Proposta de um modelo tecnológico para sala de aula invertida (T-FliC) no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.22-2.2

Palavras-chave:

Ensino superior, aula invertida, modelo tecnológico, TIC.

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de modelo tecnológico para sala de aula invertida chamada T-FliC. O objetivo é dar um suporte, por meio das tecnologias da informação e comunicação (TIC), para o modelo pedagógico homônimo existente, a ser considerado em futuras implementações nas matérias de diferentes níveis de formação do ensino superior. T-FliC baseia-se principalmente no uso de recursos tecnológicos gratuitos, fundamentado em aplicações de Google (Sala de Aula, Drive e YouTube, entre outras), por causa de ser bastante utilizado por estudantes e professores, permitindo replicar este modelo em diferentes contextos educacionais. T-FliC incorpora cinco fases mediadas pelas TIC, que vão desde o planejamento das atividades de ensino-aprendizagem até a avaliação contínua das aprendizagens. Na sua implementação, o modelo T-FliC considera uma aula digital (aprendizagem fora da sala de aula) com orientação a sincrônica de um tutor virtual pessoal, uma oficina envolvendo o desenvolvimento de atividades dinâmicas para o trabalho colaborativo (aprendizagem em sala de aula), com orientação do tutor presencial e um processo de avaliação permanente e contínua mediada por ferramentas tecnológicas, como teclado, pasta e bloco que permite o registro digital do caminho de aprendizagem dos estudantes. Este artigo inclui uma revisão da literatura sobre o papel das TIC na educação e na base da metodologia da sala de aula invertida. São incorporados também os antecedentes de experiências de implementação de aula invertida no ensino superior, seguido da apresentação do modelo T-FliC como uma proposta tecnológica para essa metodologia. Finalmente, as reflexões sobre esta proposta encontram-se nas conclusões.

Biografia do Autor

Matilde Basso-Aránguiz, Universidad Católica de la Santísima Concepción

 Geóloga titulada en la Universidad de Concepción, Chile. Actualmente se desempeña como docente del Departamento de Ingeniería Civil de la Facultad de Ingeniería, Universidad Católica de la Santísima Concepción (UCSC) y es candidata al grado de Magíster en Informática Educativa y Gestión del Conocimiento. Posee publicaciones en congresos nacionales relacionados al uso de TIC en educación superior. Ha sido relatora del Taller “Evaluación y TIC” en Encuentro Latinoamericano de CDIO. Se desempeña como colaboradora en proyecto de apoyo a la docencia en la UCSC (FAD2016-11).

Mario Bravo-Molina, Universidad del Bío-Bío

 Ingeniero de Ejecución en Computación e Informática. Actualmente académico del departamento de Ciencias de la Construcción de la Facultad de Arquitectura, Construcción y Diseño, Universidad del Bío-Bío, Chile y es candidato al grado de Magíster en Informática Educativa y Gestión del Conocimiento. Ponente del artículo científico “Propuesta de un Modelo de Evaluación con Uso de TIC en el Aprendizaje del Inglés en la Universidad del Bío-Bío” en el XVIII Congreso Internacional EDUTEC 2015, noviembre, Riobamba, Ecuador.

Antonella Castro-Riquelme, Liceo Los Andes

 Profesora de Lenguaje y Comunicación y candidata al grado de Magíster en Informática Educativa y Gestión del Conocimiento. Actualmente se desempeña como profesora de Lenguaje y Comunicación en el Liceo Los Andes, en la comuna de San Pedro de la Paz, Concepción, Chile.

César Moraga-Contreras, Escuela Parroquial Domingo Savio

Profesor de Educación Física, realizando Magister en Informática Educativa y Gestión del Conocimiento, con experiencias en docencia secundaria y universitaria. Actualmente coordinador de enlaces en el Colegio Parroquial Domingo Savio. Fue profesor en Colegio Salesiano, Concepción, haciendo aportes en uso de TIC aplicados a la Educación Física y docente en la Universidad de las Américas, realizando la cátedra de Informática Educativa a la carrera de Pedagogía en Educación Física, Concepción.

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Publicado

2018-02-15

Como Citar

Proposta de um modelo tecnológico para sala de aula invertida (T-FliC) no ensino superior (M. Basso-Aránguiz, M. Bravo-Molina, A. Castro-Riquelme, & C. Moraga-Contreras , Trads.). (2018). Revista Electrónica Educare, 22(2), 1-17. https://doi.org/10.15359/ree.22-2.2

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Proposta de um modelo tecnológico para sala de aula invertida (T-FliC) no ensino superior (M. Basso-Aránguiz, M. Bravo-Molina, A. Castro-Riquelme, & C. Moraga-Contreras , Trads.). (2018). Revista Electrónica Educare, 22(2), 1-17. https://doi.org/10.15359/ree.22-2.2

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