Facebook as University Teaching Support: Educational Experience in a Calculus Course
DOI:
https://doi.org/10.15359/ree.20-1.20Palavras-chave:
Social networks, collaborative learning, educational Facebook, innovation, virtual environments.Resumo
This article aims to empirically demonstrate how the agents of education, in particular the Unit of METICS and the teaching staff of the University of Costa Rica, promote changes to close the gap that has emerged between what the education system provides and what society demands, due to the fast expansion of science and technology. A type of education through the social network Facebook for the Mathematics course MA-1001 is unveiled. The social network is used as a support for teaching and to encourage the collaborative work in a group of students seeking to prepare for the first and second partial examinations of the course MA-1001. Through the theoretical basis and an opinion poll virtually applied to members of the group, there is empiric evidence of the contribution that TIC and social networks provide in the processes of teaching and learning mathematics.Referências
Arce, J. L. (2012). Medios de comunicación de masas en Costa Rica: Entre la digitalización, la convergencia y el auge de los “New Media” (Capítulo 9). En PROSIC (Ed.), Informe 2012. Hacia la sociedad de la información y el conocimiento. Recuperado de http://www.prosic.ucr.ac.cr/sites/default/files/documentos/cap9.pdf
Bautista, G., Borges, F. y Forés, A. (2006). Didáctica universitaria en entornos virtuales de enseñanza-aprendizaje. Madrid: Narcea. Recuperado de http://www.terras.edu.ar/biblioteca/2/2BAUTISTA-Guillermo-BORGES-Federico-FORES-AnnaCAP2Ser-estudiantes-en-entornos-virtuales.pdf
Bergmann, J. y Grane, M. (2013). Presentación. En J. Bergmann y M. Grané (Coords.), La universidad en la nube (pp. 17-21). Barcelona: LMI. Recuperado de http://www.lmi.ub.es/transmedia21/pdf/6_universidadnube.pdf
Cabañas, J. E. y Ojeda, Y. M. (2003). Aulas virtuales como herramientas de apoyo en la educación de la Universidad Nacional Mayor de San Marcos (Tesis de licenciatura). Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Lima, Perú. Recuperado de http://sisbib.unmsm.edu.pe/bibvirtual/tesis/ingenie/caba%C3%B1as_v_j/contenido.htm
Cabero, J. y Llorente, M. (2007). La interacción en el aprendizaje en red: Uso de herramientas, elementos de análisis y posibilidades educativas. RIED, 10(2), 97-123. doi: http://dx.doi.org/10.5944/ried.2.10.995
Carabantes, D., Carrasco, A. y Alves, J. D. (2005). La innovación a través de entornos virtuales de enseñanza y aprendizaje. RIED, 8(1-2), 195-126. Recuperado de http://revistas.uned.es/index.php/ried/article/view/1059/975
Coll, C. (2011). Aprender y enseñar con las TIC: Expectativas, realidad y potencialidades. En R. Carneiro, J. C. Toscano y T. Díaz (Coords.), Los desafíos de las TIC para el cambio educativo. Metas educativas, pp. 113-126. España: Fundación Santillana. Recuperado de http://www.oei.es/metas2021/LASTIC2.pdf
Grané, M. (2013). Relaciones de diseño en entornos de formación online (Cap. 2). En J. Bergmann y M. Grané (Coords.), La universidad en la nube (pp. 47-69). Barcelona: LMI. Recuperado de http://www.lmi.ub.es/transmedia21/pdf/6_universidadnube.pdf
Gros, B. (2004). La construcción del conocimiento en la red: Límites y posibilidades. Revista Teoría de la Educación: Educación y Cultura en la Sociedad de la Información, 5. Recuperado de http://campus.usal.es/~teoriaeducacion/rev_numero_05/n5_art_gros.htm
Gros, B. (Junio, 2007). El aprendizaje colaborativo a través de la red: Límites y posibilidades. Aula de innovación educativa, 162, 44-50. Recuperado de http://geoservice.igac.gov.co/moodle/file.php/1/moddata/glossary/8/65/aprendizaje_colaborativo_a_traves_de_red.PDF
Ilifebelt. (2013). II Estudio redes sociales en América Central. Recuperado de http://ilifebelt.com/redes-sociales/
Ilifebelt. (2015). V Estudio redes sociales Centroamérica y del Caribe. Recuperado de http://ilifebelt.com/wp-content/uploads/2015/07/Estudio-iLifebelt2015-1.4.pdf
Latinoamérica es la región más involucrada en redes sociales a nivel global. (2012). comScore. Recuperado de http://www.comscore.com/esl/Insights/Press_Releases/2012/6/Latinoamerica_Es_La_Region_Mas_Involucrada_En_Redes_Sociales_a_Nivel_Global
Martín-Moreno, Q. (2004). Aprendizaje colaborativo y redes de conocimiento. En M. Lorenzo, M. Cuevas, A. M., Fuentes, C. Torres, J. A., Pareja, J. F. Romero, … M. G., Fernández (Coords.), Libro de actas de las IX Jornadas Andaluzas de Organización y Dirección de Instituciones Educativas (pp. 55-70). Granada: Grupo Editorial Universitario. Recuperado de http://www.ugr.es/~sevimeco/UGR/biblioteca/orgeduc/redes/Quintina%20Martin%20Moreno.pdf
Peña, K., Pérez, M. y Rondón, E. (Enero-junio, 2010). Redes sociales en internet: Reflexiones sobre sus posibilidades para el aprendizaje cooperativo y colaborativo. Revista de Teoría y Didáctica de las Ciencias Sociales, 16, 173-205. Recuperado de http://www.redalyc.org/pdf/652/65219151010.pdf
Quintana, J. (2013). La curación o responsabilidad de contenidos, el profesorado como organizador del proceso de aprendizaje mediante webquests (Cap. 4). En J. Bergmann y M. Grané (Coords.), La universidad en la nube (pp. 89-104). Barcelona: LMI. Recuperado de http://www.lmi.ub.es/transmedia21/pdf/6_universidadnube.pdf
Vera, F. (2009). Modalidad Blended-Learning en la educación superior. Universidad Tecnológica Metropolitana. Rancagua, Chile: Editorial Utemvirtutal. Recuperado de http://www.utemvirtual.cl/nodoeducativo/wp-content/uploads/2009/03/fvera_2.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Caso o artigo seja aceito para publicação, os autores permitem a cessão GRATUITA, EXCLUSIVA E INDEFINITA de seus direitos patrimoniais à Universidade Nacional (UNA, Costa Rica). Para obter mais detalhes, consultar a Carta de originalidade e cessão de direitos.
- Direitos de reutilização: a UNA concede aos AUTORS(AS) o direito de reutilizar para qualquer propósito, incluindo o auto arquivo, e a publicação na Internet ou em qualquer website da versão final aprovada e publicada (post print) do artigo, desde que seja feita para fins não lucrativos, não gere trabalho derivado sem autorização prévia e respeite as fontes de autoria.
- A oferta e possível publicação do artigo na Revista Electrónica Educare reger-se-á pelas suas políticas editoriais, pela regulamentação institucional da Universidade Nacional e pela legislação da República da Costa Rica. Além disso, quaisquer divergências futuras de opinião ou disputa serão resolvidas de acordo com os mecanismos de Resolução Alternativa de conflitos e a Jurisdição da Costa Rica.
- Em todos os casos, entende-se que as opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a posição e a opinião da Educare, CIDE ou da Universidade Nacional, Costa Rica. Entende-se também que, no exercício da liberdade acadêmica, os autores realizaram um rigoroso processo científico-acadêmico de pesquisa, reflexão e argumentação e que se enquadra na área temática de interesse da Revista.
- Os artigos publicados pela Revista Eletrônica Educare utilizam a Licença Creative Commons: