Simulação clínica: uma contribuição para o ensino e aprendizagem na área de obstetrícia
DOI:
https://doi.org/10.15359/ree.23-2.9Palavras-chave:
Aprendizagem, ensino, obstetrícia, simulaçao clínicaResumo
Este estudo descritivo apresenta uma revisão da literatura para determinar a contribuição dos tipos de simulação clínica: treinamento simulado de pacientes, role-playing e simulações de paciente completo, na aprendizagem das matronas e matrones em formação. Realizou-se uma busca exaustiva desta temática em revistas científicas indexadas Scielo e Scopus, através do buscador Google acadêmico e PubMed, em contexto internacional e nacional, onde se encontrou escassez de investigações desta técnica didática na área de obstetrícia. O foco de análise e discussão é a aprendizagem, com o fim de especificar desde uma perspectiva experiencial, psicocultural e pedagógica, o valor da simulação clínica no desenvolvimento de concorrências genéricas e profissionais. Finalmente, este estudo concluiu que a simulação clínica é necessária para melhorar a segurança e confiança do estudante da carreira de obstetrícia e puericultura ao enfrentar suas práticas profissionais com pacientes reais, pois, apesar de descrever o desenvolvimento de diversos tipos de aprendizagens com o uso desta técnica, ainda falta potenciar esta ferramenta de ensino no processo formativo de pré universitário, com o pessoal docente como facilitador da aprendizagem.
Referências
Alcolea-Cosín, M. T., Oter-Quintana, C., Martínez-Ortega, R. M., Sebastián-Viana, T. y Pedraz-Marcos, A. (2012). Aprendizaje basado en problemas en la formación de estudiantes de enfermería: Impacto en la práctica clínica. Educación Médica, 15(1), 23-30. Recuperado de http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1575-18132012000100007
Altamirano, J. (2011). Innovación curricular en el dominio asistencial. Revista Electrónica de Desarrollo de Competencias (REDEC), 1(7), 77-100.
Amaya, A. (2012). Simulación clínica y aprendizaje emocional. Revista Colombiana de Psiquiatría, 41, 44S-51S. Recuperado de http://www.scielo.org.co/pdf/rcp/v41s1/v41s1a06.pdf
Argudín, Y. (2001). Educación basada en competencias. Educar. Revista de educación, 16, 1-15. Recuperado de http://www.lie.upn.mx/docs/docinteres/Educacion_basada_en_competencias.doc
Arriazu, R. (2013). La adaptación del plan Bolonia en las aulas: Una perspectiva histórica y crítica para entender las claves y estrategias de las universidades española. Barcelona: Octaedro. Recuperado de https://edicionesmagina.com/appl/botiga/client/img/16057.pdf
Ausubel, D. P., Novak, J. D. y Hanesion, H. (1990). Psicología educativa. México: Trillas.
Ballesteros, S. (1993). Percepción háptica de objetos y patrones realzados: Una revisión. Revista Psicothema, 5(2), 311-321. Recuperado de http://www.redalyc.org/pdf/727/72705209.pdf
Battoccio, G. (2016). Escuela de Obstreticia y Puericultura inauguró una moderna sala de simulación clínica con fines docentes. Revista Contacto, 4(9), 3. Recuperado de https://obstetricia.uv.cl/inicio/wp-content/uploads/2017/05/BoletinContactoN9.pdf
Beneitone, P., Esquetini, C., González, J., Marty, M., Siufi, G. y Wagenaar, R. (Eds.). (2007). Reflexiones y perspectivas de la educación superior en América Latina (Informe final –Proyecto Tuning– América Latina 2004-2007). Bilbao: Universidad de Deusto. Recuperado de http://tuningacademy.org/wp-content/uploads/2014/02/TuningLAIII_Final-Report_SP.pdf
Bravo, C. (15 de noviembre de 2013). Académicos de la Facultad de Ciencias de la Salud se capacitaron con clases de simulación clínica. PrensaUA. Recuperado de http://www.comunicacionesua.cl/2013/11/15/academicos-de-la-facultad-de-ciencias-de-la-salud-se-capacitaron-con-clases-de-simulacion-clinica/
Bruner, J. S. (1961). The Act of Discovery. Harvard Educational Review. 4: 21-32
Bruner, J. S. (1966). Toward a Theory of Instruction. Cambridge, MA: Harvard University Press
Burke, K. (1969). A grammar of motives. Berkeley: University of California Press.
Camargo-Escobar, I. M. y Pardo-Adames, C. (2008). Competencias docentes de profesores de pregrado: Diseño y validación de un instrumento de evaluación. Revista Universitas Psychologica, 7(2), 441-455. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=64770211
Centro de Habilidades Clínicas (CHC). (2017). Facultad de Medicina de la Universidad de Chile. Recuperado de http://chc.med.uchile.cl/
Chi, M. y Glaser, R. (1985). Problem-solving ability. In R.J. Sternberg (Ed.), Human abilities: An information-processing approach (pp. 227-250). New York: Freeman. Recuperado de https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED257630.pdf
Coderch, J. (2009). Neurociencia y modelo relacional. Clínica e Investigación Relacional, 3(1), 39-53. Recuperado de http://www.psicoterapiarelacional.es/Portals/0/Documentacion/JCoderch/Coderch_2009_Neurociencia-Modelo-Relacional_CeIR_V3N1.pdf
Comisión Nacional de Acreditación (CNA). (2007). Criterios de evaluación para la acreditación de carreras de Obstetricia y Puericultura. Recuperado de http://www.acreditadoradechile.cl/wp-content/uploads/2011/11/Obstetricia.pdf
Davidson, M. (2008). The taxonomy of learning. International Anesthesiology Clinics, 46(4), 1-15. doi: https://doi.org/10.1097/AIA.0b013e318187691c
Delors, J. (Preside). (1996.). Los cuatro pilares de la educación. En J. Delors (Preside), Informe a la UNESCO de la Comisión internacional sobre la educación para el siglo XXI. La educación encierra un tesoro (pp. 91-103). Madrid: Santillana Ediciones Unesco. Recuperado de http://uom.uib.cat/digitalAssets/221/221918_9.pdf
Dewey, J. (2004). La educación tradicional frente a la educación progresista. En J. Dewey (Autor), Experiencia y educación (pp. 65-126). Madrid: Biblioteca Nueva Recuperado de https://tecnoeducativas.files.wordpress.com/2015/08/dewey-experiencia-y-educacion.pdf
Díaz-Barriga, F. (2005). Desarrollo del currículo e innovación: Modelos e investigación en los noventa. Revista Perfiles Educativos, 27(107), 57-84. Recuperado de http://www.scielo.org.mx/pdf/peredu/v27n107/n107a04.pdf
Dieckmann, P. (2009). Simulation is more than technology – the simulation setting. Recuperado de http://www.laerdaltraining.com/sun/enable/PDF/dieckman_article.pdf
Durá, M. J. (2013). La simulación clínica como metodología de aprendizaje y adquisición de competencias en enfermería (Memoria doctoral). Universidad Complutense de Madrid, España. Recuperado de https://metodoinvestigacion.files.wordpress.com/2014/11/simuacic3b3n-clc3adnica-como-metodologc3ada-de-aprendizaje-u-complutense.pdf
Eleizalde, M., Parra, N., Palomino, C., Reyna, A., & Trujillo, I. (2010). Aprendizaje por descubrimiento y su eficacia en la enseñanza de la biotecnología. Revista de Investigación, 34(71), 271-290. Recuperado de http://www.scielo.org.ve/scielo.php?pid=S1010-29142010000300014&script=sci_arttext&tlng=pt
Epstein, R. M y Hundert, E. M. (2002). Defining and assessing professional competence. JAMA. Journal of the American Medical Association, 287(2), 226-235. doi: https://doi.org/10.1001/jama.287.2.226
Escudero, E. X., Fuentes, C M., González, M. J. O. y Corvetto, M. A. (2016). Simulación en educación para ciencias de la salud: ¿Qué calidad hemos alcanzado en Chile? ARS MEDICA Revista de Ciencias Médicas, 41(3), 16-20. doi: http://dx.doi.org/10.11565/arsmed.v41i3.394
Feldman, R. S. (2005). Psicología: Con aplicaciones en países de habla hispana (6ª ed.). México: McGraw-Hill.
Figueroa, B. E., Aillon, M. y Salazar, O. (2013). La acción mediada, una unidad de análisis para revisar las prácticas de lectura y escritura hipertextual en la formación de profesores. Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento. RUSC, 10(1), 75-88. doi: http://dx.doi.org/10.7238/rusc.v10i1.1291
Gaba, D. M. (2004). The future vision of simulation in health care. Qual Saf Health Care, 13(1), i2-i10. doi: https://doi.org/10.1136/qhc.13.suppl_1.i2
Hawes, G. y Corvalán, O. (2005). Construcción de un perfil profesional. Chile: Instituto de Investigación y Desarrollo Educacional. Universidad de Talca.
Kohn L. T., Corrigan J. M., Donaldson M. S. y Committee on Quality of Health Care in America, Institute of Medicine. (Eds.). (2000). To err is human: Building a safer health system. Washington D.C.: Institute of Medicine, National Academies Press. Recuperado de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25077248
Kolb, D. A. (1984). Experiential learning: Experience as the source of learning and development. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall.
Lane, J. L., Slavin, S., Ziv, A. (2001). Simulation in medical education: A review. Revista Simulation & Gaming, 32(3), 297-314. doi: https://doi.org/10.1177/104687810103200302
Levine, A. I., y Swartz M. H. (2008). Standardized patients: The “other” simulation. Journal of Critical Care, 23(2), 179-184. doi: https://doi.org/10.1016/j.jcrc.2007.12.001
López, M., Ramos, L., Pato, O. y López S. (2013). La simulación clínica como herramienta de aprendizaje. Cma. Cirugía mayor ambulatoria, 18(1), 27-31. Recuperado de http://www.asecma.org/Documentos/Articulos/05_18_1_FC_Lo%C2%A6%C3%BCpez.pdf
Maran, N. J., y Glavin, R. J. (2003). Low- to high-fidelity simulation - a continuum of medical education? Medical Education, 37(1), 22-28. doi: https://doi.org/10.1046/j.1365-2923.37.s1.9.x
Martínez-Riera, J. R., Sanjuán-Quiles, Á., Cibanal-Juan, L., Pérez-Mora, M. J. (2011). Roleplaying en el proceso de enseñanza-aprendizaje de enfermería: Valoración de los profesores. Cogitare Enfermagem, 16(3), 411-417. Recuperado de https://rua.ua.es/dspace/bitstream/10045/24306/1/2011_Martinez_Riera_etal_Cogitare_Enferm.pdf
Ortega, R. (2008). Competencias para una educación cosmopolita. Andalucía Educativa, 66. Recuperado de http://redined.mecd.gob.es/xmlui/bitstream/handle/11162/264/00120123000119.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Palés, J. L. y Gomar, C. (2010). El uso de las simulaciones en educación médica. Teoría de la educación: Educación y cultura en la sociedad de la información, 11(2), 147-169. Recuperado de http://www.ub.edu/medicina_unitateducaciomedica/documentos/Lus%20de%20les%20simulacions%20en%20educacio%20medica.pdf
Panorama Universidad de Concepción (UdeC). (2016). Obstetricia y puericultura UdeC inaugura remodelación de dependencias y pabellones de simulación. Recuperado de http://www.udec.cl/panoramaweb2016/content/obstetricia-y-puericultura-udec-inaugura-remodelaci%C3%B3n-de-dependencias-y-pabellones-de
Piña-Jiménez, I. y Amador-Aguilar, R. (2015). La enseñanza de la enfermería con simuladores, consideraciones teórico-pedagógicas para perfilar un modelo didáctico. Revista Enfermería Universitaria, 12(3), 152-159. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.reu.2015.04.007
Ramírez, L. V. y Medina, M. G. (2008). Educación basada en competencias y el proyecto Tuning en Europa y Latinoamérica Su impacto en México. Ide@s CONCYTEG, 3(39), 97-114. Recuperado de http://mibibliotecatec.weebly.com/uploads/5/4/5/7/54577939/edu_basada_competencias_proyecto_tuning.pdf
Riesco, M. (2008). El enfoque por competencias en el EEES y sus implicaciones en la enseñanza y el aprendizaje. Revista Tendencias Pedagógicas, 13, 79-105. Recuperado de https://revistas.uam.es/tendenciaspedagogicas/article/view/1892
Rodríguez, H. (2007). El paradigma de las competencias hacia la educación superior. Revista Facultad de Ciencias Económicas, 15(1), 145-165. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=90915108
Rodríguez, J. (2002). La evaluación en la universidad. La evaluación del aprendizaje de los alumnos universitarios. En C. Mayor (Coord.), Enseñanza y aprendizaje en la educación superior (pp. 85-120). Barcelona: Octaedro.
Roger (2017). Los pacientes simulados en la evaluación de la competencia. Boletín Doctutor de Educación Médica. Recuperado de http://www.doctutor.es/2017/04/12/los-pacientes-simulados-en-la-evaluacion-de-la-competencia/
Sachdeva, A. K. y Blair, P. G. (2004). Educating surgery residents in patient safety. Surgical Clinics of North América, 84(6), 1669-1698. doi: https://doi.org/10.1016/j.suc.2004.06.004
Schunk, D. H. (2005). Teorías del aprendizaje. México: Pearson Educación.
Seropian, M. A., Brown, K., Gavilanes, J. S. y Driggers, B. (2004). Simulation: Not just a manikin. Journal of Nursing Education, 43(4), 164-169. doi: https://doi.org/10.3928/01484834-20040401-04
Universidad de Atacama (UDA). (2015). Obstetricia y puericultura UDA adquirió seis simuladores clínicos de alta tecnología. Recuperado de http://www.uda.cl/index.php?option=com_content&view=article&id=1775:obstetricia-y-puericultura-uda-adquirio-seis-simuladores-clinicos-de-alta-tecnologia&catid=15&Itemid=277
Universidad de Las Américas (UDLA). (2017). Ficha N.° 16. Dramatizaciones, simulaciones o role play. Procedimientos de evaluación auténtica. Procedimientos evaluativos utilizados en el aula. Recuperado de http://www.udla.cl/portales/tp9e00af339c16/uploadImg/File/fichas/Ficha-16-dramatizaciones.pdf
Universidad de La Frontera (UFRO). (2012). Experiencias de formación en el pregrado. Recuperado de http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:0vHneOn5dDwJ:pregrado.ufro.cl/index.php/component/docman/doc_download/4-libro-2014%3FItemid%3D+&cd=1&hl=es&ct=clnk&gl=cr
Universidad de Tarapacá (UTA). (2017) Capacitación a académicos de la FACSAL en Centro de Simulación Clínica. Recuperado de http://www.uta.cl/capacitacion-a-academicos-de-la-facsal-en-centro-de-simulacion-clinica/web/2017-01-27/164533.html
Urra, E., Sandoval, S., e Irribarren, F. (2017). El desafío y futuro de la simulación como estrategia de enseñanza en enfermería. Revista Investigación en Educación Médica, 6(22), 119-125. Recuperado de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S2007-50572017000200009&script=sci_arttext
Vázquez-Mata, G. y Guillamet-Lloveras, A. (2009). El entrenamiento basado en la simulación como innovación imprescindible en la formación médica. EDUC MED, 12(3), 149-155. doi: https://doi.org/10.4321/S1575-18132009000400004
Velasco, A. (2013). Simulación clínica y enfermería, creando un ambiente de simulación (Trabajo de grado). Universidad de Cantabria, España. Recuperado de https://metodoinvestigacion.files.wordpress.com/2014/11/simulacic3b3n-cc3b1inica-y-efermerc3ada-creando-un-ambiente-de-simulacic3b3n-u-de-cantabria.pdf
Wertsch J. V. (1993). Voces de la mente. Un enfoque sociocultural para el estudio de la acción mediada. Madrid: Visor.
Yániz, C. y Villardón, L. (2006). Planificar desde competencias para promover el aprendizaje. Bilbao: Mensajero.
Ziv, A., Wolpe, P. R., Small, S. D. y Glick, S. (2003). Simulation-based medical education: An ethical imperative. Revista Academic Medicine, 78(8), 783-788. Doi: https://doi.org/10.1097/00001888-200308000-00006
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Caso o artigo seja aceito para publicação, os autores permitem a cessão GRATUITA, EXCLUSIVA E INDEFINITA de seus direitos patrimoniais à Universidade Nacional (UNA, Costa Rica). Para obter mais detalhes, consultar a Carta de originalidade e cessão de direitos.
- Direitos de reutilização: a UNA concede aos AUTORS(AS) o direito de reutilizar para qualquer propósito, incluindo o auto arquivo, e a publicação na Internet ou em qualquer website da versão final aprovada e publicada (post print) do artigo, desde que seja feita para fins não lucrativos, não gere trabalho derivado sem autorização prévia e respeite as fontes de autoria.
- A oferta e possível publicação do artigo na Revista Electrónica Educare reger-se-á pelas suas políticas editoriais, pela regulamentação institucional da Universidade Nacional e pela legislação da República da Costa Rica. Além disso, quaisquer divergências futuras de opinião ou disputa serão resolvidas de acordo com os mecanismos de Resolução Alternativa de conflitos e a Jurisdição da Costa Rica.
- Em todos os casos, entende-se que as opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a posição e a opinião da Educare, CIDE ou da Universidade Nacional, Costa Rica. Entende-se também que, no exercício da liberdade acadêmica, os autores realizaram um rigoroso processo científico-acadêmico de pesquisa, reflexão e argumentação e que se enquadra na área temática de interesse da Revista.
- Os artigos publicados pela Revista Eletrônica Educare utilizam a Licença Creative Commons: