A avaliação externa: um mecanismo para garantir a qualidade do ensino superior na Costa Rica
DOI:
https://doi.org/10.15359/ree.22-2.16Palavras-chave:
Ensino superior, acreditação, qualidade educacional, avaliação educacional.Resumo
O objetivo deste estudo é demonstrar que a acreditação envolve um processo dinâmico e complexo que permite a melhoria do ensino superior, pois garante e promove a qualidade deste nível educativo em todos os aspectos. Neste artigo de revisão bibliográfica, foram considerados critérios associados a diferentes experiências, tanto na Costa Rica quanto em outros países da América Latina, em relação as regras utilizadas pelas entidades que aprovam a realização das autoavaliações. Além disso, faz-se uma reflexão sobre os diferentes mecanismos utilizados para a avaliação da qualidade nas instituições de ensino superior, bem como o papel da acreditação nessas instituições versus a garantia da qualidade, e formas de fomentar na Costa Rica o desenvolvimento de uma cultura institucional voltada aos processos de qualidade. Entre os principais resultados, constatou-se que esses processos evidenciam os pontos fortes e fracos das carreiras ou instituições que passam por esse procedimento, o que permite a aplicação de um plano de aperfeiçoamento, levando à melhorar continuamente o que está sujeito a verificação externa, segundo critérios e padrões de qualidade estabelecidos.Referências
Agencia Nacional de Evaluación de la Calidad y Acreditación. (s. f.). Recuperado de http://www.aneca.es/ANECA
Agencia Nacional de Evaluación y Acreditación de la Educación Superior. (2014). Modelo Nacional de Evaluación y Acreditación. Mecanismo de Evaluación y Acreditación Institucional. Paraguay: Autor. http://www.aneaes.gov.py/aneaes/datos/Mecanismo/01_Mecanismo_de_evaluacion_institucional.pdf
Águila, V. (2005). El concepto calidad en la educación universitaria: Clave para el logro de la competitividad institucional. Revista Iberoamericana de Educación, 35(5), 1-7. Recuperado de http://profefelipe.mex.tl/imagesnew/7/4/6/3/6/COMPETITITVIDAD%20INSTITUTIONAL.pdf
Asamblea Legislativa de la República de Costa Rica. (29 de mayo de 1996). Ley 7600 sobre igualdad de oportunidades para las personas con discapacidad. Diario Oficial La Gaceta No. 102. Recuperado de http://www.documentos.una.ac.cr/bitstream/handle/unadocs/4316/Ley_7600_Igualdad_Oportunidades_Personas_con_Discapacidad.pdf?sequence=1
Chaves, L. A., Rojas, D. y Chaves, O. L. (2015). El efecto de la calidad en un programa de estudios acreditados: Caso del bachillerato en la enseñanza del inglés en la Universidad Nacional, Costa Rica. Revista Calidad en la Educación Superior, 6(2), 179-199. Recuperado de http://investiga.uned.ac.cr/revistas/index.php/revistacalidad/article/view/1125/1071
Consejo Nacional de Acreditación. (s. f.). Sistema Nacional de Acreditación en Colombia. Recuperado de https://www.cna.gov.co/1741/article-186365.html
Giraldo, U., Abad, D. y Díaz, E. (s. f.). Bases para una política de calidad de la educación superior en Colombia. Recuperado de https://www.cna.gov.co/1741/articles-186502_doc_academico10.pdf
INQAAHE (2016). Recuperado de http://www.inqaahe.org/
Jara, O. (2011). La evaluación y la sistematización. F(x) = Educatión Global Research, 0, 110-112. Recuperado de http://educacionglobalresearch.net/wp-content/uploads/06-Jara-1-Castellano.pdf
Miranda, C. (2007). Educación superior, mecanismos de aseguramiento de la calidad y formación docente: Un debate pendiente en Chile. Estudios Pedagógicos 33(1), 95-108. doi: https://doi.org/10.4067/S0718-07052007000100006
Mora, J. y León, G. (2012). Efectos de la acreditación en carreras universitarias seleccionadas en la educación universitaria de Costs Rica (Cuarto informe del estado de la educación, informe final). San José, Costa Rica: CONARE. Recuperado de https://estadonacion.or.cr/files/biblioteca_virtual/educacion/004/mora-y-leon-acreditacion-universitaria.pdf
OCDE. (s. f). Análisis de la OCDE acerca de las políticas nacionales para educación: La educación en Costa Rica. Recuperado de http://www.oecd.org/education/school/La-Educacion-en-Costa-Rica-Resumen-Ejecutivo.pdf
Padilla-Canales, C., Brooks-Calderón, P., Jiménez-Porras, L. D. y Torres-Salas, M. I. (2015). Dimensiones de las competencias científicas esbozadas en los programas de estudio de biología, física y química de la educación diversificada y su relación con las necesidades de desarrollo científico-tecnológico de Costa Rica. Revista Electrónica Educare, 20(1), 1-26. doi: https://doi.org/10.15359/ree.20-1.2
Pedraja, L. (2013). La acreditación continúa siendo una de las más importantes medidas de calidad. Sello, 8(15), 8-11. Recuperado de https://issuu.com/santotomaschile/docs/sello_julio2013
Pires, S. y Lemaitre, M. J. (2008). Sistemas de acreditación y evaluación de la educación superior en América Latina y el Caribe (Cap. 8). En A. L. Gazzola y A. Didriksson (Eds.), Tendencias de la educación superior en América Latina y El Caribe (pp. 297-318). Caracas: IESALC-UNESCO. Recuperado de http://www.oei.es/historico/salactsi/CAPITULO_08_Pires.pdf
Scheele, J. (2009). Procesos de acreditación: Información e indicadores (Documento de trabajo CPCE N.o 8), Chile: Centro de Políticas Comparadas de Educación, Universidad Diego Portales, Chile. Recuperado de https://www.cna.gov.co/1741/articles-186502_JScheele.pdf
SINAES. (2009). Manual de acreditación oficial de carreras de grado del Sistema Nacional de Acreditación de la Educación Superior. San José. Costa Rica: Autor. Recuperado de http://derecho.ucr.ac.cr/sites/all/documentos/Acreditacion/Gestion_de_Calidad/Manual_de_Acreditaci%C3%B3n_Sinaes.pdf
SINAES. (2015). Cinco beneficios que la acreditación ofrece a las carreras universitarias y parauniversitarias. Recuperado de http://www.sinaes.ac.cr/index.php?option=com_content&view=article&id=76:5-razones-que-la-acreditacion-de-sinaes-ofrece-a-las-carreras-universitarias-y-parauniversitarias&catid=8&Itemid=112
SINAES. (2018a). Lista de carreras con acreditación oficial (Actualizada a marzo, 2018). Recuperado de https://www.sinaes.ac.cr/
SINAES. (2018b). SINAES se someterá a la evaluación de INQAAHE. Recuperado de https://www.sinaes.ac.cr/index.php/comunicados/170-sinaes-se-sometera-a-la-evaluacion-de-inqaahe
Torche, P., Martínez, J., Madrid, J. y Araya. J. (2015). ¿Qué es “educación de calidad” para directores y docentes? Calidad de la Educación, 43, 103-135. Recuperado de http://www.scielo.cl/pdf/caledu/n43/art04.pdf
Tünnermann, C. (2008). La calidad de la educación superior y su acreditación: La experiencia centroamericana. Revista da Avaliação da Educação Superior, 13(2), 313-336. doi: https://doi.org/10.1590/S1414-40772008000200005
UNESCO. (1998). Declaración mundial sobre la educación superior en el siglo XXI: Visión y acción. París: Autor. Recuperado de http://www.unesco.org/education/educprog/wche/declaration_spa.htm#declaracion
UNESCO. (2013). Situación educativa de América Latina y el Caribe: Hacia una educación de calidad para todos. Santiago: OREALC/UNESCO.
UNESCO, IESALC. (s. f.). Red Iberoamericana para la acreditación de la calidad de la educación superior (RIACES). Iberoamérica: Autor. Recuperado de http://www.iesalc.unesco.org.ve/index.php?option=com_fabrik&view=details&formid=1&rowid=19&lang=es
Universidad Nacional, Escuela de Ciencias Biológicas. (2013). Informe de autoevaluación de la carrera Licenciatura en la Enseñanza de las Ciencias. Manuscrito inédito.
Universidad Nacional, Escuela de Ciencias Biológicas. (2014). Informe de autoevaluación de la carrera Bachillerato en Biología con énfasis: en Biología Tropical, en Biología Marina y en Biotecnología, Licenciatura en Biología con énfasis en Manejo de Recursos Naturales y en Manejo de Recursos Marinos y Dulce Acuícolas. Escuela de Ciencias Biológicas. Manuscrito inédito.
Yamada, G., Castro, J. F. y Rivera, M. (2012). Educación superior en el Perú: Retos para el aseguramiento de la calidad. Perú: SINEACE. Recuperado de http://www2.congreso.gob.pe/sicr/cendocbib/con4_uibd.nsf/0198694D6FE2A18D05257AF5005E5B08/$FILE/107070418-Educacion-superior-en-el-Peru-Retos-para-el-aseguramiento-de-la-calidad.pdf
Zapata, G. y Tejeda, I. (2009). Impactos de aseguramiento de la calidad y acreditación de la educación superior. Consideraciones y proposiciones. Calidad en la Educación, 31, 191-209. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3214471
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Caso o artigo seja aceito para publicação, os autores permitem a cessão GRATUITA, EXCLUSIVA E INDEFINITA de seus direitos patrimoniais à Universidade Nacional (UNA, Costa Rica). Para obter mais detalhes, consultar a Carta de originalidade e cessão de direitos.
- Direitos de reutilização: a UNA concede aos AUTORS(AS) o direito de reutilizar para qualquer propósito, incluindo o auto arquivo, e a publicação na Internet ou em qualquer website da versão final aprovada e publicada (post print) do artigo, desde que seja feita para fins não lucrativos, não gere trabalho derivado sem autorização prévia e respeite as fontes de autoria.
- A oferta e possível publicação do artigo na Revista Electrónica Educare reger-se-á pelas suas políticas editoriais, pela regulamentação institucional da Universidade Nacional e pela legislação da República da Costa Rica. Além disso, quaisquer divergências futuras de opinião ou disputa serão resolvidas de acordo com os mecanismos de Resolução Alternativa de conflitos e a Jurisdição da Costa Rica.
- Em todos os casos, entende-se que as opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a posição e a opinião da Educare, CIDE ou da Universidade Nacional, Costa Rica. Entende-se também que, no exercício da liberdade acadêmica, os autores realizaram um rigoroso processo científico-acadêmico de pesquisa, reflexão e argumentação e que se enquadra na área temática de interesse da Revista.
- Os artigos publicados pela Revista Eletrônica Educare utilizam a Licença Creative Commons: