Ferramentas de aprendizagem para promover a educação ambiental. Estudo de caso da Fundação Criança de Los Andes, Manizales, Colômbia

Autores

  • Gloria Yaneth Flórez-Yepes Universidad Católica de Manizales, Colômbia
  • Alejandro Rincón-Santamaría Universidad Católica de Manizales, Colômbia
  • Pablo Santiago Cardona Universidad Católica de Manizales, Colômbia
  • Felipe Antonio Gallego Universidad Católica de Manizales, Colômbia

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.22-2.5

Palavras-chave:

Educação ambiental, estratégia de sensibilização, ferramentas de aprendizagem, gestão de resíduos.

Resumo

Este artigo faz parte dos resultados de um projeto de pesquisa onde o objetivo é formular uma estratégia de consciência ambiental para crianças e adolescentes da Fundação Crianças de Los Andes, na cidade de Manizales, Colômbia. A metodologia é abordada desde um enfoque misto e descritivo, utilizando a técnica de enquete e um questionário como instrumento para coletar as informação, no qual foi utilizado a ferramenta software SPSS para sistematizar os dados. O contexto, tanto dos estudantes como também dos professores, faz parte da análise para desenhar a metodologia do projeto, que foi elaborada com 100% dos estudantes de 3º a 11º grau. Posteriormente, foi feita a discussão dos resultados e foi definida qual seria a melhor maneira de abordar a educação ambiental na infância. O principal resultado mostra que a melhor ferramenta para a aceitação da educação ambiental na infância se dá através do desenvolvimento de exercícios práticos, que lhes permitam aprender através de casos reais, questões e problemas ambientais e formas de abordagem de prevenção, mitigação e controle.

Biografia do Autor

Gloria Yaneth Flórez-Yepes, Universidad Católica de Manizales

Administradora ambiental y de recursos naturales, Magister en desarrollo sostenible y medio ambiente, Docente investigadora Universidad Católica de Manizales.

Alejandro Rincón-Santamaría, Universidad Católica de Manizales

Ingeniero químico, Magister en Ingeniería, Doctor en Ingeniería, Docente Investigador Universidad Católica de Manizales.

Pablo Santiago Cardona, Universidad Católica de Manizales

Arquitecto, maestrante en Maestría en Educación, Docente Investigador Universidad Católica de Manizales.

Felipe Antonio Gallego, Universidad Católica de Manizales

Matemático, magister en ciencias Matemática Aplicada, docente investigador Universidad Católica de Manizales, asesor estadístico de la Dirección de Investigaciones y Posgrados (Universidad Católica de Manizales).

Referências

Badillo, M. E. (2012). Política de educación ambiental en Colombia, 2002-2010. Revista de Investigación Agraria y Ambiental, 3(1), 89-96. doi: https://doi.org/10.22490/21456453.948

Benayas, J., Gutiérrez, J. y Hernández, N. (2003). La investigación en educación ambiental en España. Madrid: Ministerio de Medio Ambiente. Secretaría General de Medio Ambiente. Recuperado de http://www.mapama.gob.es/es/ceneam/recursos/documentos/investigacion-educacion-ambiental-espana_tcm7-13540.pdf

Duarte, J. J. y Valbuena, E. O. (2014). Referentes de la formación de profesores en educación ambiental. Revisión de antecedentes 2000-2012. Uni-pluri/versidad, 14(2), 27-36. Recuperado de http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/unip/article/view/20054/16944

García-Esteban, F. E. y Murga-Menoyo, M. Á. (2015). El profesorado de educación infantil ante el desarrollo sostenible: Necesidades formativas. Enseñanza & Teaching, 33(1), 121-142. doi: https://doi.org/10.14201/et2015331121142

González-Gaudiano, E. J. (2003). Educación para la ciudadanía ambiental. Interciencia, 28(10), 611-615. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=33908509

Gutiérrez, J. y Priotto, G. (2008). Estudio de caso: Sobre un modelo latinoamericano de desarrollo curricular descentralizado en educación ambiental para la sustentabilidad. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 13(37), 529-571. Recuperado de http://www.scielo.org.mx/pdf/rmie/v13n37/v13n37a7.pdf

Marcelo, C., Yot, C., Mayor, C., Sánchez, M., Murillo, P., Rodríguez, J. M. y Pardo, A. (2014. Las actividades de aprendizaje en la enseñanza universitaria: ¿Hacia un aprendizaje autónomo de los alumnos? Revista de Educación, 363, 334-359. doi: 10-4438/1988-592X-RE-2012-363-191

Melendro, M., Murga, M. Á., Novo, M. y Bautista-Cerro, M. (2008). Estrategias formativas innovadoras en educación ambiental y para el desarrollo sostenible. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 11(2), 15-39. Recuperado de http://revistas.uned.es/index.php/ried/article/view/929/850

Miñana, C., Toro, C y Mahecha, A. M. (2012). Construcción de lo público en la escuela: Una mirada desde dos experiencias de educación ambiental en Colombia. Revista Mexicana De Investigación Educativa, 17(55), 1147-1171. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=14024273007

Rodríguez, L. A., Borroto, M., Gutiérrez, I., Talabera, Y., Quesada, M. y Nuñez, A. (2011). Estrategia para la educación ambiental en comunidades cubanas. Revista Electrónica de Medio Ambiente, 10, 1-12 doi: https://doi.org/10.5209/rev_MARE.2011.n10.15851

Ruíz, M. R. y Pérez, E. S. (2014). Educación ambiental en niños y niñas de instituciones educativas oficiales del distrito de Santa Marta. Zona Próxima, 21, 52-64. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=85332835005

Publicado

2018-02-23

Como Citar

Ferramentas de aprendizagem para promover a educação ambiental. Estudo de caso da Fundação Criança de Los Andes, Manizales, Colômbia (G. Y. Flórez-Yepes, A. Rincón-Santamaría, P. S. Cardona, & F. A. Gallego , Trads.). (2018). Revista Electrónica Educare, 22(2), 1-21. https://doi.org/10.15359/ree.22-2.5

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Ferramentas de aprendizagem para promover a educação ambiental. Estudo de caso da Fundação Criança de Los Andes, Manizales, Colômbia (G. Y. Flórez-Yepes, A. Rincón-Santamaría, P. S. Cardona, & F. A. Gallego , Trads.). (2018). Revista Electrónica Educare, 22(2), 1-21. https://doi.org/10.15359/ree.22-2.5

Comentarios (ver términos de uso)