Planejamento de avaliação em educação física: estudo de caso sobre um processo desacompanhado na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.23-1.12

Palavras-chave:

Planejamento da avaliação, avaliação, educação física, pensamento do grupo de professores

Resumo

Este artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa mais ampla que abordou as concepções e ações avaliativas de seis professores de educação física do ensino médio  da cidade de Medellín (Colômbia).Neste trabalho específico, são apresentados os resultados de um de seus objetivos: analisar as decisões tomadas pelo corpo docente antes de iniciar uma unidade didática (planejamento da avaliação). A pesquisa assumiu um desenho qualitativo, com uma abordagem metodológica de estudo de casos múltiplos. As estratégias utilizadas para esse fim foram a entrevista semiestruturada e a análise documental. Os principais resultados do estudo mostram que o planejamento da avaliação não é uma atividade específica que demanda interesse por parte do corpo docente, visto que as experiências anteriores lhes dão segurança para abordar as futuras unidades sem fazer adaptações, de acordo com o grupo ou tema que será trabalhado.

Biografia do Autor

Beatriz Elena Chaverra-Fernández, Universidad de Antioquia

Docente asociada al Instituto de Educación Física de la Universidad de Antioquia

Juan Luis Hernández-Álvarez, Universidad Autónoma de Madrid

Catedrático e investigador de la Universidad Autónoma de Madrid.

Referências

Atienza, R., Valencia-Peris, A., Martos-García, D., López-Pastor, V. y Devís-Devís, J. (2016). La percepción del alumnado universitario de educación física sobre la evaluación formativa: Ventajas, dificultades y satisfacción. Movimento, 22(4), 1033–1048. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=115349439002

Bores, N. J. (2006). El cuaderno del alumno como herramienta potencialmente útil para mejorar los procesos de enseñanza, aprendizaje y evaluación de educación física. Educación Física y Deporte, 25(1), 23-47. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2245251

Borjas, M. P. (2014). Educación y evaluación: Profecía o predicción. Revista Electrónica Educare, 18(3), 273-284. doi: https://doi.org/10.15359/ree.18-3.17

Brown, G. T. L. (2002). Teachers’ conceptions of assessment (Tesis doctoral). University of Auckland, Auckland. Recuperada de https://researchspace.auckland.ac.nz/handle/2292/63

Carreiro da Costa, F. (1991). Formação inicial de professores de educação física: Problemas e perspectivas. Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física, 1, 21-34. Recuperado de https://boletim.spef.pt/index.php/spef/article/view/10/3

Castejón, F. J., López-Pastor, V. M., Julián, J. A., y Zaragoza, J. (2011). Evaluación formativa y rendimiento académico en la formación inicial del profesorado de educación física. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, 11(42), 328-346. Recuperado de http://cdeporte.rediris.es/revista/revista42/artevaluacion163.htm

Chaverra, B. E. (2014). Significados otorgados a la evaluación de la enseñanza y el aprendizaje: Interpretación a partir de un grupo de maestros de educación física. Estudios Pedagógicos, 40(2), 65-82. doi: https://doi.org/10.4067/S0718-07052014000300004

Coll, C., Pozo, J. I., Sarabia, B. y Valls, E. (1992). Los contenidos en la reforma. Enseñanza y aprendizaje de conceptos, procedimientos y actitudes. Madrid: Santillana.

Díaz, J. (2001). El proceso de toma de decisiones en la programación de la educación física en las etapas obligatorias de educación. Una aportación a la formación del profesorado (Tesis doctoral). Universitat Autònoma de Barcelona, Bellaterra. Recuperada de http://hdl.handle.net/10803/5006

Foglia, G. E. (2014). Evaluación en educación física: Concepciones y prácticas docentes. Voces y Silencios: Revista Latinoamericana de Educación, 5(2), 99-117. Recuperado de https://revistas.uniandes.edu.co/doi/pdf/10.18175/vys5.2.2014.02

Freire, E. y Oliveira, J. (2004). Educação física no ensino fundamental: Identificando o conhecimento de natureza conceitual, procedimental e atitudinal. Motriz, 10(3), 140-151. Recuperado de http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/10n3/07FES.pdf

Galeano, M. E. (2004). Diseño de proyectos en la investigación cualitativa. Medellín: Fondo Editorial Universidad Eafit.

Gaviria, D. F. y Castejón, F. J. (2016). La educación física en la voz de los estudiantes de secundaria. Un estudio de caso. Cultura, Ciencia y Deporte, 11(32), 107-118. doi: https://doi.org/10.12800/ccd.v11i32.711

Guío, F. (2012). Educación física: Tendencias y prácticas en evaluación de los aprendizajes en colegios distritales de Usaquén. Revista Educación Física y Deporte, 31(1), 863-870. Recuperado de http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/educacionfisicaydeporte/article/view/12666/11422

Hall, T. J. y Smith, M. A. (2006). Teacher planning, instruction and reflection: What we know about teacher cognitive processes. Quest, 58(4), 424-442. doi: https://doi.org/10.1080/00336297.2006.10491892

Hernández, J. L. y López, Á. (2004). Evaluación de la enseñanza: Análisis y propuestas. En J. L. Hernández y R. Velásquez (Coords.), La evaluación en educación física. Investigación y práctica en el ámbito escolar (pp. 49-76). Barcelona: Graó.

Kirk, D. (2001). Fundamentos para una pedagogía crítica en la formación del profesorado de educación física. En J. Devís (Ed.), La educación física, el deporte y la salud en el siglo XXI (pp. 101-110). Alicante: Marfil.

López, V. M. (1999). Prácticas de evaluación en educación física: Estudio de casos en primaria, secundaria y formación del profesorado. Valladolid: Universidad de Valladolid.

López, V. M. (2006). La evaluación en educación física. Revisión de los modelos tradicionales y planteamiento de una alternativa: La evaluación formativa compartida. Madrid: Miño y Dávila.

Massot, M. I., Dorio, I. y Sabariego, M. (2012). Estrategias de recogida y análisis de la información. En R. Bisquerra (Coord.), Metodología de la investigación educativa (3a ed., pp. 329-366). Madrid: La Muralla.

Pozo, J. I. (2003). Aprendizaje de contenidos y desarrollo de capacidades en la educación secundaria. En C. Coll (Coord.), Psicología de la instrucción: La enseñanza y el aprendizaje en la educación secundaria (3a ed., pp. 45–67). Barcelona: Ice/Horsori Universitat de Barcelona.

Prat, M. y Soler, S. (2003a). Enseñanza/aprendizaje de los contenidos actitudinales: Estrategias metodológicas y de evaluación. En M. Prat y S. Soler (Eds.), Actitudes, valores y normas en la educación física y el deporte. Reflexiones y propuestas didácticas (pp. 63-79). Barcelona: Inde.

Prat, M. y Soler, S. (2003b). Los contenidos actitudinales: Las actitudes, los valores y las normas. En M. Prat y S. Soler (Eds.), Actitudes, valores y normas en la educación física y el deporte. Reflexiones y propuestas didácticas (pp. 21-33). Barcelona: Inde.

Scherer, A. (2000). O conhecimento pedagógico do professor de educação física na escola pública da rede estadual de ensino e sua relação com a prática docente (Dissertação de Mestre), Universidade Federal do Rio Grande do Sul,

Porto Alegre. Recuperado de http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/2718/000280736.pdf?sequence=1

Stake, R. E. (2010). Investigación con estudio de casos (5a ed.). Madrid: Morata.

Taylor, S. J. y Bogdan, R. (1987). Introducción a los métodos cualitativos de investigación. Barcelona: Paidós. Recuperado de https://iessb.files.wordpress.com/2015/07/05_taylor_mc3a9todos.pdf

Tristán, J. L. (2010). La relación de la planificación en la interacción sobre los comportamientos del profesorado principiante y con experiencia así como la de sus alumnos en un estudio de casos (Tesis doctoral). Universidad de Murcia, Murcia. Recuperada de https://digitum.um.es/xmlui/bitstream/10201/15497/1/TristanRodriguez.pdf

Velázquez, R. y Hernández, J. (2004). Evaluación en educación y evaluación del aprendizaje en educación física. En J. Hernández y R. Velázquez (Eds.), La evaluación en educación física. Investigación y práctica en el ámbito escolar (Vol. 2, pp. 11-47). Barcelona: Graó.

Velázquez, R. y Hernández, J. L. (2010). Programación de la enseñanza en educación física. En C. González y T. Lleixà (Coords.), Didáctica de la educación física. Enseñanza de los contenidos desde el constructivismo (pp. 9–29). Barcelona: Graó.

Velázquez, R., Hernández, J. L., Martínez, M. E. y Martínez, V. (2011). Educación física y conocimiento téorico-conceptual: Estudio trans-cultural en Argentina, Brasil y España. Revista de Educación, 356, 653-675. doi: https://doi.org/10-4438/1988-592X-RE-2010-356-055

Velázquez, R. y Maldonado, A. (2004). Las actitudes y su evaluación en educación física. En R. Velázquez y J. Hernández (Eds.), La evaluación en educación física. Investigación y práctica en el ámbito escolar (pp. 169-203). Barcelona: Graó.

Vera, J. A. (2010). Dilemas en la negociación del curriculum con el alumnado a partir de la cesión de responsabilidad de la evaluación en el aula de educación física. Revista de Investigación en Educación, 7, 72-82. Recuperado de http://reined.webs.uvigo.es/index.php/reined/issue/view/7

Vera, J. A. y Moreno, J. A. (2007). El pensamiento del profesorado en educación física ante la cesión de responsabilidad en la evaluación del alumnado. Profesorado. Revista de Currículum y Formación del Profesorado, 11(2), 1-15. Recuperado de https://recyt.fecyt.es/index.php/profesorado/article/view/42443/24368

Woods, P. (1987). La escuela por dentro. La etnografía en la investigación cualitativa. Madrid: Paidós.

Publicado

2019-01-01

Como Citar

Planejamento de avaliação em educação física: estudo de caso sobre um processo desacompanhado na educação (B. E. Chaverra-Fernández & J. L. Hernández-Álvarez , Trads.). (2019). Revista Electrónica Educare, 23(1), 1-21. https://doi.org/10.15359/ree.23-1.12

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Planejamento de avaliação em educação física: estudo de caso sobre um processo desacompanhado na educação (B. E. Chaverra-Fernández & J. L. Hernández-Álvarez , Trads.). (2019). Revista Electrónica Educare, 23(1), 1-21. https://doi.org/10.15359/ree.23-1.12

Comentarios (ver términos de uso)