Crenças pedagógicas sobre as dificuldades específicas de aprender matemática na perspectiva das educadoras diferenciais em uma escola pública do Chile

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.22-3.13

Palavras-chave:

Crenças pedagógicas, dificuldades de aprendizagem, dificuldades específicas de aprendizagem em matemática, educadores diferenciais

Resumo

A presente investigação tem como objetivo descrever as crenças pedagógicas das pessoas profissionais em  educação diferencial sobre as dificuldades específicas da aprendizagem em matemática. Este estudo apresenta um desenho qualitativo com abordagem etnográfica, em que participaram quatro professores de educação especial; a entrevista em profundidade e observação participante foram utilizados como instrumentos de coleta de informações. Como técnica de análise do corpus discursivo obtido, utilizou-se a análise de conteúdo qualitativo. Entre os resultados mais importantes são: as dificuldades específicas de aprendizagem da matemática correspondem a uma condição intrínseca dos estudantes, a fonte dessas dificuldades está associada tanto com um problema de saúde, como metodologias inadequadas de ensino da matemática. Da mesma forma, propõe-se que os alunos que possuem essas dificuldades tenham um problema no nível do raciocínio matemático, o que os impede de progredir na aprendizagem dessa disciplina escolar.

Biografia do Autor

Fabián Andrés Inostroza-Inostroza, Universidad Alberto Hurtado y Diego Portales

Licenciado en Educación, Profesor de Educación General Básica por la Pontificia Universidad Católica de Chile (2011), Magíster en Educación mención Dificultades del Aprendizaje por la Pontificia Universidad Católica de Chile (2015). Actualmente cursando estudios de Doctorado en Educación por las universidades Alberto Hurtado y Diego Portales (2016).

Referências

Ainscow, M. y Miles, S. (2008). Por una educación para todos que sea inclusiva. ¿Hacia dónde vamos ahora? Perspectivas, 38(1), 17-44. Recuperado de http://www.ibe.unesco.org/fileadmin/user_upload/Publications/Prospects/Prospects145_spa.pdf

Apablaza, M. (2014). Representaciones sociales de profesores respecto de la diversidad escolar en relación a los contextos de desempeño profesional, prácticas y formación inicial. Estudios Pedagógicos, 40(1), 7-24. Recuperado de http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-07052014000100001

Bardin, L. (1986). Análisis de contenido. Madrid: Akal.

Bermeosolo, J. (2012). Psicopedagogía de la diversidad en el aula. Desafío a las barreras en el aprendizaje y la participación. Santiago: AlfaOmega.

Blanco, M. (2007). Dificultades específicas del aprendizaje de las matemáticas en los primeros años de escolaridad: Detección precoz y características evolutivas (Tesis doctoral). Universidad de Valladolid, España. Recuperado de http://redined.mecd.gob.es/xmlui/bitstream/handle/11162/83877/00820090000016.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Creswell, J. W. (2007). Qualitative inquire & research design: Choosing among five approaches. Thousand Oacks: Sage.

Damm, X. (2009). Representaciones y actitudes del profesorado frente a la integración de niños/as con necesidades educativas especiales en el aula común. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, 3(1), 25-35. Recuperado de http://rinace.net/rlei/numeros/vol3-num1/art2.pdf

D´Amore, B., Fandiño, M. I., Marazzani, I. y Sbaragli. S. (2014). La didáctica y la dificultad en matemática: Análisis de situaciones con falta de aprendizaje. Madrid: Magisterio.

Díaz, C. Martínez, P., Roa, I. y Sanhueza, M. G. (2010). Los docentes en la sociedad actual: Sus creencias y cogniciones pedagógicas respecto al proceso didáctico. Polis, 9(25), 421-436. doi: https://doi.org/10.4067/S0718-65682010000100025

Díaz, T. y Druker, S. (2007). La democratización del espacio escolar: Una construcción en y para la diversidad. Estudios Pedagógicos, 33(1), 63-77. doi: https://doi.org/10.4067/S0718-07052007000100004

Fang, Z. (1996). A review of research on teacher beliefs and practices. Educational Research, 38(1), 47-65. doi: https://doi.org/10.1080/0013188960380104

Friz, M., Sanhueza, S. y Sánchez, A. (2009). Conocimientos que poseen los estudiantes de pedagogía en dificultades de aprendizaje en matemáticas (DAM). Estudios Pedagógicos, 35(1), 47-62. doi: https://doi.org/10.4067/S0718-07052009000100003

Godino, J. (Ed.). (2003). Didáctica de las matemáticas para maestros. Granada: Departamento de Didáctica de las Matemáticas. Recuperado de http://www.ugr.es/~jgodino/edumat-maestros/manual/9_didactica_maestros.pdf

Godoy, M. P., Meza, M. L. y Salazar, A. (2004). Antecedentes históricos, presente y futuro de la educación especial en Chile. Santiago: Ministerio de Educación. Recuperado de http://especial.mineduc.cl/wp-content/uploads/sites/31/2016/08/201304151210180.doc_Antecedentes_Ed_Especial.pdf

Guber, R. (2004). El salvaje metropolitano. Reconstrucción del conocimiento social en el trabajo de campo. Buenos Aires: Paidós.

Hammersley, M. y Atkinson, P. (2005). Etnografía. Métodos de investigación. Barcelona: Paidós.

Infante, M., Matus, C. y Vizcarra, R. (2011). Razonando sobre la idea de diferencia en las políticas educativas chilenas. Universum, 26(2) 143-163. doi: https://doi.org/10.4067/S0718-23762011000200008

Inostroza, F. A. (2016). Análisis crítico del discurso de profesores de matemáticas y sus estudiantes: Subjetividades y saberes en aulas heterogéneas. Estudios Pedagógicos, 42(3), 223-241 doi: https://doi.org/10.4067/S0718-07052016000400012

Kagan, D. M. (1992). Implications of research on teacher belief. Educational Psychologist. 27(1), 65-90. doi: https://doi.org/10.1207/s15326985ep2701_6

Manghi, D., Julio, C., Conejeros, M. L., Donoso, E., Murillo, M. L. y Díaz, C. (2012). El profesor de educación diferencial en Chile para el siglo XXI: Tránsito de paradigma en la formación profesional. Perspectiva Educacional, 51(2), 46-71. Recuperado de http://www.perspectivaeducacional.cl/index.php/peducacional/article/viewFile/109/41

Ministerio de Educación. (2009). Decreto Supremo N.° 170 Fija normas para determinar los alumnos con necesidades educativas especiales que serán beneficiarios de las subvenciones para educación especial. Recuperado de http://www.mineduc.cl/usuarios/edu.especial/doc/201304231500550.DEC200900170.pdf

Ministerio de Educación. (2016). Matemática funcional para estudiantes que presentan NEE. Manual del docente. Santiago, Chile: Unidad de Educación Especial.

Oyarzún, C. (2014). El dilema de la educación diferencial hoy: ¿El currículum o las habilidades específicas? Revista Temas de Educación, 19(2), 69-79. Recuperado de http://revistas.userena.cl/index.php/teduacion/article/view/448

Pajares, M. F. (1992). Teachers´ beliefs and educational research: Cleaning up a messy construct. Review of Educational Research, 62(3), 307-332. doi: https://doi.org/10.2307/1170741

Peña, M. (2013). Análisis crítico de discurso del Decreto 170 de subvención diferenciada para necesidades educativas especiales: El diagnóstico como herramienta de gestión. Psicoperspectivas, 12(2), 93-103. Recuperado de http://www.psicoperspectivas.cl/index.php/psicoperspectivas/article/view/252

Quinn, M. (1990). Qualitative evaluation and research methods (2a ed.). Beverly Hills: Sage.

Rodríguez, F. F. y Ossa, C. J. (2014). Valoración del trabajo colaborativo entre profesores de escuelas básicas de Tomé, Chile. Estudios Pedagógicos, 40(2), 303-319. Doi: https://doi.org/10.4067/S0718-07052014000300018

Tenorio, S. (2005). La integración escolar en Chile: Perspectiva de los docentes sobre su implementación. REICE, 3(1), 823-831. Recuperado de https://repositorio.uam.es/bitstream/handle/10486/660955/REICE_3_1_74.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Thompson, A. (1992). Teacher’s beliefs and conceptions: A synthesis of the research. En D. A. Grouws (Ed.), Handbook on mathematics teaching and learning (pp. 127-146). New York: Macmillan.

Vega, A. (2009). Integración de alumnos con necesidades educativas especiales: ¿Existe coherencia entre el discurso y las prácticas pedagógicas ejercidas por los profesores básicos? Estudios Pedagógicos, 35(2), 189-202. doi: https://doi.org/10.4067/S0718-07052009000200011

Publicado

2018-07-25

Como Citar

Crenças pedagógicas sobre as dificuldades específicas de aprender matemática na perspectiva das educadoras diferenciais em uma escola pública do Chile (F. A. Inostroza-Inostroza , Trad.). (2018). Revista Electrónica Educare, 22(3), 1-22. https://doi.org/10.15359/ree.22-3.13

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Crenças pedagógicas sobre as dificuldades específicas de aprender matemática na perspectiva das educadoras diferenciais em uma escola pública do Chile (F. A. Inostroza-Inostroza , Trad.). (2018). Revista Electrónica Educare, 22(3), 1-22. https://doi.org/10.15359/ree.22-3.13

Comentarios (ver términos de uso)