O desenvolvimento de competências investigativas, uma alternativa para formar profissionais em pedagogia infantil como docentes de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.15359/ree.23-1.15Palavras-chave:
Competências investigativas, educação infantil, estudos de pedagogia infantil, prática investigativa, ormação por competênciasResumo
A formação de profissionais responsáveis pela educação de crianças está se tornando mais relevante, dado o impacto que isso tem na qualidade da educação e, também, na melhoria das condições sociais de um país. Nesse sentido, o presente artigo apresenta os resultados referentes ao desenvolvimento de competências investigativas na formação de profissionais em pedagogia infantil, como ponto de partida para promover uma qualificação no referido programa universitário. Em seguida, desenvolve-se a perspectiva teórica sobre a formação em pesquisa do pessoal pedagogo infantil. Utiliza-se a metodologia mista, realizada por meio do questionário, do grupo focal e das entrevistas, aplicadas a estudantes, a pós-graduados, professores e diretores, respectivamente. Uma vez que a informação é triangulada, os resultados são apresentados, onde é feita uma avaliação favorável sobre os processos desenvolvidos pelo programa para permitir o desenvolvimento de competências investigativas, como a capacidade de analisar e refletir sobre a prática, com o fim de contribuir a educação infantil. Com exceção das habilidades de leitura, que mostram uma avaliação menos positiva, são consideradas como um desafio para melhoria por parte do programa universitário.
Referências
Aldana, G. M. (2012). La formación investigativa: Su pertinencia en pregrado. Revista Virtual Universidad Católica del Norte, 35, 367-379. Recuperado de http://revistavirtual.ucn.edu.co/index.php/RevistaUCN/article/view/366/681
Aldana, G. M. y Joya, N. S. (2011). Actitudes hacia la investigación científica en docentes de metodología de la investigación. Tabula Rasa, 14, 295-309. doi: https://doi.org/10.25058/20112742.428
Aznar, I., Cáceres, M. P. e Hinojo, M. A. (2011). La adquisición de competencias específicas en la educación superior. Evaluando la formación del psicopedagogo en la Universidad de Granada. Ensayos, 26, 73-93. Recuperado de http://dx.doi.org/10.18239/ensayos.v26i0.70
Aznar, I. Hinojo, F. J. y Fernández, F. D. (2007). Competencias, competencias profesionales y perfil profesional: Retrato del perfil del psicopedagogo. Publicaciones, 37, 109-139. Recuperado de http://digibug.ugr.es/bitstream/10481/28577/1/566.%20n.%2037.pdf
Bonilla-Castro, E. y Rodríguez, P. (2000). Más allá del dilema de los métodos. La investigación en ciencias sociales. Bogotá: Norma.
Castells, M. (1999). La era de la información: Economía, sociedad y cultura (Vol. 1). México: Siglo XXI.
Castillo-Cedeño, R., Ramírez-Abrahams, P. y Ruiz-Guevara, L. S. (2017). Necesidades de formación profesional en el ámbito de la primera infancia: Percepción y aportes del estudiantado. Revista Electrónica Educare, 20(1), 1-21. doi: https://doi.org/10.15359/ree.21-1.9
Congreso de la República, Colombia. (29 de diciembre, 1992). Ley 30 de 28 de diciembre de 1992. Por el cual se organiza el servicio público de la educación superior. Diario Oficial, 40.700. Recuperado de http://www.legal.unal.edu.co/sisjurun/normas/Norma1.jsp?i=34632
Consejo Nacional de Acreditación. ( 2013). Lineamientos para la acreditación de programas de pregrado. Bogotá: Autor. Recuperado de https://www.cna.gov.co/1741/articles-186359_pregrado_2013.pdf
De la Ossa, V. J., Pérez, C. A., Patiño, P. R. y Montes, V. D. (2012). La investigación formativa como una necesidad en el pregrado. Revista Colombiana de Ciencia Animal, 4(1), 1-3. doi https://doi.org/10.24188/recia.v4.n1.2012.250
Dobles-Trejos, C., Jiménez-Corrales, R. E., Ruiz-Guevara, L. S. y Vargas-Dengo, M. C. (2015). Trayectoria de las prácticas investigativas en la División de Educación Básica de la Universidad Nacional: Ruptura, innovación y cambio de paradigmas. Revista Electrónica Educare, 19(2), 383-404. doi: http://dx.doi.org/10.15359/ree.19-2.21
Estrada-Molina, O. (2014). Sistematización teórica sobre la competencia investigativa. Revista Electrónica Educare, 18(2), 177-194. doi: https://doi.org/10.15359/ree.18-2.9
Freire, P. (1997). Cartas a quien pretende enseñar. México: Siglo XXI. Recuperado de http://josemramon.com.ar/wp-content/uploads/Para-educadores-Paulo-Freire-Cartas-a-Quien-Pretende-Ensenar-2002.pdf
García, Z. (2017). Análisis de la formación inicial del pedagogo infantil de Uniminuto, Bogotá (Colombia) (Tesis doctoral). Universida de Granada, España. Recuperado de http://digibug.ugr.es/handle/10481/47092
García, Z. y Acosta, N. P. (2015). Sistematización de la experiencia de formación en investigación como eje transversal: Una propuesta de pedagogía infantil de la Corporación Universitario Minuto de Dios. En F. A. Santamaría, (Comp.), Experiencias educativas y prácticas pedagógicas en el contexto universitario. Memorias del segundo encuentro (pp. 65-76). Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas.
Giroux, H. (1997). Los profesores como intelectuales. Hacia una pedagogía crítica del aprendizaje. Madrid: Paidós. Recuperado de http://funama.org/data/PEDAGOGIA%20CRITICA/giroux/Los%20Profesores%20como%20Intelectuales.pdf
González, E. M. (2006). La investigación formativa como una posibilidad para articular las funciones universitarias de la investigación, la extensión y la docencia. Revista Educación y Pedagogía, 18(46), 103-109. Recuperado de http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/revistaeyp/article/view/6938/6351
Juliao, C. C. (2014). Una pedagogía praxeológica. Bogotá: Corporación Universitaria Minuto de Dios, Uniminuto. Recuperado de http://repository.uniminuto.edu:8080/xmlui/bitstream/handle/10656/3030/UnaPedagogiaPraxeologica_.pdf?sequence=1
Ministerio de Educación Nacional de Colombia. (2009). Desarrollo infantil y competencias en la primera infancia (Documento N.o 10). Bogotá: Autor. Recuperado de https://www.mineducacion.gov.co/1759/w3-article-210305.html
Ministerio de Educación Nacional de Colombia. (20 de abril, 2010). Decreto N.° 1295. Por el cual se reglamenta el registro calificado de que trata la Ley 1188 de 2008 y la oferta y desarrollo de programas académicos de educación superior. Recuperado de https://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-229430_archivo_pdf_decreto1295.pdf
Ministerio de Educación Nacional de Colombia. (3 de febrero de 2016). Resolución N.o 02041. Por la cual se establecen las características específicas de calidad de los programas de Licenciatura para la obtención, renovación o modificación del registro calificado. Recuperado de https://www.mineducacion.gov.co/1759/articles-356144_recurso_1.pdf
Ministerio de Educación y Ciencia de España (27 de diciembre de 2007). ORDEN ECI/3854/2007. Por la que se establecen los requisitos para la verficación de los títulos universitarios oficiales que habiliten para el ejercicio de la profesión de Maestro en Educación Infantil. Madrid: Ministerio de Educación y Ciencia. BOE, núm. 32.
Montoya, J. y Peláez, L. E. (2013). Investigación formativa e investigación en sentido estricto: Una reflexión para diferenciar su aplicación en instituciones de educación superior. Entre Ciencias e Ingeniería, 7(13), 20-25. Recuperado de http://biblioteca.ucp.edu.co/OJS/index.php/entrecei/article/view/588
Ñaupas, H., Mejía, E., Novoa, E. y Villagómez, A. (2014). Metodología de la investigación. Cuantitativa – cualitativa y redacción de la tesis. Colombia: Ediciones de la U.
Restrepo, B. (2003). Investigación formativa e investigación productiva de conocimiento en la universidad. Nómadas, 18, 195-202. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=105117890019
Schön, D. (1992). La formación de profesionales reflexivos. Hacia un nuevo diseño de la enseñanza y el aprendizaje en las profesiones. Barcelona: Paidos.
Tobón, S. (2010). Formación integral y competencias. Pensamiento complejo, currículo, didáctica y evaluación. Bogotá: Ecoe.
Trujillo, J. M., Aznar, I. y Cáceres, M. P. (2015). Análisis del uso e integración de redes sociales colaborativas en comunidades de aprendizaje de las Universidades de Granada (España) y John Moores de Liverpool (Reino Unido). Revista Complutense de Educación, 26 (especial), 289-311. doi: https://doi.org/10.5209/rev_RCED.2015.v26.46380
Vásquez, F. (2008). Educar con maestría. Bogotá: Ediciones Unisalle.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Caso o artigo seja aceito para publicação, os autores permitem a cessão GRATUITA, EXCLUSIVA E INDEFINITA de seus direitos patrimoniais à Universidade Nacional (UNA, Costa Rica). Para obter mais detalhes, consultar a Carta de originalidade e cessão de direitos.
- Direitos de reutilização: a UNA concede aos AUTORS(AS) o direito de reutilizar para qualquer propósito, incluindo o auto arquivo, e a publicação na Internet ou em qualquer website da versão final aprovada e publicada (post print) do artigo, desde que seja feita para fins não lucrativos, não gere trabalho derivado sem autorização prévia e respeite as fontes de autoria.
- A oferta e possível publicação do artigo na Revista Electrónica Educare reger-se-á pelas suas políticas editoriais, pela regulamentação institucional da Universidade Nacional e pela legislação da República da Costa Rica. Além disso, quaisquer divergências futuras de opinião ou disputa serão resolvidas de acordo com os mecanismos de Resolução Alternativa de conflitos e a Jurisdição da Costa Rica.
- Em todos os casos, entende-se que as opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a posição e a opinião da Educare, CIDE ou da Universidade Nacional, Costa Rica. Entende-se também que, no exercício da liberdade acadêmica, os autores realizaram um rigoroso processo científico-acadêmico de pesquisa, reflexão e argumentação e que se enquadra na área temática de interesse da Revista.
- Os artigos publicados pela Revista Eletrônica Educare utilizam a Licença Creative Commons: