Releitura da obra de R. Phillipson: o imperialismo linguístico, à luz da abordagem latino-americana da descolonialidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.22-1.1

Palavras-chave:

O imperialismo lingüístico, educação, colonialidade, de-Colonialidade, pensamento critico.

Resumo

Este trabalho apresenta uma recapitulação da obra Linguistic Imperialism [imperialismo lingüístico] de Phillipson (1992)4, a fim de destacar o seu alcance e os valores permanentes de acordo com as ideias, críticas e alternativas propostas pelo grupo modernidade / colonialidade latino-americano. A fundamentação para o critério de análises é baseada em uma releitura da obra à luz da perspectiva descolonial, a fim de propor abordagens pedagógicas que orientem os professores de língua e literatura. Dentro de este enfoque, a proposta é unir ao conteúdo do estudo uma visão crítica. Especificamente, este trabalho quer realçar o papel que o ensino de línguas desempenha, tanto para a promoção das estruturas de poder como também enfatizar seu potencial relacionado as abordagens epistemológicas alternativas. Em conclusão, a formação linguística dos profissionais da educação requer uma mudança epistemológica para alcançar esse fim.

Biografia do Autor

Luis Guillermo Barrantes-Montero, Universidad Nacional

Posee una maestría Profesional en la Enseñanza del Inglés por la Universidad de Costa Rica (2006). Cuenta además con una licenciatura en Traducción Inglés-Español por la Universidad Nacional, Costa Rica (1996), una licenciatura en Teología por la Universidad Francisco Marroquín, Guatemala (1992) y un bachillerato en Filosofía por la Universidad Francisco Marroquín, Guatemala (1989). Durante diecinueve años se ha desempeñado como docente de inglés y de español como segunda lengua y actualmente coordina el Departamento de Cursos de Servicio en la Universidad Nacional, Costa Rica. Ha realizado ponencias en congresos internacionales y varios de sus artículos y ponencias han sido publicados en revistas como EDUCARE y LETRAS, ambas de la Universidad Nacional.

Referências

Block, D., Gray, J.,& Holborow, M. (2013). Neoliberalism and applied linguistics. USA: Routledge.

Castro-Gómez, S. (2000). Ciencias sociales, violencia epistémica y el problema de la “invención del otro”. En E. Lander (Comp.), La colonialidad del saber: Eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas (pp. 88-98). Buenos Aires: CLACSO. Recuperado de http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/clacso/sur-sur/20100708034410/lander.pdf

Césaire, A. (1955). Discourse on colonialism. New York: Monthly Review Press. Recuperado de: http://www.rlwclarke.net/Theory/SourcesPrimary/CesaireDiscourseonColonialism.pdf

Defoe, D. (1965). The life and adventures of Robinson Crusoe. London: Seeley, Service & Co. Recuperado de: http://www.gutenberg.org/files/521/521-h/521-h.htm

Duchêne, A., & Heller, M. (Eds). (2014). Language in late capitalism. Pride and Profit. New York: Routledge.

Dussel, E. D. (1980). La pedagógica latinoamericana. Bogotá: Editorial Nueva América. Recuperado de http://www.habilidadesparaadolescentes.com/archivos/1980_La_pedagogica_Dussel.pdf

Dussel, E. D. (2012). Transmodernity and intercuturality: An interpretation from the perspective of philosophy of liberation. Transmodernity: Journal of Peripheral Cultural Production of the Luso-Hispanic World, 1(3), 27-59. Recuperado de: http://escholarship.org/uc/item/6591j76r

Fanon, F. (1961). The wretched of the earth. New York: Grove Press. Recuperado de http://abahlali.org/files/On_Violence.pdf

Iñigo, M., & Sánchez-Mateos, P. (2007). Sobre pensamiento fronterizo y representación. Entrevista a Walter Mignolo. Bilboquet, 8 Bárbard, 1-17. Recuperado de https://es.scribd.com/doc/36433296/Sobre-pensamiento-Fronterizo-y-Representacion-Entrevista-a-Walter-Mignolo

Makerere Report. (1961). Report of the commonwealth on the conference on the teaching of English as a second language. Entebbe: Commonwealth Education Liaison Committee.

Maldonado-Torres, N. (2007). On the coloniality of being: Contributions to the development of a concept. Cultural Studies, 21(2-3), 240-270. doi: 10.1080/09502380601162548

Mignolo, W. D. (2001). La colonialidad: La cara oculta de la modernidad. Cosmópolis: el trasfondo de la Modernidad. Barcelona: Península. Recuperado de http://www.macba.es/PDFs/walter_mignolo_modernologies_cas.pdf

Mignolo, W. D. (2005). The idea of Latin America. USA: Blackwell Publishing.

Mignolo, W. D. (2010). Desobediencia epistémica: Retórica de la modernidad, lógica de la colonialidad y gramática de la descolonialidad. Buenos Aires: Ediciones del signo. Recuperado de https://antropologiadeoutraforma.files.wordpress.com/2013/04/mignolo-walter-desobediencia-epistc3a9mica-buenos-aires-ediciones-del-signo-2010.pdf

Mora, A. (2014). La construcción cultural del currículo: Reflexiones en clave latinoamericana. Revista Ensayos Pedagógicos, 9(2) 17-47 Recuperado de: http://www.revistas.una.ac.cr/index.php/ensayospedagogicos/article/view/7297/7545

Morales, M. V. (2014). Discurso, performatividad y emergencia del sujeto: Un abordaje desde el post-estructuralismo. Athenea Digital, 14(1), 333-354. Recuperado de https://ddd.uab.cat/pub/athdig/athdig_a2014m3v14n1/athdig_a2014m3v14n1p333.pdf

Ordóñez, L. (2006). La globalización del miedo. Revista de Estudios Sociales, 25, 95-103. Recuperado de http://www.redalyc.org/pdf/815/81502512.pdf

Phillipson, R. (1992). Linguistic imperialism. Oxford: Oxford University Press.

Ponce, M. F. (2011). La modernidad como objeto de indagación filosófica en Jürgen Habermas. A Parte Rei. Revista de Filosofía, 73, 1-9. Recuperado de http://serbal.pntic.mec.es/AParteRei/ponce73.pdf

Quijano, A., &Wallerstein, I. (1992). Americanity as a concept, or the Americas in the modern world-system. ISSJ, 44(4)134, 549-557. Recuperado de: http://www.javeriana.edu.co/blogs/syie/files/Quijano-and-Wallerstein-Americanity-as-a-Concept.pdf

Ramonet, I. (1998). Geopolitics of chaos. Internationalization, cyberculture & political chaos (Translated A. Lyn Secara). Nueva York: Algora Publishing.

Veronelli, G. A. (2015). The coloniality of language: Race, expressivity, power, and the darker side of modernity. Wagadu: A Journal of Transnational Women’s & Gender Studies, 13, 108-134. Recuperado de http://webhost1.cortland.edu/wp-content/uploads/2015/07/5-FIVE-Veronelli.pdf

Walsh, C. (2007). Interculturalidad, colonialidad y educación. Revista Educación y Pedagogía. 19 (48) 25-35. Recuperado de http://www.flacsoandes.edu.ec/sites/default/files/agora/files/1265909654.interculturalidad__colonialidad_y_educacion_0.pdf

Publicado

2018-01-01

Como Citar

Releitura da obra de R. Phillipson: o imperialismo linguístico, à luz da abordagem latino-americana da descolonialidade (L. G. Barrantes-Montero , Trad.). (2018). Revista Electrónica Educare, 22(1), 1-19. https://doi.org/10.15359/ree.22-1.1

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Releitura da obra de R. Phillipson: o imperialismo linguístico, à luz da abordagem latino-americana da descolonialidade (L. G. Barrantes-Montero , Trad.). (2018). Revista Electrónica Educare, 22(1), 1-19. https://doi.org/10.15359/ree.22-1.1

Comentarios (ver términos de uso)