Benjamín Núñez Vargas e a universidade necessária para Costa Rica
DOI:
https://doi.org/10.15359/ree.21-3.5Palavras-chave:
Humanismo, reconhecimento, diversidade, universidade.Resumo
Este trabalho faz parte de um projeto de pesquisa realizado na Universidade Nacional de Cuyo sobre o humanismo crítico na América Latina no século XX, em sua segunda fase. Inscrito em duas áreas disciplinares: filosofia prática e história das ideias latino-americanas. Neste caso, contribuímos com a revisão e reconstrução do pensamento do padre Benjamín Núñez Vargas, identificado como um humanista crítico e com orientação cristã na nossa América. A atenção está centralizada nas categorias de reconhecimento e diversidade, por meio de seus discursos filosóficos e sociopolíticos enfatizando suas propostas para uma universidade necessária na Costa Rica. Esse trabalho preocupou-se com o discurso, considerando os discursos como formas de objetivação da razão prática. Por isso que apelamos a revisão da literatura e as contribuições da teoria crítica na análise das mediações sociais, especialmente das ideologias. O procedimento se deu em três fases: exploração, análise e síntese.Referências
Arauz, A., Arroyo, A., Azofeifa, I. F., Azofeifa, E., Acuña, J. R., Barahona, R., … Urbina, J. (1968). Patio de Agua. Manifiesto democrático para una revolución social. Coronado, Costa Rica: Editorial Eloy Morúa Carrillo. Recuperado de http://guiascostarica.info/edel/book/patio-de-agua-manifiesto-democratico-para-una-revolucion-social/
Araya, C. (1990). Las transformaciones de la educación superior estatal en la década de los 70. Revista de Ciencias Sociales, 49-50, 49-62.
Araya, C. (1994). La Universidad Nacional y la educación superior estatal en veinte años de historia (1973-1993). Heredia, Costa Rica: EUNA.
Arbeláez, Á. M. (entrevistadora). (s. f.). Autoridad de antigüedades de Israel & Benjamín Núñez: El cura amigo de Israel, con Rodrigo Carreras, embajador de Costa Rica [Entrevista de radio]. Radio Sefarda.com. Programa Cosmos Israeli. Recuperado de http://www.radiosefarad.com/autoridad-de-antiguedades-de-israel-benjamin-nunez-el-cura-amigo-de-israel-con-rodrigo-carreras-embajador-de-costa-rica/
Arpini, A. M. (2015). Diversidad y reconocimiento: para una revisión del humanismo. Pico della Mirándola y Bartolomé de las Casas. En A. M. Arpini, (Coord.), El Humanismo, los humanismos. Ideas y prácticas revisadas desde nuestra América (pp. 31-46). Mendoza, Argentina: EDIUNC.
Aveiro, M. O. (2011). Darcy Ribeiro: Processos civilizatorios y universidad. Cuadernos Americanos, 2(136), 11-44. Recuperado de http://www.cialc.unam.mx/cuadamer/textos/ca136-11.pdf
Aveiro, M. O. (2013). Políticas académicas en dos pensadores latinoamericanos: Darcy Ribeiro y Arturo Andrés Roig. Roteiro, número especial, 89-108. Recuperado de http://editora.unoesc.edu.br/index.php/roteiro/article/view/2489/pdf
Aveiro, M. O. (2015a). Darcy Ribeiro: De la universidad connivente a la universidad necesaria en América Latina. En A. M. Arpini, (Coord.), El Humanismo, los humanismos. Ideas y prácticas revisadas desde nuestra América (pp. 265 - 275). Mendoza, Argentina: EDIUNC.
Aveiro, M. O. (2015b). La universidad inconclusa. De la ratio studiorum a la reforma universitaria en Mendoza (1973-1974). Mendoza, Argentina: EDIUNC.
Avila, M. C. (2015). Aportes para repensar el humanismo desde las obras de Hannah Arendt y Giorgio Agamben. En A. M. Arpini (Coord.), El Humanismo, los humanismos. Ideas y prácticas revisadas desde nuestra América (pp. 101-113). Mendoza, Argentina: EDIUNC.
Beorlegui, C. (2004). Historia del pensamiento filosófico latinoamericano. Una búsqueda incesante de la identidad. Bilbao: Deusto.
Bosch, J. (1971). El próximo paso: Dictadura con respaldo popular. Santo Domingo: Publicaciones Max.
Carreras, R. X. (s. f.). Reseña biográfica del Rev. Dr. Benjamín Núñez Vargas: Sacerdote, sindicalista, capellán, diplomático, académico y soñador. El espíritu del 48. Recuperado de http://www.elespiritudel48.org/docu/h020.htm
Chase, A. (2013). Notas para una biografía: Padre Benjamín Núñez. Recuperado de http://www.prensalibre.cr/lpl/comentarios/81325-notas-para-una-biografia-padre-benjamin-nunez.html
Contreras, G. (2008). Una lectura crítica de don José Figueres Ferrer. En torno a la guerra civil de 1948 y su papel en la Junta Fundadora de la Segunda República. Diálogos. Revista Electrónica de Historia, 9(1), 176-207. Recuperado de https://docs.google.com/viewerng/viewer?url=https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/dialogos/article/viewFile/6145/5849
Cuevas, R. (1995). El punto sobre la i. Políticas culturales en Costa Rica (1948-1990). San José, Costa Rica: Ministerio de Cultura, Juventud y Deportes de Costa Rica. Recuperado de http://repositorio.una.ac.cr/bitstream/handle/11056/2627/recurso_722.pdf?sequence=1
Delgado, M. (Guionista y director). (8 de marzo de 2008). 1948, Rafael Ángel Calderón Guardia y José Figueres Ferrer (TV). En D. Delgado (Productor ejecutivo), 7 días, Canal 7. Recuperado de http://www.youtube.com/watch?v=P6QCYq7tZYY
Ferraro, J. (2009) La lucha contra el comunismo. De León XIII al Segundo Concilio Vaticano. México, UAM-Iztapalapa.
Figueres, J. (2000) Escritos de José Figueres Ferrer. Política, economia y relaciones internacionales. San José, Costa Rica: EUNED.
Kaufmann, C. (Dir.). Lijtmaer, N. M. y Mauri, R. C. (2008) Shules y ateneos. Huellas de la educación no formal judeorosarina (Del Wesser a la Web). Rosario: Laborde Editor.
La Prensa Libre. (23 de enero de 2015). Este sábado se celebran 100 años del nacimiento de Benjamín Núñez Vargas. Recuperado de http://www.laprensalibre.cr/Noticias/detalle/9780/152/este-sabado-se-celebran-100-anos-del-nacimiento-de-benjamin-nunez-vargas
Molina, I. (agosto 2007-febrero, 2008). Educación y sociedad en Costa Rica: De 1821 al presente (una historia no autorizada). Diálogos. Revista Electrónica de Historia, 8(2), 151- 356. Recuperado de https://docs.google.com/viewerng/viewer?url=https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/dialogos/article/viewFile/18349/18539
Moro, T. (2003) Utopía. Buenos Aires: Editorial Losada.
Núñez, B. (1974). Hacia la universidad. Heredia: Universidad Nacional de Costa Rica.
Núñez, B. (1992). Del Volcán Irazú al Monte Sion. Heredia, Costa Rica: Editorial de la Universidad Nacional.
Núñez de Castro, I. (s. f.) La biofilosofía de Theilard de Chardin. Recuperado de http://www.upcomillas.es/webcorporativo/Centros/catedras/ctr/Documentos/BIOFILNUCASTRO.pdf
Pablo VI. Carta encíclica. Populorum progressio. (26 de marzo de 1967). Recuperada de http://www.vatican.va/holy_father/paul_vi/encyclicals/documents/hf_p-vi_enc_26031967_populorum_sp.html
Quesada, J. R. (2003). Estado y educación en Costa Rica. Del agotamiento del liberalismo al inicio del Estado interventor: 1914-1949 (Serie Cuadernos de Historia de las Instituciones en Costa Rica). San José, Costa Rica: Editorial de laUniversidad de Costa Rica. Recuperado de http://sinabi.go.cr/Biblioteca%20Digital/LIBROS%20COMPLETOS/Quesada%20Camacho%20Juan%20Rafael/Estado%20y%20eduacion%20en%20Costa%20Rica.pdf
Quesada, R. (1993) La Universidad Nacional: Del heredio-comunismo al heredio-narcisismo. ABRA, 14(19-20), 123-129. Recuperado de http://www.revistas.una.ac.cr/index.php/abra/issue/view/401
Ramaglia, D. (2013-2016). Reconocimiento y diversidad. Para un humanismo crítico de América Latina en el siglo XX. II etapa (Proyecto de investigación SECTPYP). Universidad Nacional del Cuyo. Facultad de Filosfía y Letras.
Ribeiro, D. (1973). La universidad nueva, un proyecto. Buenos Aires: Editorial Ciencia Nueva.
Rivera, L. M. (Elaboración del material legislativo) (2012). Asamblea Legislativa de Costa Rica fomenta igualdad de oportunidades en la educación superior estatal: Aprobación de la Ley de Creación de la Universidad Nacional, 15 de febrero de 1973. San José: Departamento de Servicios Parlamentarios.
Roig, A. A. (1998). La universidad hacia la democracia. Bases doctrinarias e históricas para la constitución de una pedagogía participativa. Mendoza, Argentina: EDIUNC.
Ruiz, Á. (2001). El destino de Costa Rica y la educación superior. El escenario histórico del país, la educación y el papel de la universidad. San José, Costa Rica: Editorial de la Universidad de Costa Rica. Recuperado de http://www.centroedumatematica.com/aruiz/libros/El%20Destino%20de%20Costa%20Rica%20y%20la%20Educacion%20Superior.pdf
Tamayo y Salmorán, R. (1987). La universidad epopeya medieval. Notas para un estudio sobre el surgimiento de la universidad en el alto medievo. México: Universidad Nacional Autónoma de México.
UNA 40 Años. Educación superior para el bien común (14 de marzo, 2013). Campus 24(241).
Valerín, O. (28 de enero, 2010). Padre Benjamín Núñez Vargas. En Cápsula Herencias. Transmitido por Televisora de Costa Rica, Televica, Canal 7 [Archivo video youTube]. Recuperado de http://www.youtube.com/watch?v=_Niv4VMujqI
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Caso o artigo seja aceito para publicação, os autores permitem a cessão GRATUITA, EXCLUSIVA E INDEFINITA de seus direitos patrimoniais à Universidade Nacional (UNA, Costa Rica). Para obter mais detalhes, consultar a Carta de originalidade e cessão de direitos.
- Direitos de reutilização: a UNA concede aos AUTORS(AS) o direito de reutilizar para qualquer propósito, incluindo o auto arquivo, e a publicação na Internet ou em qualquer website da versão final aprovada e publicada (post print) do artigo, desde que seja feita para fins não lucrativos, não gere trabalho derivado sem autorização prévia e respeite as fontes de autoria.
- A oferta e possível publicação do artigo na Revista Electrónica Educare reger-se-á pelas suas políticas editoriais, pela regulamentação institucional da Universidade Nacional e pela legislação da República da Costa Rica. Além disso, quaisquer divergências futuras de opinião ou disputa serão resolvidas de acordo com os mecanismos de Resolução Alternativa de conflitos e a Jurisdição da Costa Rica.
- Em todos os casos, entende-se que as opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a posição e a opinião da Educare, CIDE ou da Universidade Nacional, Costa Rica. Entende-se também que, no exercício da liberdade acadêmica, os autores realizaram um rigoroso processo científico-acadêmico de pesquisa, reflexão e argumentação e que se enquadra na área temática de interesse da Revista.
- Os artigos publicados pela Revista Eletrônica Educare utilizam a Licença Creative Commons: