Definição de aspectos processuais e as boas práticas para serviços de assistência do programa de aprendizagem online na Universidade Nacional a Distancia da Costa Rica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.21-3.11

Palavras-chave:

Plataformas de aprendizagem on-line, educação a distância, formação à distância, Universidade a distancia.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação, cujo o principal objetivo foi avaliar as contribuições do processo de assistência facilitada pelo Programa de aprendizagem online (PAL). A assistência é brindada por parte das pessoas tutoras, coordenadoras e responsáveis de cátedra ou de programa acadêmico nos processos de virtualização de seus cursos on-line da Universidade Nacional a Distancia (UNED) da Costa Rica, com o propósito de alcançar uma adequada organização e mediação de ambientes virtuais de aprendizagem, conforme corresponde a esse meio. A finalidade do que foi exposto anteriormente é gerar um enfoque aos aspectos processuais e as boas práticas que são feitas a partir do processo orientador da assistência. A pesquisa desenvolvida foi de tipo mista. Utilizando um questionário aplicado on-line para a população de usuários da assistência, a partir da análise, apresentam-se vários resultados, relacionados com os benefícios percebidos, a relevância do material oferecido e a organização que brinda ajuda para melhorar os cursos on-line. Outros aspectos que aparecem se relacionam com a preparação, a proposta e a mediação, como também a importância dos manuais fornecidos pela PAL para processos de configuração nas plataformas, entre outros.

Biografia do Autor

Francisco Mora-Vicarioli, Universidad Estatal a Distancia

Bachiller en Enseñanza de la Matemática, Licenciado en Docencia con Énfasis en Enseñanza de la Matemática y Magíster en Tecnología Educativa todos de la UNED. Actualmente productor académico y asesor del Programa de Aprendizaje en Línea de la UNED, por más de 6 años, tutor de cursos en línea por más de 9 años. Ha realizado más de 25 publicaciones, en revistas científicas y congresos nacionales e internacionales, todas relativas a la tecnología educativa, educación a distancia, tutoría virtual, entre otros tópicos.

Carlene Hooper-Simpson, Universidad Estatal a Distancia

Máster en Tecnología e Informática Educativa de la UNA. Ejerció por más de 10 años como tutora de Informática Educativa en el MEP de Costa Rica tanto en educación primaria como secundaria. Ha participado en diferentes congresos de educación a distancia como ponente tanto nacionales como internacionales. En la actualidad, labora para el Programa Aprendizaje en Línea de la UNED de Costa Rica, como asesora de cursos en línea y es coordinadora de la Comisión de Criterios de Calidad para cursos en línea de la UNED.

Yeudrin Durán-Gutiérrez, Universidad Estatal a Distancia

Máster en Tecnologías de Información y Educación, UNA; Licenciatura en Informática Educativa, UNED; Bachiller en Tecnología Educativa, UNA. En cuanto a la experiencia laboral, funge como coordinadora del Programa Aprendizaje en Línea, UNED, desde 2013 hasta la fecha. Profesora supervisora de práctica docente del Programa Informática Educativa-UNED desde el 2010 hasta la fecha (1/4 de tiempo). Tutora de cursos en línea de la UNED, desde el 2009 hasta 2010. Productora académica del PAL, UNED, desde el 2007, hasta 2012. Profesora de Informática, Fundación Omar Dengo, 2002-2006.

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Publicado

2017-08-08

Como Citar

Definição de aspectos processuais e as boas práticas para serviços de assistência do programa de aprendizagem online na Universidade Nacional a Distancia da Costa Rica (F. Mora-Vicarioli, C. Hooper-Simpson, & Y. Durán-Gutiérrez , Trads.). (2017). Revista Electrónica Educare, 21(3), 1-28. https://doi.org/10.15359/ree.21-3.11

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Definição de aspectos processuais e as boas práticas para serviços de assistência do programa de aprendizagem online na Universidade Nacional a Distancia da Costa Rica (F. Mora-Vicarioli, C. Hooper-Simpson, & Y. Durán-Gutiérrez , Trads.). (2017). Revista Electrónica Educare, 21(3), 1-28. https://doi.org/10.15359/ree.21-3.11

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