O trabalho da direção nas escolas multisseriadas e direção 1: Um desafio para alcançar a equidade educacional nos contextos rurais da Costa Rica

Autores

  • Luis Alfredo Miranda-Calderón Universidad Nacional, Costa Rica
  • Satya Rosabal-Vitoria Universidad Nacional, Costa Rica

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.22-3.10

Palavras-chave:

Gestão gerencial, escolas multisseriadas e direção 1, contexto rural, capacitação, pedagogia

Resumo

Atualmente, o trabalho administrativo é um dos principais desafios enfrentados pelas escolas multisseriais de direção 1 localizadas nos contextos rurais da Costa Rica, para alcançar a equidade e pertinência educacional. O objetivo deste estudo qualitativo descritivo é orientado para a análise e fortalecimento do trabalho da direção desenvolvida por professores e professoras que trabalham  nas escolas multisseriais  de  direção 1, localizados nas comunidades rurais da região de Sarapiquí,  Costa Rica, com o objetivo de colaborar para a melhoria da educação destas instituições, através da implementação de uma proposta de formação que inclua os dois principais componentes da sua gestão: pedagógica e administrativa. O estudo teve como base o diagnóstico feito e informações fornecidas por 28 diretores da área de Sarapiquí (16 de escolas multisseriais e 12 de direção 1). Por meio de um questionário e de uma entrevista semiestruturada, foi possível aprofundar na realidade dessas instituições para determinar situações condicionantes de gestão administrativa como requisito do seu trabalho educativo, bem como as implicações no trabalho pedagógico que desenvolvem. Derivada das reflexões e constatações do estudo, a proposta de formação e atualização foi gerada em torno aos temas que cada professor dessas instituições deve considerar fundamentais para dar relevância à sua gestão educacional. Por fim, propõe-se um conjunto de estratégias que orientam e facilitam a execução de procedimentos administrativos que cada professor desenvolve, como parte do seu trabalho educativo nas comunidades onde trabalham.

Biografia do Autor

Luis Alfredo Miranda-Calderón, Universidad Nacional

Académico en la División de Educación Básica del Centro de Investigación y Docencia en Educación de la Universidad Nacional de Costa Rica. Doctor en Educación con énfasis en Mediación Pedagógica, Magíster con especialidades en Formación de Formadores y en Administración Educativa. Autor de diversos artículos relacionados con la capacidad creadora, la creatividad, la incorporación del juego escénico, la música y la expresión en la mediación pedagógica, así como distintas temáticas en torno a la educación en contextos rurales. Ha liderado procesos de capacitación y actualización dirigidos a docentes en áreas y temáticas relacionadas con la educación en contextos rurales, la creatividad e innovación educativa. Ponente en congresos nacionales e internacionales.

Satya Rosabal-Vitoria, Universidad Nacional

Académica en la División de Educación para el Trabajo del Centro de Investigación y Docencia en Educación de la Universidad Nacional, Costa Rica. Bachiller en Ciencias de la Educación en I y II ciclos, Licenciada y Magíster con especialidad en Administración Educativa, Universidad de Costa Rica. Directora en la Escuela Nueva Laboratorio y en instancias educativas privadas. Como especialista en modelos de gestión ha desarrollado diversos proyectos de índole institucional y de extensión, así como procesos de capacitación dirigidos a personal directivo de instituciones educativas.

Referências

Arroyo, J. A. (2001). Incidencia de los indicadores en la calidad de la educación. San José, Costa Rica: Editorial de la Universidad de Costa Rica.

Barrantes, R. (2013). Investigación: Un camino al conocimiento. Un enfoque cualitativo, cuantitativo y mixto. San José, Costa Rica: EUNED.

Braslavsky, C., Acosta, F. y Jabif, L. (2004). Directores en acción. Módulos de formación en competencias para la gestión escolar en contextos de pobreza. Orientaciones conceptuales y didácticas. Buenos Aires: IIPE-Unesco. Recuperado de http://www.buenosaires.iipe.unesco.org/sites/default/files/Modulos%20para%20la%20formacion%20en%20competencias%20para%20la%20gestion%20escolar%20en%20cont%20pob.pdf

Chaves, A. L. (2010). Tercer informe Estado de la educación. Informe final. Las escuelas unidocentes en Costa Rica: Fortalezas y limitaciones. San José, Costa Rica: INIE. Recuperado de https://estadonacion.or.cr/files/biblioteca_virtual/educacion/003/Chaves_2010_Escuelas_Unidocentes.pdf

Chaves, A. L. y García J. (2013). Las escuelas unidocentes en Costa Rica: Fortalezas y limitaciones. Revista Educación, 37(1), 1-27. doi: https://doi.org/10.15517/revedu.v37i1.10626

Gil, L. (2004). La planificación educativa para el cambio. Managua, Nicaragua: Editorial Solaé.

Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación (6ª ed.). México: Editorial McGraw-Hill. Recuperado de https://trabajosocialudocpno.files.wordpress.com/2017/07/metodologc3a3c2ada_de_la_investigacic3a3c2b3n_-sampieri-_6ta_edicion1.pdf

Jabif, L. (2004). Introducción. En Unesco (Ed.), Directores en acción. Módulos de formación en competencias para la gestión escolar en contextos de pobreza. Gestión Curricular (pp. 7-10). Buenos Aires: IIPE-UNESCO. Recuperado de http://www.mineduc.edu.gt/recursoseducativos/descarga/directores/gestion_curricular.pdf

Miranda, L. A. (2007). Análisis de la incidencia del recargo de funciones administrativas en el desempeño pedagógico de siete maestras unidocentes (Tesis de maestría inédita). Universidad de Costa Rica, San José, Costa Rica.

Pozner, P. (Coord.). (2000). 2.Gestión educativa estratégica. Diez módulos destinados a los procesos de transformación educativa. Buenos Aires: IIPE - UNESCO. Recuperado de http://www.buenosaires.iipe.unesco.org/sites/default/files/modulo02_0.pdf

Vargas, C. A. (2008). Diagnóstico situacional de la labor docente y de la oferta de formación de educadores rurales en Costa Rica. Revista Electrónica Educare, 12 (Extraordinario), 79-97. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=194114584013

Publicado

2018-07-25

Como Citar

O trabalho da direção nas escolas multisseriadas e direção 1: Um desafio para alcançar a equidade educacional nos contextos rurais da Costa Rica (L. A. Miranda-Calderón & S. Rosabal-Vitoria , Trads.). (2018). Revista Electrónica Educare, 22(3), 1-30. https://doi.org/10.15359/ree.22-3.10

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

O trabalho da direção nas escolas multisseriadas e direção 1: Um desafio para alcançar a equidade educacional nos contextos rurais da Costa Rica (L. A. Miranda-Calderón & S. Rosabal-Vitoria , Trads.). (2018). Revista Electrónica Educare, 22(3), 1-30. https://doi.org/10.15359/ree.22-3.10

Comentarios (ver términos de uso)