Educação sexual: Percepções dos docentes da cidade de Cuenca 2013-2014

Autores

  • Diana Elisabeth Manzano-Pauta Universidad de Cuenca, Equador
  • Elena Monserrath Jerves-Hermida Universidad de Cuenca, Equador

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.22-1.5

Palavras-chave:

Educação sexual, professores, percepções, Cuenca. Introducción

Resumo

O reconhecimento que sempre foi dado ao papel de um professor na educação sexual, mas também sua aparente falta de conhecimento na área da sexualidade, refletidos na literatura, foi o motivo para desenvolver esta pesquisa. O objetivo deste estudo foi conhecer as percepções dos professores sobre a educação sexual, na cidade de Cuenca. Especificamente, buscou-se compreender o valor que os professores dão aos seus próprios conhecimentos, a satisfação em ensinar, as modalidades, concepções e preconceitos da equipe de professores nas salas de aula. O método utilizado teve uma abordagem sequencial explicativa mista, que explorou inicialmente as ideias sobre a educação sexual através de um estudo quantitativo aplicando um questionário a 180 professores. Com base nos resultados do estudo quantitativo, na segunda etapa, a opinião dos professores foi abordada através de um estudo qualitativo, utilizando como ferramenta o grupo focal. Os resultados são apresentados em quatro categorias: 1) avaliação de conhecimentos; 2) satisfação docente; 3) modalidade; e 4) concepções e preconceitos da educação sexual. As categorias do estudo mostraram que a educação sexual tem deficiências, especialmente relacionadas com a falta de formação e conhecimento por parte do grupo, de modo que a educação esta marcada por preconceitos sobre a sexualidade.

Biografia do Autor

Diana Elisabeth Manzano-Pauta, Universidad de Cuenca

Licenciada en Educación, Magister en Educación y Desarrollo del Pensamiento, actualmente Investigadora del Proyecto Humsex/Vlir Universidad de Cuenca-Ecuador. Posee una publicación en la revista Maskana.

Elena Monserrath Jerves-Hermida, Universidad de Cuenca

Psicóloga Educativa, Magister en Gerencia Educativa, PhD en Ciencias Bio-médicas. Actualmente subdecana de la Facultad de Filosofía, Letras y Ciencias de la Educación Universidad de Cuenca-Ecuador. Posee publicaciones en revistas nacionales e internacionales y también en coautoría. Además, ha presentado varias ponencias en congresos nacionales e internacionales.

Referências

Beltrán, L. (2010). Educación de la sexualidad y salud sexual y reproductiva. Guía para docentes. Venezuela: UNFA-Fondo de Población de Naciones Unidas. Recuperado de http://venezuela.unfpa.org/sites/default/files/pub-pdf/Educacion%20SSR%20Guia%20Docentes.pdf

Braun, V., & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77-101. doi: https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa

Creswell, J. W. (2009). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Los Angeles: SAGE.

Subsecretaría de Equidad y Calidad Educativa, Programa Nacional de Educación Sexual Integral, Dirección Nacional de Gestión Educativa y Dirección Nacional de Educación Secundaria y Áreas Curriculares. (2012). Educación sexual integral para la educación secundaria. Contenidos y propuestas para el aula. Buenos Aires: Autor. Recuperado de http://www.me.gov.ar/me_prog/esi/doc/esi_secundaria.pdf

Fernández, L., Bustos, L., González, L., Palma, D., Villagrán, J. y Muñoz, S. (2000). Creencias, actitudes y conocimientos en educación sexual. Revista medica Chile, 128(6). doi: https://doi.org/10.4067/S0034-98872000000600002

Font, P. (2009). Pedagogía de la sexualidad. Barcelona: Grao.

Kirby, D. B., Laris, B. A., & Rolleri, L. A. (2007). Sex and HIV education programs: Their impact on sexual behaviors of young people throughout the world. The Journal of adolescent health, 40(3), 206-217. doi: https://doi.org/10.1016/j.jadohealth.2006.11.143

Magendzo, A. (2006). Educación en derechos humanos: Un desafío para los docentes de hoy. Santiago: LOM Ediciones.

Martínez, J. L., Orgáz, B., Vicario-Molina, I., González, E., Carcedo, R. J., Fernández-Fuertes, A. A. y Fuertes, A. (2011). Educación sexual y formación del profesorado en España: Diferencias por sexo, edad, etapa educativa y comunidad autónoma. Magister. Revista de Formación del Profesorado e Investigación Educativa, 24, 37-47. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3844427

Meinardi, E., Revel, A., Godoy, E., Iglesias, M., Rodriguez, I., Plaza, M. V. y Bonan, L. (2008). Educación para la salud sexual en la formación de profesores en Argentina. Ciência & Educação, 14(2), 181-195. doi: https://doi.org/10.1590/S1516-73132008000200001

Mesa, M. I, Barella, J. L. y Cobeña, M. (2004). Comportamientos sexuales y uso de preservativos en adolescentes de nuestro entorno. Atención Primaria, 33(7), 374-380. doi: https://doi.org/10.1016/S0212-6567(04)78889-7

Ministerio de Educación del Ecuador. (2012). Marco legal educativo. Ecuador: Autor. Recuperado de http://www.cristorey.edu.ec/frontEnd/Image/MarcoLegalEducativo2012.pdf

Ramírez, C. (2004). Conocimientos y actitudes hacia la sexualidad en profesores de educación secundaria. Revista Sonorense, 13, 41 - 47.

Testa, M., Núñez, M. E., Ruiz, F. y Senior, A. (2002). Nivel de educación sexual de los docentes. Multiciencias, 2(2), 107-114. Recuperado de http://produccioncientificaluz.org/index.php/multiciencias/article/view/16569/16542

Unesco. (2013). Respuestas del sector de educación frente al bullying homofóbico (Serie buenas políticas y prácticas para la educación en VIH y salud, Cuadernillo 8). Santiago: Autor. Recuperado de http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002229/222918s.pdf

Vidal, F. (2010). Educación sexual y diversidad en los programas educativos de América Latina. Revista Electrónica Diálogos Educativos, 10(20), 75-104. Recuperado de http://revistas.umce.cl/index.php/dialogoseducativos/article/view/1090/1102

Publicado

2018-01-01

Como Citar

Educação sexual: Percepções dos docentes da cidade de Cuenca 2013-2014 (D. E. Manzano-Pauta & E. M. Jerves-Hermida , Trads.). (2018). Revista Electrónica Educare, 22(1), 1-15. https://doi.org/10.15359/ree.22-1.5

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Educação sexual: Percepções dos docentes da cidade de Cuenca 2013-2014 (D. E. Manzano-Pauta & E. M. Jerves-Hermida , Trads.). (2018). Revista Electrónica Educare, 22(1), 1-15. https://doi.org/10.15359/ree.22-1.5

Comentarios (ver términos de uso)