Critérios de empregabilidade no ensino técnico profissional. Tensões e desafios no tema da saúde, Araucanía, Chile
DOI:
https://doi.org/10.15359/ree.22-2.11Palavras-chave:
Empregabilidade, ensino técnico e profissional, enfermagem, mercado laboral.Resumo
Esta pesquisa analisa os critérios de empregabilidade que prevalecem quando existe a necessidade dos serviços profissionais de pessoas formadas, provenientes de três colégios técnicos especializados em enfermagem, em Araucanía, Chile. Usando uma metodologia mista, foi realizado o contato tanto com os trabalhadores da área de saúde pública como do setor privado, professores, pessoas formadas e estudantes dos três colégios pesquisados. A pesquisa foi feita mediante a aplicação de várias técnicas, tais como questionários, entrevistas e grupos focais. Entre os principais resultados encontrados, destacam-se a rearticulação em fase experimental, que está passando o ensino técnico profissional do Chile, relacionado com a sociedade civil e o sistema de saúde; a necessidade de reforçar as oportunidades de diálogo entre as diversas instituições que englobam o sistema de ensino e o Serviço sanitário; aprimoramento técnico e desenvolvimento de capacidades emocionais que os participantes da pesquisa devem desenvolver, e uma procura crescente para avançar na validação social de profissionais técnicos na área da saúde. Finalmente, através da evidência encontrada, este estudo apresenta a possibilidade de ajudar tanto na geração de mecanismos que aumentem o desempenho profissional de pessoas técnicas na área da saúde, como na detecção das barreiras que dificultam o desenvolvimento do ensino técnico em todo o país.Referências
Agüero, S. E. y Klijn, T. P. (2010). Enfermería en el rol de gestoría de los cuidados. Ciencia y enfermería, 16(3), 33-39. doi: https://doi.org/10.4067/S0717-95532010000300005
Buss, M., López, M. J., Rutz, A., Coelho, S., Simone, A., Arrieira, I. C. y Mikla, M. (2013). Grupo focal: Una técnica de recogida de datos en investigaciones cualitativas. Index de Enfermería, 22(1-2), 75-78. doi: https://doi.org/10.4321/S1132-12962013000100016
Castro, E. y Orellana, W. (2010). La educación media técnico profesional en Chile: Entre la desarticulación y la indefinición. Intersecciones educativas, 2, 73-81. Recuperado de https://docs.google.com/a/uc.cl/viewer?url=http://educacion.ulagos.cl/revista/index.php/repositorio/edicion-2010/articulo-6/download&chrome=true
Federación Nacional de Enfermeros de Chile. (2015). La salud pública necesita urgente más enfermeras y enfermeros. Recuperado de http://www.fenasenf.cl/sin-categoria/la-salud-publica-necesita-urgente-mas-enfermeras-y-rnfermeros/
Formichella, M. M. y London, S. (2012). Empleabilidad, educación y equidad social. Revista Estudios Sociales, 47, 79-91. doi: https://doi.org/10.7440/res47.2013.06
Gaete, M. y Morales, R. (2011). Articulación del sistema de educación superior en Chile: Posibilidades, tensiones y desafíos. Calidad en la Educación, 35, 51-89. Recuperado de https://doi.org/10.4067/S0718-45652011000200003
Hamui-Sutton, A. y Varela-Ruiz, M. (2013). La técnica de grupos focales. Investigación en Educación Médica, 2(5), 55-60. Doi: https://doi.org/10.1016/S2007-5057(13)72683-8
Jelin, E. (2000). Pan y afectos. La transformación de las familias. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica.
Larragaña, O., Cabezas, G. y Dussaillant, F (2014). Trayectorias educacionales e inserción laboral en la enseñanza media técnico profesional. Estudios Públicos, 134, 7-58.
Mallado, C., Parejo, S. y Bozal, R. (2016). Competencias implicadas en la empleabilidad: Una propuesta desde la igualdad de género. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher, 35, 55-71. Recuperado de http://www.scielo.mec.pt/pdf/eva/n35/n35a06.pdf
Mella, O. (2000). Grupos focales (“Focus groups”). Técnica de investigación cualitativa. (Documento de Trabajo, N.°3). Santiago, Chile.: CIDE. Recuperado de http://files.palenque-de-egoya.webnode.es/200000285-01b8502a79/Grupos%20Focales%20de%20Investigaci%C3%B3n.pdf
Milos, P., Larraín A. I. y Simonetti, M. (2009). Categorización de servicios de enfermería. Propuesta para asegurar una atención de calidad en tiempos de escasez de enfermeras. Ciencia y Enfermería. 15(1), 17-24. doi: https://doi.org/10.4067/S0717-95532009000100003
Ministerio de Educación. (2013a). ¿Cuáles son las especialidades? Recuperado de http://www.tecnicoprofesional.mineduc.cl/cuales-son-las-especialidades/
Ministerio de Educación. (2013b). Bases curriculares. Formación diferenciada técnico-profesional. Especialidades y perfiles de egreso. Recuperado de http://www.tecnicoprofesional.mineduc.cl/wp-content/uploads/2016/03/Bases-formacion-Descripci%C3%B3n-de-las-Especialidades.pdf
Ministerio de Educación. (2014). Estadísticas de la educación 2014. Recuperado de https://centroestudios.mineduc.cl/wpcontent/uploads/sites/100/2017/06/Estad%C3%ADsticas-de-la-Educaci%C3%B3n-2014.pdf
Ministerio de Educación. (2015a). Educación técnica profesional en Chile. Antecedentes y claves de diagnóstico. Chile: MINEDUC. Recuperado de http://portales.mineduc.cl/usuarios/mineduc/doc/201204241130130.DiagnOsticoEducaci OnTPCentrodeEstudiosMINEDUC.pdf
Ministerio de Educación. (2015b). Estadísticas de la educación 2014. Recuperado de https://centroestudios.mineduc.cl/wp-content/uploads/sites/100/2017/06/Estad%C3%ADsticas-de-la-Educaci%C3%B3n-2014.pdf
Ministerio de Educación. (s. f.) CFT Estatales. Recuperado de http://cftestatales.mineduc.cl/?page_id=10
Pereira, Z. (2011). Los diseños de método mixto en la investigación en educación: Una experiencia concreta. Revista Electrónica Educare, 15(1), 15-29. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=194118804003
Pineda, S. y Aliño, M. (1999). El concepto de adolescencia. En MINSAP (Autor), Manual de prácticas clínicas para la atención integral a la salud de la adolescencia (pp. 15-23). Cuba: MINSAP. Recuperado de http://ccp.ucr.ac.cr/bvp/pdf/adolescencia/Capitulo%20I.pdf
Rojo, N. y García, R. (2000). Sociología y salud. Reflexiones para la acción. Revista Cubana Salud Pública, 24(2), 91-100. Recuperado de http://bvs.sld.cu/revistas/spu/vol26_2_00/spu03200.pdf
Seguel, F., Valenzuela, S. y Sanhueza O. (2015). El trabajo del profesional de la enfermería: Revisión de la literatura. Ciencia y Enfermería 21(2), 11-20. doi https://doi.org/10.4067/S0717-95532015000200002
Suárez, B. (2016). Empleabilidad: Análisis del concepto. Revista Investigaciones de Educación, 14(1), 67-84. Recuperado de http://reined.webs.uvigo.es/ojs/index.php/reined/article/view/1140
Sepúlveda, L. (2009). Estado y perspectivas de la enseñanza media técnico profesional en Chile: Un estudio sobre las orientaciones estratégicas predominantes en los actores (Proyecto FONIDE N°: F310831 - 2008). Santiago, Chile: CIDE. Recuperado de https://centroestudios.mineduc.cl/wp-content/uploads/sites/100/2017/07/2008-CIDE-UAH-Sepulveda-3-3.pdf
Sepúlveda, L. (2011). La enseñanza técnico profesional en Chile: Orientaciones actuales desde la perspectiva de sus actores. En Evidencias para políticas públicas en educación: Selección de investigaciones tercer concurso FONIDE (pp. 15-52). Santiago: Ministerio de Educación.
Sepúlveda, L. (2016). Trayectorias educativo-laborales de jóvenes estudiantes de educación técnica en Chile: ¿Tiene sentido un sistema de formación para el trabajo en la educación secundaria? Páginas de Educación, 9(2), 49-84. doi: http://dx.doi.org/10.22235/pe.v9i2.1297
Sevilla, M. P., Farías, M. y Weintraub, M. (2014). Articulación de la educación técnico profesional: Una contribución para su comprensión y consideración desde la política pública. Calidad en la Educación, 41, 83-117. doi: https://doi.org/10.4067/S0718-45652014000200004
Subsecretaría de Redes Asistenciales, División de Gestión y Desarrollo de las Personas. (2014). Informe sobre los prestadores individuales de salud inscritos en el Registro Nacional de la Superintendencia de Salud (SIS) y la dotación de personal del sector público. http://ciperchile.cl/pdfs/2015/09/especialistas/Informe_RHS_SIS_y_SectPublico_19febrero2015.pdf
Uribe, A. B., Covarrubias, K. Y. y Uribe, J. I. (2009). La metodología mixta en un estudio sobre los ex braceros colimenses: Una experiencia interdisciplinaria para comprender una realidad compleja. Estudios sobre las Culturas Contemporáneas, 15(30), 123-154. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=31612027007
Vera, A. y Castioni, R. (2010). Los jóvenes en Latinoamérica. La transición escuela-trabajo como objeto de políticas públicas. Boletín SENAC, 36(2), 5-17. doi: http://dx.doi.org/10.26849/bts.v36i2.%25
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Caso o artigo seja aceito para publicação, os autores permitem a cessão GRATUITA, EXCLUSIVA E INDEFINITA de seus direitos patrimoniais à Universidade Nacional (UNA, Costa Rica). Para obter mais detalhes, consultar a Carta de originalidade e cessão de direitos.
- Direitos de reutilização: a UNA concede aos AUTORS(AS) o direito de reutilizar para qualquer propósito, incluindo o auto arquivo, e a publicação na Internet ou em qualquer website da versão final aprovada e publicada (post print) do artigo, desde que seja feita para fins não lucrativos, não gere trabalho derivado sem autorização prévia e respeite as fontes de autoria.
- A oferta e possível publicação do artigo na Revista Electrónica Educare reger-se-á pelas suas políticas editoriais, pela regulamentação institucional da Universidade Nacional e pela legislação da República da Costa Rica. Além disso, quaisquer divergências futuras de opinião ou disputa serão resolvidas de acordo com os mecanismos de Resolução Alternativa de conflitos e a Jurisdição da Costa Rica.
- Em todos os casos, entende-se que as opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a posição e a opinião da Educare, CIDE ou da Universidade Nacional, Costa Rica. Entende-se também que, no exercício da liberdade acadêmica, os autores realizaram um rigoroso processo científico-acadêmico de pesquisa, reflexão e argumentação e que se enquadra na área temática de interesse da Revista.
- Os artigos publicados pela Revista Eletrônica Educare utilizam a Licença Creative Commons: