Progressões na compreensão de concepções pedagógicas em professores em formação avançada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.27-3.17184

Palavras-chave:

Formação avançada, aprendendo, trajetórias, pensamento

Resumo

Objetivo. Determinar as diferenças que existem nas trajetórias de pensamento para a apropriação de conceitos pedagógicos entre estudantes com formação universitária inicial em educação e aqueles que não possuem essa formação. Essas trajetórias são desenvolvidas num curso de Ensino para a Compreensão (EpC) do Mestrado em Pedagogia de uma universidade colombiana. Metodologia. Foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de questionários, diários de campo e rotinas de pensamento. Esses foram aplicados a 58 estudantes do Mestrado em Pedagogia pertencentes a três coortes (2013-2014), que participaram do curso EpC. Resultados. Foram identificadas diferenças nas trajetórias de construção de conceitos pedagógicos (ensino, aprendizagem, didática, avaliação, compreensão e pesquisa em sala de aula) entre aqueles que chegam ao mestrado com formação prévia em educação e aqueles que não possuem tal formação. Conclusões. O conhecimento dessas diferenças constitui um contributo para a concepção de programas de formação avançada de professores. Por outro lado, as trajetórias de pensamento são baseadas numa reflexão teórica e prática sobre o estudante e a relação professor-estudante.

Biografia do Autor

Rosa Julia Guzmán-Rodríguez, Universidad de La Sabana

Posdoctorado en Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, Universidad Católica de Sao Paulo - CLACSO Buenos Aires. Doctorado en Educación, Universidad de Nova, Fort Lauderdale, Florida, Estados Unidos. Maestría en Investigación y Desarrollo Educativo, Centro Internacional de Educación y Desarrollo Humano.  Psicología Educativa, Universidad de La Sabana. Actualmente es directora del Doctorado en Educación de la Universidad de La Sabana, Colombia.

José Eduardo Cifuentes-Garzón, Universidad de La Sabana

Doctor en Educación y Sociedad, Universidad de La Salle. Con Estudios en Alta Investigación Posdoctoral en Educación, Ciencias Sociales e Interculturalidad, Universidad Santo Tomás. Magister en Pedagogía, Universidad de La Sabana. Especialista en Gerencia Educativa, Corporación Universitaria Minuto de Dios. Licenciado en Educación Básica, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia. Es Rector de una institución educativa pública de Cundinamarca, Colombia.

Referências

Bernabeu Martínez, M. (2021). Niveles de comprensión del concepto de polígono y de las clases de polígonos en estudiantes de Educación Primaria [Tesis doctoral, Universidad de Alicante]. https://dialnet.unirioja.es/servlet/tesis?codigo=291276

Cedeño, M. C., Veliz, V. F., & Mendoza, K. L. (2021). Enseñanza: La comprensión para el aprendizaje mediante las inteligencias múltiples o habilidades del pensamiento. Estudios del Desarrollo Social: Cuba y América Latina, 9(2), 91-103.

Cifuentes Garzón, J. E. (2018). Movimiento en el aprendizaje de las rutinas de pensamiento en profesores. Praxis & Saber, 9(19), 121-139. https://doi.org/10.19053/22160159.v9.n19.2018.7924

Cifuentes Garzón, J. E. (2019). Aprendizaje del marco de la enseñanza para la comprensión en profesores: Un abordaje desde las trayectorias de pensamiento. Revista Virtual Universidad Católica del Norte, (57), 3-23. https://doi.org/10.35575/rvucn.n57a2

Cifuentes Garzón, J. E. (2021). Progresiones en las comprensiones de profesores sobre los organizadores gráficos para la representación del conocimiento. Zona Próxima, (35), 131-156. https://doi.org/10.14482/zp.35.371.1

Cifuentes Garzón, J. E. (2023). Fomento de la investigación-acción pedagógica en profesores de provincia. En N. Palacios Mena, H. Bayona Rodríguez, L. A. Urrego Reyes, A. M. Acero Cortés, A. S. Millán Perilla, & P. A. Camelo Urrego (Comps.), Construcción del saber pedagógico: Investigación en escuela normales superiores y otras instituciones educativas (pp. 55-84). Ediciones Uniandes; Instituto Tecnológico Metropolitano. https://ediciones.uniandes.edu.co/reader/construccion-del-saber-pedagogico-investigacion-en-escuelas-normales-superiores-y-otras-instituciones-educativas?location=7

De Tezanos, A. (1985). Maestros artesanos intelectuales. Estudio crítico sobre su formación. Universidad Pedagógica Nacional.

Elichiry, N. E. (2000). Saberes y prácticas del psicólogo educacional. Su relación con el docente como sujeto de aprendizaje. En N. E. Elichiry (Ed.), Aprendizaje de niños y maestros: Hacia la construcción del sujeto educativo (pp. 129-138). Manantial.

Ghitis Jaramillo, T. (2012). Trayectorias de pensamiento en la construcción de conceptos pedagógicos en estudiantes de Maestría en Pedagogía [Tesis de Maestría, Universidad de La Sabana]. https://intellectum.unisabana.edu.co/bitstream/handle/10818/3629/Tatiana%20Ghitis%20Jaramillo_152925.pdf?sequence=1

Guzmán Rodríguez, R. J. (2017). Aprendizaje de los profesores sobre alfabetización y métodos de enseñanza. Folios, (46), 105-116. https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/RF/article/view/6303/5234

Guzmán Rodríguez, R. J. & Guevara Jiménez, M. (2010). Concepciones de infancia, alfabetización inicial y aprendizaje de los educadores y educadoras. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 8(2), 861-872. https://www.redalyc.org/pdf/773/77315155007.pdf

Guzmán Rodríguez, R. J. & Guevara Jiménez, M. (2014). Aprendizaje de los educadores sobre la enseñanza de la lectura y la escritura. En R. J. Guzmán Rodríguez (Comp.), Lectura y escritura: Cómo se enseña y se aprende en el aula (pp. 374-393). Universidad de La Sabana.

Hernández Hernández, F. (2019). Investigar en educación desde una posición de no saber: Dar cuenta de los tránsitos de una investigación en torno a cómo aprende el profesorado de secundaria. Investigación en la Escuela, (99), 1-14. https://doi.org/10.12795/IE.2019.i99.01

Hernández-Hernández, F. & Sancho-Gil, J. M. (2019). Sobre los sentidos y lugares del aprender en la vida de los docentes y sus consecuencias para la formación del profesorado. Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, 23(4), 68-87. https://doi.org/10.30827/profesorado.v23i4.11510

Martínez Lalangui, J. A., & Larreal Bracho, A. J. (2023). ¿Para qué evaluar? ¿Qué evaluar? Un escenario para desarrollar competencias. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 7(2), 6710-6727. https://ciencialatina.org/index.php/cienciala/article/view/5819

Nicastro, S. & Greco, M. B. (2012). Entre trayectorias. Escenas y pensamientos en espacios de formación. Homo Sapiens Ediciones.

Perrone, V. (1999). ¿Cómo podemos preparar nuevos docentes? En M. Stone Wiske (Comp.), La enseñanza para la comprensión. Vinculación entre la investigación y la práctica (2.a ed., pp. 369-400). Paidós.

Pogré, P. A. (2012). Enseñanza para la comprensión. Un marco para el desarrollo profesional docente [Tesis doctoral, Universidad Autónoma de Madrid]. https://repositorio.uam.es/bitstream/handle/10486/11681/57811_pogre_paula.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Ritchart, R., Church M., & Morrison, K. (2011). Making thinking visible. How to promote engagement, understanding and independence for all learners. Jossey-Bass.

Stone Wiske, M. (1999). Agradecimientos. En M. Stone Wiske (Comp.), La enseñanza para la comprensión. Vinculación entre la investigación y la práctica (2.ª ed., pp. 11-14). Paidós.

Ternent de Samper, A. M. (2017). Enseñanza de lenguas para la comprensión. Revista Internacional Magisterio, (88), 16-19.

Vanegas Traverso, C. (2021). Pensamiento del profesorado chileno acerca de la carrera docente: Evidencias 2011-2019. Calidad en la Educación, (55), 238-274. https://doi.org/10.31619/caledu.n55.1010

Publicado

2023-07-07

Como Citar

Progressões na compreensão de concepções pedagógicas em professores em formação avançada (R. J. Guzmán-Rodríguez & J. E. Cifuentes-Garzón , Trads.). (2023). Revista Electrónica Educare, 27(3), 1-19. https://doi.org/10.15359/ree.27-3.17184

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Progressões na compreensão de concepções pedagógicas em professores em formação avançada (R. J. Guzmán-Rodríguez & J. E. Cifuentes-Garzón , Trads.). (2023). Revista Electrónica Educare, 27(3), 1-19. https://doi.org/10.15359/ree.27-3.17184

Comentarios (ver términos de uso)