Experiência Metodológica Utilizada pelos Professores da Escola de Biblioteca, Documentação e Informação na Incorporação da RDA nos Programas dos Cursos

Autores

  • Loirette Calvo Sánchez Escuela de Bibliotecología, Documentación e Información, Universidad Nacional, Costa Rica, Costa Rica

DOI:

https://doi.org/10.15359/rb.38-1.2

Palavras-chave:

Descrição e Acesso a Recursos, RDA, Descrição Bibliográfica, Documentação e Informação da Escola Superior de Biblioteconomia, FRBR, Modelo conceitual, Estratégias metodológicas

Resumo

São apresentados os resultados da abordagem metodológica utilizada na incorporação dos conteúdos da RDA nos cursos de Armazenamento e Recuperação de Informação I e II, bem como no curso Processamento de materiais especiais entre 2016 e 2018, implementado pelos professores da Escola de Biblioteca, Documentação e Informação (EBDI), da Universidade Nacional, Costa Rica. Na análise desses resultados, foi identificada a abordagem teórica e metodológica associada à norma de descrição e acesso a recursos (RDA), bem como o uso do estudo de caso, classe invertida, pesquisa em grupo, mapas conceituais e tabelas comparativas, como estratégias didáticas para mediar o processo docente de pontos de acesso autorizados, títulos preferenciais, identificação de atributos por obra, expressão, manifestação e item, catálogos de autoridade e uso do formato bibliográfico e de autoridade MARC.

Referências

Azaña, S. (2011). RDA: ¿DAR una nueva norma o una nueva concepción de catalogación? En Martínez, F. (coordinador), V encuentro de catalogación y metadatos. (pp. 25-38). México: UNAM.

Escuela de Bibliotecología, Documentación e Información (2003). Plan de estudio de la Carrera de Licenciatura en Bibliotecología y Documentación y Bachillerato en Bibliotecología y Documentación con énfasis en Gestión de la Información y Tecnología de la Información y de la Comunicación. Heredia: UNA

Escuela de Bibliotecología Documentación e Información (2018). Plan de estudio Bachillerato y Licenciatura en Bibliotecología y Gestión de la Información. Heredia: UNA.

IFLA (2004). Requisitos Funcionales de los Registros Bibliográficos. Informe final. Holanda: IFLA.

Miranda, A. (1995). Procesamiento de la información en bibliotecología. San José: UNED.

Osuna, M. (2015). La norma RDA (Recursos, Descripción y Acceso) y la adaptación al cambio en los sistemas bibliográficos en España. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, 8(1), 22-39.

Picco, P. (2009). Una nueva definición de la catalogación a partir de los Principios Internacionales de Catalogación. A ciência da informação criadora de conhecimento, 2, 223-234

Rodríguez, A. (2010). Elementos para reflexionar sobre el nuevo estándar para la descripción y acceso de recursos. Biblioteca Universitaria 13 (1), pp. 55-63.

Tillett, B. (2007). RDA descripción y acceso a los recursos: un código de catalogación para el futuro (e iniciativa de IFLA relacionadas FRBR, FRAD, IME ICC). En III encuentro internacional de catalogadores. Buenos Aires: Biblioteca Nacional.

Publicado

2020-03-13

Como Citar

Experiência Metodológica Utilizada pelos Professores da Escola de Biblioteca, Documentação e Informação na Incorporação da RDA nos Programas dos Cursos. (2020). Bibliotecas, 38(1), 1-22. https://doi.org/10.15359/rb.38-1.2

Edição

Seção

Artículos

Como Citar

Experiência Metodológica Utilizada pelos Professores da Escola de Biblioteca, Documentação e Informação na Incorporação da RDA nos Programas dos Cursos. (2020). Bibliotecas, 38(1), 1-22. https://doi.org/10.15359/rb.38-1.2

Comentarios (ver términos de uso)