A influência da experiência na modelagem das representações sociais sobre a relação família-escola em estabelecimentos de ensino rural na região Ñuble, Chile

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.23-3.4

Palavras-chave:

família, escola, agentes, experiência, mundo rural

Resumo

O trabalho apresenta a influência contida na experiência dos agentes na modelagem da representação que possuem sobre a relação família-escola no contexto rural. O objetivo do estudo é reconhecer as representações sociais que professores e famílias possuem sobre à relação família-escola. A metodologia utilizada corresponde à qualitativa através do método sociofenomenológico, a técnica de produção de dados é a entrevista semiestruturada. A pesquisa é realizada em 10 escolas rurais pertencentes à região Ñuble, no Chile. Um total de 16 professores e 36 pessoas apoderadas foram entrevistados; os dados foram analisados por análise semântica. Os resultados mostram que a experiência de vida dos sujeitos agentes provoca influência na representação que eles têm sobre a relação família-escola e o papel que cada sujeito agente participante lhe atribui. Do corpo docente, há uma distinção entre as concepções derivadas da experiência docente, as experiências pessoais e o conhecimento acabado do contexto. Por sua vez, as famílias reconhecem a influência da experiência derivada do ciclo de vida familiar, diferenciando as pessoas apoderadas pela primeira vez e as que são responsáveis pelo cuidado dos netos e netas. A título de conclusão, a influência da experiência como modeladora das representações que professores e famílias possuem sobre a relação família-escola e o papel que cada sujeito possui é dada pela confluência dos múltiplos mundos vividos pelos sujeitos agentes interpelados.

Biografia do Autor

Héctor Cárcamo-Vásquez, Universidad del Bío Bío

Doctor en Antropología Social por la Universidad Complutense de Madrid, España; Sociólogo y Magíster en Investigación Social por la Universidad de Concepción, Chile. Actualmente se desempeña como académico en el departamento de Ciencias Sociales de la Universidad del Bío-Bío. Coordinador del Grupo de Investigación Familia, Escuela y Sociedad (FESOC).

Pablo Méndez-Bustos, Universidad Católica del Maule

Doctor en Psicología Clínica y de la Salud por la Universidad Autónoma de Madrid, España; Psicólogo y Magíster en Investigación Social por la Universidad de Concepción, Chile. Actualmente se desempeña como Director de Investigación de la Universidad Católica del Maule, además se encuentra adscrito como académico al departamento de Psicología de la misma universidad.

Referências

Abric, J.-C. (2001). Las representaciones sociales: Aspectos teóricos. En J.-C. Abric (Direc.), Prácticas sociales y representaciones (pp. 11-32). México: Coayacán.

Bourdieu, P. y Passeron, J. (1979). La reproducción. Elementos para una teoría del sistema de enseñanza. Barcelona: Laia.

Calvo, M. I., Verdugo, M. Á. y Amor, A. M. (2016). La participación familiar es un requisito imprescindible para una escuela inclusiva. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, 10(1), 99-113. doi: https://doi.org/10.4067/S0718-73782016000100006

Cárcamo-Vásquez, H. (2015). Ciudadanía y educación. Imágenes sobre la formación para la ciudadanía en la escuela y sus procesos de configuración. Concepción, Chile: UBB.

Cárcamo-Vásquez, H. (2016). Microcentros de escuelas rurales de la provincia de Ñuble, Chile: Representaciones que posee el profesorado respecto a de su impacto en el quehacer pedagógico en el escenario de la nueva ruralidad. Sinéctica, 47, 1-17. Recuperado de http://www.scielo.org.mx/pdf/sine/n47/2007-7033-sine-47-00010.pdf

Cárcamo-Vásquez y Rodríguez-Garcés, C. (2015). Rol parental educativo: Aproximación a las percepciones que poseen los futuros profesores. Educación y Educadores, 18(3), 456-470. doi: https://doi.org/10.5294/edu.2015.18.3.5

Chinchilla, R. y Jiménez, F. (2015). Necesidades de orientación de padres y madres de colegios académicos diurnos de la Dirección Regional de San José. Actualidades Investigativas en Educación, 15(1), 1-25. doi: https://doi.org/10.15517/aie.v15i1.17630

Colás, P. y Contreras, J. A. (2013). La participación de las familias en los centros de educación primaria. Revista de Investigación Educativa, 31(2), 485-499. doi: https://doi.org/10.6018/rie.31.2.171031

Cuevas. Y. (2012). Apuntes sobre la teoría de representaciones sociales. En R. C. Flores (Coord.), En la búsqueda de los sentidos y significados de la educación ambiental (pp. 21-44). México: Universidad Pedagógica Nacional.

Díaz de Rada, A. (1996). Los primeros de la clase y los últimos románticos. Una etnografía para la crítica de la visión instrumental de la enseñanza. Madrid: Siglo XXI.

Dubet, F. (2010). Sociología de la experiencia. Madrid: Complutense.

Enkvist, I. (2011). La buena y la mala educación. Ejemplos internacionales. Madrid: Encuentro.

Fawaz, M. J. (2015). Una mirada analítica de la provincia de Ñuble desde el sector rural, la mujer y la familia. En B. Umaña (Ed.), Caracterización de la provincia de Ñuble y una propuesta estratégica para el desarrollo del territorio (pp. 181-276). Concepción: UBB.

Jodelet, D. (1986). La representación social: Fenómeno. Concepto y teoría. En S. Moscovici (Comp.), Psicología Social, II. Pensamiento y vida social (pp. 478-494). Barcelona: Paidós.

Lacolla, L. (2015). Representaciones sociales de los estudiantes acerca de las reacciones químicas. En R. Calixto (Coord.), Representaciones sociales en la práctica educativa y en la formación docente (pp.19-34). México: ISCEEM.

Lahire, B. (2004). El hombre plural. Los resortes de la acción. Barcelona: Bellaterra.

Lave, J. y Wenger, E. (2006). Situated Learning. Legitimate peripherical participation. New York: Cambridge University Press.

Moscovici, S. (1979). El psicoanálisis, su imagen y su público. Buenos Aires: Huemul.

Muñoz, C., Ajagan, L., Sáez, G., Cea, R. y Luengo, H. (2013). Relaciones dialécticas antagónicas entre la cultura escolar y la cultura familiar de niños y niñas de contextos vulnerables. Universum, 1(28), 129-148. doi: https://doi.org/10.4067/S0718-23762013000100007

Páez, R. M. (2015). Familia y escuela: Una alianza necesaria en la gestión escolar. Revista Iberoamericana de Educación, 67, 159-180. Recuperado de https://rieoei.org/RIE/article/view/228

Ramírez-Miranda, C. (2014). Critical reflections on the New Rurality and the rural territorial development approaches en Latin America. Agronomía Colombiana, 32(1), 122-129. doi: https://doi.org/10.15446/agron.colomb.v32n1.41218

Rockwell, E. (2009). La experiencia etnográfica. Historia y cultura en los procesos educativos. Buenos Aires: Paidós.

Schilling, C. (2015). La construcción de nuevas interacciones entre familia y escuela: Avanzando hacia una perspectiva comunicativa del espacio escolar. En V. Nogués y A. Precht (Eds.), Nuevas formas de relación en la escuela: Reflexionar y transformar (pp. 195-214). Santiago: Ediciones Universidad Santo Tomás.

Publicado

2019-06-12

Como Citar

A influência da experiência na modelagem das representações sociais sobre a relação família-escola em estabelecimentos de ensino rural na região Ñuble, Chile (H. Cárcamo-Vásquez & P. Méndez-Bustos , Trads.). (2019). Revista Electrónica Educare, 23(3), 1-20. https://doi.org/10.15359/ree.23-3.4

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

A influência da experiência na modelagem das representações sociais sobre a relação família-escola em estabelecimentos de ensino rural na região Ñuble, Chile (H. Cárcamo-Vásquez & P. Méndez-Bustos , Trads.). (2019). Revista Electrónica Educare, 23(3), 1-20. https://doi.org/10.15359/ree.23-3.4

Comentarios (ver términos de uso)