Perspectiva avançada de gênero como eixo transversal no programa acadêmico cubano de Jornalismo a partir da Pesquisa-Ação
DOI:
https://doi.org/10.15359/ree.27-3.17211Palavras-chave:
Igualdade de gênero, currículo, formação de jornalistas, educação superiorResumo
Objetivo. Este trabalho propõe ações de pesquisa-ação, no âmbito do programa acadêmico cubano de Jornalismo. Metodologia. São utilizadas metodologias qualitativas como análise de conteúdo, entrevistas com especialistas e grupos focais com estudantes. Resultados. São propostas ações que se aprofundam à medida que os anos letivos avançam a partir das perspectivas curriculares, de investigação e de extensão que contribuem para a integração da perspectiva avançada de género no programa académico. Esta análise é feita com base nas fases da investigação-ação como metodologia que favorece a inserção de estudantes-investigadores em comunidades onde a literacia sexual e de género é vital. Conclusão. Ao entrar em cenários sociais reais como parte de suas práticas pré-profissionais, os estudantes de jornalismo não apenas gerenciarão conteúdos que tornam a discriminação de gênero visível, mas também participarão como agentes de mudança em favor da equidade.
Referências
Agencia Cubana de Noticias. (2019, 28 de febrero). Encuesta sobre igualdad de género evidencia avances en Cuba. http://www.acn.cu/cuba/42417-encuesta-sobre-igualdad-de-genero-evidencia-avances-en-cuba-infografia
Ahedo Gurrutxaga, I., Aguado Peláez, D., Martínez García, P., Alvarez Muguruza, I., & Gómez-Etxegoien, C. (2022). Investigación-acción en la gestión de desigualdades de género en educación superior: Activando la agencia del alumnado. Revista Prisma Social, (37), 148-181. https://revistaprismasocial.es/article/view/4687
Arroyo, R. (2020). La economía de género: Las pensiones alimenticias y su relación con la paternidad y los derechos humanos de las mujeres. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, 14(2), 131-150. https://www.scielo.cl/scielo.php?pid=S0718-73782020000200131&script=sci_arttext&tlng=en
Bancayán-Ore, C. & Vega-Denegri, P. (2020). La investigación-acción en el contexto educativo. Paidea XXI, 10(1), 223-247. http://revistas.urp.edu.pe/index.php/Paideia/article/view/2999
Bedón-Noboa, S. (2019). La inclusión del principio de igualdad y no discriminación en la formación de periodistas de la Facultad de Comunicación Social de la Universidad Central del Ecuador [Tesis de Maestría, Universidad Andina Simón Bolívar]. https://repositorio.uasb.edu.ec/bitstream/10644/7037/1/T3043-MDHU-Bedon-La%20inclusion.pdf
Castro-Martín, B. & Sánchez-Suricalday, A. (2022). Action-research in higher education: Inquiring about cooperative learning. HUMAN REVIEW. International Humanities Review / Revista Internacional De Humanidades, 14(6), 1–9. https://doi.org/10.37467/revhuman.v11.4309
Choez-Game, V. (2022). Escenario de investigación-acción participativa: Un análisis desde la implementación del transmedia. aDResearch ESIC International Journal of Communication Research, 27, 48-61. https://doi.org/10.7263/adresic-27-194
Contreras-Gómez, S., Sarmiento, C., Cárcamo-Ulloa, L., & Huerta Andrade, N. (2020). Diagnóstico de las condiciones de base para la incorporación de perspectiva de género en la carrera de Periodismo de la Universidad Austral de Chile (Valdivia). Comunicación y Género, 3(1), 17-26. https://doi.org/10.5209/cgen.67499
Deliyore-Vega, M. del R. (2018). Portafolio de acción-reflexión: Estrategia promotora de la investigación en la educación superior. Educar, 54(1), 165-184. https://doi.org/10.5565/rev/educar.778
Figueroa Perea, J. G. (2020). Algunas re-flexiones sobre dilemas éticos del cuidado en un entorno de pandemia. Psicologia & Sociedade, 32, 1-19. https://doi.org/10.1590/1807-0310/2020v32239528
García-Ramos, F.-J., Zurian, F.-A., & Núñez-Gómez, P. (2020). Los estudios de género en los grados de comunicación. Comunicar, 28(63), 21-30. https://doi.org/10.3916/C63-2020-02
Gariglio, R., Rosales, M. B., Sambucetti, M. E., & Actis, M. F. (2016). Procesos colectivos y diálogos de saberes: La experiencia del Laboratorio de Comunicación y Género como polo de investigación-acción en la UNLP. Actas de Periodismo y Comunicación, 2(1), 1-10. https://scholar.google.es/scholar?cluster=7281159145391386597&hl=es&as_sdt=0,5
Gómez-Guerra, L. & Pino-Reina, Y. (2017). Por un periodismo cubano con perspectiva de género. Modelo de análisis de las representaciones sociales de hombres y mujeres que trabajan en el periodismo impreso. Questión, 1(53), 274-300. https://perio.unlp.edu.ar/ojs/index.php/question/article/view/3810
González García, A. (2017). Comunicación para la paz y la igualdad: Propuesta del mooc “periodismo con perspectiva de género” [Tesis de Maestría, Instituto Interuniversitario de Desarrollo Social y Paz]. https://repositori.uji.es/xmlui/bitstream/handle/10234/172568/TFM_2017_GonzalezGarciaAlicia.pdf?sequence=1
Guevara Albán, G., Verdesoto Arguello, A., & Castro Molina, N. (2020). Metodologías de investigación educativa (descriptivas, experimentales, participativas, y de investigación-acción). Recimundo, 4(3), 163-173. https://www.recimundo.com/index.php/es/article/view/860
Jackson, S. & Scott, S. (2017). Focus: Trans and the contradictions of gender. Discover Society, (45). https://archive.discoversociety.org/2017/06/06/focus-trans-and-the-contradictions-of-gender/
Jil Gálvez, A. (2022). Propuesta de Investigación – Acción para concientizar sobre la diversidad de género y orientación sexual en educación superior. Revista DIM: Didáctica, Innovación y Multimedia, (40), 1-13. https://raco.cat/index.php/DIM/article/view/402729/496452
Jiménez Argüello, B. (2022). Asignación femenina al cuido en tiempos de pandemia: Sacrificio, culpa y rituales de vida y muerte. Siwô, Revista de Teología, Revista de Estudios Sociorreligiosos, 15(1), 131-164. https://doi.org/10.15359/siwo.15-1.6
Lagarde, M. (1996). La multidimensionalidad de la categoría género y del feminismo. En M. L. González (Coord.), Metodología para los estudios de género (pp. 48-71). Instituto de Investigaciones Económicas-UNAM.
Moya Richard, I. (2011). El sexo de los ángeles. Una mirada de género a los medios de comunicación [Tesis de doctorado, Universidad de La Habana].
Mora Guerrero, G., Meli Fernández, D., & Astete Ramos, P. (2018). Empoderamiento y demanda de autogestión. Estudio comparativo de emprendimientos de mujeres indígenas. SOPHIA AUSTRAL, (21), 43-59. https://doi.org/10.4067/S0719-56052018000100043
Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (Unesco). (1995). Declaración y Plataforma de Acción de Beijing. https://www.un.org/es/conferences/women/beijing1995#:~:text=La%20Declaraci%C3%B3n%20y%20Plataforma%20de%20Acci%C3%B3n%20de%20Beijing%20establece%20una,La%20mujer%20y%20la%20salud.
Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (Unesco). (2014). Indicadores de género para medios de comunicación. Marco de indicadores para evaluar la sensibilidad en materia de género en las operaciones y contenidos mediáticos. Francia. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000231069
Portuondo Taunder, M. & Méndez Hernández, G. M. (2018). La formación docente del alumno ayudante en la carrera de periodismo: Una guía didáctica para su perfeccionamiento. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 9(1), 1-26. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/727
Ramírez R. F., Manosalvas, M. I., & Cardenas, O. S. (2019). Estereotipos de género y su impacto en la educación de la mujer en Latinoamérica y el Ecuador. Revista Espacios, 40(41), 29-35. https://www.revistaespacios.com/a19v40n41/a19v40n41p29.pdf
Ramos-Galarza, C., Rubio, D., Ortiz, D., Acosta, P., Hinojosa, F., Cadena, D., & López, E. (2020). Autogestión del aprendizaje del universitario: Un aporte en su construcción teórica. Revista Espacios, 41(18), 1-15. http://pucedspace.puce.edu.ec/handle/23000/3630
Ramos Pérez, A. (2020). La construcción de género en el discurso publicitario televisivo comercial de Cubavisión Internacional [Tesis de Diplomado, Universidad Central “Marta Abreu” de Las Villas]. https://dspace.uclv.edu.cu/items/84ce3a4d-83cc-4faa-9be1-9ee5d9c0813e
Ramos Toro, M. (2018). Estudio etnográfico sobre el envejecer de las mujeres mayores desde una perspectiva de género y de curso vital. Revista Prisma Social, (21), 75-107. https://revistaprismasocial.es/article/view/2448
Rodríguez Bazán, G., Rodríguez Ayala, R., & Espinosa Perdomo, L. (2019). Construcción de la imagen país Cuba: Análisis de la conformación de la identidad nacional desde el spot publicitario. Cuadernos.info (44), 241-256. https://doi.org/10.7764/cdi.44.1559
Rodríguez Martínez, C. A. (2015). La construcción discursiva del género en las páginas de opinión de Granma y Juventud Rebelde [Tesis de Diploma, Universidad Central “Marta Abreu” de Las Villas]. https://dspace.uclv.edu.cu/items/7720de3c-e5f8-4e91-b3b4-f96e93664144
Sambucetti, M. E., Actis, F., & Spinelli, E. (2017). Comunicación, educación y género: Una perspectiva crítica para el análisis de experiencias territoriales. Chasqui. Revista Latinoamericana de Comunicación, (135), 197-214. https://repositorio.flacsoandes.edu.ec/bitstream/10469/13249/1/REXTN-Ch135-13-Sambucetti.pdf
Torres Amador, A. (2009). Volencia intrafamiliar en la sociedad cubana actual. ¿Enemiga invisible? [Tesis de Licenciatura, Universidad de la Habana].
Urdaniz, A. (2019). Las estrategias comunicacionales como dispositivos de investigación-acción. HOLOGRAMÁTICA XVI, 2(31), 63-72. http://www.cienciared.com.ar/ra/revista.php?wid=3&articulo=2203&tipo=A&sid=136&NombreSeccion=Articulos&Accion=Ver
Venegas Medina, M. (2011). La investigación acción educativa en educación afectivosexual: Una metodología para el cambio social. EMPIRIA. Revista de Metodología de las Ciencias Sociales, (21), 39-61. https://doi.org/10.5944/empiria.21.2011.859
Verdier, M. (2019). Comunicar para transformar. Reflexiones sobre la comunicación en la investigación acción. Argonautas, 9(12), 208-219. http://humanas1.unsl.edu.ar/ojs/index.php/ARGO/article/view/128
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Grettel Rodríguez-Bazán, Yadán Crecencio Galañena-León, Amalia Ramos-Pérez
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
- Caso o artigo seja aceito para publicação, os autores permitem a cessão GRATUITA, EXCLUSIVA E INDEFINITA de seus direitos patrimoniais à Universidade Nacional (UNA, Costa Rica). Para obter mais detalhes, consultar a Carta de originalidade e cessão de direitos.
- Direitos de reutilização: a UNA concede aos AUTORS(AS) o direito de reutilizar para qualquer propósito, incluindo o auto arquivo, e a publicação na Internet ou em qualquer website da versão final aprovada e publicada (post print) do artigo, desde que seja feita para fins não lucrativos, não gere trabalho derivado sem autorização prévia e respeite as fontes de autoria.
- A oferta e possível publicação do artigo na Revista Electrónica Educare reger-se-á pelas suas políticas editoriais, pela regulamentação institucional da Universidade Nacional e pela legislação da República da Costa Rica. Além disso, quaisquer divergências futuras de opinião ou disputa serão resolvidas de acordo com os mecanismos de Resolução Alternativa de conflitos e a Jurisdição da Costa Rica.
- Em todos os casos, entende-se que as opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a posição e a opinião da Educare, CIDE ou da Universidade Nacional, Costa Rica. Entende-se também que, no exercício da liberdade acadêmica, os autores realizaram um rigoroso processo científico-acadêmico de pesquisa, reflexão e argumentação e que se enquadra na área temática de interesse da Revista.
- Os artigos publicados pela Revista Eletrônica Educare utilizam a Licença Creative Commons: