Metodologia para a formulação de projetos de carreira no sistema de ensino superior. Experiência de aplicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.23-1.18

Palavras-chave:

Metodologia, relevância, plano de estudos, educação superior

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica para a construção de projetos de grau no sistema de ensino superior que integre aspectos normativos do Equador e elementos conceituais que consideram novos paradigmas do conhecimento. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação participativa, que começou com a investigação exploratória e diálogo acadêmico liderado por uma equipe de pesquisa. Com isso foi possível estabelecer a relação dos elementos que integram os projetos de carreira, com o uso da hermenêutica como método e a análise de conteúdo como técnica para a revisão de documentos legais e conceituais publicados pelo Conselho de Educação Superior (CES) Equatoriano. A fase seguinte consistiu em um processo de orientação e acompanhamento das equipes de trabalho, enquanto na fase final o resultado foi a geração desta proposta metodológica e a apresentação dos projetos para o redesenho das carreiras de Agropecuária e Comunicação, da Pontifícia Universidade Católica do Equador - Sede Ibarra (PUCE-SE), os quais foram aprovados e se encontram ofertados atualmente, pelo que a metodologia se considera como validada de forma satisfatória. Este trabalho é muito útil para os departamentos acadêmicos de instituições de ensino superior, uma vez que, com base em elementos jurídicos e conceituais, formula orientações pragmáticas na identificação de aspectos-chave que permitem a construção e articulação do currículo de projetos de carreira.

Biografia do Autor

Luz Marina Rodríguez-Cisneros, Pontificia Universidad Católica del Ecuador

Licenciada en Ciencias de la Educación mención Matemáticas y Magíster en Tecnologías para la Gestión y Práctica Docente. Actualmente docente a tiempo completo en la Pontificia Universidad Católica del Ecuador – Sede Ibarra (PUCE-SI) y Jefe del Departamento de Evaluación y Coordinación del Currículo en PUCE-SI desde 2012. Fue docente invitada en el programa de posgrado en la Universidad Técnica Particular de Loja (UTPL) desde 2015. Es asesora de proyectos de titulación para posgrado, par revisor interno de la Revista Indexada Axioma, capacitadora de la Unidad de Servicios Empresariales de la PUCE-SI y tiene publicaciones en revistas indexadas nacionales.

Amparo del Carmen Reascos-Trujillo, Pontificia Universidad Católica del Ecuador

Licenciada en Ciencias de la Educación especialización enseñanza de español como segunda lengua, Diplomado Superior en Pedagogía y Magíster en Pedagogía. Actualmente es docente a tiempo completo en la Pontificia Universidad Católica del Ecuador – Sede Ibarra (PUCE-SI) desde 2008. Fue docente invitada en el programa de posgrado en la Universidad Técnica Particular de Loja (UTPL) desde 2015. Es miembro del Departamento de Evaluación y Coordinación del Currículo en PUCE-SI desde 2014 y asesora de proyectos de titulación para grado y posgrado..

José Valdemar Andrade-Cadena, Pontificia Universidad Católica del Ecuador

Ingeniero Agroindustrial, Diplomado Superior en Auditoría de Gestión de la Calidad y Magíster en Negocios y Administración mención Calidad y Productividad. Actualmente es docente a tiempo completo en la Pontificia Universidad Católica del Ecuador – Sede Ibarra (PUCE-SI) desde 2004. Fue director de la Escuela de Ciencias Agrícolas y Ambientales de la PUCE-SI desde 2012 hasta 2016. Es asesor de proyectos de titulación para grado y posgrado; expositor en Seminarios Internacionales, par revisor interno de la Revista Indexada Axioma y tiene publicaciones en revistas indexadas nacionales.

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Publicado

2019-01-01

Como Citar

Metodologia para a formulação de projetos de carreira no sistema de ensino superior. Experiência de aplicação (L. M. Rodríguez-Cisneros, A. del C. Reascos-Trujillo, & J. V. Andrade-Cadena , Trads.). (2019). Revista Electrónica Educare, 23(1), 1-22. https://doi.org/10.15359/ree.23-1.18

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Metodologia para a formulação de projetos de carreira no sistema de ensino superior. Experiência de aplicação (L. M. Rodríguez-Cisneros, A. del C. Reascos-Trujillo, & J. V. Andrade-Cadena , Trads.). (2019). Revista Electrónica Educare, 23(1), 1-22. https://doi.org/10.15359/ree.23-1.18

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