Aprendizagem ativa para desenvolver habilidades motoras e trabalho em equipe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.22-1.16

Palavras-chave:

aprendizagem ativa, habilidades motoras, trabalho em equipe, investigação-ação.

Resumo

São apresentados os resultados de um processo de investigação-ação, com dados quantitativos e qualitativos, cujo objetivo foi estabelecer como o uso dos princípios da aprendizagem ativa no ensino, particularmente a colaboração, impacta nos processos de aprendizagem, especificamente no trabalho em equipe e desempenho psicomotor de um grupo de estudantes da primeira série. Participaram 20 estudantes, que foram selecionados por amostragem intencional, com base em critérios de nível básico da 

primeira série do ensino fundamental de uma escola particular em Bogotá, Colômbia. As técnicas aplicadas foram a observação, entrevistas e também foram recolhidos dados com base em testes padronizados de coordenação motora, antes e após o processo; a análise dos dados foi realizada utilizando triangulação de dados qualitativos. Com os dados quantitativos foram feitos análise comparativa dos perfis iniciais e finais de estudantes. Os resultados indicam que, após a intervenção educativa na qual a colaboração com base na aprendizagem ativa é usada, os estudantes alcançaram uma variação positiva no desempenho das competências observadas; o fato de fazer parte de uma equipe de trabalho contribuiu positivamente na realização dos objetivos propostos; ao realizar, constantemente, a reflexão individual sobre as suas práticas, foram capazes de identificar os erros e os acertos na construção de conhecimento interatuando com os demais; que facilitou o desenvolvimento do conhecimento relacionado com a aprendizagem prévia e ajudou em que os estudantes fossem mais responsáveis e autodirigidos. Além disso, se reconhece a importância da inovação nos processos de ensino-aprendizagem na sala de aula, com a finalidade de contar com dados significativos para docente e pesquis 

Biografia do Autor

Johanna Lorena Aristizabal-Almanza, Tecnológico de Monterrey.

 

 Administradora Deportiva de la Universidad Distrital de Colombia y Magister en Educación con Énfasis en Procesos de Enseñanza Aprendizaje del Tecnológico de Monterrey en México. Actualmente, docente de expresión corporal, con niñez de básica y secundaria, con experiencia principalmente, alrededor del campo de la educación física, específicamente en el área de la expresión corporal, danzas, recreación y deporte desde hace ocho años. Asimismo, ha participado en iniciativas que involucran la planeación, organización y ejecución de eventos deportivos y artísticos, y la promoción del deporte y el aprovechamiento del tiempo libre a través de escuelas de formación.  

Arcelia Ramos-Monobe, Tecnológico de Monterrey

 

 Licenciada en Psicología por la Universidad Autónoma de Guadalajara. Maestra en Educación con especialidad en Desarrollo Cognitivo por el Tecnológico de Monterrey, desde 1986 participa como docente y especialista en la formación de docentes en la institución. Ha colaborado como tutora de los cursos de la maestría en educación; particularmente en proyectos de investigación desde 2004, las investigaciones giran alrededor de intervenciones pedagógicas asociadas al aprendizaje activo.  

Violeta Chirino-Barceló, Tecnológico de Monterrey.

 

 Doctora en Innovación y Tecnología Educativa por el Tecnológico de Monterrey. Profesora titular en la Escuela de Educación Humanidades y Ciencias Sociales del ITESM, con líneas de investigación: Aprendizaje activo y aprendizaje móvil con publicaciones en libros y revistas arbitradas. Moderó en 2012 para OEA el Foro Virtual sobre TIC y Educación y fue relatora en el Foro de la Sociedad Civil del Continente Americano en Washington DC, para el Summit de las Américas. 

Referências

Berges, J. y Lézine, I. (1975). Test de imitación de gestos. Barcelona: Científico Médica.

Blanco, P. (2006). El rompecabezas cooperativo para adquirir competencias de desarrollo personal y social en educación física. Revista Iberoamericana de Educación, 39(1), 1-8. Recuperado de http://rieoei.org/1451.htm

Bolaños, G. (2006). Educación por medio del movimiento y expresión corporal (11ª reimp.). San José, Costa Rica: Euned.

Carr, W. y Kemmis, S. (1988). Teoría crítica de la enseñanza: La investigación-acción en la formación del profesorado. Barcelona: Martínez Roca.

Chirino, V., Ramos, A. y Lozano, A. (2015). Reenfocando el aprendizaje activo hacia un modelo de aula invertida. Pautas para la acción docente. CIIE. Revista del Congreso Internacional de Innovación Educativa, 1(1), 164-174. Recuperado de https://drive.google.com/file/

d/0Bxu5PCww2WDQQzBhQjY2bUV1UDQ/view

Cisterna, F. (2005). Categorización y triangulación como procesos de validación del conocimiento en investigación cualitativa. Theoria, 14(1), 61-71. Recuperado de http://www.ubiobio.cl/theoria/v/v14/a6.pdf

Da Fonseca, V. (2000). Estudio y génesis de la psicomotricidad. Barcelona: Inde.

Domingo, J. (2008). El aprendizaje cooperativo. Cuadernos de Trabajo Social, 21, 231-246. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/ejemplar/203659

Elliott, J. (1993). El cambio educativo desde la investigación-acción. Madrid: Morata.

Galifret-Granjon, N. (1984). Batería Piaget-Head. En R. Zazzo (Autor), Manual para el examen psicológico del niño (pp. 91-152). Madrid: Narcea.

García, J. A. (2009). Psicomotricidad y educación infantil. Revista Innovación y Experiencias Educativas, 16, 1-10.

Gil, P., Gutiérrez, E. C. y Madrid, P. D. (2013). Incremento de las habilidades sociales a través de la expresión corporal: La experiencia en clases de iniciación al baile. Cuadernos de Psicología del Deporte, 12(2), 83-88. Recuperado de http://revistas.um.es/cpd/article/view/177821/149501

Gil, F., Rico, R. y Sánchez-Manzanares, M. (2008). Eficacia de equipos de trabajo. Papeles del Psicólogo, 29(1), 25-31. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=77829104

Gómez, R. H. (2002). La enseñanza de la educación física en el nivel inicial y el primer ciclo de la EGB: Una didáctica de la disponibilidad corporal. Buenos Aires: Stadium.

Hernández, J. y Anello, E. (1998). Trabajo en equipo. Red Nacional de Formación y Capacitación Docente. Quito: MEC.

Huber, G. L. (2008). Aprendizaje activo y metodologías educativas. Revista de Educación, extraordinario, 59-81. Recuperado de http://www.revistaeducacion.mec.es/re2008/re2008_04.pdf

Johnson, D. W., Johnson, R. T. y Holubec, E. J. (1999). El aprendizaje cooperativo en el aula. Barcelona: Paidós.

Koo, L. C. (1999). Learning action learning. Journal of Workplace Learning, 11(3), 89-94. doi: https://doi.org/10.1108/13665629910264244

Lewin, K. (1988). Acción-investigación y problemas de las minorías. Revista de Psicología social, 3(2), 229-240. doi: https://doi.org/10.1080/02134748.1988.10821586

Osorio, K. y López, A. (2014). La retroalimentación formativa en el proceso de enseñanza-aprendizaje de estudiantes en edad preescolar. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 7(1), 13-30. Recuperado de https://revistas.uam.es/index.php/riee/article/view/3383

Ozeretski, N. A. (1988). Test motores de Ozeretski. Manual de diagnóstico psicológico. Madrid:Mepsa.

Revans, R. W. (1983). Action learning: Its terms and character. Management Decision, 21(1), 39-50. doi: https://doi.org/10.1108/eb001310

Schwartz, S. y Pollishuke, M. (1998). Aprendizaje activo: Una organización de la clase centrada en el alumnado (2ª ed.). Madrid: Narcea.

Silberman, M. (2005). Aprendizaje activo: 101 estrategias para enseñar cualquier tema. México: Pax. Recuperado de https://josedominguezblog.files.wordpress.com/2015/06/aprendazajeactivo-101-estrategias-para-ensenar-1.pdf

Torrelles, C., Coiduras, J., Isus, S., Carrera, F. X., París, G. y Cela, J. M. (2011). Competencia de trabajo en equipo: Definición y categorización. Profesorado: Revista de currículum y formación del

profesorado, 15(3), 329-344. Recuperado de https://recyt.fecyt.es/index.php/profesorado/article/view/41484/23585

Touriñan, J. M. (2011). Intervención educativa, intervención pedagógica y educación: La mirada pedagógica. Revista Portuguesa de Pedagogía, 283-307. Recuperado de http://files.secu304tv-com.webnode.com.co/200000235-a21f9a316a/intervenciu00F3n%20

pedagu00F3gica.pdf

Vaca, M. J. (2007). Un proyecto para una escuela con cuerpo y en movimiento. Ágora para la Educación Física y el Deporte, 4-5, 91-110. Recuperado de https://www5.uva.es/agora/revista/4/agora4-5_vaca_5.pdf

Valenzuela, J. R. y Flores, M. (2012). Fundamentos de la investigación educativa (Vol. 2). México: Trillas.

Villa, A. y Poblete, M. (2007). Aprendizaje basado en competencias. Una propuesta para la evaluación de las competencias genéricas. Bilbao: Mensajero. Recuperado de https://es.slideshare.net/

andri_arg/aprendizaje-basado-en-competencias-24974231

Villardón, L. (2006). Evaluación del aprendizaje para promover el desarrollo de competencias. Educatio Siglo XXI, 24, 57-76. Recuperado de http://revistas.um.es/educatio/article/view/153/136

Villasana, N. y Dorrego, E. (2007). Habilidades sociales en entornos virtuales de trabajo colaborativo. RIED: Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 10(2), 45-74. doi: https://doi.org/10.5944/ried.2.10.993

Publicado

2018-01-01

Como Citar

Aprendizagem ativa para desenvolver habilidades motoras e trabalho em equipe (J. L. Aristizabal-Almanza, A. Ramos-Monobe, & V. Chirino-Barceló , Trads.). (2018). Revista Electrónica Educare, 22(1), 1-26. https://doi.org/10.15359/ree.22-1.16

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Aprendizagem ativa para desenvolver habilidades motoras e trabalho em equipe (J. L. Aristizabal-Almanza, A. Ramos-Monobe, & V. Chirino-Barceló , Trads.). (2018). Revista Electrónica Educare, 22(1), 1-26. https://doi.org/10.15359/ree.22-1.16

Comentarios (ver términos de uso)