Pedagogía, una disciplina indisciplinada: Límites de un debate y sus perspectivas ético políticas
DOI:
https://doi.org/10.15359/ree.20-3.25Palavras-chave:
Pedagogía indisciplinada, transdisciplinariedad, disciplinariedad, ruptura epistemológica, diversidad, ética, políticaResumo
El presente estudio pretende realizar una ruptura con la matriz lineal clásica de la pedagogía, replanteándola así en interconexión de diferentes perspectivas o saberes de lo real, para ello propone a la pedagogía como una disciplina indisciplinada, que trasciende las fronteras segmentacioncitas y colonizadoras que se le adhieren. Se propone, pues, la indisciplina como una alternativa de resistencia, un acto de pensar-sentir-hacer otra pedagogía.
Referências
Adorno, T. W. (1998). Educación para la emancipación. Madrid: Morata.
Antón, I. J. (Enero-marzo, 2004). Pluralismo epistemológico: Entre el sueño objetivista y la inconmensurabilidad de paradigmas. Utopía y Praxis Latinoamericana, 9(24), 51-65. Recuperado de http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2692983
Bedoya, J. I. (2005). Epistemología y pedagogía: Ensayo histórico crítico sobre el objeto y métodos pedagógicos (6ª ed.). Bogotá: ECOE Ediciones.
Benjamin, W. (2010). Tesis sobre la historia y otros fragmentos (Ed. y Trad. B. Echeverría). Bogotá: Desde abajo. Recuperado de http://www.bolivare.unam.mx/traducciones/Sobre%20el%20concepto%20de%20historia.pdf
Foucault, M. (2000). Vigilar y castigar: Nacimiento de la prisión. (24ª ed.). México: Siglo XXI.
Freire, P. (2005). Pedagogía del oprimido. México: Siglo XXI.
Gómez, J. R. y Mora, M. A. (Julio-diciembre, 2011). Introducción: El largo caminar de la pedagogía. En J. R. Gómez y M. A. Mora (Eds.), Pedagogía del futuro. Educación, sociedad y alternativas (pp. 13-27). Ensayos Pedagógicos, edición especial.
Hinkelammert, F. (2012). Lo indispensable es inútil. Hacia una espiritualidad de la liberación. San José, Costa Rica: Arlekín.
Horkheimer, M. (1973). Crítica de la razón instrumental (2ª ed.). Argentina: Sur.
Lenkersdorf, C. (2005). El mundo del nosotros. En E. Cohen y A. M. Martínez (Coords.), Lecciones de extranjería: Una mirada a la diferencia (pp. 147-153). México DF.: Siglo XXI.
Maldonado, C. E. (2011). Termodinámica y complejidad. Una introducción para las ciencias sociales y humanas. Bogotá: Desde Abajo. Recuperado de http://www.carlosmaldonado.org/articulos/Termodinamica.pdf
Marcuse, H. (1993). El hombre unidimensional: Ensayo sobre la ideología de la sociedad industrial avanzada. Buenos Aires: Planeta-Agostini. Recuperado de https://foromemoriagranada.files.wordpress.com/2010/02/marcuse-h-el-hombre-unidimensional-1964.pdf
Morin, E. (1999). Los siete saberes necesarios para la educación del futuro. París: Unesco.
Nietzsche, F. W. (2009). La gaya ciencia. España: Akal.
Sousa, B. (2009). Una epistemología del sur. La reinvidicación del conocimiento y la emancipación social. México, D.F.: Clacso y Siglo XXI.
Sousa, B. (2013). La universidad popular del siglo XXI. Costa Rica: EUNA.
Vygotsky, L. S. (1995). Pensamiento y lenguaje. Teoría del desarrollo cultural de las funciones psíquicas. Ediciones Fausto. Recuperado de http://www.aacounselors.org.ar/adjuntos/Biblioteca AAC/Lev S Vygotsky Pensamiento y Lenguaje.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Caso o artigo seja aceito para publicação, os autores permitem a cessão GRATUITA, EXCLUSIVA E INDEFINITA de seus direitos patrimoniais à Universidade Nacional (UNA, Costa Rica). Para obter mais detalhes, consultar a Carta de originalidade e cessão de direitos.
- Direitos de reutilização: a UNA concede aos AUTORS(AS) o direito de reutilizar para qualquer propósito, incluindo o auto arquivo, e a publicação na Internet ou em qualquer website da versão final aprovada e publicada (post print) do artigo, desde que seja feita para fins não lucrativos, não gere trabalho derivado sem autorização prévia e respeite as fontes de autoria.
- A oferta e possível publicação do artigo na Revista Electrónica Educare reger-se-á pelas suas políticas editoriais, pela regulamentação institucional da Universidade Nacional e pela legislação da República da Costa Rica. Além disso, quaisquer divergências futuras de opinião ou disputa serão resolvidas de acordo com os mecanismos de Resolução Alternativa de conflitos e a Jurisdição da Costa Rica.
- Em todos os casos, entende-se que as opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a posição e a opinião da Educare, CIDE ou da Universidade Nacional, Costa Rica. Entende-se também que, no exercício da liberdade acadêmica, os autores realizaram um rigoroso processo científico-acadêmico de pesquisa, reflexão e argumentação e que se enquadra na área temática de interesse da Revista.
- Os artigos publicados pela Revista Eletrônica Educare utilizam a Licença Creative Commons: