Construção de uma metodologia para aprender inglês em contextos rurais: contribuição dos aprendizes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.23-1.14

Palavras-chave:

Aprendizagem, contexto, educação rural, linguagem

Resumo

Este artigo mostra os resultados de um estudo realizado no âmbito da extensão do projeto de pesquisa Construção de uma metodologia inovadora que favorece a aprendizagem do inglês em pessoas de baixa escolaridade nas áreas rurais do Golfo de Nicoya e da região Chorotega (Rosales, Vidaurre e Dover, 2013-2015) executado na sede regional Chorotega da Universidade Nacional, Costa Rica. O objetivo foi mostrar como seus participantes e o contexto contribuem no desenho de uma abordagem de ensino-aprendizagem para o inglês em contextos não tradicionais. Foi realizado um estudo qualitativo, com um corte interpretativo descritivo, no qual os 30 participantes, das áreas rurais do Golfo de Nicoya e da região Chorotega, tornaram-se informantes ativos na investigação realizada antes, durante e após o processo de treinamento. Os dados foram coletados por meio de três instrumentos: observação, entrevistas semiestruturadas e grupos focais. Os achados mostraram que a incorporação de observações e sugestões, expostas por aqueles que participam, permeiam o processo de aquisição de uma segunda língua e favorecem a seleção de conteúdos linguísticos, sociais e contextuais de acordo com a realidade de seus alunos.

Biografia do Autor

Yendry Dover-Carrillo, Universidad Nacional

Máster en Educación con Énfasis en el Aprendizaje del Inglés de la Universidad Nacional de Costa Rica. Actualmente docente y extensionista de la Sede Regional Chorotega Campus Nicoya. Ha sido participe de tres proyectos de investigación-extensión; coautora del libro English for Grassroots Entrepreneurs on the Gulf of Nicoya, escrito artículos además de cinco ponencias en el área de la enseñanza del inglés. También ha participado de conferencias y seminarios y como ponente sobre aprendizajes de segundas lenguas a nivel nacional e internacional.

Aleida Rosales-Acosta, Universidad Nacional

Máster en Educación con Énfasis en el Aprendizaje del Inglés. 23 años de experiencia en educación de primaria y 16 de docencia universitaria en la Universidad Nacional y Universidad de Costa Rica. Durante 3 años ejerció la coordinación del departamento de inglés en el campus Nicoya. Actualmente imparte cursos en el diplomado y bachillerato de inglés del campus. Ha participado en tres proyectos de investigación extensión y coordinado dos de ellos. Coautora del libro English for Grassroots Entrepreneurs on the Gulf of Nicoya. Participado en cinco ponencias en el área de la enseñanza del inglés y otras conferencias y seminarios a nivel nacional e internacional.

Rocío Pérez-Vidaurre, Universidad Nacional

Máster en Educación con Énfasis en el Aprendizaje del Inglés. 30 años de experiencia educación primaria y secundaria. A nivel universitario cuento con 16 años de docencia en la Universidad Nacional Universidad de Costa Rica y Universidad Estatal a Distancia. Actualmente imparte cursos en el diplomado y bachillerato de inglés del campus. Ha sido participe de tres proyectos de investigación extensión y he coordinado uno de ellos. Coautora del libro English for Grassroots Entrepreneurs on the Gulf of Nicoya. Ha participado en conferencias y seminarios a nivel nacional e internacional sobre aprendizajes de segundas lenguas y ha presentado cinco ponencias.

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Publicado

2019-01-01

Como Citar

Construção de uma metodologia para aprender inglês em contextos rurais: contribuição dos aprendizes (Y. Dover-Carrillo, A. Rosales-Acosta, & R. Pérez-Vidaurre , Trads.). (2019). Revista Electrónica Educare, 23(1), 1-24. https://doi.org/10.15359/ree.23-1.14

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Construção de uma metodologia para aprender inglês em contextos rurais: contribuição dos aprendizes (Y. Dover-Carrillo, A. Rosales-Acosta, & R. Pérez-Vidaurre , Trads.). (2019). Revista Electrónica Educare, 23(1), 1-24. https://doi.org/10.15359/ree.23-1.14

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