Autoconfiança matemática dos estudantes de ensino médio: um estudo na Costa Rica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.23-1.3

Palavras-chave:

Matemática, autoconfiança, angústia matemática, ensino básico, autoconfiança matemática

Resumo

A “autoconfiança matemática” dos estudantes da Costa Rica é estudada usando a subescala de autoconfiança de  Fennema e Sherman (1976 ) e  se analisa a existência de diferenças nessa variável,  por sexo, por nível educacional e localizaçao geográfica do colégio. Participaram  do estudo  2984 estudantes (51% de sexo feminino) do sétimo ao décimo primeiro  ano de colégios públicos do Ministério da Educação Pública da Costa Rica. Os colégios participantes foram selecionados por amostragem aleatória simples estratificada e por conglomerados, de acordo com a área de localização (69,5% urbana) e segundo a população por província (19,5% Alajuela, 12,5% Cartago, 9,3% Guanacaste, 10,6% Heredia, 10,3% Limão, 9,4% Puntarenas, 28,4% San José). Os estudantes selecionados para o estudo em cada colégio amostrado pertencem  ao grupo núemo dois de cada nível educativo (18,9% sétimo, 20,5% oitavo, 21,4% nono, 19% décimo, 20,2% décimo primeiro). Os resultados sugerem que, em conjunto, cerca de 78,9% dos estudantes apresentam níveis de autoconfiança entre alto e moderado. Eles também indicam a existência de diferenças no nível de autoconfiança matemática de acordo com o sexo, com níveis mais baixos para as mulheres, com uma magnitude mediana das diferenças. Os resultados também sugerem que não há diferenças no nível de autoconfiança matemática entre os alunos do décimo e décimo primeiro ano entre si, mas sim com o nível de nono ano; o último é aquele que alcança os maiores índices de autoconfiança matemática dos três. O estudo não detectou diferenças no nível de autoconfiança matemática entre os estudantes de acordo com a zona de localização da escola. Os resultados sugerem, pelo menos, as seguintes linhas de pesquisa: investigar as causas das diferenças detectadas no nível de autoconfiança matemática por sexo e aquelas que podem explicar por que diminui o nível de autoconfiança matemática no corpo docente da “Educação Diversificado “.

Biografia do Autor

Luis Gerardo Meza-Cascante, Instituto Tecnológico de Costa Rica

Doctor en Educación por la Universidad Estatal a Distancia, Master en Administración de Empresas por el Instituto Tecnológico de Costa Rica y Licenciado en la Enseñanza de la Matemática por la Universidad Nacional. Profesor Catedrático e Investigador Consolidado 1 en el Instituto Tecnológico de Costa Rica (TEC). Se ha desempeñado como Vicerrector de Docencia, Vicerrector de Administración, Director de la Escuela de Matemática e integrante del Consejo de Investigación y Extensión, entre otros cargos, en el TEC. Sus áreas de interés en investigación incluyen la formación de docentes en matemática, el empleo de tecnología en el aprendizaje de la matemática y los efectos de las emociones en el aprendizaje y la enseñanza de la matemática. Es autor de libros y artículos sobre estas temáticas.

Evelyn Agüero-Calvo, Instituto Tecnológico de Costa Rica

Doctora en Intervención Educativa por la Universidad de Valencia, España, Master en Matemática Educativa por el CINVESTAV de México y Bachiller en la Enseñanza de la Matemática asistida por Computadora por el Instituto Tecnológico de Costa Rica. Profesora Intermedio Catedrática e Investigadora 1 en el Instituto Tecnológico de Costa Rica. Sus áreas de interés en investigación incluyen la formación de docentes en matemática, el empleo de tecnología en el aprendizaje de la matemática y los efectos de las emociones en el aprendizaje y la enseñanza de la matemática. Es autora de libros y artículos sobre estas temáticas.

Zuleyka Suárez-Valdés-Ayala, Instituto Tecnológico de Costa Rica

Doctora en Educación por la Universidad Estatal a Distancia, Master en Educación y Licenciada en la Enseñanza de la Matemática por la Universidad Nacional. Profesora Asociada e Investigadora 1 en la Escuela de Matemática del Instituto Tecnológico de Costa Rica. Sus áreas de interés en investigación incluyen la formación de docentes en matemática, el empleo de tecnología en el aprendizaje de la matemática y los efectos de las emociones en el aprendizaje y la enseñanza de la matemática. Es autora de libros y artículos sobre estas temáticas.

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Publicado

2019-01-01

Como Citar

Autoconfiança matemática dos estudantes de ensino médio: um estudo na Costa Rica (L. G. Meza-Cascante, E. Agüero-Calvo, & Z. Suárez-Valdés-Ayala , Trads.). (2019). Revista Electrónica Educare, 23(1), 1-15. https://doi.org/10.15359/ree.23-1.3

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Autoconfiança matemática dos estudantes de ensino médio: um estudo na Costa Rica (L. G. Meza-Cascante, E. Agüero-Calvo, & Z. Suárez-Valdés-Ayala , Trads.). (2019). Revista Electrónica Educare, 23(1), 1-15. https://doi.org/10.15359/ree.23-1.3

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