Aspectos pedagógicos e curriculares para serem tomados em consideração ao redesenhar um currículo de pós graduação com ênfase em docência do ensino superior

Autores

  • Sindy Susana Alvarado-Herrera Universidad Nacional, Costa Rica
  • German Eduardo González-Sandoval Universidad Nacional, Costa Rica
  • Yarina Paniagua-Cortés Pan-American School, Costa Rica

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.22-2.9

Palavras-chave:

Cooperação universitária, acreditação, ensino superior, formação de professores, mestrado, mobilidade.

Resumo

Este artigo apresenta uma abordagem das diferentes opiniões de um grupo de especialistas sobre o ensino superior, a fim de destacar os aspectos importantes a considerar no Mestrado em Educação com ênfase em docência, do ensino superior da Universidade Nacional da Costa Rica, no ano de 2016. Estes aspectos fazem parte das estratégias e fortalecimento em aperfeiçoar a formação de professores, como parte das tendências educacionais de internacionalização, mobilidade, acreditação, gestão académica e liderança compartilhada. Como tema inicial, se faz uma aproximação à realidade da Costa Rica em relação às ofertas acadêmicas de graus de mestrado em docência do ensino superior, com o objetivo de oferecer uma proposta que atenda às necessidades educacionais de formação na área do ensino superior. Parte desta é uma revisão de literatura, cujas fontes são menores a dez anos, a partir da data de sua publicação, e são referências importantes de tendências educacionais que orientam essa produção acadêmica. Além disso, como parte da contextualização, são considerados os programas de mestrado em docência do ensino superior oferecidos por universidades na Costa Rica. Como resultado das análises destas contribuições, a conclusão demostra a relevância dos programas de docência do ensino superior, particularmente os oferecidos pela Universidade Nacional, bem como a necessidade de reforçar a sua divulgação através de processos integrados que atendem aos critérios de qualidade para os programas de pós-graduação acima mencionados.

Biografia do Autor

Sindy Susana Alvarado-Herrera, Universidad Nacional

Licenciada en Secretariado Profesional con Énfasis en Educación Comercial y Magíster en Educación con Énfasis en Docencia Universitaria de la Universidad Nacional de Costa Rica. Desde el 2011 se ha desempeñado como académica en la Escuela de Secretariado Profesional de la Universidad Nacional.

German Eduardo González-Sandoval, Universidad Nacional

Licenciado en Orientación Educativa y Administración Educativa de la Universidad Nacional de Costa Rica y Magíster en Educación con Énfasis en Docencia Universitaria de la Universidad Nacional de Costa Rica. Desde 2007 se ha desempeñado como docente, investigador, extensionista y actualmente como director de la División de Educación para el Trabajo del Centro de Investigación y Docencia en Educación de la Universidad Nacional.

Yarina Paniagua-Cortés, Pan-American School

Magíster en Educación con énfasis en Aprendizaje del Inglés y Magíster en Educación con énfasis en Docencia Universitaria de la Universidad Nacional de Costa Rica. Se desempeña como docente de inglés: lengua y literatura en Pan-American School.

Referências

Agencia Centroamericana de Acreditación (ACAP). (2008). Manual de acreditación de la ACAP. Recuperado de http://www.utp.ac.pa/documentos/2013/pdf/MANUALDEACREDITACIONACAP2013.pdf

Aguilar-Castillo, Y. y Riveros-Angarita, A. (2015). Gestión de la internacionalización en la Universidad de Costa Rica y su vínculo con Centroamérica y el Caribe. Revista Gestión de la Educación, 5(2), 99-135. doi: https://doi.org/10.15517/rge.v5i2.19968

Casas, M. (2005). Nueva universidad ante la sociedad del conocimiento. Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento, 2(2), 1-19. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=78020102

Contreras, M. R., Alvarado, A., Maldonado, A. V. y Benítez, J. L. (2009). La evaluación del posgrado y su internacionalización. El caso de la universidad de occidente. Revista Educere et Educare, 4(8), 37-44. Recuperado de http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/3548/2813

Dávila, M. (2012). Tendencias internacionales en posgrados. Núcleo de estudios e investigaciones en educación superior de MECOSUR, 1, 17-26. Recuperado de https://revistas.unc.edu.ar/index.php/integracionyconocimiento/article/view/5630/6483

Declaración de Bolonia. Espacio Europeo de Enseñanza Superior. Declaración conjunta de los ministros europeos de enseñanza. (1999). Recuperado de http://www.eees.es/pdf/Bolonia_ES.pdf

Ferro, J. (2014). Visión de la universidad ante el siglo XXI. Barranquilla: Editorial Universidad el Norte. Recuperado de https://www.uninorte.edu.co/documents/3055771/4f34a62b-2651-433b-867a-62c8a1d772f5

González, J. y Santamaría, R. (2013). Calidad y acreditación en la educación superior: Integración e internacionalización de América Latina y el Caribe. Educación, 22(43), 131-147. Recuperado de http://www.revistas.pucp.edu.pe/index.php/educacion/article/viewFile/7500/7739

Lucarelli, E. (2004). Prácticas innovadoras en la formación del docente universitario. Educação, 27(54), 503-524. Recuperado de http://cmapspublic3.ihmc.us/rid=1216829834515_1063568960_5630/293.pdf

Murillo, F. J. (2006). Una dirección escolar para el cambio: Del liderazgo transformacional al liderazgo distribuido. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 4(4e), 11-24. Recuperado de http://www.rinace.net/arts/vol4num4e/art2.pdf

Ortega, V. (2002). Tendencias de la educación universitaria en el siglo XXI. Arbor, 173(681), 67-81. doi: https://doi.org/10.3989/arbor.2002.i681.1109

Pozner, P. (2007). El papel de la supervisión en la mejora de la calidad de la educación. En M. A. Castañeda (Coord.), Seminario internacional Itinerante. Desarrollo de la gestión educativa en México: Situación actual y perspectivas (pp. 59-100). México: UPN. Recuperado de http://editorial.upnvirtual.edu.mx/index.php/publicaciones/9-publicaciones-upn/106-seminario-internacional-itinerante

Programa Estado de la Nación. (2015). Capítulo 4: La evolución de la Educación Superior. En Quinto Informe Estado de la Educación. San José, Costa Rica: Autor. Recuperado de http://www.estadonacion.or.cr/educacion2015/assets/cap-4-ee-2015.pdf

Salomón, L. y Amador, J. (2013). Retos y desafíos de los posgrados en las universidades públicas del siglo XXI. Revista Ciencia y Tecnología, 12(1), 3-14. doi: https://doi.org/10.5377/rct.v0i12.1699

Tesouro, M., Corominas, E., Teixidó, J. y Puiggalí, J. (2014). La autoeficacia docente e investigadora del profesorado universitario: Relación con su estilo docente e influencia en sus concepciones sobre el nexo docencia-investigación. Revista de Investigación Educativa, 32(1), 169-186. doi: https://doi.org/10.6018/rie.32.1.172771

Universidad de Costa Rica, Sistema de Estudios de Posgrado. (s. f.). Maestría académica en educación con énfasis en docencia universitaria. Recuperado de http://www1.sep.ucr.ac.cr/portal/135-areas/ciencias-sociales/educacion/docencia-universitaria.html

Universidad Latinoamericana de Ciencia y Tecnología. (s. f.). Maestría en currículum y docencia universitaria. Recuperado de http://www.ulacit.ac.cr/carreras/seccion/perfil.php?career=5&grade_id=5&id=65

Universidad Nacional. (s. f.). Maestría en Educación. Descripción. Recuperado de http://www.una.ac.cr/index.php/m-oferta-academica/educacion-maestria-en

Uribe, B. (2010). Profesionalizar la dirección escolar potenciando el liderazgo: Una clave ineludible en la mejora escolar. Desarrollo de perfiles de competencias directivas en el sistema educativo chileno. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 3(1), 303-322. Recuperado de https://revistas.uam.es/index.php/riee/article/view/4547/4981

Publicado

2018-03-06

Como Citar

Aspectos pedagógicos e curriculares para serem tomados em consideração ao redesenhar um currículo de pós graduação com ênfase em docência do ensino superior (S. S. Alvarado-Herrera, G. E. González-Sandoval, & Y. Paniagua-Cortés , Trads.). (2018). Revista Electrónica Educare, 22(2), 1-19. https://doi.org/10.15359/ree.22-2.9

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Aspectos pedagógicos e curriculares para serem tomados em consideração ao redesenhar um currículo de pós graduação com ênfase em docência do ensino superior (S. S. Alvarado-Herrera, G. E. González-Sandoval, & Y. Paniagua-Cortés , Trads.). (2018). Revista Electrónica Educare, 22(2), 1-19. https://doi.org/10.15359/ree.22-2.9

Comentarios (ver términos de uso)