O uso de plataformas virtuais e seu impacto sobre o processo de aprendizagem nas matérias das carreiras de Criminologia e Ciências Policiais da Universidade Federal a Distância de Costa Rica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.22-1.2

Palavras-chave:

Educação a distância, plataformas educacionais, auto-aprendizagem, aprender a aprender, mediação pedagógica

Resumo

O objetivo do estudo é “determinar a influencia do uso da plataforma de educação on-line nos estudantes em seu processo de aprendizagem, das matérias da carreira de Criminologia e Ciências Policiais”, isso porque a maioria destes estudantes trabalha e estuda ao mesmo tempo, de modo que, recebendo mais ajuda em termos de mediação, diversificação dos recursos e capacitação para aprender de forma independente, pode resultar em melhores condições para sua própria aprendizagem. A metodologia desta pesquisa tem uma abordagem quantitativa, usando o modelo de entrevista semiestruturada contendo 19 perguntas, aplicado para explorar os aspectos relacionados com o trabalho e desempenho académico, bem como outros relacionados com a mediação das matérias que são aplicadas com ajuda virtual. O questionário foi aplicado a 50 estudantes, os quais responderam 41 estudantes, participantes dos 5 cursos oferecidos pelo Departamento de Meio Ambiente, Política e Sociedade e pelo Departamento de Serviço Social, nos primeiros quatro meses de 2016, das carreiras mencionadas. Depois da aplicação do questionário, as informações foram tabuladas para a respectiva análise de dados e estabelecer as conclusões adequadas. Foi demonstrado que o uso de plataformas e tecnologia pode melhorar e promover a aprendizagem, mas por si só a tecnologia e a plataforma educacional não fazem a diferença, porém uma boa organização de cursos, apoios, e sobretudo a mediação apropriada por parte dos professores treinados podem promover aprendizagens significativas.

 

Biografia do Autor

Ana Lorena Vargas-Cubero, Universidad Estatal a Distancia

Educadora de profesión, especialista en evaluación educativa del Posgrado de la Universidad de Costa Rica. Egresada del Doctorado en Tecnología Instruccional y Educación a Distancia de la NOVA Sowteastern University de la Florida. Ha laborado como educadora en todos los niveles educativos: educación primaria, secundaria y universitaria. Actualmente se desempeña como coordinadora de la Cátedra de Ambiente, Política y Sociedad de la Universidad Estatal a Distancia en la cual labora desde el 2001 año en que se inició como tutora y posteriormente asumió la coordinación de la Cátedra. Ha realizado investigaciones y publicaciones en temáticas propias de las Educación a Distancia y la tecnología como medio de aprendizaje, entre otras temáticas.

Gabriela Villalobos-Torres, Universidad Estatal a Distancia

Trabajadora Social de profesión, especialista en prevención y atención de la Violencia Intrafamiliar y de Género del Posgrado de la Universidad de Costa Rica y egresada del posgrado en Psicología Laboral de la Universidad Autónoma de Centroamérica. Ha laborado en equipos interdisciplinarios en educación primaria y como profesora en universidades. Actualmente se desempeña como coordinadora de la Cátedra de Trabajo Social de la Universidad Estatal a Distancia, institución a la que ingresó en el año 2009; así mismo es coordinadora del Observatorio Latinoamericano de Trata y Tráfico de Personas Capítulo Costa Rica. Ha realizado investigaciones y publicaciones en temas asociados a la educación a distancia y tecnología para el aprendizaje, violencias, trata de personas y tráfico ilícito de migrantes, entre otros.

Referências

Axelbred, M., & Valle, J. (1981). Stress control program for police officers in the City of Miami Police Department (From stress and police personnel). In L. Territo, y H. J. (Eds.), Vetter. Stress and Police Personnel (pp. 279-286). Boston: Allyn & Bacon.

Barberà, E. (Coord.), Badia, A. Mominó, J. M. (2001). La incógnita de la educación a distancia. Barcelona: Horsori.

Brown, J. M., & Campbell, E. A. (1994). Stress and policing: Sources and strategies. Chichester: Wiley. doi: https://doi.org/10.1080/10439463.1994.9964703

Carrillo, S. y Ríos, J. G. (2013). Trabajo y rendimiento escolar de los estudiantes universitarios. El caso de la Universidad de Guadalajara, México. Revista de la Educación Superior, 42(166), 9-34, Recuperado de http://www.scielo.org.mx/pdf/resu/v42n166/v42n166a1.pdf

Clark, R. E. (2001). A summary of the disagreements. With the “mere vehicles” argument. En C. Schlosser & M. Simonson (Eds.), Learning from media. Arguments, analysis, and evidence (pp. 125-136). Greenwich: Information Age publishing.

Comisión Europea (30 de diciembre de 2006). Recomendación del parlamento europeo y del consejo del 18 de diciembre de 2006 sobre las competencias clave para el aprendizaje permanente. Diario Oficial de la Unión Europea, 394, pp. 10-18. Recuperado de http://eur-lex.europa.eu/legal-content/ES/TXT/PDF/?uri=CELEX:32006H0962&from=ES

Cooper, C. L., Davidson, M. J. y Robinson, P. (1982). Stress in the police service. Journal of Occupational Medicine, 24(1), 30-36.

Cooperberg, A. F. (2002). Las herramientas que facilitan la comunicación y el proceso de enseñanza-aprendizaje en los entornos de educación a distancia. Revista de Educación a Distancia, 3, 1-35. Recuperado de http://revistas.um.es/red/article/view/25211/24491

Dans, E. (2009). Educación online: Plataformas educativas y el dilema de la apertura. Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento, 6(1), 21-30. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=78011179010

García-Aretio, L. (1987). Hacia una definición de educación a distancia. Boletín informativo de la Asociación Iberoamericana de Educación Superior a Distancia, 4(18), 1-9. Recuperado de http://www2.uned.es/catedraunesco-ead/articulos/1987/hacia%20una%20definicion%20de%20educacion%20a%20distancia.pdf

García-Aretio, L. (2001). La educación a distancia. De la teoría a la práctica (2a ed.). España: Editorial Ariel.

García-Aretio, L. (2014). La educación a distancia. Bases conceptuales. Contextos universitarios mediados, 14(7).

García, E. R. (2015). Percepción docente del rendimiento académico de los estudiantes universitarios de la USAC Guatemala que trabajan y estudian. Innovaciones Educativas, 17(22), 5-14. doi: https://doi.org/10.22458/ie.v17i22.741

Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2014). Metodología de la Investigación. México: MacGraw-Hill.

Instituto Nacional para la Seguridad y Salud Ocupacional (NIOSH). (2015). El estrés en el trabajo. NIOSH, 99-101, 1-32. Recuperado de http://www.cdc.gov/spanish/niosh/docs/99-101_sp/

Kroes, W.H. (1985). Society’s victim: the police officer. Springfield, IL: Charles Thomas.

Lamas, H. (2008). Aprendizaje autorregulado, motivación y rendimiento académico. Liberabit, 14, 15-20. Recuperado de http://www.scielo.org.pe/scielo.php?pid=S1729-48272008000100003&script=sci_arttext

Manrique, L. (23 de marzo al 4 de abril de 2004). El aprendizaje autónomo en la educación a distancia. Debates de educación (Barcelona). Ponencia presentada en Primer Congreso Virtual Latinoamericano de Educación a Distancia. Pontificia Universidad Católica del Perú, Perú. Recuperado de http://departamento.pucp.edu.pe/educacion/noticias/el-aprendizaje-autonomo-en-la-educacion-a-distancia/

Monereo, C. (Coord.). (2008). Ser estratégico y autónomo aprendiendo. Unidades didácticas de enseñanza estratégica para la ESO. Barcelona: Graó.

Monereo, C. y Barberá, E. (2000). Diseño instruccional de las estrategias de aprendizaje en entornos educativos no-formales. Madrid, España: Ediciones de la Universidad Oberta de Catalunya.

Pagano, C. M. (2007). Los tutores en la educación a distancia. Un aporte teórico. Revista de universidad y sociedad del conocimiento, 4(2), 1-11. Recuperado de http://www.uoc.edu/rusc/4/2/dt/esp/pagano.pdf

Pintrich, P. R. (2000). The role of goal orientation in self-regulated learning. En M. Boekaerts, P. R. Pintrich &, M. Zeidner (Eds.), Handbook of self-regulation (pp. 451-502). California: Academic Press. doi: https://doi.org/10.1016/B978-012109890-2/50043-3

Piñeiro, I., Valle, A., González, R., y Rodríguez, S. (2002). Autorregulación del aprendizaje y estrategias de estudio. En J. A. González-Pienda, J. C. Núñez, L. Álvarez y E. Soler (Coords.), Estrategias de aprendizaje. Concepto, evaluación e intervención (pp. 17-38). Madrid: Pirámide.

Reese, J. T. (1986). Policing the violent society: The American experience. Stress Medicine, 2, 233-240. doi: https://doi.org/10.1002/smi.2460020309

Rodríguez, R. M. (2010). El impacto de las TIC en la transformación de la enseñanza universitaria: Repensar los modelos de enseñanza y aprendizaje. TESI. Teoría de la Educación y Cultura en la Sociedad de la Información, 11(3), 32-68. Recuperado de http://gredos.usal.es/jspui/bitstream/10366/72850/1/EL_IMPACTO_DE_LAS_TIC_EN_LA_TRANSFORMACI.pdf

Sánchez, J. (2009). Plataformas de enseñanza virtual para entornos educativos. Pixel-Bit. Revista de Medios y Educación, 34, 217-233. Recuperado de http://acdc.sav.us.es/ojs/index.php/pixelbit/article/view/725/607

Smith, B. y Álvarez, M. (2007). Revictimización un fenómeno invisibilizado en las instituciones. Medicina Legal Costa Rica, 24(1), 65-101. Recuperado de http://www.scielo.sa.cr/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1409-00152007000100004

Universidad Estatal a Distancia (UNED). (2016). Estadística de matrícula período 2015 (documento CIEI 003-2016). San José, Costa Rica: CIEI, UIAE. Recuperado de http://www.uned.ac.cr/viplan/images/ciei/estadisticas/INFORME_MATRICULA_ANUAL_2015/Estad%C3%ADsticas_de_matr%C3%ADcula_Per%C3%ADodo_2015.pdf

Universidad Estatal a Distancia, Consejo Universitario. (2004). Modelo pedagógico. San José: Autor. Recuperado de https://www.uned.ac.cr/conuniversitario/images/docs_cu/politicas_academicas/ModeloPedagogico_000.pdf

Zimmerman, B. J. (2002). Becoming a self-regulated learner: An overview. Theory into practice, 41(2), 64-70. doi: https://doi.org/10.1207/s15430421tip4102_2

Publicado

2018-01-01

Como Citar

O uso de plataformas virtuais e seu impacto sobre o processo de aprendizagem nas matérias das carreiras de Criminologia e Ciências Policiais da Universidade Federal a Distância de Costa Rica (A. L. Vargas-Cubero & G. Villalobos-Torres , Trads.). (2018). Revista Electrónica Educare, 22(1), 1-20. https://doi.org/10.15359/ree.22-1.2

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

O uso de plataformas virtuais e seu impacto sobre o processo de aprendizagem nas matérias das carreiras de Criminologia e Ciências Policiais da Universidade Federal a Distância de Costa Rica (A. L. Vargas-Cubero & G. Villalobos-Torres , Trads.). (2018). Revista Electrónica Educare, 22(1), 1-20. https://doi.org/10.15359/ree.22-1.2

Comentarios (ver términos de uso)