Percepção de estudantes de pedagogia sobre a utilidade dos Blogs na Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/ree.23-1.19

Palavras-chave:

Blog, ensino, estudantes de pedagogia, análise de conteúdo, escala

Resumo

O uso de Blogs com a facilidade de criação e uso pode ser uma entrada nas TIC na educação para professores em treinamento.Nessa pesquisa, perguntamos qual a percepção que os professores têm em treinamento sobre o uso do blog em um contexto acadêmico do ensino superior e sobre a experiência de uso e interação com Blogs no nível escolar. Portanto, para obter informações no campo universitário foi utilizada a Escala de Avaliação da Utilidade de Blogs no ensino superior. E, para conhecer a experiência de uso e interação com Blogs no nível escolar e como eles projetam o uso de Blogs como futuros professores, uma entrevista semi-estruturada foi aplicada. A amostra foi de 100 estudantes de pedagogia do primeiro ano pertencentes aos cursos de pedagogia de uma faculdade de educação de uma universidade no sul do Chile. Os resultados indicam que, no nível escolar, a maioria dos alunos não usou ou interage com blogs, e que, no nível do ensino superior, a dimensão menos favorecida é o desenvolvimento de currículos usando Blogs.

Biografia do Autor

Carolina Zambrano-Matamala, Universidad de Concepción

Becaria del programa de Doctorado en Educación de la Facultad de Educación, Universidad de Concepción. Y Colaborador docente en área Metodología de Investigación e Informática Educativa del Departamento de Metodología de Investigación e Informática Educativa, Universidad de Concepción. Las áreas de Investigación son Informática Educativa y Autorregulación del aprendizaje.

 

Darío Rojas-Díaz, Universidad de Concepción

Becario del programa de Doctorado en Educación de la Facultad de Educación, Universidad de Concepción. Y Colaborador docente en área Metodología de Investigación e Informática Educativa del Departamento de Metodología de Investigación e Informática Educativa, Universidad de Concepción. Las áreas de Investigación son: Inteligencia Artificial en Educación e Informática Educativa

Pedro Salcedo-Lagos, Universidad de Concepción

Profesor titular de la Universidad de Concepción. Es Doctor en Ingeniería Informática (Inteligencia Artificial) de la Universidad Nacional de Educación a Distancia, España. Pertenece al Departamento de Metodología de Investigación e Informática Educativa, Universidad de Concepción. Las áreas de Investigación son: Inteligencia Artificial en Educación e Informática Educativa.

Ociel López-Jara, Universidad de Concepción

Candidato a magister en Didáctica de la Matemática de la Facultad de Educación, Universidad de Concepción. Y Colaborador docente en área Metodología de Investigación e Informática Educativa del Departamento de Metodología de Investigación e Informática Educativa, Universidad de Concepción. Las áreas de Investigación son: Didáctica de la Matemática y TICs en Educación.

Referências

Akçay, A. y Arslan, A. (2010). The using of blogs in turkish education. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 2(2), 1195-1199. doi: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2010.03.171

Andréu, J. (2001). Las técnicas de análisis de contenido: Una revisión actualizada (Documento de trabajo, S2001/03). Sevilla: Centro de estudios andaluces.

Cerda, C., Huete-Nahuel, J., Molina-Sandoval, D., Ruminot-Martel, E. y Saiz, J. L. (2017). Uso de tecnologías digitales y logro académico en estudiantes de pedagogía chilenos. Estudios pedagógicos (Valdivia), 43(3), 119-133. doi: https://doi.org/10.4067/S0718-07052017000300007

Chong, E. K. M. (2010). Using blogging to enhance the initiation of students into academic research. Computers & Education, 55(2), 798-807. doi: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2010.03.012

Creswell, J. W. y Plano-Clark, V. L. (2011). Designing and conducting mixed methods research. Thousand Oaks, CA: Sage.

Deng, L. y Yuen, A. H. K. (2012). Understanding student perceptions and motivation towards academic blogs: An exploratory study. Australasian Journal of Educational Technology, 28(1), 48-66. doi: https://doi.org/10.14742/ajet.883

Díaz, C. H., Solar, M. I., Soto, V., Conejeros, M. y Vergara, J. (2015). Temas clave en la formación de profesores en Chile desde la perspectiva de docentes y directivos. Revista Complutense de Educación, 26(3), 543-569. doi: https://doi.org/10.5209/rev_RCED.2015.v26.n3.44300

García-Huidobro, J. E. y Belleï, C. (2003). Desigualdad educativa en Chile. Santiago: Universidad Alberto Hurtado.

Goktas, Y. y Demirel, T. (2012). Blog-enhanced ICT courses: Examining their effects on prospective teachers’ ICT competencies and perceptions. Computers & Education, 58(3), 908-917. doi: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2011.11.004

Hall, H. y Davison, B. (2007). Social software as support in hybrid learning environments: The value of the blog as a tool for reflective learning and peer support. Library and Information Science Research, 25(2), 163-187. doi: https://doi.org/10.1016/j.lisr.2007.04.007

Hernández, R. Fernández, C. y Baptista, M. (2014). Metodología de la investigación (6ª ed.). México: McGraw-Hill.

Hinostroza, J. E., Ibieta, A., Labbé, C. e Isaacs, M.-A. (2013). Estudio exploratorio de la relación entre las percepciones y usos de computadores e internet de apoderados y alumnos de enseñanza media. En C. Araya (Ed.), Desarrollo de habilidades digitales para el siglo XXI en Chile: ¿Qué dice el SIMCE TIC? (pp. 79-109). Santiago, Chile: LOM Ediciones. Recuperado de http://dg6223fhel5c2.cloudfront.net/PD/wp-content/uploads/2014/07/LibroSIMCETICbaja.pdf

Hu, L.-T. y Bentler, P. M. (1999). Cutoff criteria for fit indexes in covariance structure analysis: Conventional criteria versus new alternatives. Structural Equation Modeling. A Multidisciplinar Journal, 6(1), 1-55. doi: https://doi.org/10.1080/10705519909540118

Jara, I. y Claro, M. (2012). La política de TIC para escuelas en Chile (red enlaces): Evaluación de habilidades digitales. Campus Virtuales, 1(1), 79-91. Recuperado de http://uajournals.com/ojs/index.php/campusvirtuales/article/view/21/20

Lai, H.-M. y Chen, C.-P. (2011). Factors influencing secondary school’s teachers’ adoption of teaching blogs. Computers & Education, 56(4), 948-960. doi: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2010.11.010

Mansor, A. Z. (2011). The use of blog in decision making skills course. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 18, 491-500. doi: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2011.05.072

Mansor, A. Z. (2012). Top five creative ideas using web 2.0. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 59, 429-437. doi: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2012.09.297

Marín-Díaz, V. (2013). Innovando en las aulas universitarias a través de los blogs desde una perspectiva inclusiva. Interacções, 9(23), 88-101.

Marín-Díaz, V., Muñoz, J. M. y Sampedro-Reqiema, B. E. (2014). Los blogs educativos como herramienta para trabajar la inclusión desde la educación superior. Ensayos, Revista de la Facultad de Educación de Albacete, 29(2), 115-127.

Marín-Díaz, V. y Gómez-Parra, M. (2015). Edublogs in the development of the European higher education area: An initiative in the Primary Education Degree course at the University of Córdoba (Spain). Procedia Social and Behavioral Sciences, 197, 2251-2256. doi: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.07.329

Marín-Díaz, V., Sampedro-Requena, B. E. y Vega-Gea, E. (2016). Construcción de una escala para determinar la utilidad de los blogs en la educación superior. Psychology, Society & Education, 8(3), 217-228. Doi: https://doi.org/10.25115/psye.v8i3.177

Mayring, P. (2000) Qualitative content analysis. Forum: Qualitative Sozcial Research, 1(2). Recuperado de http://www.qualitative-research.net/index.php/fqs/search/search?simpleQuery=Mayring&searchField=authors

Molina, P., Valenciano, J. y Valencia-Peris, A. (2015). Los blogs como entornos virtuales de enseñanza y aprendizaje en educación superior. Revista Complutense de Educación, 26 (Especial), 15-31. doi: https://doi.org/10.5209/rev_RCED.2015.v26.43791

Osman, G. y Koh, J. H. L. (2013). Understanding management students’ reflective practice through blogging. The Internet and Higher Education, 16, 23-31. doi: https://doi.org/10.1016/j.iheduc.2012.07.001

Quintanal, F. (2011). Utilización de herramientas Web 2.0 en la física y química de bachillerato. Arbor, 187(3), 153-158. doi: https://doi.org/10.3989/arbor.2011.Extra-3n3137

Quirós-Meneses, E. (2009). Recursos didácticos digitales: Medios innovadores para el trabajo colaborativo en línea. Revista Electrónica Educare, 13(2), 47-62. Recuperado de http://revistas.una.ac.cr/index.php/EDUCARE/article/view/1491/1411

Rivera-Laylle, L. I., Fernández-Morales, K., Guzmán-Games, F. J. y Pulido, J. E. (2017). La aceptación de las TIC por profesorado universitario: Conocimiento, actitud y practicidad. Revista Electrónica Educare, 21(3), 1-8. doi: https://doi.org/10.15359/ree.21-3.6

Sánchez, G. M. y Vargas, C. J. (2016). Uso del blog para el desarrollo de la capacidad de comunicación matemática en la educación secundaria. Revista Complutense de Educación, 27(3), 1327-1350. doi: https://doi.org/10.5209/rev_RCED.2016.v27.n3.48462

Silva, J. E. (2012). Estándares TIC para la formación inicial docente: Una política pública en el contexto chileno. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, 20(7), 1-40. Recuperado de http://epaa.asu.edu/ojs/article/view/962

Silva, L. M. Rufino, L. G. y Darido, S. C. (2013). Capoeira e temas transversais: Avaluação de un blog didáctico para las aulas de educação fisica. ETD, 15(1), 87-106. doi: https://doi.org/10.20396/etd.v15i1.1296

Unesco. (2016). Tecnologías digitales al servicio de la calidad educativa. Una propuesta de cambio centrada en el aprendizaje para todos. Santiago: Autor. Recuperado de http://unesdoc.unesco.org/images/0024/002451/245115S.pdf

Zeng, X. y Harris, S. T. (2005). Blogging in an online heath information technology class. Perspective in Heath Information Management, 2(6). Recuperado de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2047310/pdf/phim0002-0006.pdf

Publicado

2019-01-01

Como Citar

Percepção de estudantes de pedagogia sobre a utilidade dos Blogs na Educação (C. Zambrano-Matamala, D. Rojas-Díaz, P. Salcedo-Lagos, & O. López-Jara , Trads.). (2019). Revista Electrónica Educare, 23(1), 1-16. https://doi.org/10.15359/ree.23-1.19

Edição

Seção

Artigos (Seção avaliada por pares)

Como Citar

Percepção de estudantes de pedagogia sobre a utilidade dos Blogs na Educação (C. Zambrano-Matamala, D. Rojas-Díaz, P. Salcedo-Lagos, & O. López-Jara , Trads.). (2019). Revista Electrónica Educare, 23(1), 1-16. https://doi.org/10.15359/ree.23-1.19

Comentarios (ver términos de uso)