Análise e implicações dos resultados das práticas pedagógicas de um professor líder em um teste piloto de inovação no projeto Conectando-nos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.22-2.4

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, mediação pedagógica, competências tecnológicas, comunicação digital, gestão do conhecimento.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de práticas pedagógicas de um professor líder em um teste piloto de inovação desenvolvida numa escola primária em Costa Rica. O teste piloto foi realizado pela necessidade de mudar o equipamento tecnológico nas escolas pertencentes ao projeto Conectando-nos MEP-FQT do Departamento de Pesquisa, Desenvolvimento e Implementação do Ministério de Educação e da Fundação Quirós Tanzi. O teste piloto consistiu em diagnosticar as práticas pedagógicas de um professor líder através da exploração e do uso dos recursos didáticos digitais que trazem os computadores laptops e um projetor interativo. Os equipamentos foram usados para promover a mediação pedagógica do professor através do acesso, seleção e utilização dos recursos didáticos digitais. Para coletar os dados, foram usados guias de observação não participante, um questionário com perguntas abertas e a revisão de documentos de planejamento didático do professor. A sistematização das guias de observação permitiu comprovar de forma natural e concreta os aspectos abrangidos pelos objetivos do estudo. A análise dos dados foi realizada utilizando uma abordagem qualitativa fenomenológica, onde foram definidas categorias e subcategorias que posteriormente foram relacionadas entre si, para estabelecer coincidências, semelhanças, diferenças, presença ou ausência de termos ou frases. Além disso, realizou-se uma interpretação dos dados, onde as informações obtidas através da análise e do referencial teórico se relacionaram, permitindo assim uma reflexão posterior sobre as categorias relacionadas. Finalmente, a principal conclusão do teste piloto consiste na divulgação do trabalho colaborativo entre os estudantes e a realização dos objetivos de aprendizagem propostos no planejamento educacional do professor.

Biografia do Autor

Manuel Baltodano-Enríquez, Universidad Estatal a Distancia

Doctor en Ciencias de la Educación con Mención en Administración Educativa. Máster en Tecnología Educativa con Acentuación en Capacitación Corporativa y Formación Profesional, Escuela de Educación, Humanidades y Ciencias Sociales del Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey. Profesor de investigación en la Escuela de Ciencias de la Educación de la Universidad Estatal a Distancia.

Referências

Ausubel, D. P. (2002). Adquisición y retención del conocimiento. Una perspectiva cognitiva. Barcelona: Paidós. Recuperado de https://issuu.com/luisorbegoso/docs/ausubel_-_adquisicion_y_retencion_d

Centro de Capacitación y Educación a Distancia. (2013). Unidad 3: El diseño curricular en la UNED (Curso de formación docente: Pedagogía Universitaria). San José, Costa Rica: Euned. Manuscrito inédito.

Coll, C. (2008). TIC y prácticas educativas: Realidades y expectativas. En Fundación Santillana (Eds.), Las tecnologías de la información y la comunicación (TIC) en la educación: Retos y posibilidades (pp. 163-181). Madrid: Santillana.

Correa, J. M. y De Pablos, J. (2009). Nuevas tecnologías e innovación educativa. Revista de Psicodidáctica, 14(1), 133-145. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=17512723009

De Pablos, J., Cólas, P. y González, T. (2010). Factores facilitadores de la innovación con TIC en los centros escolares. Un análisis comparativo entre diferentes políticas educativas autonómicas. Revista Educación, 352, 23-51. Recuperado de http://www.revistaeducacion.educacion.es/re352/re352_02.pdf

Departamento de Evaluación de los Aprendizajes. (2016). Evaluación de los aprendizajes. Presentado en reunión de la Comisión Interinstitucional de Reforma Integral al Reglamento de Evaluación de los Aprendizajes [Documento inédito en archivo digital PowerPoint]. Misterio de Educación Pública, San José, Costa Rica.

Drucker, P. (1985). Fuentes de cambio educativo. En. M. G. Fullan y S. Stiegelbauer (Eds.), El cambio educativo: Guía de planeación para maestros (pp. 25-35). México: Trillas.

Fallas, I. V. y Trejos I. (2013). Educación en la sociedad de la información y el conocimiento. San José, Costa Rica: Euned.

Fonseca, C. (2000). Aprendizaje y tecnologías digitales ¿novedad o innovación? Red digital: Revista de Tecnologías de la Información y Comunicación Educativas, 1.

Fullan, M. (2002). El significado del cambio educativo: Un cuarto de siglo de aprendizaje. Profesorado, revista de currículum y formación del profesorado, 6(1-2), 1-14. España: Universidad de Granada. Recuperado de http://www.ugr.es/~recfpro/rev61ART1.pdf

Fullan, M. y Stiegelbauer, S. (1997). El cambio educativo: Guía de planeación para maestros. México: Trillas.

García, M. (2007). Nosotros, los profesores: Breve ensayo sobre la tarea docente. Madrid: UNED.

Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación (6aed.). México: McGraw-Hill.

Mendoza, E., Buitrago, W. y González, L. F. (2014). Construcciones críticas sobre las prácticas pedagógicas: Reflexiones a partir de la psicología cultural y discursiva. Estudios Pedagógicos, 40(1), 359-372. doi: https://doi.org/10.4067/S0718-07052014000100021

Ministerio de Educación Pública. (2010). Propuesta curricular y pedagógica para la incorporación de las TIC en tercer ciclo y educación diversificada (Consultoría Dirección de Recursos Tecnológicos en Educación). San José, Costa Rica. Manuscrito inédito.

Ministerio de Educación Pública y Fundación Quirós Tanzi (FQT). (2011). Proyecto Conectándonos. Versión Adobe PDF. San José, Costa Rica: Departamento de Investigación, Desarrollo e Investigación. Dirección de Recursos Tecnológicos en Educación. Manuscrito inédito.

Mortera, F. (2002). Educación @ distancia y diseño instruccional: Conceptos básicos, historia y relación mutua. México: Taller Abierto.

Oficina de Innovación Educativa con Uso de Nuevas Tecnologías. (2013). Competencias TIC para el desarrollo docente. Colombia: Ministerio de Educación Nacional. Recuperado de http://www.colombiaaprende.edu.co/html/micrositios/1752/articles-318264_recurso_tic.pdf

Organización de las Naciones Unidas para la Educación la Ciencia y la Cultura. (2004). Las tecnologías de la información y la comunicación en la formación docente: Guía de planificación. Montevideo, Uruguay: Ediciones Trilce. Recuperado de http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001295/129533s.pdf

Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. (2006). La integración de las tecnologías de la información y la comunicación en los sistemas educativos: Estado del arte y orientaciones estratégicas para la definición de políticas educativas en el sector. París: Autor. Recuperado de http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001507/150785s.pdf

Ramírez, N. (2004). Experiencia de una docente líder que impulsa el cambio estructurando una visión compartida y coligando potencialidades. Educere, 8(24), 77-82. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=35602413

Resnick, M. (2000). It’s not just information. IBM Systems Journal, 39(3.4), 816-817. doi: https://doi.org/10.1147/sj.393.0816

Rivas, M. (2008). Procesos cognitivos y aprendizaje significativo. Madrid: Comunidad de Marid, Consejería de Educción. Recuperado de http://www.deposoft.com.ar/repo/publicaciones/A9R6652.pdf

Salinas, J. (2008). Innovación educativa y usos de las TIC. Sevilla: Universidad Internacional de Andalucía. Recuperado de http://gte.uib.es/pape/gte/sites/gte.uib.es.pape.gte/files/innovac_tic_salinas1.pdf

Salinas, P. y Cárdenas, M. (Eds.). (2008). Métodos de investigación social: Una aproximación desde las estrategias cuantitativas y cualitativas (2ª ed.). Antofagasta, Chile: Universidad Católica del Norte.

Vázquez, S., Bernal, J. L. y Liesa, M. (2014). La conceptualización del liderazgo: Una aproximación desde la práctica educativa. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 12(5), 79-97. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=55132460004

Publicado

2018-02-16

Como Citar

Análise e implicações dos resultados das práticas pedagógicas de um professor líder em um teste piloto de inovação no projeto Conectando-nos (M. Baltodano-Enríquez , Trad.). (2018). Revista Electrónica Educare, 22(2), 1-22. https://doi.org/10.15359/ree.22-2.4

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Análise e implicações dos resultados das práticas pedagógicas de um professor líder em um teste piloto de inovação no projeto Conectando-nos (M. Baltodano-Enríquez , Trad.). (2018). Revista Electrónica Educare, 22(2), 1-22. https://doi.org/10.15359/ree.22-2.4

Comentarios (ver términos de uso)