Habilidades e estratégias didáticas necessárias para a alfabetização visual na educação pré-escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.22-3.2

Palavras-chave:

Método de alfabetização, alfabetização visual, Educação pré-escolar, habilidades visuais, estratégias de ensino.

Resumo

Este artigo refere-se aos resultados obtidos com a coleta de dados e a revisão bibliográfica teórica, que foi realizada como parte de uma pesquisa para obtenção do mestrado, dirigida à formulação de metodologias e materiais para a estimulação da alfabetização visual em crianças idade pré-escolar. Nas seções seguintes, é feita uma teorização sobre o contexto no qual o tema de leitura de imagens está sendo desenvolvido. Estabelece também a conceituação dos termos referentes à alfabetização visual, a fim de estabelecer parâmetros para a coleta e análise da informação. Uma abordagem quantitativa é usada para coletar os dados, com uma metodologia descritiva. Os dados obtidos para esta pesquisa são resultado da consulta aos professores de educação pré-escolar selecionados de uma mostra participante, escolhida por conveniência, à qual se aplicou um questionário auto-administrado com uma variedade de tipos de questões abertas, dicotômicas de múltipla escolha, e fechadas. Os resultados obtidos revelam uma falta de conhecimento do conceito e importância da alfabetização visual e como implementá-la em suas salas de aula pré-escolares. Destaca também a falta de estratégias de ensino específicas para o estímulo desse tipo de alfabetização com as crianças. 

Biografia do Autor

Andrea Soto-Grant, Universidad Estatal a Distancia

Licenciada en Educación Preescolar con énfasis en Dificultades del Aprendizaje de la Universidad Fidélitas; Máster en Planificación Curricular de la Universidad de Costa Rica. Ha ejercido la docencia por 12 años como maestra de educación preescolar y I ciclo. Trabajó para el Programa de Apoyo Curricular y Evaluación de los Aprendizajes de la Universidad Estatal a Distancia de Costa Rica y actualmente labora para el Centro de Desarrollo Académico del Instituto Tecnológico de Costa Rica.

Referências

Aparici, R. y García-Matilla, A. (1986). Alfabetización audiovisual y enseñanza. En R. Aparici y A. García-Mantilla (Autores), Lectura de imágenes (3ª ed., pp. 9-14). Madrid: Ediciones de la Torre. Recuperado de http://recursos.udgvirtual.udg.mx/biblioteca/bitstream/20050101/931/1/Alfabetizacion_audiovisual_y_ensenanza.pdf

Barragán, R. y Gómez, W. (2012). El lenguaje de la imagen y el desarrollo de la actitud crítica en el aula: Propuesta didáctica para la lectura de signos visuales. Íkala, Revista Lenguaje y Cultura, 17(1), 79-92. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=255024135006

Bravo, L. (2004). Las destrezas perceptuales y los retos en el aprendizaje de la lectura y la escritura. Una guía para la exploración y comprensión de dificultades específicas. Revista Actualidades Investigativas en Educación, 4(1), 1-24. Recuperado de https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/aie/article/view/9047/17473

Buckingham, D. (Marzo, 2006). La educación para los medios en la era de la tecnología digital. Ponencia presentada en el Congreso del décimo aniversario de Med “La Sapienza di comunicare” (pp. 1-8). Roma. Recuperado de https://es.slideshare.net/blogdevon/la-educacin-para-los-medios-en-la-era-de-la-tecnologa-digital-buckingham

Dussel, I. y Quevedo, L. A. (2010). VI Foro latinoamericano de educación; educación y nuevas tecnologías: Los desafíos pedagógicos ante el mundo digital. Buenos Aires: Santillana. Recuperado de http://www.unsam.edu.ar/escuelas/humanidades/actividades/latapi/docs/Dussel-Quevedo.pdf

Ferradini, S. y Tedesco, R. (1997) Lectura de la imagen. Comunicar, 8, 157-160. Recuperado de http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Linguagem%20Visual/lectura_de_la_imagen.pdf

Ferrer, M. y Guanipa, M. (2007). La alfabetización visual: Forma de representación de ideas y complemento del lenguaje. situArte, 1(2), 76-82. Recuperado de http://produccioncientificaluz.org/index.php/situarte/article/view/15942/15915

Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2010). Metodología de la investigación. México: McGraw-Hill.

Hernández, S. C. (noviembre, 2007). El constructivismo social como apoyo en el aprendizaje en línea. Apertura, 7(7), 46-62. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=68800705

Ibarra, A. M. y De la Llata, D. E. (2010). Niños nativos digitales en la sociedad del conocimiento: Acercamientos conceptuales a sus competencias. Razón y Palabra, 72, 1-24. Recuperado de http://ww.w.razonypalabra.org.mx/N/N72/Varia_72/14_Ibarra_72.pdf

Jiménez, E. (2006). El niño tecnológico. Un perfil educativo. Revista de Investigación, 60, 119-131. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2324934

Kanizsa, G. (1998). Gramática de la visión. Percepción y pensamiento. Madrid: Paidós.

Llorente, E. (2000). Imágenes en la enseñanza. Revista de Psicodidáctica, 9, 119-135. Recuperado de http://www.ehu.es/ojs/index.php/psicodidactica/article/view/123/119

Mejía, J. (2000). El muestreo en la investigación cualitativa. Investigaciones sociales, 4(5), 165-180. Recuperado de http://revistasinvestigacion.unmsm.edu.pe/index.php/sociales/article/viewFile/6851/6062

Monserrat, J. (1998). Organización perceptual y percepción del objeto. En J. Monserrat (Coord.), La percepción visual. La arquitectura del psiquismo desde el enfoque de la percepción visual (pp. 285-335). Madrid: Biblioteca Nueva.

Martín-Crespo, M. C. y Salamanca, A. B. (2007). El muestreo en la investigación cualitativa. Revista Nure Investigación, 4(27), 1-4. Recuperado de http://www.nureinvestigacion.es/OJS/index.php/nure/article/view/340/330

Santos, H. (Noviembre, 2009). Educación infantil: Facilitar el desarrollo de competencias tecnológicas. En Congreso Internacional Fortaleciendo las Competencias: Nuevas estrategias, nuevos aprendizajes en Formación Infantil (pp. 1-12). Madrid, España. Recuperado de http://www.waece.org/AMEIFortaleciendolascompetencias2009/Henrique%20Santos.pdf

Sartori, G. (1998). Homo videns. La sociedad teledirigida. Argentina: Taurus.

Soto, A. (2015). Estimulación de habilidades para alfabetización visual: Un módulo didáctico para el nivel de preescolar (Tesis de maestría). Universidad de Costa Rica. San José, Costa Rica.

Teubal, E. (2010). La contribución de los textos gráficos no verbales para el desarrollo de la alfabetización a temprana edad. IRICE, 21, 27-36.

Torres, M., Paz, K. y Salazar, F. G. (2008) Métodos de recolección de datos para una investigación. Boletín Electrónico, 03, 1-21. Recuperado de https://e83ba009-a-62cb3a1a-s-sites.googlegroups.com/site/capacitacionshi/archivador/METODOSDERECOLECCIONDEDATOSok.pdf?attachauth=ANoY7crJDzGrNsJo9_oCD3Ro0HbE5Jla73s2LBZoTcp1d1mSeUjV0xYr3HnNo4Gmo_swWf45CjorzNc6UT5vscHJmfcWf19gp7_aqtGYDLxpmcBkt6_pfC7Erbczgx00BM9WC8l0amP-bSQF5mUZDnEGtIWsu0O7-SyQ86HIPwEtb0X39CIXEP9sw_rAahWZDXH-C-ZYw6YfM9jQNTOG0uOJTVetpbKaG0QCkjxKcaCZoW6LyAZyvamz3sOMPae0lMyZ8tri4kCK&attredirects=2

Villa, N. H. (2008). Fundamentos, estructura e impacto de una propuesta de alfabetización visual apoyada en recursos hipermediales. Revista Educación y Pedagogía, 20(51), 201-207. Recuperado de http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/revistaeyp/article/viewFile/9906/9102

Zamora, D. (Diciembre, 2000). Lectura de imágenes en niños y niñas preescolares. En Congreso Mundial de Lecto-escritura (pp. 1-11). Valencia, España. Recuperado de http://www.waece.org/biblioteca/pdfs/d190.pdf

Publicado

2018-06-15

Como Citar

Habilidades e estratégias didáticas necessárias para a alfabetização visual na educação pré-escolar (A. Soto-Grant , Trad.). (2018). Revista Electrónica Educare, 22(3), 1-17. https://doi.org/10.15359/ree.22-3.2

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Habilidades e estratégias didáticas necessárias para a alfabetização visual na educação pré-escolar (A. Soto-Grant , Trad.). (2018). Revista Electrónica Educare, 22(3), 1-17. https://doi.org/10.15359/ree.22-3.2

Comentarios (ver términos de uso)