.v1.151

Piqueras-Rodríguez, J. A., García-Oliva, C. y Marzo, J. C. (2019). Uso problemático de Internet en adolescentes: Relación con sexo, edad, nivel socioeconómico y frecuencia de uso de internet. Acción Psicológica, 16(2), 129-146. https://doi.org/10.5944/ap.16.2.22382

Real Academia Española. (2021). Posverdad. En Diccionario de la Lengua Española (23.a ed.). https://dle.rae.es/posverdad?m=form

Rial Boubeta, A., Gómez Salgado, P., Isorna Folgar, M., Araujo Gallego, M. y Varela Mallou, J. (2015). EUPI-a: Escala de uso problemático de internet en adolescentes. Desarrollo y validación psicométrica. Adicciones, 27(1), 47-63. https://doi.org/10.20882/adicciones.193

Salaverría, R., Buslón, N., López-Pan, F., León, B., López-Goñi, I. y Erviti, M.-C. (2020). Desinformación en tiempos de pandemia: Tipología de los bulos sobre la Covid-19. El profesional de la información, 29(3), 1-15. https://doi.org/10.3145/epi.2020.may.15

Santana-Vega, L. E., Gómez-Muñoz, A.-M. y Feliciano-García, L. (2019). Uso problemático del móvil, fobia a sentirse excluido y comunicación familiar de los adolescentes. Comunicar, 27(59), 39-47. https://doi.org/10.3916/C59-2019-04

Shin, W. y Kang, H. (2016). Adolescents’ privacy concerns and information disclosure online: The role of parents and the internet. Computers in Human Behavior, 54, 114-123. https://doi.org/10.1016/j.chb.2015.07.062

Smahel, D., Machackova, H., Mascheroni, G., Dedkova, L., Staksrud, E., Ólafsson, K., Livingstone, S. y Hasebrink, U. (2020). EU Kids Online 2020: Survey results from 19 countries. EU Kids Online. https://doi.org/10.21953/lse.47fdeqj01ofo

Suárez-Perdomo, A., Byrne, S. y Rodrigo, M.-J. (2018). Evaluación de la calidad ética y del contenido de los recursos online para padres. Comunicar, 26(54), 19-28. https://doi.org/10.3916/C54-2018-02

Publicado

2022-08-22

Como Citar

Usos e abusos das redes sociais por estudantes espanhóis do ensino secundário (I. Dans-Álvarez-de-Sotomayor, P. C. Muñoz-Carril, & M. González-Sanmamed , Trads.). (2022). Revista Electrónica Educare, 26(3), 1-16. https://doi.org/10.15359/ree.26-3.20

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Usos e abusos das redes sociais por estudantes espanhóis do ensino secundário (I. Dans-Álvarez-de-Sotomayor, P. C. Muñoz-Carril, & M. González-Sanmamed , Trads.). (2022). Revista Electrónica Educare, 26(3), 1-16. https://doi.org/10.15359/ree.26-3.20

Comentarios (ver términos de uso)