Biblioteca Eletrônica Scriptorium: Uma Contribuição para a Pesquisa e Ensino de Filosofia, Letras, Identidade e Cultura
DOI:
https://doi.org/10.15359/rb.36-2.2Palavras-chave:
Gestão do Conhecimento, Repositórios Universitários, Bibliotecas Electrónicas, Património Documental, Sistemas de Informação AbertosResumo
O presente trabalho sintetiza o desenvolvimento da atividade acadêmica registrada no Sistema de Informação Acadêmica da Universidade Nacional e descreve a primeira experiência utilizada para a gestão e controle da produção intelectual da Faculdade de Filosofia e Letras. Isso foi feito através da criação de uma biblioteca eletrônica e de um repositório com o objetivo de identificar, preservar e preservar a memória histórica que constitui essa produção acadêmica nas áreas de conhecimento estudadas e em estudo: filosofia, cultura, literatura, tradução, linguística, biblioteconomia, documentação, estudos de gênero, religião e sociedade, ética, direitos humanos, estudos centro-americanos e latino-americanos.
Referências
Bawden y Rowlands, (1999). Digital Libraries: assumptions and concepts. Libri, vol. 49. Recuperado de https://pdfs.semanticscholar.org/acdc/6bd339e3ac81558dee63fb5059de 1e4699fb.pdf
De Volder, C. (2008). Los repositorios de acceso abierto en la Argentina: Situación actual. Información. Cultura y Sociedad, 19.
Faba, C. y Nuño, M. (2004). La nueva gestión en las bibliotecas virtuales. Boletín de la Asociación Andaluza de Bibliotecarios, 74, En: http://eprints.rclis.org/6202/1/74a2.pdf
Facultad de Filosofía y Letras. (2016). Biblioteca Electrónica Scriptorium. Recuperado de http://www.scriptorium.una.ac.cr
Fitzgerald, M. y Galloway, C. (2001). Relevance judging, evaluation, and decision making in virtual libraries: a descriptive study. Journal of the Association for Information Science and Technology, 52 (12). Recuperado de http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/asi.1152/abstract
INCE, D. (2001). A dictionary of the Internet. Oxford: University Press.
López, C. (2000). Modelo para el desarrollo de bibliotecas digitales especializadas. México: C. López Guzmán.
Manso, A. (2015). La biblioteca y sus ofertas: reflexiones a partir del desarrollo tecnológico actual. Ciencias de la información, 46 (3).
Pérez, D. (2000). La biblioteca digital. Recuperado de http://www.uoc.edu/web/esp/articles/La_biblioteca_digital.htm
Rojas, M. (2012). Scriptorium: una biblioteca necesaria, en Suplemento cultural, Universidad Nacional, 105. Recuperado de http://www.icat.una.ac.cr/suplemento_cultural/index.php/features/292-margarita-rojas-g/1056-scriptorium-una-biblioteca-necesaria-margarita-rojas-g-suplemento-105
Sánchez, S y Melero, R. (2006). La denominación y el contenido de los repositorios institucionales en Acceso Abierto: base teórica para la “Ruta Verde”. Recuperado de http://eprints.rclis.org/7613/1/Denominaci%C3%B3n_contenido_OA.pdf
Sreenivasulu, V. (2000). The role of a digital librarian in the management of digital information systems (DIS). The Electronic Library, 18 (1). DOI https://doi.org/10.1108/02640470010320380
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Bibliotecas proporciona acceso abierto inmediato a sus contenidos, basándose en el principio de facilitar la investigación al público de manera gratuita y libre para favorecer el intercambio global del conocimiento.
La revista Bibliotecas es una publicación acogida por una institución de educación superior pública, la cual, es sustentada por recursos públicos. Desde sus inicios, la revista ha ofrecido todos sus contenidos de forma gratuita sin ninguna restricción a los derechos de: lectura, descarga e impresión a texto completo. Los trabajos publicados en Bibliotecas pueden ser analizados, citados y reproducidos total o parcialmente, mencionando la fuente original.
La revista Bibliotecas está bajo la licencia de Creative Commons Reconocimiento – No Comercial – Compartir Igual, 4.0 Internacional; por lo que se permite: compartir, copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Este obra está bajo una licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional.