Construyendo el camino de la transformación personal y colectiva: El inicio de una experiencia de investigación-acción
DOI:
https://doi.org/10.15359/ree.15-2.4Palavras-chave:
Investigación-acción, reflexión, transformaciónResumo
Recibido 26 de julio de 2011 • Aceptado 26 de agosto de 2011 • Corregido 31 de agosto de 2011
Un proceso de investigación-acción se caracteriza por la participación de diferentes personas con el fin de buscar una transformación, tanto personal como colectiva, así como por analizar las propias realidades para mejorarlas. Este ensayo presenta la experiencia del inicio de una investigación-acción realizada por la autora, en la que se analiza una situación propia de su práctica laboral cotidiana.
Referências
Amezcua, M. (2003). La entrevista en grupo. Características, tipos y utilidades en investigación
cualitativa. Enfermería clínica, 13(2), 46-117. Recuperado de http://www.portalessa.com.ar/
ARCHIVOS2/metodologia de la investigacion/2cuatrimestre/AMEZCUA-La entrevista en
grupo..pdf
Blández, J. (2000). La investigación-acción: Un reto para el profesorado. Guía práctica para grupos
de trabajo, seminarios y equipos de investigación. (2ª. ed.). Barcelona: INDE Publicaciones.
Dobles, M. C., Zúñiga, M. y García, J. (1998). Investigación en Educación: procesos, interacciones,
construcciones. San José, Costa Rica: EUNED.
Elliot, J. (2005). La investigación-acción en educación. (5a
. ed.). Madrid: Ediciones Morata, S. L.
Freire, P. (2005). La educación como práctica de la libertad. Buenos Aires: Siglo XXI Editores
Argentina.
Freire, P. (2006). Pedagogía de la indignación (2ª ed.). Madrid: Ediciones Morata.
Jara, O. (1994). Para sistematizar experiencias: Una propuesta teórica y práctica. San José, Costa
Rica: Alforja.
Latorre, A. (2007). La investigación-acción. Conocer y cambiar la práctica educativa. (4a ed.). España: Graó.
Olson, M. (s. f.). La investigación acción entra al aula. USA: Aique.
Peralta, M. V. (2004). En construcción de una pedagogía del siglo XXI. Aportes desde Latinoamérica.
Madrid: PIAF.
Starico de Acomo, M. N. (1996). Los proyectos en el aula: Hacia un aprendizaje significativo en
la EGB (2° ed.). Argentina: Magisterio del Río de la Plata.
Toro, J. M. (2005). Educar con “Co-razón” (6a
ed.). España: Desclée De Brouwer.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Caso o artigo seja aceito para publicação, os autores permitem a cessão GRATUITA, EXCLUSIVA E INDEFINITA de seus direitos patrimoniais à Universidade Nacional (UNA, Costa Rica). Para obter mais detalhes, consultar a Carta de originalidade e cessão de direitos.
- Direitos de reutilização: a UNA concede aos AUTORS(AS) o direito de reutilizar para qualquer propósito, incluindo o auto arquivo, e a publicação na Internet ou em qualquer website da versão final aprovada e publicada (post print) do artigo, desde que seja feita para fins não lucrativos, não gere trabalho derivado sem autorização prévia e respeite as fontes de autoria.
- A oferta e possível publicação do artigo na Revista Electrónica Educare reger-se-á pelas suas políticas editoriais, pela regulamentação institucional da Universidade Nacional e pela legislação da República da Costa Rica. Além disso, quaisquer divergências futuras de opinião ou disputa serão resolvidas de acordo com os mecanismos de Resolução Alternativa de conflitos e a Jurisdição da Costa Rica.
- Em todos os casos, entende-se que as opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a posição e a opinião da Educare, CIDE ou da Universidade Nacional, Costa Rica. Entende-se também que, no exercício da liberdade acadêmica, os autores realizaram um rigoroso processo científico-acadêmico de pesquisa, reflexão e argumentação e que se enquadra na área temática de interesse da Revista.
- Os artigos publicados pela Revista Eletrônica Educare utilizam a Licença Creative Commons: