Alfabetização midiática e aprendizagem. Contribuição conceitual no campo da comunicação-educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.22-2.8

Palavras-chave:

Alfabetização midiática, aprendizagem, competências, linguagem, práticas midiáticas, tecnologias digitais.

Resumo

As transformações sociais relacionadas com as tecnologias digitais e novos meios oferecem desafios significativos para a educação. O espaço da escola deixa de ser protagonista, as formas de conhecer e produzir conhecimento se ampliam e se diversificam, as práticas de comunicação ficam más complexas. Isso torna necessário examinar as habilidades e aprendizagens que devem ser promovidas para atuar e participar nos espaços midiáticos e digitais. O artigo apresenta uma revisão crítica conceitual sobre a alfabetização midiática e aprendizagem, a partir das tradições Latino-americanas, estadunidenses e europeias, a partir da coleta e análise de publicações realizadas nas últimas duas décadas. A proposta que se faz é de uma leitura que integra contribuições teóricas, tanto no campo da comunicação como da educação. A alfabetização é entendida como uma prática social que envolve a construção e o consenso social para a geração e negociação de significados, graças à mediação da linguagem; processos que são alcançados através da aprendizagem.

Biografia do Autor

Andrea Valdivia-Barrios, Universidad de Chile

Antropóloga social y doctora en educación. Académica del Instituto de la Comunicación en Imagen de la Universidad de Chile. Su trabajo de investigación se inscribe en el campo de la comunicación – educación, centrado en el aprendizaje, las identidades y las prácticas mediáticas de jóvenes. Sus publicaciones abordan la alfabetización, las prácticas pedagógicas, la producción mediática, la etnografía y la interculturalidad. 

Daniel Pinto-Torres, Investigador independiente

Licenciado en Sociología de la Universidad de Chile. Investigador con 5 años de experiencia en temáticas relativas a nuevas tecnologías de información y comunicación, competencias digitales y mediales, análisis de audiencias, políticas en comunicación y participación ciudadana digital. También se ha desempeñado como tallerista en instancias de educación en medios y participación ciudadana para jóvenes.

Minka Herrera-Barraza, Universidad de Chile

Educadora de Párvulos y Escolares Iniciales y Magister en Psicología Educacional de la Universidad de Chile. Actualmente es asistente de la Dirección de Investigación del Instituto de la Comunicación e Imagen. Ha sido ayudante de investigación y de cátedras de pre y postgrado. Investiga etnográficamente el aprendizaje en los procesos de creación en jóvenes, con publicación sobre el mismo tema.

Referências

Aguaded-Gómez, J. I. (2012). La competencia mediática, una acción educativa inaplazable. Comunicar, 39(20), 7-8. doi: https://doi.org/10.3916/C39-2012-01-01

Aguaded, J. I., Ferrés, J., Cruz, M., Pérez, M., Sánchez J. y Delgado, Á. (2011). El grado de competencia mediática en la ciudadanía andaluza. Andalucía: Grupo Comunicar. Recuperado de http://rabida.uhu.es/dspace/bitstream/handle/10272/6892/Grado_de_competencia_mediatica.pdf?sequence=2

Ardévol, E., Gómez-Cruz, E., Roig, A. y San Cornelio, G. (2010). Prácticas creativas y participación en los nuevos media. Quaderns del CAC, 13(1), 27-38. Recuperado de http://www.cac.cat/pfw_files/cma/recerca/quaderns_cac/Q34_Ardevol_et_al._ES.pdf

Buckingham, D. (2003). Educación en medios. Alfabetización, aprendizaje y cultura contemporánea. Barcelona: Paidós.

Buckingham, D. (2007). Media education goes digital: An introduction. Learning, Media and technology, 32(2), 111-119. doi: https://doi.org/10.1080/17439880701343006

Buitrago, A., García, A. y Gutiérrez, A. (2017). Perspectiva histórica y clave actuales de la diversidad terminológica aplicada a la educación mediática. edmetic, 6(2), 81-104. doi: https://doi.org/10.21071/edmetic.v6i2.7002

Catts, R. y Lau, J. (2008). Towards information literacy indicators. Paris: UNESCO. Recuperado de http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001587/158723e.pdf

Cazden, C. B. (1991). El discurso en el aula: El lenguaje de la enseñanza y del aprendizaje. Barcelona: Paidós.

CENECA. (1992). Educación para la comunicación. Manual latinoamericano. Santiago: CENECA/UNICEF/ UNESCO.

Couldry, N. (2004). Theorising media as practice. Social Semiotics, 14(2), 115-132. doi: https://doi.org/10.1080/1035033042000238295

De Fontcuberta, M. (2001). Comunicación y educación: Una relación necesaria. Cuadernos. Info, 14, 140 -147. doi: https://doi.org/10.7764/cdi.14.190

English Oxford living dictionaries. (s. f.). Literacy. Recuperado de https://en.oxforddictionaries.com/definition/literacy

Espitia, U. y Valderrama, C. E. (2009). Hacia una apertura política del campo comunicación-educación. Nómadas, 30, 164-179. Recuperado de http://www.scielo.org.co/pdf/noma/n30/n30a13.pdf

Ferrés, J. (2007). La competencia en comunicación audiovisual: Dimensiones e indicadores. Comunicar, 15(29), 100-107. Recuperado de https://www.revistacomunicar.com/index.php?contenido=detalles&numero=29&articulo=29-2007-17

Ferrés, J. y Santibáñez, J. (2011). Informe de investigación. Competencia mediática. Investigación sobre el grado de competencia de la ciudadanía en la Comunidad Autónoma de La Rioja. La Rioja: Grupo comunicar y Universidad de la Rioja. Recuperado de https://issuu.com/grupo-comunicar/docs/competencia-larioja

Ferrés, J., García, A., Aguaded, J. I., Fernández, J., Figueres, M. y Blanes, M. (2011). Competencia mediática. Investigación sobre el grado de competencia de la ciudadanía en España. Madrid: Ministerio de Educación, Instituto de Tecnología Educativa. Recuperado de http://rabida.uhu.es/bitstream/handle/10272/6876/Competencia_mediatica.pdf?sequence=2

Freire, P. (1999). Pedagogía del oprimido. México: Siglo XXI.

García-Ruiz, R., Ramírez-García, A. y Rodríguez-Rosell, M. M. (2014). Educación en alfabetización mediática para una nueva ciudadanía prosumidora. Comunicar, 22(43), 15-23. doi: https://doi.org/10.3916/C43-2014-01

Gee, J. P. (2004). Situated language and learning: A critical of traditional schooling. London: Routledge, Recuperado de http://networkedlearningcollaborative.com/wp-content/uploads/2015/07/james-paul-gee-situated-language-and-learning-a-critique-of-traditional-schooling-2004.pdf

Gee, J. P. y Hayes, E. R. (2011). Language and learning in the digital age. New York: Routledge.

Gimeno, J. (2008). Diez tesis sobre la aparente utilidad de las competencias en educación. En Gimeno, J. (Ed.) Educar por competencias, ¿qué hay de nuevo? (pp. 15-58). Madrid: Morata.

Gozálvez, V. y Zeballos Clavijo, R. (2013). Las interacciones mediáticas de la juventud boliviana: La competencia mediática de jóvenes de La Paz. Chasqui, 124, 34-40. Recuperado de http://revistachasqui.org/index.php/chasqui/article/view/16/26

Gutiérrez, A. y Tyner, K. (2012). Educación para los medios, alfabetización mediática y competencia digital. Comunicar, 19(38), 31-39. doi: https://doi.org/10.3916/C38-2012-02-03

Huergo, J. A. (2000). Comunicación/Educación: Itinerarios transversales. En C. Valderrama (Ed.), Comunicación - educación: Coordenadas, abordajes y travesías (pp. 3-26). Santafé de Bogotá: Siglo del Hombre Editores.

Huergo, J. A. y Fernández, M. (1999). Cultura escolar, cultura mediática / intersecciones. Santa Fe de Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.

Hug, T. (2013). Competencia mediática y alfabetización visual. Hacia consideraciones más allá de las alfabetizaciones. Razón y Palabra, 18(83), 1-30. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=199527531037

Kaplún, M. (1987). El comunicador popular. Buenos Aires: Lumen-Humanitas.

Kellner, D. y Share, J. (2005). Toward critical media literacy: Core concepts, debates, organizations, and policy. Discourse: Studies in the cultural politics of education, 26(3), 369-386. doi: https://doi.org/10.1080/01596300500200169

Koltay, T. (2011). The media and the literacies: Media literacy, information literacy, digital literacy. Media, Culture & Society, 33(2), 211-221. doi: https://doi.org/10.1177/0163443710393382

Lave, J. (1991). La cognición en la práctica. Barcelona: Paidós. doi: https://doi.org/10.1017/CBO9780511815355

Lave, J. y Wenger, E. (1991). Situated learning: Legitimate peripheral participation. New York: Cambridge University Press.

Leaning, M. (Ed.). (2009). Issues in information and media literacy: Criticism, history and policy. Santa Rosa: Informing Science Press. Recuperado de http://net-workingworlds.weebly.com/uploads/1/5/1/5/15155460/issues_in_ml_leaning_book.pdf

Livingstone, S. (2004). Media literacy and the challenge of new information and communication technologies. The Communication Review, 7(1), 3-14. doi: https://doi.org/10.1080/10714420490280152

Literat, I. (2014). Measuring new media literacies: Towards the development of a comprehensive assessment tool. Journal of Media Literacy Education, 6(1), 1-13. Recuperado de http://digitalcommons.uri.edu/jmle/vol6/iss1/2/

Martens, H. (2010). Evaluating media literacy education: Concepts, theories and future directions. The Journal of Media Literacy Education, 2(1), 1-22. Recuperado de http://digitalcommons.uri.edu/jmle/vol2/iss1/1/

Martín-Barbero, J. (2002). Oficio de cartógrafo. Travesías latinoamericanas de la comunicación en la cultura. Santiago: Fondo de Cultura Económica.

Martín-Barbero, J. (2003). La educación desde la comunicación. Bogotá: Norma.

Mercer, N. (1997). La construcción guiada del conocimiento. El habla de profesores y alumnos. Barcelona: Paidós.

Morabes, P. (2014). Problemáticas emergentes en comunicación/educación. Aportes desde los estudios culturales. Oficios Terrestres, 30, 198-212. Recuperado de http://perio.unlp.edu.ar/ojs/index.php/oficiosterrestres/article/view/2163/2015

Pérez M. A. (2007). Declaración de Unesco en Grünwald (Alemania). Comunicar, 15(28), 122-125. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=15802816

Pérez, M. A. y Delgado, Á. (2012). De la competencia digital y audiovisual a la competencia mediática: Dimensiones e indicadores. Comunicar, 20(39), 25-34. doi: https://doi.org/10.3916/C39-2012-02-02

Pérez-Tornero, J. M. y Tayie, S. (2012). La formación de profesores en educación en medios: Currículo y experiencias internacionales. Comunicar, 20(39), 10-14. doi: https://doi.org/10.3916/C39-2012-02-00

Potter, W. J. (2010). The state of media literacy. Journal of Broadcasting & Electronic Media, 54(4), 675-696. doi: https://doi.org/10.1080/08838151.2011.521462

Saleh, I. (2012). La educación en medios en Sudáfrica: Objetivos y herramientas. Comunicar, 20(39), 35-44. doi: https://doi.org/10.3916/C39-2012-02-03

Valderrama, C. E. (2000). Introducción. En C. E. Valderrama (Ed.), Comunicación - educación: Coordenadas, abordajes y travesías (pp IX-XXIII). Santafé de Bogotá: Siglo del Hombre Editores. Doi: https://doi.org/10.4000/books.sdh.180

Vygotski, L. S. (1978). El desarrollo de los procesos psicológicos superiores. Barcelona: Crítica.

Wertsch, J. (1999). La mente en acción. Buenos Aires: Aique.

Wilson, C. (2012). Alfabetización mediática e informacional: Proyecciones didácticas. Comunicar, 20(39), 15-24. doi: https://doi.org/10.3916/C39-2012-02-01

Wilson, C., Grizzle, A., Tuazon, R., Akyempong, K., & Cheung, C. K. (2011). Media and information literacy curriculum for teachers. Paris: UNESCO. Recuperado de http://unesdoc.unesco.org/images/0019/001929/192971e.pdf

Publicado

2018-03-31

Como Citar

Alfabetização midiática e aprendizagem. Contribuição conceitual no campo da comunicação-educação (A. Valdivia-Barrios, D. Pinto-Torres, & M. Herrera-Barraza , Trads.). (2018). Revista Electrónica Educare, 22(2), 1-16. https://doi.org/10.15359/ree.22-2.8

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Alfabetização midiática e aprendizagem. Contribuição conceitual no campo da comunicação-educação (A. Valdivia-Barrios, D. Pinto-Torres, & M. Herrera-Barraza , Trads.). (2018). Revista Electrónica Educare, 22(2), 1-16. https://doi.org/10.15359/ree.22-2.8

Comentarios (ver términos de uso)