O sujeito leitor novato diante do texto acadêmico: o difícil passo da compreensão geral para a especializada
DOI:
https://doi.org/10.15359/ree.23-2.14Palavras-chave:
Academia, compreensão de leitura, educação superior, novatos universitários, textos universitáriosResumo
O texto acadêmico é um produto comunitário com finalidade científica, que utiliza estruturas e manifestações convencionais, e desenvolve conceitos e vocabulários das diferentes disciplinas do conhecimento. Este trabalho tem como objetivo estabelecer que, por essas características, os textos acadêmicos apresentam dificuldades para o sujeito inexperiente de leitura, uma vez que requerem uma compreensão de leitura especializada. Para atingir o objetivo do artigo, apresentamos, em primeiro lugar, os resultados de um instrumento diagnóstico do nível de competência em leitura com o qual se está ingressando na universidade. Esta prova sobre um texto explicativo-argumentativo está projetado a partir da perspectiva da linguística textual e da análise do discurso, realizada durante o semestre 2017-1 a 733 novos estudantes da Universidade ICESI Cali, Colômbia. Como segundo passo, são revisadas as características dos textos acadêmicos que dificultam a compreensão de seu conteúdo para aqueles que são novatos nesse campo. Finalmente, propõe-se uma série de objetivos de aprendizagem que, integrados em diferentes cursos, ajudariam aos estudantes alcançar uma melhor compreensão da leitura.
Referências
Caldera, R. y Bermúdez, A. (2007). Alfabetización académica: Comprensión y producción de textos. Educere, 11(37), 247-255. Recuperado de https://media.utp.edu.co/referencias-bibliograficas/uploads/referencias/articulo/206-alfabetizacin-acadmica-comprensin-y-produccin-de-textospdf-fjGtX-articulo.pdf
Carlino, P. (2003a). Alfabetización académica: Un cambio necesario, algunas alternativas posibles. Educere, 6(20), 409-420. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=35662008
Carlino, P. (2003b). Leer textos científicos y académicos en la educación superior: Obstáculos y bienvenidas a una cultura nueva (1). Uni-Pluri/versidad, 3(2), 17-23. Recuperado de https://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/unip/article/viewFile/12289/11146
Carlino, P. (2005). Escribir, leer y aprender en la universidad. Una introducción a la alfabetización académica. México: Fondo de Cultura Económica.
Carlino, P. (2013). Alfabetización académica diez años después. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 18(57), 355-381. Recuperado de http://www.redalyc.org/pdf/140/14025774003.pdf
Carranza, M., Celaya, G., Herrera, J. A. D. y Carezzano, F. J. (2004). Una forma de procesar la información en los textos científicos y su influencia en la compresión. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 6(1), 1-15. Recuperado de https://redie.uabc.mx/redie/article/view/91/157
Cassany, D. y Morales, Ó. A. (2009). Leer y escribir en la universidad: Los géneros científicos. En Cassany, D. (Comp.), Para ser letrados. Voces y miradas sobre la lectura (pp. 109-128). Barcelona: Paidós.
Castelló, M. (2014). Los retos actuales de la alfabetización académica: Estado de la cuestión y últimas investigaciones. Enunciación, 19(2), 346-365. Recuperado de http://revistas.udistrital.edu.co/ojs/index.php/enunc/article/view/8256
Estienne, V. M. y Carlino, P. (2004). Leer en la universidad: Enseñar y aprender una cultura nueva. Uni-pluri/versidad, 4(3), 9-17. Recuperado de https://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/unip/article/view/12210/11075
Fuster, Y. (2016). El texto académico como género discursivo y su enseñanza en la educación terciaria. Palabra Clave, 5(2), 1-11. Artículo e007. Recuperado de http://www.palabraclave.fahce.unlp.edu.ar/article/view/PCv5n2a02
Gatti A., Grinsztajn F., Cética, P. y Vaccaro, M. (2014). Alfabetización académica, formación docente y gestión de la enseñanza en la universidad. En XIV Coloquio internacional sobre gestión universitaria. La gestión del conocimiento y los nuevos modelos de universidades (pp. 1-18). Florianópolis: CIGU. Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/132222/2014-450.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Giraldo, G. (2011). Los procesos de lectura y escritura en la inteligencia emocional. Poliantea, 7-13, 205-218. doi: http://dx.doi.org/10.15765/plnt.v7i13.146
González, B. Y. y Vega, V. (2012-2013). Lectura y escritura en la educación superior colombiana: Herencia y deconstrucción. Revista Interacción, 12, 195-201. Recuperado de http://www.unilibre.edu.co/revistainteraccion/
Henao-Salazar, J. I., Londoño-Vásquez, D. A., y Frías-Cano, L. Y. (2014). Leer y escribir en la universidad: El caso de la Institución Universitaria de Envigado. Íkala, Revista de Lenguaje y Cultura, 19(1), 27-45. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=255032609003
Kintsch, W. y Van Dijk, T. A. (1978). Toward a model of text comprehension and production. Psychological Review, 85(5), 363-394. doi: https://doi.org/10.1037/0033-295X.85.5.363
Marín, M. (2007). Lectura de textos de estudio, pensamiento narrativo y pensamiento conceptual. Holográmica, 4(7), 61-80. Recuperado de http://www.cienciared.com.ar/ra/usr/3/523/n7_vol4pp61_80.pdf
Martínez, M. C. (1997). El desarrollo de estrategias discursivas a nivel universitario. En M. C. Martínez (Comp.), Los procesos de la lectura y la escritura (pp. 11-41). Santiago de Cali: Universidad del Valle.
Mateos, M. (2009). Aprender a leer textos académicos: Más allá de la lectura reproductiva. En J. I. Pozo y M. Pérez (Coords.), Psicología del aprendizaje universitario. La formación en competencias (pp. 106-119). Madrid: Ediciones Morata.
Pérez, M. y Rincón, G. (Coords.). (2013). ¿Para qué se lee y se escribe en la universidad colombiana? Un aporte a la consolidación de la cultura académica del país. Bogotá: Pontificia Universidad Javeriana. Recuperado de http://wac.colostate.edu/books/colombian/highered.pdf
Riestre, D. (2006). Usos y formas de la lengua escrita. Reenseñar la escritura a los jóvenes. Un puente entre el secundario y la universidad. Buenos Aires: Ediciones Novedades Educativas.
Salazar-Sierra, A., Sevilla-Rengifo, O., González-Pinzón, B., Mendoza-Arciniegas, C. E., Echeverri-Guzmán, A., Quecán-Castellanos, D. … Lozano-Ramírez, M. (2015). Lectura y escritura en la universidad: Contribución para reconstruir una historia. Magis. Revista Internacional de Investigación en Educación, 8(16), 51-70. doi: http://dx.doi.org/10.11144/Javeriana.m8-16.leuc
Teberosky, A. (2007). El texto académico. En M. Castelló (Coord.), Escribir y comunicarse en contextos científicos y académicos: Conocimientos y estrategias (pp. 17-46). Barcelona: Graó.
Ugarriza, N. (2006). La comprensión lectora inferencial de textos especializados y el rendimiento académico de los estudiantes universitarios del primer ciclo. Persona, 9, 31-75. doi: https://doi.org/10.26439/persona2006.n009.902
Van Dijk, T. A. (1983). La ciencia del texto. Barcelona: Paidós.
Van Dijk, T. A. (2010). Discurso, conocimiento, poder y política. Hacia un análisis crítico epistémico del discurso. Revista de Investigación Lingüística, 13, 167-215. Recuperado de http://revistas.um.es/ril/article/view/114181
Van Dijk, T. y Kintsch, W. (1983). Strategies of discourse comprehension. New York: Academic Press.
Velásquez, M., Cornejo, C. y Roco, Á. (2008). Evaluación de la competencia lectora en estudiantes de primer año de carreras del área humanista y carreras del área de la salud en tres universidades del Consejo de Rectores. Estudios Pedagógicos, 34(1), 123-138. doi: https://doi.org/10.4067/S0718-07052008000100007
Vidal-Moscoso, D. y Manríquez-López, L. (2016). El docente como mediador de la comprensión lectora en universitarios. Revista de la Educación Superior, 45(177), 95-118. Recuperado de https://doi.org/10.1016/j.resu.2016.01.009
Zanotto, M. (2016). Comprensión lectora y aprendizaje de textos académicos: Hacia una lectura estratégica en el campo de las ciencias sociales. En G. Bañales Faz, M. Castelló Badía y N. A. Vega López, (Coords.), Enseñar a leer y escribir en la educación superior. Propuestas educativas basadas en la investigación (pp. 29-52). México: Editorial SM. Recuperado de http://www.fundacion-sm.org.mx/sites/default/files/Ense%C3%B1ar%20a%20leer%20y%20escribir.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Caso o artigo seja aceito para publicação, os autores permitem a cessão GRATUITA, EXCLUSIVA E INDEFINITA de seus direitos patrimoniais à Universidade Nacional (UNA, Costa Rica). Para obter mais detalhes, consultar a Carta de originalidade e cessão de direitos.
- Direitos de reutilização: a UNA concede aos AUTORS(AS) o direito de reutilizar para qualquer propósito, incluindo o auto arquivo, e a publicação na Internet ou em qualquer website da versão final aprovada e publicada (post print) do artigo, desde que seja feita para fins não lucrativos, não gere trabalho derivado sem autorização prévia e respeite as fontes de autoria.
- A oferta e possível publicação do artigo na Revista Electrónica Educare reger-se-á pelas suas políticas editoriais, pela regulamentação institucional da Universidade Nacional e pela legislação da República da Costa Rica. Além disso, quaisquer divergências futuras de opinião ou disputa serão resolvidas de acordo com os mecanismos de Resolução Alternativa de conflitos e a Jurisdição da Costa Rica.
- Em todos os casos, entende-se que as opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a posição e a opinião da Educare, CIDE ou da Universidade Nacional, Costa Rica. Entende-se também que, no exercício da liberdade acadêmica, os autores realizaram um rigoroso processo científico-acadêmico de pesquisa, reflexão e argumentação e que se enquadra na área temática de interesse da Revista.
- Os artigos publicados pela Revista Eletrônica Educare utilizam a Licença Creative Commons: