Percepção da liderança na implementação de estratégias organizacionais antes do Covid-19 em instituições de ensino médio tecnológico
DOI:
https://doi.org/10.15359/ree.27-3.17213Palavras-chave:
Liderança, pandemia, instituição educacional, estratégia, eficiênciaResumo
Objetivo. O objetivo deste trabalho foi identificar o efeito da liderança transformacional e da liderança transacional no desenho e implementação da estratégia organizacional durante a pandemia do COVID-19. Metodologia. Foi utilizada metodologia quantitativa com delineamento transversal não experimental, sendo o escopo descritivo e correlacional. Os instrumentos foram aplicados a 294 trabalhadores de seis instituições de ensino superior tecnológico localizadas em Tabasco, México. Resultados. Foram encontradas correlações significativas entre liderança transformacional e transacional em relação ao desenho e implementação de estratégias que vêm sendo realizadas nessas instituições de ensino. Outro achado foi que características sociodemográficas como sexo, estado civil e tempo de serviço não influenciaram os níveis de percepção de desenho ou implementação das estratégias organizacionais. Conclusões. Conclui-se que os estilos de liderança nas instituições estudadas estão relacionados e influenciam o desenho e implementação das estratégias propostas.
Referências
Amason, A. C. (1996). Distinguishing the effects of functional and dysfunctional conflict on strategic decision making: Resolving a paradox for top management teams The Academy of Management Journal, 39(1), 123-148. https://www.jstor.org/stable/256633#metadata_info_tab_contents
Ayoub Pérez, J. L. (2010). Estilos de liderazgo y sus efectos en el desempeño de la administración pública mexicana [Tesis doctoral, Universidad Autónoma de Madrid]. https://repositorio.uam.es/bitstream/handle/10486/662373/ayoub_perez_jos e_luis.pdf
Bass, B. M. & Avolio, B. J. (1995). Cuestionario de liderazgo multifactorial de MLQ, formulario de líder, formulario de evaluador y puntuación. Mind Garden.
Berdecía Cruz, Z. I., González-Domínguez, J. R., & Carrasquillo Ríos, C. R. (2013). Estilos de liderazgo para el éxito organizacional: Estudio de casos múltiple en empresas puertorriqueñas. Revista de Estudios Avanzados de Liderazgo, 1(2), 21-32. https://www.regent.edu/acad/global/publications/real/vol1no2/cruz.pdf
Bolaños Arias, G. (2020). La formación en valores ante la crisis del COVID-19: Retos para la educación media superior en México. Forhum International Journal of Social Sciences and Humanities, 2(3), 22-34. https://doi.org/10.35766/jf20233
Bolívar, A., López Yáñez, J., & Murillo, F. J. (2014). Liderazgo en las instituciones educativas. Una revisión de líneas de investigación. Revista Fuentes, (14), 17-59. http://institucional.us.es/revistas/fuente/14/Firma%20invitada.pdf
Campos Livaque, L. R. (2012). Estilo de liderazgo directivo y clima organizacional en una institución educativa del distrito de ventanilla – Región CALLAO [Tesis de maestría, Universidad San Ignacio de Loyola]. https://repositorio.usil.edu.pe/server/api/core/bitstreams/1b3008f6-4c6b- 4dd3-9b05-fb293afef126/content
Carmona Sánchez, D. D. & Morales López, H. (2021). Retos de la pedagogía en los tiempos de Covid-19. Archivos en Medicina Familiar, 23(2), 59-64. https://www.medigraphic.com/pdfs/medfam/amf-2021/amf212a.pdf
Carro Paz, R. & González Gómez, D. (2012). Productividad y competitividad [Recurso de Aprendizaje]. Universidad Nacional del Mar del Plata. http://nulan.mdp.edu.ar/1607/1/02_productividad_competitividad.pdf
Casal Otero, L. & Fernández Rodríguez, J. J. (2020). La respuesta jurídica ante el Covid-19 y su incidencia en la educación. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, 9(3), 1-7. https://revistas.uam.es/riejs/article/view/12436
Cequea M., Rodríguez-Monroy, C., & Núñez Bottini, M. (2011, 7 a 9 de Septiembre). Diseño de un instrumento para evaluar la productividad laboral en empresas del sector eléctrico venezolano. Trabajo presentado en 5th International Conference on Industrial Engineering and Industrial Management XV Congreso de Ingeniería de Organización Cartagena. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3809733
Dean, J. W., Jr. & Sharfman, M. P. (1996). Does decision process matter? A study of strategic decision-making effectiveness. Academy of Management Journal, 39(2), 368-396. https://journals.aom.org/doi/abs/10.5465/256784
Del Prado, L. (1998). Liderazgo y gestión del personal. Fundación OSDE. http://online.aliat.edu.mx/adistancia/Liderazgo/LecturasFalt/liderazg.pdf
Fischman, D. (2005). El factor humano. Universidad de Ciencias Aplicadas.
Flores Orozco, S. E. (2015). Proceso administrativo y gestión empresarial en Coproabas, Jinotega 2010-2013 [Tesis de maestría, Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua]. https://repositorio.unan.edu.ni/1800/1/5330.pdf
García-Solarte, M. (2015). Formulación de un modelo de liderazgo desde las teorías organizacionales. Entramado, 11(1), 60-79. http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1900-38032015000100005
Hernández Romo, O. K., Mendoza Sepúlveda, C., & Robles Ramos, M. L. (2016). El liderazgo en la gestión universitaria. En Madrigal Torres, B. E. (Coord.), Liderazgo y gestión en las instituciones de educación superior: Estudio de caso de la Universidad de Guadalajara (pp. 113-152). Universidad de Guadalajara. https://dges.cucea.udg.mx/sites/default/files/adjuntos/libro_liderazgo_y_gestion_en_ies.pdf
Hernández Sampieri, R., Fernández Collado, C., & Baptista Lucio, L. (2014). Metodología de la investigación. Mc-Graw Hill.
Izquierdo Llanes, G. & Vicente Regidor, N. (2020). La empresa española como protagonista de la reactivación: Acciones y cambios necesarios desde una perspectiva estratégica. Revista Economistas, (170), 16-27. https://privado.cemad.es/revistas/online/Revistas/ECONOMISTAS%20Num%20170%20A4%20.pdf/187
Jiménez Collante, A. & Villanueva Flores, M. (2018). Los estilos de liderazgo y su influencia en la organización: Estudio de casos en el campo de Gibraltar. Revista de la Agrupación Joven Iberoamericana de Contabilidad y Administración de Empresas (Ajoica), (18), 183-195. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6448202
López Noriega, M. D. & Contreras Ávila, A. (2022). El impacto de la pandemia por covid-19 en estudiantes mexicanos de educación media superior. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 12(24), 1-27. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-74672022000100014
Manes J. M. (2004). Gestión estratégica para instituciones educativas: Guía para planificar estrategias de gerenciamiento institucional (2.ª ed.). Granica. https://www.researchgate.net/publication/31773060_Gestion_estrategica_para_instituciones_educativas_guia_para_planificar_estrategias_de_gerenciamiento_institucional_JM_Manes/link/5a10609aaca27287ce289c5f/download
Matallana Castellanos, L. D. (2020). Retos empresariales tras el Coronavirus COVID 19 [Trabajo de grado, Universidad Católica de Colombia]. Repositorio Institucional Universidad Católica de Colombia. https://repository.ucatolica.edu.co/bitstream/10983/24668/1/Ensayo%20fina l.pdf
Mateus Camargo, J. S. (2019). La influencia de los estilos de liderazgo en la productividad de las organizaciones [Trabajo de especialidad, Universidad Militar Nueva Granada, Colombia]. Repositorio Institucional de la UMNG. http://hdl.handle.net/10654/31994
Murati Ruiz, F. A. & Pozo Rodríguez, J. M. (2013). Apuntes críticos sobre teorías y tipologías del liderazgo organizacional. Contribuciones a la economía. https://www.eumed.net/ce/2013/liderazgo- organizacional.pdf
Ortiz Franco J. V. & Páez Cortés W. J. (2021). La docencia, el docente y las TIC en el contexto colombiano de la pandemia. En Ó Macías, S. Quiñonez, & Yucra J. (Eds.), Docentes de Iberoamérica frente a la pandemia. Desafíos y respuestas (pp. 65-76). Asociación Formación IB. https://formacionib.org/desafios.pdf
Otzen, T. & Manterola C. (2017). Técnicas de muestreo sobre una población a estudio. International Journal of Morphology, 35(1), 227-232. https://scielo.conicyt.cl/pdf/ijmorphol/v35n1/art37.pdf
Pedraja-Rejas, L. & Rodríguez-Ponce, E. (2008). Estudio comparativo de la influencia del estilo de liderazgo y la congruencia de valores en la eficacia de empresas privadas e instituciones públicas. Interciencia, 33(1), 8-13. http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0378-18442008000100004
Pedraja-Rejas, L., Rodríguez-Ponce, E., & Rodríguez-Ponce, J. (2006). Liderazgo y decisiones estratégicas: Una perspectiva integradora. Interciencia, 31(8), 577-582. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=33911905
Pedraja-Rejas, L., Rodríguez-Ponce, E., & Villarroel González, C. (2012). Los estilos de liderazgo y la gestión de recursos humanos: Una reflexión acerca del impacto sobre el desempeño de los estudiantes en la educación media. Revista Chilena de Ingeniería, 20(3), 376-385. https://doi.org/10.4067/S0718-33052012000300012
Portillo Peñuelas, S. A., Castellanos Pierra, L. I., Reynoso González, Ó. U., y Gavotto Nogales, O. I. (2020). Enseñanza remota de emergencia ante la pandemia Covid-19 en educación media superior y educación superior. Propósitos y Representaciones, 8(Especial 3), 1-17. http://dx.doi.org/10.20511/pyr2020.v8nSPE3.589
Rivera, C. C. (2018). Liderazgo transformacional y desempeño directivo en la institución educativa N.° 125 “Ricardo Palma”, San Juan de Lurigancho – 2017 [Tesis maestría, Universidad Cesar Vallejo]. https://hdl.handle.net/20.500.12692/11368
Rodríguez Martínez, J., Barajas, L., Betancur, L., & López, N. (2020). Liderazgo en tiempos de pandemia. Ediciones Universidad Cooperativa de Colombia. https://doi.org/10.16925/gclc.15
Rodríguez-Ponce, E. Pedraja-Rejas, L., Delgado, M., & Rodríguez-Ponce, J. (2010). Gestión del conocimiento, liderazgo, diseño e implementación de la estrategia: Un estudio empírico en pequeñas y medianas empresas. Ingeniare, 18(3), 373-382. https://doi.org/10.4067/S0718-33052010000300011
Ruiz, G. R. (2020). Marcas de la pandemia: El derecho a la educación afectado. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, 9(3), 45-59. https://doi.org/10.15366/riejs2020.9.3.003
Sora Lázaro, V., González Yomayusa, N., & Buitrago Carranza, C. M. (2020). El liderazgo como estrategia de mejoramiento organizacional: Propuesta para la empresa Cultivos González [Trabajo de grado, Universidad EAN]. https://repository.universidadean.edu.co/handle/10882/10309
Vicente Salas, M. N. (2018). El liderazgo en la Educación [Tesis de licenciatura, Universidad Nacional de Educación]. https://repositorio.une.edu.pe/bitstream/handle/20.500.14039/2978/MONOGRAF%c3%8dA%20-%20VICENTE%20SALAS.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Vigo Jiménez, C. E. (2019). Influencia del liderazgo gerencial en la estrategia de las empresas agroexportadoras de la provincia de TACNA, 2019 [Tesis de licenciatura, Universidad Privada de Tacna]. https://repositorio.upt.edu.pe/handle/20.500.12969/1174
Zuzama Covas, J. M. (2015). Liderazgo: Estilos de liderazgo según Kurt Lewin y análisis de un caso real [Tesis de grado, Universidad de las Islas Baleares]. https://dspace.uib.es/xmlui/bitstream/handle/11201/3638/Zuzama_Covas_Juana_Maria.pdf?sequence=1
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Verónica Ramírez-Sánchez, María del Carmen Sandoval-Caraveo, Edith Georgina Surdez-Pérez
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.
- Caso o artigo seja aceito para publicação, os autores permitem a cessão GRATUITA, EXCLUSIVA E INDEFINITA de seus direitos patrimoniais à Universidade Nacional (UNA, Costa Rica). Para obter mais detalhes, consultar a Carta de originalidade e cessão de direitos.
- Direitos de reutilização: a UNA concede aos AUTORS(AS) o direito de reutilizar para qualquer propósito, incluindo o auto arquivo, e a publicação na Internet ou em qualquer website da versão final aprovada e publicada (post print) do artigo, desde que seja feita para fins não lucrativos, não gere trabalho derivado sem autorização prévia e respeite as fontes de autoria.
- A oferta e possível publicação do artigo na Revista Electrónica Educare reger-se-á pelas suas políticas editoriais, pela regulamentação institucional da Universidade Nacional e pela legislação da República da Costa Rica. Além disso, quaisquer divergências futuras de opinião ou disputa serão resolvidas de acordo com os mecanismos de Resolução Alternativa de conflitos e a Jurisdição da Costa Rica.
- Em todos os casos, entende-se que as opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a posição e a opinião da Educare, CIDE ou da Universidade Nacional, Costa Rica. Entende-se também que, no exercício da liberdade acadêmica, os autores realizaram um rigoroso processo científico-acadêmico de pesquisa, reflexão e argumentação e que se enquadra na área temática de interesse da Revista.
- Os artigos publicados pela Revista Eletrônica Educare utilizam a Licença Creative Commons: