Estudantes chilenos de escolas públicas com baixa higiene do sono apresentam menor autoestima. Estudo transversal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.28-2.18541

Palavras-chave:

Sono, autoestima, estudantes, estudo transversal, Chile, Educação de qualidade, ambientes escolares

Resumo

Objetivo. Analisar a autoestima de estudantes chilenos de escolas públicas e determinar sua associação com variáveis de higiene do sono após o primeiro ano de restrições devido à pandemia de COVID-19. Método. Estudo de desenho não experimental, descritivo e analítico, com uma abordagem transversal temporal. A amostra não probabilística por conveniência foi composta por 265 estudantes do 7º ao 12º ano (entre 11 e 18 anos) de ambos os sexos da localidade de El Carmen, sul do Chile, que responderam a um questionário online sobre contexto, autoestima e hábitos de sono. Análise de Resultados. A maioria dos estudantes percebia ter uma autoestima média ou baixa (26,4% e 24,9%, respectivamente). Verificou-se que os estudantes que geralmente dormiam antes da meia-noite, não acordavam cansados ou o faziam ocasionalmente, não tinham pesadelos e geralmente não tinham problemas para conciliar o sono, apresentavam uma autoestima mais alta do que aqueles que dormiam após a meia-noite, acordavam regularmente cansados, tinham pesadelos e problemas para conciliar o sono, respectivamente. Conclusões. Concluiu-se que uma alta porcentagem de estudantes apresentava autoestima média ou baixa e que os estudantes que relataram ter uma melhor higiene do sono apresentavam uma autoestima mais alta em comparação com aqueles que tinham uma pior higiene do sono. Dessa forma, são necessários mais estudos que abordem esses temas, especialmente em contextos de incerteza, onde se presume que eles possam influenciar tanto os hábitos de vida quanto a saúde mental.

Biografia do Autor

Jessica Ibarra-Mora, Metropolitan University of Educational Sciences

 

Profesora de Educación Física y Licenciada en Educación, de la Universidad de Concepción, Chile. Máster en Actividad Física y Salud, y Doctora en Actividad Física, Educación Física y Deporte por la Universidad de Barcelona, España. Actualmente, académica del Departamento de Educación Física, Deportes y Recreación de la Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, Santiago, Chile.

Igor Cigarroa, Universidad Santo Tomás

Kinesiólogo y Licenciado en Kinesiología de la Universidad Católica de Valparaíso, Chile. Magister en Neurorehabilitación en la Universidad Andrés Bello, Chile. Master y Doctor en Neurociencias de la Universidad Autónoma de Barcelona, España. Actualmente, académico y Coordinador de Investigación y Postgrado, Escuela de Kinesiología, Universidad Santo Tomás, Los Ángeles, Chile.

Rafael Zapata-Lamana, University of Concepción

 

Profesor de Educación Física y Licenciado en Educación, de la Universidad de Concepción, Chile. Doctor en Actividad Física y Deporte, por la Universidad Europea de Madrid; Doctor en Psicología de la Salud y del Deporte por la Universidad Autónoma de Barcelona. Actualmente, académico de la Escuela de Educación, de la Universidad de Concepción, Los Ángeles, Chile.

Claudio Hernández-Mosqueira, Universidad de La Frontera

 

Profesor de Educación Física, Deportes y Recreación y Licenciado en Educación de la Universidad de La Frontera, Temuco, Chile. Magister en Motricidad Humana de la Universidad de La Frontera, Temuco, Chile. Doctor en Ciencias de la Motricidad Humana por la Universidad Pedro de Valdivia Chillan – Chile, y Post Doctorado Universidad Federal de Rio de Janeiro, Brasil. Actualmente académico del Departamento de Educación Física, Deportes y Recreación, de la Universidad de La Frontera, Temuco, Chile.

Tomás Reyes-Amigo, Universidad de Playa Ancha de Ciencias de la Educación

 

Profesor de Educación Física, Deportes y Recreación y Licenciado en Educación de la Universidad de Playa Ancha, Doctor en Educación Física y Deporte, especialidad Actividad Física y Salud, por la Universidad de Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, Portugal. Actualmente, académico de la Facultad de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte, y Director del Observatorio de Ciencias de la Actividad Física(OCAF), Universidad de Playa Ancha, Chile.

Fernando Maureira-Cid, Metropolitan University of Educational Sciences

 

Profesor de Educación Física, Deportes y Recreación y Licenciado en Educación de la Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, Santiago, Chile. Magíster en Neuropsicología por la Universidad de la Rioja, España, y Magíster en Neurociencia de la Universidad de Murcia. Doctor en Educación por la Universidad SEK. Actualmente, académico del Departamento de Educación Física, Deportes y Recreación de la Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, Santiago, Chile.

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Publicado

2024-08-31

Como Citar

Estudantes chilenos de escolas públicas com baixa higiene do sono apresentam menor autoestima. Estudo transversal (J. Ibarra-Mora, I. Cigarroa, R. Zapata-Lamana, C. Hernández-Mosqueira, T. Reyes-Amigo, & F. Maureira-Cid , Trads.). (2024). Revista Electrónica Educare, 28(2), 1-19. https://doi.org/10.15359/ree.28-2.18541

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Artigos (Seção avaliada por pares)

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Estudantes chilenos de escolas públicas com baixa higiene do sono apresentam menor autoestima. Estudo transversal (J. Ibarra-Mora, I. Cigarroa, R. Zapata-Lamana, C. Hernández-Mosqueira, T. Reyes-Amigo, & F. Maureira-Cid , Trads.). (2024). Revista Electrónica Educare, 28(2), 1-19. https://doi.org/10.15359/ree.28-2.18541

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