A aceitação das TIC pelos professores universitários: conhecimentos, atitudes e praticidade
DOI:
https://doi.org/10.15359/ree.21-3.6Palavras-chave:
Tecnologia da Informação, tecnologia de comunicação, ensino, conhecimento, atitude.Resumo
O objetivo desta pesquisa é analisar a aceitação das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) como ferramentas de apoio para o ensino nas universidades particulares da Guatemala. A pesquisa é quantitativa, descritiva e transversal. Foi realizada com professores que ensinam em cursos de graduação e pós-graduação na modalidade de escola e utilizam ambientes virtuais de aprendizagem. Através de um questionário elaborado para medir a “aceitação tecnológica” (como dimensão), se divide em três subdimensões: conhecimento, atitude e praticidade. Depois de coletar os dados, estes foram analisados utilizando estatística descritiva. Os resultados foram interpretados com base no “modelo de aceitação tecnológica” (Davis, 1989; Venkatesh e Bala, 2008; Venkatesh, Morris, Davis e Davis, 2003). Verificou-se que a equipe docente está convencida da utilidade das TIC por causa da variedade de recursos fornecidos para desenvolver práticas escolares adaptadas às necessidades de formação e as necessidades decorrentes da sociedade do conhecimento. Mas “raramente” o uso adequado dessas ferramentas, por parte dos estudantes, são supervisionadas e “nunca” procuram o aconselhamento de funcionários especializados para melhorar as competências dos alunos em lidar com as tecnologias mencionadas.Referências
Afanador, H. A. (2015). Diagnóstico sobre el uso y apropiación de TIC en docentes de la Secretaría de Educación Distrital. Recuperado de http://www.virtualeduca.info/ponencias2013/102/DiagnsticosobreelusoyapropiacindeTICendocentes.pdf
Amaya, L. (2010). Tecnologías de la información y comunicación utilizadas por los docentes universitarios (Tesis de grado). Universidad del Zulia. Venezuela, Maracaibo. Recuperado de http://tesis.luz.edu.ve/tde_arquivos/148/TDE-2011-06-28T10:51:43Z-1228/Publico/CONTENIDO.pdf
Ballinas, M. G., Arroyo, M. y Álvarez, D. A. (2014). Modelo de aceptación tecnológica: Análisis comparativo entre la Plataforma Moodle SAE versión 2.5.3 y la versión 1.9.9. Revista Iberoamericana de Producción Académica y Gestión Educativa, 1, 1-25.
Castells, M. (1999). La era de la información: Economía sociedad y cultura. La sociedad red (Vol. 1). México: Siglo XXI.
Celaya, R., Lozano, F. G., y Ramírez, M. S. (Septiembre, 2009). Apropiación tecnológica en los profesores que incorporan recursos educativos abiertos (REA) en educación media superior (pp. 1-12). En Memorias del X Congreso Nacional de Investigación Educativa, Veracruz. México. Recuperado de http://www.comie.org.mx/congreso/memoriaelectronica/v10/pdf/area_tematica_07/ponencias/0295-F.pdf
Davis, F. D. (1989). Perceived usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of information. MIS Quarterly, 13(3), 319-340. Recuperado de https://doi.org/10.2307/249008
Espinoza, F. A., Blanco, S. C., y Soto, M. (2015). Uso y actitud de los profesores ante las TIC: Análisis de universidades públicas vs privadas del Sur de Sonora. Revista Iberoamericana de Producción Académica y Gestión Educativa, 02, 1-13. Recuperado de http://www.pag.org.mx/index.php/PAG/article/viewFile/280/326
Fernández, K., Vallejo, A. y McAnally, L. (2015). Apropiación tecnológica: Una visión desde los modelos y las teorías que la explican. Perspectiva Educacional, Formación de Profesores, 54(2), 109-125. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=333339872008
Gómez, J. J. (2011). La irrupción inesperada. Las tecnologías de información y comunicación en los procesos de enseñanza de educación. Madrid: Editorial académica española.
Guzmán, F. J. (2011). El uso de las nuevas tecnologías de la información y comunicación en el proceso de enseñanza – aprendizaje. En Memorias del X Congreso Internacional de Educación. Currículo (pp. 1-14). Tlaxcala. México. Recuperado de http://posgradoeducacionuatx.org/congreso/?page_id=98
Hernández, D., Ramírez-Martinell, A., y Cassany, D. (2014). Categorizando a los usuarios de sistemas digitales. Pixel-Bit. Revista de Medios y Educación, 44, 113-126. Recuperado de https://doi.org/10.12795/pixelbit.2014.i44.08
Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2006). Metodología de la investigación. México: McGraw-Hill.
Hernández-Nieto, H. (2002). Contribuciones al análisis estadístico: Sensibilidad (estabilidad y consistencia) de varios coeficientes de variabilidad relativa y el coeficiente de variación proporcional (Cvp). El coeficiente de validez de contenido (Cvc) y el coeficiente Kappa, en la determinación de la validez de contenido según la técnica de juicio de experos. Venezuela: Universidad de Los Andes.
Instituto Nacional de Estadística Guatemala (2015). Caracterización. República de Guatemala. Recuperado de https://www.ine.gob.gt/sistema/uploads/2014/02/26/L5pNHMXzxy5FFWmk9NHCrK9x7E5Qqvvy.pdf
Kats, R. (2009). El papel de las TIC en el desarrollo. Propuesta de América Latina los retos económicos actuales. Madrid: Ariel. Recuperado de http://cedoc.infd.edu.ar/upload/El_Papel_de_las_TIC_en_el_Desarrollo_Katz.pdf
Morales, A. T., Ramírez-Martinell, A. y Excelente, C. B. (2015). Apropiación de las TIC en la educación superior: Una mirada desde la disciplina del profesorado. Research in Computing Science, 108, 45-53. Recuperado de http://www.rcs.cic.ipn.mx/rcs/2015_108/Apropiacion%20de%20las%20TIC%20en%20la%20educacion%20superior_%20una%20mirada%20desde%20la%20disciplina%20del%20profesorado.pdf
Orellana, N., Almerich, G., Belloch, C. y Díaz, I. (2002). La actitud del profesorado ante las TIC: Un aspecto clave para la integración. Recuperado de https://www.academia.edu/427727/La_Actitud_Del_Profesorado_Ante_Las_TIC_Un_Aspecto_Clave_Para_La_Integraci%C3%B3n
Ramírez, M. y Maldonado, G. A. (2015). El uso de TIC y la percepción del profesor universitario. IJERI: International Journal of Educational Research and Innovation, 5, 195-208. Recuperado de https://www.upo.es/revistas/index.php/IJERI/article/view/1628/1328
Ramírez-Correa, P., Rondán-Cataluña, F. J., y Arenas-Gaitán, J. (2010). Influencia del género en la percepción y adopción de e-Learning: Estudio exploratorio en una universidad chilena. Journal of Technology Management y Innovation, 5(3), 129-141. doi: https://doi.org/10.4067/S0718-27242010000300010
Ruiz-Bolívar, C. (2002). Instrumentos de investigación educativa. Procedimientos para su diseño y validación. Venezuela: Ediciones CIDEG.
Salinas, J. (2004). Innovación docente y uso de las TIC en la enseñanza universitaria. Revista Universidad y Sociedad del Conocimiento, 1(1), 1-16. Recuperado de http://www.uoc.edu/rusc/dt/esp/salinas1104.pdf
SITEAL. (2014). Informe sobre tendencias sociales y educativas en America Latina. Políticas TIC en los sistemas educativos de América Latina. Recuperado de http://www.siteal.iipe-oei.org/sites/default/files/siteal_informe_2014_politicas_tic.pdf
Tobar, L. A. (2010). La educación a distancia en Guatemala. Realidades y tendencias. En P. Lupion y C. Rama (Coords.), La educación superior a distancia en América Latina y el Caribe. Realidades y tendencias (pp. 98-116). Brasil: Editora Unisul. Recuperado de http://virtualeduca.org/documentos/observatorio/oevalc_2010_(tendencias).pdf
Torres, C., Robles, J. M. y Molina, Ó. (2011). ¿Por qué usamos las tecnologías de la información y las comunicaciones? Un estudio sobre las bases sociales de la utilidad individual de internet. Revista Internacional de Sociología, 69(2), 371-392 doi: https://doi.org/10.3989/ris.2010.01.15
Venkatesh, V. y Bala, H. (2008). Technology acceptance model 3 and a research agenda on interventions. Decision Sciences, 39(2), 273-312. doi: https://doi.org/10.1111/j.1540-5915.2008.00192.x
Venkatesh, V., Morris, M. G., Davis, G. B., & Davis, F. D. (2003). User acceptance of information technology: Towards a unified view. MIS Quarterly, 27(3), 425-478. Recuperado de https://nwresearch.wikispaces.com/file/view/Venkatesh+User+Acceptance+of+Information+Technology+2003.pdf
Yong, L. A., Rivas, L. A. y Chaparro, J. (2010). Modelo de aceptación tecnológica (TAM): Un estudio de la influencia de la cultura nacional y del perfil del usuario en el uso de las TIC. Revista Innovar, 20(36), 187-203. Recuperado de http://revistas.unal.edu.co/index.php/innovar/article/view/29202/29453
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Caso o artigo seja aceito para publicação, os autores permitem a cessão GRATUITA, EXCLUSIVA E INDEFINITA de seus direitos patrimoniais à Universidade Nacional (UNA, Costa Rica). Para obter mais detalhes, consultar a Carta de originalidade e cessão de direitos.
- Direitos de reutilização: a UNA concede aos AUTORS(AS) o direito de reutilizar para qualquer propósito, incluindo o auto arquivo, e a publicação na Internet ou em qualquer website da versão final aprovada e publicada (post print) do artigo, desde que seja feita para fins não lucrativos, não gere trabalho derivado sem autorização prévia e respeite as fontes de autoria.
- A oferta e possível publicação do artigo na Revista Electrónica Educare reger-se-á pelas suas políticas editoriais, pela regulamentação institucional da Universidade Nacional e pela legislação da República da Costa Rica. Além disso, quaisquer divergências futuras de opinião ou disputa serão resolvidas de acordo com os mecanismos de Resolução Alternativa de conflitos e a Jurisdição da Costa Rica.
- Em todos os casos, entende-se que as opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a posição e a opinião da Educare, CIDE ou da Universidade Nacional, Costa Rica. Entende-se também que, no exercício da liberdade acadêmica, os autores realizaram um rigoroso processo científico-acadêmico de pesquisa, reflexão e argumentação e que se enquadra na área temática de interesse da Revista.
- Os artigos publicados pela Revista Eletrônica Educare utilizam a Licença Creative Commons: