Bullying: Detecção através do teste sociométrico e prevenção por meio de experiências baseadas no método sócioafetivo
DOI:
https://doi.org/10.15359/ree.23-3.3Palavras-chave:
bullying, empatia, método sócioafetivo, prevenção, teste sociométricoResumo
Atualmente, o bullying é uma das formas mais comuns de violência escolar. O artigo apresenta uma experiência na qual utiliza a sociometria como uma metodologia para conhecer as relações existentes em sala de aula (através de testes sociométricos e matriz sociométrica), juntamente com outras ferramentas qualitativas (diário de campo e guia de observação) para desenvolver metodologia mista (quantitativa e qualitativa). Após os resultados, deriva uma proposta de intervenção para a prevenção do bullying que se baseia no método socio afetivo (método para trabalhar a empatia). Os resultados mostram a importância de desenvolver dinâmicas de sala de aula que trabalhem com empatia e habilidades sociais e o impacto positivo que consequentemente existirá nesse espaço.
Referências
Albertín, P. (2007). La formación reflexiva como competencia profesional. Condiciones psicosociales para una práctica reflexiva. El diario de campo como herramienta. Revista de Enseñanza Universitaria, 30, 7-18. Recuperado de http://institucional.us.es/revistas/universitaria/30/Albertin.pdf
Aguilera, B., Gómez, J., Morollón, M. y de Vicente, J. (2009). Educación intercultural. Análisis y resolución de conflictos (7º ed.). Madrid: Catarata.
Aranda, A. F. (2010). La autoevaluación: Una estrategia docente para el cambio de valores educativos en el aula. Ser Corporal, 3, 6-18. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3441758
Asociación Española para la Prevención del Acoso Escolar (AEPAE). (s. f.). Es la fundadora e impulsora del plan nacional contra el acoso escolar. Recuperado de https://aepae.es/aepae
Avilés, J. M. (2006). Bullying: El maltrato entre iguales. Agresores, víctimas y testigos en la escuela. Salamanca: Amarú.
Cascón, P. (2008). Educar para la paz. En Secretaría General Técnica (Ed.), Por preguntar que no quede. Libro del profesorado (pp. 211-236). Madrid: Ministerio de Educación y Ciencia. Recuperado de http://www.fundacionfide.org/upload/16/76/por_preguntar_que_no_quede_libro_profe.pdf
Cerezo, F. (1997). Conductas agresivas en la edad escolar. Aproximación teórica y metodológica. Propuesta de intervención. Madrid: Pirámide.
Cerezo, F. (2006). Violencia y victimización entre escolares. El bullying: Estrategias de identificación y elementos para la intervención a través del Test Bull-S. Revista Electrónica de Investigación Psicoeducativa, 4(9), 333-352. Recuperado de http://www.investigacion-psicopedagogica.org/revista/articulos/9/espannol/Art_9_115.pdf
Donnon, T. (2010). Understanding how resiliency development influences adolescent bullying and victimization. Canadian Journal of School Psychology, 25(1), 101 113. doi: https://doi.org/10.1177/0829573509345481
Echeverri, A., Gutiérrez, R. A., Ramírez, C. M. y Morales, S. A. (2014). Hacia una construcción del concepto violencias escolares. Revista Colombiana de Ciencias Sociales, 5(1), 122-138. Recuperado de http://www.funlam.edu.co/revistas/index.php/RCCS/article/view/971
Eslea, M. y Rees, J. (2001). At what age are children most likely to be bullied at school? Aggressive Behavior, 27, 419-429. doi: https://doi.org/10.1002/ab.1027
Farrington, D. P. (1993). Understanding and preventing bullying. En M. Tonry (Ed.), Crime and justice:A review of research (Vol. 17, pp. 381-458). Chicago: University of Chicago Press.
Fernández, M. (2013). Estudio de los roles en el acoso escolar: Adopción de perspectivas e integración en el aula. (Tesis doctoral). Universidad Complutense de Madrid, España. Recuperado de https://core.ac.uk/reader/19724998
Garaigordobil, M. (2010). Efectos del programa “Dando pasos hacia la paz” sobre factores cognitivos y conductuales de la violencia juvenil. Behavioral Psychology, 18(2), 277-295. Recuperado de http://www.sc.ehu.es/ptwgalam/art_completo/2010/10%20CEP-A%20BP%20PC.pdf
Gimeno, J. (1976). Autoconcepto, sociabilidad y rendimiento escolar. Madrid: Ministerio de Educación y Ciencia.
Gómez, A. (2013). Bullying: El poder de la violencia. Una perspectiva cualitativa sobre acosadores y víctimas en escuelas primarias de Colima. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 18(58), 839-870. Recuperado de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-66662013000300008
González, A. (2016). Programa TEI. Introducción. España: TEI. Recuperado de http://programatei.com/programa-tei/#ch1
Hamodi, C. (2014). ¿Transmiten los libros de texto el valor de la igualdad desde la perspectiva de género? Estudio del lenguaje icónico de dos editoriales. REIRE, Revista d’Innovació i Recerca en Educació, 7(1), 30-55. Recuperado de http://revistes.ub.edu/index.php/REIRE/article/view/reire2014.7.1713/12684
Hamodi, C. y de Benito, Y. (Julio, 2018). Análisis del clima de aula: La sociometría. En VII Congreso Internacional Multidisciplinar de Investigación Educativa: La marcha de las ciencias de la educación (CIMIE 18). Zaragoza, España.
Hamodi, C. y Contreras, C. (2018). University training about gender equality: Approach to reality and socio-affective method as sensitizing strategies. Form@re - Open Journal per la formazione in rete, 18(2), 186-196. doi: http://dx.doi.org/10.13128/formare-23344
Hamodi, C. y Jiménez, L. (2018). Modelos de prevención del bullying: ¿Qué se puede hacer en educación infantil? IE Revista de investigación educativa de la REDIECH, 9(16), 29-50. Recuperado de http://www.rediech.org/ojs/2017/index.php/ie_rie_rediech/article/view/106/152
Jares, X. R. (1995). Los sustratos teóricos de la educación para la paz. Cuadernos Bakeaz, 8, 1-12. Recuperado de http://www.aebarbiana.org/wp-content/uploads/2010/03/Los-sustratos-te%C3%B3ricos-de-la-Educaci%C3%B3n-para-la-Paz.pdf
Jares, X. R. (2004). Educar para la paz en tiempos difíciles. Bilbao: Bakeaz.
Jordán Sierra, J. A., Besalú, X., Bartolomé Pina, M., Aguado Odina, T., Moreno García, C. y Sanz, M. (2004). La formación del profesorado en educación intercultural. Madrid: Catarata.
Kuz, A. y Falco, M. (2013). Herramientas sociométricas aplicadas al ambiente áulico. En Congreso Nacional de Ingeniería Informática/Sistemas de información. LINSI, Universidad Tecnológica Nacional, Facultad Regional, La Plata. Recuperado de http://conaiisi.frc.utn.edu.ar/PDFsParaPublicar/1/schedConfs/4/93-456-1-DR.pdf
Monjas, M. I. (2000). La timidez en la infancia y en la adolescencia. Madrid: Pirámide.
Montañés, M., Bartolomé, R., Parra, M. y Montañés, J. (2009). El problema del maltrato y el acoso entre iguales en las aulas. Ensayos. Revista de la Facultad de Educación de Albacete, 24, 1-13. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3282831
Morales-Ramírez, M. E., y Villalobos-Cordero, M. (2017). El impacto del bullying en el desarrollo integral y aprendizaje desde la perspectiva de los niños y niñas en edad preescolar y escolar. Revista Electrónica Educare, 21(3), 1-20. doi: https://doi.org/10.15359/ree.21-3.2
Olweus, D. (1994). Bullying at school: Basic facts and effects of a school based intervention program. Child Psychology and Psychiatry, 35(7), 1171-1190. doi: https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.1994.tb01229.x
Olweus, D. (2013). School bullying: Development and some important challenges. Annual Review of Clinical Psychology, 9, 751-780. doi: https://doi.org/10.1146/annurev-clinpsy-050212-185516
Ortega, R. (2010). Treinta años de investigación y prevención del “bullying” y la violencia escolar. En R. Ortega (Coord.), Agresividad injustificada, bullying y violencia escolar (pp. 15-32). Madrid: Alianza Editorial.
Palomero, J. E. y Fernández, M. R. (2001). La violencia escolar: Un punto de vista global. Revista Interuniversitaria de Formación de Profesorado, 41, 19-38. Recuperado de http://w.aufop.com/aufop/uploaded_files/articulos/1247352775.pdf
Pineda, I., Renero, L., Silva, Y., Casas, E., Bautista, E. y Bezanilla, J. M. (2009). Utilidad del sociograma como herramienta para el análisis de las interacciones grupales. Psicologia para América Latina, 16. Recuperado de /pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1870 350X2009000100009&lng=pt&tlng=es
Rigby, K. y Smith, P. K. (2011). Is school bullying really on the rise? Social Psychology of Education, 14(4), 441–455. Recuperado de https://link.springer.com/article/10.1007/s11218-011-9158-y
Rodríguez, A. (2001). El sociograma, una técnica útil para representar las relaciones informales. En A. Rodríguez Pérez y D. Morera Bello (Eds.), El sociograma. Estudio de las relaciones informales en las organizaciones (pp. 43-51). Madrid: Pirámide.
Ruiz de Lobera, M. (2004). Metodología para la formación en educación intercultural. Madrid: Catarata.
Smith, P. K. (2016). Bullying: Definition, types, causes, consequences and intervention. Social and Personality Psychology Compass, 10(9), 519-532. doi: https://doi.org/10.1111/spc3.12266
UNESCO. (1983). La educación para la cooperación internacional y la paz en la escuela primaria. París: Autor. Recuperado de http://unesdoc.unesco.org/images/0006/000633/063388so.pdf
Van den Berg, Y. y Gommans, R. (2017). Computer-based methods for collecting peer nomination data: Utility, practice, and empirical support. En P. E. L. Marks y A. H. N. Cillessen (Eds.), New directions in peer nomination methodology. New Directions for Child and Adolescent Development (pp. 61–73). San Francisco: John Wiley & Sons. doi: https://doi.org/10.1002/cad.20207
Velasco, H. y Díaz, A. (1997). La lógica de la investigación etnográfica. Madrid: Trotta.
Vidal, C. y Caireta, M. (s. f). Metodología socioafectiva y aprendizaje cooperativo en la educación universitaria. Barcelona: Universitat Autònoma de Barcelona. Recuperado de http://escolapau.uab.cat/img/programas/educacion/publicacion011e.pdf
Williford, A., Boulton, A., Noland, B., Little, T. D., Kärnä, A. y Salmivalli, C. (2012). Effects of the KiVa anti-bullying program on adolescents’ depression, anxiety, and perception of peers. Journal of Abnormal Child Psychology, 40(2), 289-300. doi: https://doi.org/10.1007/s10802-011-9562-y
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Caso o artigo seja aceito para publicação, os autores permitem a cessão GRATUITA, EXCLUSIVA E INDEFINITA de seus direitos patrimoniais à Universidade Nacional (UNA, Costa Rica). Para obter mais detalhes, consultar a Carta de originalidade e cessão de direitos.
- Direitos de reutilização: a UNA concede aos AUTORS(AS) o direito de reutilizar para qualquer propósito, incluindo o auto arquivo, e a publicação na Internet ou em qualquer website da versão final aprovada e publicada (post print) do artigo, desde que seja feita para fins não lucrativos, não gere trabalho derivado sem autorização prévia e respeite as fontes de autoria.
- A oferta e possível publicação do artigo na Revista Electrónica Educare reger-se-á pelas suas políticas editoriais, pela regulamentação institucional da Universidade Nacional e pela legislação da República da Costa Rica. Além disso, quaisquer divergências futuras de opinião ou disputa serão resolvidas de acordo com os mecanismos de Resolução Alternativa de conflitos e a Jurisdição da Costa Rica.
- Em todos os casos, entende-se que as opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a posição e a opinião da Educare, CIDE ou da Universidade Nacional, Costa Rica. Entende-se também que, no exercício da liberdade acadêmica, os autores realizaram um rigoroso processo científico-acadêmico de pesquisa, reflexão e argumentação e que se enquadra na área temática de interesse da Revista.
- Os artigos publicados pela Revista Eletrônica Educare utilizam a Licença Creative Commons: