O uso da arqueologia experimental como recurso didático no processo de aprendizagem: Uma experiência educacional com estudantes de administração turística em Lima, Peru

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.22-3.14

Palavras-chave:

Arqueologia, ensino da história, processo de aprendizagem, recursos educacionais

Resumo

No contexto educativo peruano há uma alarmante falta de recursos didáticos especializados e experimentais para a disciplina de História do Peru pré-colombiano. Por isso, a arqueologia experimental foi adaptada e aplicada como recurso didático (Arquered), metodologia utilizada no trabalho de profissionais da arqueologia. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral: demonstrar que a aplicação da Arquered melhora o processo de aprendizagem dos estudantes. A abordagem de pesquisa é quantitativa e de tipo explicativo. Da mesma forma, foi escolhido o desenho quase experimental com pós-teste e grupo controle. A amostra é não probabilística e composta por 55 estudantes, dos quais 30 são do turno da manhã (grupo controle) e 25 do turno da noite (grupo experimental). A enquete e observação não participante foi aplicada através de dois instrumentos, o questionário Q1 e a lista de checagem Q2, respectivamente. Em relação à análise, o programa IBM SPSS versão 20.0 foi utilizado para obter o valor do x-quadrado (X2) de cada item. Os resultados mostram que o uso da Arquered melhora o processo de aprendizagem no curso de História do Perú pré-colombiano, pois contribui para a identificação dos conhecimentos prévios dos estudantes e aumenta seu grau de participação e nível da aprendizagem, seja no caso de conteúdos conceituais e dos procedimentos, bem como numa atitude favorável em relação ao patrimônio arqueológico.

Biografia do Autor

Iván Ernesto Quijano-Araníbar, Universidad Nacional Mayor de San Marcos

Licenciado en Educación por la Universidad Nacional Federico Villarreal (UNFV) y Bachiller en Ciencias Sociales en la especialidad de Arqueología por la Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM). Al presente cursa la maestría en Educación en la UNMSM y la maestría en Museología y Gestión Cultural en la Universidad Ricardo Palma (URP).

Referências

Baena, J. (1997). Arqueología experimental, algo más que un juego. Boletín de Arqueología Experimental, 1, 2-5. Recuperado de https://revistas.uam.es/index.php/arqexp/article/view/5809/6264

Binford, L. R. (1988). En busca del pasado (G. Pepa, Trad.) Barcelona: Crítica. Recuperado de https://www.academia.edu/26726384/Binford-En-Busca-Del-Pasado.pdf_DESPUES_

Boix, R. (1995). Estrategias y recursos didácticos en la escuela rural. Barcelona: Graó.

Bolado, R., Gómez, S., Gómez, A., Gutiérrez, E. y Hierro, J. Á. (2007). Arqueología experimental como herramienta de divulgación científica: El ejemplo del grupo arqueológico ATTICA. En M. L. Ramos, J. E. González y J. Baena (Coords.), Arqueología experimental en la Península Ibérica: Investigación, didáctica y patrimonio (pp. 21-27). Santander: Asociación Española de Arqueología Experimental.

Borda, E. y Páez, E. (2001). Ayuda educativas: Creatividad y aprendizaje (2a ed.). Bogotá: Magisterio.

Dale, E. (1970). A truncated section of the cone of experience. Theory into Practice, 9(2), 96-100. doi: https://doi.org/10.1080/00405847009542260

Echeverría, J. (2011). Glosario de arqueología. Quito: Instituto Nacional de Patrimonio Cultural.

Espinoza, B. L. (2010). Materiales didácticos para aprender, innovadores y con recursos locales. Lima: OEI.

García, N. I. (2005). Arqueología y educación. Una propuesta didáctica para la enseñanza de la arqueología en la educación secundaria (Tesis de licenciatura). México: Instituto Nacional de Antropología e Historia.

González, P. (2011). La dimensión educativa de la Arqueología. En I Congreso de Prehistoria de Andalucía. La tutela del patrimonio prehistórico (pp. 497-506). Sevilla: Consejería de Cultura. Recuperado de http://www.juntadeandalucia.es/export/drupaljda/Siret.pdf

Gonzalo, I. (1994). Los recursos didácticos. Madrid: Ministerio de Educación y Ciencia.

Guffroy, J. (1999). El arte rupestre del Antiguo Perú. Lima: IRD. doi: https://doi.org/10.4000/books.ifea.3392

Hernández, R., Fernández, C., & Baptista, M. (2014). Metodología de la investigación (6ª ed.). México: McGraw-Hill.

Hernández, S. (2008). El modelo constructivista con las nuevas tecnologías: Aplicado en el proceso de aprendizaje. Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento, 5(2), 26-35. Recuperado de http://www.uh.cu/static/documents/STA/El%20modelo%20constructivista%20TIC.pdf

Hidalgo, M. (2002). Materiales educativos. Aplicable a educación inicial, primaria, secundaria y superior (2a ed.). Lima: Instituto para el Desarrollo de la Educación.

Lavonen, J. (2015). Métodos de enseñanza y aprendizaje de las ciencias. En C. Díaz, A. Haapakorpi, A. Särkijärvi-Martínez y P. Virtanen (Edits.), La universidad en la formación de formadores de acompañantes pedagógicos para la innovación en el aula (pp. 153-171). Lima: Pontificia Universidad Católica del Perú. Recuperado de http://repositorio.pucp.edu.pe/index/bitstream/handle/123456789/53194/Libro%20Finlandia.pdf?sequence=1&isAllowed=y

LLanos, J. L. (2012). La enseñanza universitaria, los recursos didácticos y el rendimiento académico de los estudiantes de la E.A.P. de educación de la Universidad Nacional Mayor de San Marcos (Tesis de maestría). Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Lima. Recuperado de http://cybertesis.unmsm.edu.pe/bitstream/cybertesis/922/1/Llanos_cj.pdf

López, F. y Nieto, R. (1985). Comentarios sobre la arqueología experimental aplicada a la repetición de artefactos. Boletín de Antropología Americana, 11, 33-37. Recuperado de https://www.academia.edu/833311/Comentarios_sobre_la_arqueolog%C3%ADa_experimental_aplicada_a_la_repetici%C3%B3n_de_artefactos

Martín, D. P., Cuartero, F., Rubio, D. y Sanmartí, D. (2012). De la investigación a la difusión: La experimentación como recurso didáctico en la elaboración de modelos de divulgación y puesta en valor del patrimonio arqueológico. Boletín de Arqueología Experimental, 9, 125-131. Recuperado de https://repositorio.uam.es/bitstream/handle/10486/671976/BAEX_9_11.pdf?sequence=1

Masriera, C. (2008). Presentación del patrimonio arqueológico: Ruinas “versus” reconstrucciones, ¿qué entiende más el público? Íber. Didáctica de las Ciencias Sociales, Geografía e Historia, 57, 39-51.

MINEDU. (2009). Guía metodológica de evaluación de los aprendizajes en educación superior tecnológica. Recuperado de https://www.istpalpa.edu.pe/pdf/evaluacion.pdf

MINEDU. (2012). Los materiales educativos: Herramientas para que los estudiantes aprendan mejor. Recuperado de http://labuenaeducacion.pe/lib/descarga.php?f=/repositorio/descargas/BrochureLogo/Encarte.pdf

Moreno, I. (2004). La utilización de medios y recursos didácticos en el aula. Madrid: Universidad Complutense de Madrid. Recuperado de http://webs.ucm.es/info/doe/profe/isidro/merecur.pdf

Ñaupas, H., Mejía, E., Novoa, E., & Villagómez, A. (2014). Metodología de la investigación cuantitativa-cualitativa y redacción de la tesis (4a ed.). Bogotá: Ediciones de la U.

Parcerisa, A. (1996). Materiales curriculares: Cómo elaborarlos, seleccionarlos y usarlos. Barcelona: Graó.

Perrone, G. y Propper, F. (2007). Diccionario de educación. Buenos Aires: Alfagrama Ediciones.

Ramos, M. L. (2007). El papel de la arqueología experimental en época romana y su didáctica. En M. L. Ramos, J. E. González y J. Baena (Coords.), Arqueología experimental en la Península Ibérica: Investigación, didáctica y patrimonio (pp. 9-20). Recuperado de Santander: Asociación Española de Arqueología Experimental.

Ravines, R. (1989). Arqueología práctica. Lima: Los Pinos.

Renfrew, C. y Bahn, P. (2011). Arqueología. Teoría, métodos y práctica (2a ed.). (D. Govantes, Trad.) Madrid: Akal.

Reynolds, P. J. (1999). The nature of experiment in archaeology. En A. Harding (Ed.), Experiment and design: Archaeological studies in honour of John Coles (pp. 156-162). Oxford: Oxbow Books.

Rojas, L. E. (2003). Los materiales educativos en el nuevo enfoque pedagógico (2a ed.). Lima: San Marcos.

Santacana, J. (2008). La arqueología experimental, una disciplina con alto potencial didáctico. Íber. Didáctica de las Ciencias Sociales, Geografía e Historia, 57, 7-16.

Suárez, C. y Arizaga, R. (1999). Recursos didácticos (texto autoinstructivo). Lima: Universidad Nacional Mayor de San Marcos.

Tafur, R. y De la Vega, A. (2010). El acceso a los recursos educativos por los docentes de educación secundaria. Educación, 19(37), 29-46. Recuperado de http://revistas.pucp.edu.pe/index.php/educacion/article/viewFile/2550/2494

Villanueva, G., Payno, M. E., y Fernández, L. (2016). Una propuesta didáctica: El tratamiento de pieles. útiles, elaboración y difusión. Boletín de Arqueología Experimental, 11, 150-167. Recuperado de https://revistas.uam.es/index.php/arqexp/article/view/7175/7545

Publicado

2018-07-25

Como Citar

O uso da arqueologia experimental como recurso didático no processo de aprendizagem: Uma experiência educacional com estudantes de administração turística em Lima, Peru (I. E. Quijano-Araníbar , Trad.). (2018). Revista Electrónica Educare, 22(3), 1-27. https://doi.org/10.15359/ree.22-3.14

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

O uso da arqueologia experimental como recurso didático no processo de aprendizagem: Uma experiência educacional com estudantes de administração turística em Lima, Peru (I. E. Quijano-Araníbar , Trad.). (2018). Revista Electrónica Educare, 22(3), 1-27. https://doi.org/10.15359/ree.22-3.14

Comentarios (ver términos de uso)