Estudo de caso: Estratégia de ensino e aprendizagem assistida por computador para um curso de matemática discreto através do uso do pacote VilCretas no software Wolfram Mathematica
DOI:
https://doi.org/10.15359/ree.23-2.13Palavras-chave:
Aprendizagem, ensino, matemática discreta, pacote de software VilCretas, percepçãoResumo
Esta pesquisa expõe os resultados obtidos em um estudo de caso descritivo realizado em dois grupos experimentais de um curso de matemática discreto na Universidade Nacional da Costa Rica (UNA), onde foi implementada uma estratégia de ensino e aprendizagem assistida por computador, com base no uso de um pacote de software criado pelo autor, chamado VilCretas, cuja plataforma de uso é fornecida pelo programa comercial Wolfram Mathematica. A metodologia utilizada nesta investigação foi de natureza mista, combinando uma observação participante durante o primeiro ano letivo de 2017, com a aplicação de um questionário no final da experiência. O estudo centrou-se na determinação do nível de satisfação demonstrado na população estudantil, em termos das atividades de aprendizagem desenvolvidas, e na identificação dos pontos fortes e fracos na utilização do pacote VilCretas como um recurso didáctico de apoio ao ensino no domínio da matemática finita. A análise dos resultados é estabelecida a partir de um instrumento constituído por uma escala de Likert, onde é estimada a média aritmética dos valores cuja representação corresponde às respostas por indivíduo. Além disso, foi aplicado um teste de hipótese t de Student para comparar o desempenho acadêmico apresentado pelos grupos experimentais e um grupo controle. O estudo compartilha uma série de evidências sobre as características positivas do pacote VilCretas a partir de uma perspectiva didática e de forma vinculante a contribuição oferecida pelas atividades do tipo laboratório, que foram utilizadas com o grupo de estudantes participantes, para produzir uma melhor aprendizagem.
Referências
Artigue, M. (2011). Tecnología y enseñanza de las matemáticas: Desarrollo y aportes de la aproximación instrumental. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática, 6(8), 13-33. Recuperado de http://revistas.ucr.ac.cr/index.php/cifem/article/view/6948
Artigue, M. (2013). La educación matemática como un campo de investigación y como un campo de práctica: Resultados, desafíos. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática, 8(11), 43-59. Recuperado de https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/cifem/issue/view/1518
Cabero, J. (2007). Tecnología educativa: Su evolución histórica y su conceptualización. En J. Cabero (Coord.), Tecnología educativa (pp. 13-27). España: Mc Graw-Hill.
Cantoral, R. (2016). Teoría socioepistemológica de la matemática educativa. Estudios sobre construcción social del conocimiento. México: Gedisa.
Couturejuzón, L. (2003). Cumplimiento de los principios didácticos en la utilización de un software educativo para la educación superior. Educación Médica Superior, 17(1), 53-57. Recuperado de http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-21412003000100006&lng=es&tlng=es
Etcheverry, N., Evangelista, N., Reid, M. y Torroba, E. (2005). La tecnología en la formación de profesores de matemática. Revista Electrónica Diálogos Educativos, 5(9), 29-37. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/1317913.pdf
Gamboa R. y Moreira, T. E. (2017). Actitudes y creencias hacia las matemáticas: Un estudio comparativo entre estudiantes y profesores. Revista Actualidades Investigativas en Educación, 17(1), 1-45. doi: http://dx.doi.org/10.15517/aie.v17i1.27473
García, A. (2014). Estrategia metodológica para la elaboración y utilización de objetos de aprendizaje interactivos y experimentales en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la matemática discreta en la UCI (Tesis de maestría). Universidad de la Habana, Cuba. Recuperada de https://www.researchgate.net/profile/Alien_Garcia_Hernandez/publication/286231798_Estrategia_metodologica_para_la_elaboracion_y_utilizacion_de_objetos_de_aprendizaje_interactivos_y_experimentales_en_el_proceso_de_ensenanza-aprendizaje_de_la_Matematica_Discreta_en_la_UCI/links/5666e40308ae8905db8aa3de/Estrategia-metodologica-para-la-elaboracion-y-utilizacion-de-objetos-de-aprendizaje-interactivos-y-experimentales-en-el-proceso-de-ensenanza-aprendizaje-de-la-Matematica-Discreta-en-la-UCI.pdf
Gay, L. R., Mills, G. E. y Airasian, P. W. (2006). Educational research: Competencies for analysis and Applications. USA: Pearson Prentice Hall.
Gerver, R. (2013). Crear hoy la escuela del mañana: La educación y el futuro de nuestros hijos. México: Ediciones SM.
Hurtado, A. L. y Hurtado, C. L. (2015). La toma de decisiones en investigación educativa con SPSS. Recuperado de http://www.qartuppi.com/2015/SPSS.pdf
Molina-Mora, J.-A, (2015). Experiencia basada en la triada TIC, enseñanza por proyectos y modelado para la enseñanza de sistemas de ecuaciones diferenciales. Revista Uniciencia, 29(2), 46-61. doi: http://dx.doi.org/10.15359/ru.29-2.4
Ramírez, J. L., Juárez, M. y Remesal, A. (2012). Teoría de la actividad y diseño de cursos virtuales: La enseñanza de matemáticas discretas en ciencias de la computación. Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento (RUSC), 9(1), 130-149. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=78023415010
Resnick, L. y Ford, W. W. (1990). La enseñanza de las matemáticas y sus fundamentos psicológicos. Madrid: Paidós.
Robinson, K. (2015). Escuelas creativas: La revolución que está transformando la educación. USA: Vintage.
Ruiz, Á., Chavarría, J. y Mora, F. (2003). Tendencias y retos de la educación matemática en Costa Rica. Revista Uniciencia, 20(1), 183-198. Recuperado de http://www.revistas.una.ac.cr/index.php/uniciencia/article/view/5975
Santos, L. M. (2016). La resolución de problemas matemáticos y el uso coordinado de tecnologías digitales. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática, 11(15), 333-346. Recuperado de http://revistas.ucr.ac.cr/index.php/cifem/article/view/23952
Vílchez, E. (2013). Cuadernos interactivos para un curso de estructuras discretas. VII CIBEM, 7269-7276. Recuperado de https://docplayer.es/78583065-Cuadernos-interactivos-para-un-curso-de-estructuras-discretas.html
Vílchez, E. (2014). Estrategias de enseñanza para el curso EIF-203 Estructuras discretas para informática a través del uso de las redes sociales Facebook y Twitter. Revista Electrónica Educare, 18(2), 39-70. doi: http://dx.doi.org/10.15359/ree.18-2.3
Vílchez, E. (2015). Paquete VilGebra: Recurso didáctico a través del uso del software Mathematica en el campo del álgebra lineal. Revista digital Matemática, Educación e Internet, 15(1), 1-71. Recuperado de https://tecdigital.tec.ac.cr/revistamatematica/Secciones/Didactica_y_Software/RevistaDigital_Vilchez_V15_n1_2014/index.html
Vílchez, E. (Octubre, 2016). VilCretas package: Educational resource through the use of mathematica software in the field of discrete mathematics. En S. Wolfram (Presidencia), Wolfram Technology Conference 2016. Conferencia llevada a cabo en USA, Champaign, Illinois.
Vílchez, E. (Febrero, 2017a). Matemática discreta con mathematica a través del uso del paquete VilCretas. Trabajo presentado en el III Simposio Internacional en Matemática Educativa (III SIME), Costa Rica, Universidad de Costa Rica.
Vílchez, E. (Abril, 2017b). Webmixes para el uso del paquete VilCretas recurso en el campo de la matemática discreta. En J. Córica (Presidencia), VII Congreso virtual iberoamericano de calidad en educación virtual y a distancia (EduQ@2017, pp. 1-15). Congreso virtual con sede en Argentina, Fundación Latinoamericana para la Educación a Distancia. Recuperado de http://www.eduqa.net/eduqa2017/images/ponencias/eje1/1_23_Vilchez_Quesada_Enrique_Webmixes_para_el_uso_del_paquete_VilCretas_recurso_en_el_campo_de_la_matematica_discreta.pdf
Vílchez, E. (2017c). Evaluación del paquete VilCretas una percepción docente. En O. Pérez (Presidencia), XXXI Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa. Congreso llevado a cabo en la Universidad de Lima, Perú.
Vílchez, E. y González, E. (2014). Percepción estudiantil sobre una metodología asistida por computadora en las áreas cognitivas del álgebra lineal y la matemática discreta. Revista Digital Matemática, Educación e Internet, 14(1), 1-16. doi: http://dx.doi.org/10.18845/rdmei.v14i1.1565
Wolfram reinvents Mathematica. (2007). R& D Magazine, 49(5), 10-17.
Wolfram. (2018). About Wolfram Research. USA: Wolfram. Recuperado de https://www.wolfram.com/company/background.html
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Caso o artigo seja aceito para publicação, os autores permitem a cessão GRATUITA, EXCLUSIVA E INDEFINITA de seus direitos patrimoniais à Universidade Nacional (UNA, Costa Rica). Para obter mais detalhes, consultar a Carta de originalidade e cessão de direitos.
- Direitos de reutilização: a UNA concede aos AUTORS(AS) o direito de reutilizar para qualquer propósito, incluindo o auto arquivo, e a publicação na Internet ou em qualquer website da versão final aprovada e publicada (post print) do artigo, desde que seja feita para fins não lucrativos, não gere trabalho derivado sem autorização prévia e respeite as fontes de autoria.
- A oferta e possível publicação do artigo na Revista Electrónica Educare reger-se-á pelas suas políticas editoriais, pela regulamentação institucional da Universidade Nacional e pela legislação da República da Costa Rica. Além disso, quaisquer divergências futuras de opinião ou disputa serão resolvidas de acordo com os mecanismos de Resolução Alternativa de conflitos e a Jurisdição da Costa Rica.
- Em todos os casos, entende-se que as opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a posição e a opinião da Educare, CIDE ou da Universidade Nacional, Costa Rica. Entende-se também que, no exercício da liberdade acadêmica, os autores realizaram um rigoroso processo científico-acadêmico de pesquisa, reflexão e argumentação e que se enquadra na área temática de interesse da Revista.
- Os artigos publicados pela Revista Eletrônica Educare utilizam a Licença Creative Commons: