Perfil ganhador do Prêmio extraordinário de Ensino Secundário Obrigatório na Galícia (Espanha)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.23-2.12

Palavras-chave:

Prémio extraordinário de ensino secundário obrigatório ESO, perfil do estudante, variáveis de desempenho acadêmico, excelência acadêmica

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a existência de um perfil determinado nas pessoas que ganham o prêmio extraordinário do ensino médio obrigatório (ESO). Para isso, se fará uma comparação dos resultados de todos os candidatos a este premio com os vencedores e vencedoras, de acordo com o gênero, residência, propriedade e nível de educação de seus pais e mães. A hipótese inicial do trabalho é que se espera que não haja diferenças significativas nem no grupo que escolhe o prêmio, nem entre aqueles que o recebem –6,57% dos estudantes apresentados–, por serem estudantes com maior desempenho acadêmico. Para analisar esses perfis, estudamos o desempenho em todas as matérias do Prêmio Extraordinário do ESO, dos 1.522 alunos que foram apresentados para o período 2008-2013 na Galiza (Espanha). A principal conclusão é que a hipótese inicial não for cumprida, uma vez que se confirma que as variáveis analisadas influenciam no desempenho dos estudantes candidatos ao prêmio. O gênero, em todas as matérias favorece os estudantes do sexo masculino, a residência em 57% das matérias, a propriedade em 42,8% e a formação de pais e mães em 85,7 %. Tendo isso em conta, o perfil seria o de um menino de escola particular e urbana, com pais e mães com ensino superior.

Biografia do Autor

Francisco Jesús Ferreiro-Seoane, Universidad de Santiago de Compostela

Doctor y profesor del departamento de Economía Aplicada de la Universidad de Santiago de Compostela. Tiene experiencia en la gestión tanto en la empresa privada como en la gestión pública y su línea de investigación se centra principalmente en el ámbito de las administraciones públicas. Autor de numerosos artículos, libros, capítulos de libros, investigador principal de varios proyectos y es ponente habitual en congresos nacionales e internacional

 

Hugo Martínez-Ballesteros, Universidad de Santiago de Compostela

Investigador en el Dpto. de Economía Aplicada de la Universidad de Santiago de Compostela y miembro del grupo de Investigación en Economía Pesquera y Recursos Naturales. Su actividad investigadora se centra en la gestión de los recursos marinos, en el análisis socio económico de la pesca y en el estudio de los principales problemas del sector pesquero como la sobrepesca, pesca ilegal no declarada y no reglamentada, o los descartes.

Martha Camino-Santos, Universidad de Santiago de Compostela

Q.E.P.D. Licenciada en Administración y Dirección de Empresas por la Universidad de Santiago de Compostela. Máster en Fiscalidad y Tributación por  el Ilustre Colegio de Economistas de A Coruña. Máster Universitario en Contabilidad Superior y Auditoría de Cuentas por la Universidad de A Coruña. Técnico especialista en Seguridad Social. Directora en Administración y Finanzas en Quorum Económico, SL. Perito judicial y amplia experiencia profesional. Autora de varios artículos, libros, capítulos de libros y ponente en congresos nacionales e internacionales.

Referências

Alonso-Tapia, J. (2005). Motivaciones, expectativas y valores-intereses relacionados con el aprendizaje: El cuestionario MEVA. Psicothema, 17(3), 404-411. Recuperado de http://www.psicothema.com/psicothema.asp?id=3120

Acevedo, C. G. y Rocha, F. (2011). Estilos de aprendizaje, género y rendimiento académico. Revista Estilos de Aprendizaje, 8(8), 1-16. Recuperado de https://www2.uned.es/revistaestilosdeaprendizaje/numero_8/articulos/lsr_8_articulo_5.pdf

Backhoff, E., Sánchez, A., Peón, M. y Andrade, E. (2010). Comprensión lectora y habilidades matemáticas de estudiantes de educación básica en México: 2000-2005. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 12(1), 2-18. Recuperado de https://redie.uabc.mx/redie/article/view/242/402

Barca, A., Peralbo, M. y Brenlla, J. C. (2004). Atribuciones causales y enfoques de aprendizaje: La Escala Siacepa. Psicothema, 16(1), 94-103. Recuperado de http://www.psicothema.com/pdf/1167.pdf

Bermejo, V. (2005). Microgénesis y cambio cognitivo: Adquisición del cardinal numérico. Psicothema, 17(4), 559-562. Recuperado de http://www.psicothema.com/pdf/3145.pdf

Bonal, X. (2002). El balance público-privado en el sistema de enseñanza español: Evolución y efectos sobre las desigualdades educativas. Educar, 29, 11-29. Recuperado de http://educar.uab.cat/article/view/v29-bonal/297

Calero, J. y Escardíbul, J.-O. (2007). Evaluación de servicios educativos: El rendimiento en los centros públicos y privados medido en PISA-2003. Hacienda Pública Española, 183(4), 33-66.

Calero, J. y Waisgrais, S. (2009). Factores de desigualdad en la educación española: Una aproximación a través de las evaluaciones de PISA. Papeles de economía española, 119, 86-98.

Cano, F. (2000). Diferencias de género en estrategias y estilos de aprendizaje. Psicothema, 12(3), 360-367. Recuperado de http://www.psicothema.es/pdf/343.pdf

Casullo, M. M. (Compiladora). (2002). Evaluación del bienestar psicológico en Iberoamérica. Buenos Aires: Paidós.

Cuetos, F. y Domínguez, A. (2002). Efecto de la pseudohomofonía sobre el reconocimiento de palabras en una lengua de ortografía transparente. Psicothema, 14(4), 754-759. Recuperado de http://www.psicothema.com/pdf/794.pdf

Encinas, D. M., Díaz, C. I, Noriega, J. Á. y Estrada, D. Y. (2009). Locus de control y logro académico en dos tipos de ambiente de enseñanza para estudiantes universitarios. Pesquisas e Práticas Psicossociais, 3(2), 167-174. Recuperado de http://www.ufsj.edu.br/portal-repositorio/File/Encinas_etal.pdf

Ferreiro, F. J., Mato, M. D. y Chao, R. (2014). Análisis del rendimiento académico por género medido a través del premio extraordinario de la ESO. Revista de Investigaciones Políticas y Sociales (RIPS), 13(2), 53-76. Recuperado de http://www.usc.es/revistas/index.php/rips/article/view/2086/2449

Gaviria, J. L., Martínez-Arias, R. y Castro, M. (2004). Un estudio multinivel sobre los factores de eficacia escolar en países en desarrollo: El caso de los recursos en Brasil. Education Policy Analysis Archives, 12(20), 1-31. Recuperado de https://epaa.asu.edu/ojs/article/viewFile/175/301

Hyde, J. (2005). The gender similarities hypothesis. American Psychologist, 60(6), 581-592. doi: https://doi.org/10.1037/0003-066X.60.6.581

Kleinfeld, J. S., McDiarmid, G. W. y Hagstrom, D. (1985). Alaska’s small rural high schools: Are they working? (Report Series) ISER, 22(3), 1-16. Recuperado de http://www.iser.uaa.alaska.edu/Publications/formal/arsecs/ARSEC_XXII_3_AKRural_High_Schools.pdf

Mancebón-Torrubia, M. J., Martínez-Caraballo, N. y Pérez-Ximénez, D. (Julio, 2007). Un análisis de la calidad percibida por los estudiantes en los centros públicos y privados de enseñanza secundaria. En XVI Jornadas de la Asociación de Economía de la Educación. Gran Canaria, España. Recuperado de http://works.bepress.com/domingoperez/4/

Matteucci, M. y Mignani, S. (2011). Gender differences in performance in mathematics at the end of lower secondary school in Italy. Learning and Individual Differences, 21(5), 543-548. doi: https://doi.org/10.1016/j.lindif.2011.03.001

Miñano, P. y Castejón, J. L. (2008). Capacidad predictiva de las variables cognitivo-motivacionales sobre el rendimiento académico. Revista Electrónica de Motivación y Emoción, 11(28), 1-13. Recuperado de http://reme.uji.es/articulos/numero28/article4/article4.pdf

Nowell, A. y Hedges, L. V. (1998). Trends in gender differences in academic achievement from 1960 to 1994. Sex Roles, 39(1-2), 21-43. doi: https://doi.org/10.1023/A:1018873615316

OCDE. (2009). OCDE (2010) Pisa 2009 results: Overcoming social background. Equity in learning opportunities and outcomes (Vol. II), París: Autor. Recuperado de https://www.oecd.org/pisa/pisaproducts/48852584.pdf

OCDE. (2012) PISA 2012. Programa para la evaluación internacional de los alumnos. Informe español (Vol. I: Resultados y contexto). Madrid: MEC. Recuperado de https://www.mecd.gob.es/dctm/inee/internacional/pisa2012/pisa2012lineavolumeni.pdf?documentId=0901e72b81786310

Perelman, S. y Santin, D. (2011). Measuring educational efficiency at student level with parametric stochastic distance functions: An application to Spanish PISA results. Education Economics, 19(1), 29-49. doi: https://doi.org/10.1080/09645290802470475

Rodríguez-Cao, L. (2013). Muller e superdotación. En M. D. Mato, R. Chao y R. Suárez (Coords.), As mulleres nas artes e nas ciencias. Reflexións e testemuñas (Vol. I, pp. 191-197). A Coruña: Publicacións de centros e departamentos da UDC.

Sánchez, A. P. (2008). Efectos de la inmigración en el sistema educativo: El caso español (Tesis doctoral). Universidad de Barcelona, Barcelona.

Skolverket (2006). Gender differences in goal fulfilment and education choices. Stockholm: Skolverket.

Villarroya, A. (2001). La financiación de los centros concertados. Madrid: Secretaría General Técnica. Recuperado de https://sede.educacion.gob.es/publiventa/descarga.action?f_codigo_agc=8919_19

William, D. (2000). Assessment: Social justice and social consequences. British Educational Research Journal, 26(5), 661-663. doi: 10.1080/01411920020024626

Xunta de Galicia. (2012). Avaliación de diagnóstico de Galicia 2011-2012. Informe de resultados. Santiago de Compostela: Consellería de Cultura, Educación e Ordenación Universitaria.

Xunta de Galicia. Consellería de Cultura, Educación e Ordenación Universitaria. (7 de junio de 2017). Orde do 23 de maio de 2017 pola que se convocan as premios extraordinarios de educación secundaria obrigatoria ao rendemento académico correspondentes ao curso 2016/17. Santiago de Compostela: Diario Oficial de Galicia, p. 27449.

Publicado

2019-04-10

Como Citar

Perfil ganhador do Prêmio extraordinário de Ensino Secundário Obrigatório na Galícia (Espanha) (F. J. Ferreiro-Seoane, H. Martínez-Ballesteros, & M. Camino-Santos , Trads.). (2019). Revista Electrónica Educare, 23(2), 1-20. https://doi.org/10.15359/ree.23-2.12

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Perfil ganhador do Prêmio extraordinário de Ensino Secundário Obrigatório na Galícia (Espanha) (F. J. Ferreiro-Seoane, H. Martínez-Ballesteros, & M. Camino-Santos , Trads.). (2019). Revista Electrónica Educare, 23(2), 1-20. https://doi.org/10.15359/ree.23-2.12

Comentarios (ver términos de uso)