O uso da arqueologia experimental como recurso didático no processo de aprendizagem: Uma experiência educacional com estudantes de administração turística em Lima, Peru
DOI:
https://doi.org/10.15359/ree.22-3.14Palavras-chave:
Arqueologia, ensino da história, processo de aprendizagem, recursos educacionaisResumo
No contexto educativo peruano há uma alarmante falta de recursos didáticos especializados e experimentais para a disciplina de História do Peru pré-colombiano. Por isso, a arqueologia experimental foi adaptada e aplicada como recurso didático (Arquered), metodologia utilizada no trabalho de profissionais da arqueologia. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral: demonstrar que a aplicação da Arquered melhora o processo de aprendizagem dos estudantes. A abordagem de pesquisa é quantitativa e de tipo explicativo. Da mesma forma, foi escolhido o desenho quase experimental com pós-teste e grupo controle. A amostra é não probabilística e composta por 55 estudantes, dos quais 30 são do turno da manhã (grupo controle) e 25 do turno da noite (grupo experimental). A enquete e observação não participante foi aplicada através de dois instrumentos, o questionário Q1 e a lista de checagem Q2, respectivamente. Em relação à análise, o programa IBM SPSS versão 20.0 foi utilizado para obter o valor do x-quadrado (X2) de cada item. Os resultados mostram que o uso da Arquered melhora o processo de aprendizagem no curso de História do Perú pré-colombiano, pois contribui para a identificação dos conhecimentos prévios dos estudantes e aumenta seu grau de participação e nível da aprendizagem, seja no caso de conteúdos conceituais e dos procedimentos, bem como numa atitude favorável em relação ao patrimônio arqueológico.
Referências
Baena, J. (1997). Arqueología experimental, algo más que un juego. Boletín de Arqueología Experimental, 1, 2-5. Recuperado de https://revistas.uam.es/index.php/arqexp/article/view/5809/6264
Binford, L. R. (1988). En busca del pasado (G. Pepa, Trad.) Barcelona: Crítica. Recuperado de https://www.academia.edu/26726384/Binford-En-Busca-Del-Pasado.pdf_DESPUES_
Boix, R. (1995). Estrategias y recursos didácticos en la escuela rural. Barcelona: Graó.
Bolado, R., Gómez, S., Gómez, A., Gutiérrez, E. y Hierro, J. Á. (2007). Arqueología experimental como herramienta de divulgación científica: El ejemplo del grupo arqueológico ATTICA. En M. L. Ramos, J. E. González y J. Baena (Coords.), Arqueología experimental en la Península Ibérica: Investigación, didáctica y patrimonio (pp. 21-27). Santander: Asociación Española de Arqueología Experimental.
Borda, E. y Páez, E. (2001). Ayuda educativas: Creatividad y aprendizaje (2a ed.). Bogotá: Magisterio.
Dale, E. (1970). A truncated section of the cone of experience. Theory into Practice, 9(2), 96-100. doi: https://doi.org/10.1080/00405847009542260
Echeverría, J. (2011). Glosario de arqueología. Quito: Instituto Nacional de Patrimonio Cultural.
Espinoza, B. L. (2010). Materiales didácticos para aprender, innovadores y con recursos locales. Lima: OEI.
García, N. I. (2005). Arqueología y educación. Una propuesta didáctica para la enseñanza de la arqueología en la educación secundaria (Tesis de licenciatura). México: Instituto Nacional de Antropología e Historia.
González, P. (2011). La dimensión educativa de la Arqueología. En I Congreso de Prehistoria de Andalucía. La tutela del patrimonio prehistórico (pp. 497-506). Sevilla: Consejería de Cultura. Recuperado de http://www.juntadeandalucia.es/export/drupaljda/Siret.pdf
Gonzalo, I. (1994). Los recursos didácticos. Madrid: Ministerio de Educación y Ciencia.
Guffroy, J. (1999). El arte rupestre del Antiguo Perú. Lima: IRD. doi: https://doi.org/10.4000/books.ifea.3392
Hernández, R., Fernández, C., & Baptista, M. (2014). Metodología de la investigación (6ª ed.). México: McGraw-Hill.
Hernández, S. (2008). El modelo constructivista con las nuevas tecnologías: Aplicado en el proceso de aprendizaje. Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento, 5(2), 26-35. Recuperado de http://www.uh.cu/static/documents/STA/El%20modelo%20constructivista%20TIC.pdf
Hidalgo, M. (2002). Materiales educativos. Aplicable a educación inicial, primaria, secundaria y superior (2a ed.). Lima: Instituto para el Desarrollo de la Educación.
Lavonen, J. (2015). Métodos de enseñanza y aprendizaje de las ciencias. En C. Díaz, A. Haapakorpi, A. Särkijärvi-Martínez y P. Virtanen (Edits.), La universidad en la formación de formadores de acompañantes pedagógicos para la innovación en el aula (pp. 153-171). Lima: Pontificia Universidad Católica del Perú. Recuperado de http://repositorio.pucp.edu.pe/index/bitstream/handle/123456789/53194/Libro%20Finlandia.pdf?sequence=1&isAllowed=y
LLanos, J. L. (2012). La enseñanza universitaria, los recursos didácticos y el rendimiento académico de los estudiantes de la E.A.P. de educación de la Universidad Nacional Mayor de San Marcos (Tesis de maestría). Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Lima. Recuperado de http://cybertesis.unmsm.edu.pe/bitstream/cybertesis/922/1/Llanos_cj.pdf
López, F. y Nieto, R. (1985). Comentarios sobre la arqueología experimental aplicada a la repetición de artefactos. Boletín de Antropología Americana, 11, 33-37. Recuperado de https://www.academia.edu/833311/Comentarios_sobre_la_arqueolog%C3%ADa_experimental_aplicada_a_la_repetici%C3%B3n_de_artefactos
Martín, D. P., Cuartero, F., Rubio, D. y Sanmartí, D. (2012). De la investigación a la difusión: La experimentación como recurso didáctico en la elaboración de modelos de divulgación y puesta en valor del patrimonio arqueológico. Boletín de Arqueología Experimental, 9, 125-131. Recuperado de https://repositorio.uam.es/bitstream/handle/10486/671976/BAEX_9_11.pdf?sequence=1
Masriera, C. (2008). Presentación del patrimonio arqueológico: Ruinas “versus” reconstrucciones, ¿qué entiende más el público? Íber. Didáctica de las Ciencias Sociales, Geografía e Historia, 57, 39-51.
MINEDU. (2009). Guía metodológica de evaluación de los aprendizajes en educación superior tecnológica. Recuperado de https://www.istpalpa.edu.pe/pdf/evaluacion.pdf
MINEDU. (2012). Los materiales educativos: Herramientas para que los estudiantes aprendan mejor. Recuperado de http://labuenaeducacion.pe/lib/descarga.php?f=/repositorio/descargas/BrochureLogo/Encarte.pdf
Moreno, I. (2004). La utilización de medios y recursos didácticos en el aula. Madrid: Universidad Complutense de Madrid. Recuperado de http://webs.ucm.es/info/doe/profe/isidro/merecur.pdf
Ñaupas, H., Mejía, E., Novoa, E., & Villagómez, A. (2014). Metodología de la investigación cuantitativa-cualitativa y redacción de la tesis (4a ed.). Bogotá: Ediciones de la U.
Parcerisa, A. (1996). Materiales curriculares: Cómo elaborarlos, seleccionarlos y usarlos. Barcelona: Graó.
Perrone, G. y Propper, F. (2007). Diccionario de educación. Buenos Aires: Alfagrama Ediciones.
Ramos, M. L. (2007). El papel de la arqueología experimental en época romana y su didáctica. En M. L. Ramos, J. E. González y J. Baena (Coords.), Arqueología experimental en la Península Ibérica: Investigación, didáctica y patrimonio (pp. 9-20). Recuperado de Santander: Asociación Española de Arqueología Experimental.
Ravines, R. (1989). Arqueología práctica. Lima: Los Pinos.
Renfrew, C. y Bahn, P. (2011). Arqueología. Teoría, métodos y práctica (2a ed.). (D. Govantes, Trad.) Madrid: Akal.
Reynolds, P. J. (1999). The nature of experiment in archaeology. En A. Harding (Ed.), Experiment and design: Archaeological studies in honour of John Coles (pp. 156-162). Oxford: Oxbow Books.
Rojas, L. E. (2003). Los materiales educativos en el nuevo enfoque pedagógico (2a ed.). Lima: San Marcos.
Santacana, J. (2008). La arqueología experimental, una disciplina con alto potencial didáctico. Íber. Didáctica de las Ciencias Sociales, Geografía e Historia, 57, 7-16.
Suárez, C. y Arizaga, R. (1999). Recursos didácticos (texto autoinstructivo). Lima: Universidad Nacional Mayor de San Marcos.
Tafur, R. y De la Vega, A. (2010). El acceso a los recursos educativos por los docentes de educación secundaria. Educación, 19(37), 29-46. Recuperado de http://revistas.pucp.edu.pe/index.php/educacion/article/viewFile/2550/2494
Villanueva, G., Payno, M. E., y Fernández, L. (2016). Una propuesta didáctica: El tratamiento de pieles. útiles, elaboración y difusión. Boletín de Arqueología Experimental, 11, 150-167. Recuperado de https://revistas.uam.es/index.php/arqexp/article/view/7175/7545
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Caso o artigo seja aceito para publicação, os autores permitem a cessão GRATUITA, EXCLUSIVA E INDEFINITA de seus direitos patrimoniais à Universidade Nacional (UNA, Costa Rica). Para obter mais detalhes, consultar a Carta de originalidade e cessão de direitos.
- Direitos de reutilização: a UNA concede aos AUTORS(AS) o direito de reutilizar para qualquer propósito, incluindo o auto arquivo, e a publicação na Internet ou em qualquer website da versão final aprovada e publicada (post print) do artigo, desde que seja feita para fins não lucrativos, não gere trabalho derivado sem autorização prévia e respeite as fontes de autoria.
- A oferta e possível publicação do artigo na Revista Electrónica Educare reger-se-á pelas suas políticas editoriais, pela regulamentação institucional da Universidade Nacional e pela legislação da República da Costa Rica. Além disso, quaisquer divergências futuras de opinião ou disputa serão resolvidas de acordo com os mecanismos de Resolução Alternativa de conflitos e a Jurisdição da Costa Rica.
- Em todos os casos, entende-se que as opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a posição e a opinião da Educare, CIDE ou da Universidade Nacional, Costa Rica. Entende-se também que, no exercício da liberdade acadêmica, os autores realizaram um rigoroso processo científico-acadêmico de pesquisa, reflexão e argumentação e que se enquadra na área temática de interesse da Revista.
- Os artigos publicados pela Revista Eletrônica Educare utilizam a Licença Creative Commons: